Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
Outubro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Preparação para o 4cc

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Dom Out 03, 2010 11:19 am

E ai galera, bem tenho algumas duvidas de preparação para o opala 4cc.... bem pensei em mexer no comando, mas tava afim de colocar o 298, carburação qudrijet.... escape 4x2.... e queria achar o tal vira q deixa o carro com 3000 cc .... mas acho que so isso nao estarei satisfeito.... ai pensei.... o que é melhor... instalar um kit. turbo ou um blower?
Qual teria menos trabalho e dor de cabeça?

Abraços!

Convidad
Convidado

Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Adailton (Dada) em Dom Out 03, 2010 12:29 pm

cara a quadrijet para o 4 nao vai bem nao, so gasto, vai de turbo ou uma aspiraçao leve com dfv fica legal.
Adailton (Dada)
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 130
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Diplomata 88 cinza / Opala especial 1974

http://www.dforceracing.com.br

Mensagem por Rogerio em Dom Out 03, 2010 6:28 pm

Tem vários estágios para preparar. Tudo vai depender do quanto você está disposto a investir e que tipo de uso vai fazer do carro.
Em alguns casos você pode ir melhorando aos poucos partindo de uma boa base.
Importante que potência não é nada sem controle, como dizia um antigo anuncio de pneus.
Se você aumentar muito a potência e torque do motor vai ter que rever freios e suspensão pra não correr riscos.
Posta fotos do carro e os planos que tem para ele.
Abrçs

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1510
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .

Mensagem por Convidad em Dom Out 03, 2010 11:59 pm

Bem a principio a parte dos freios estava pensando no sistema do omega ou do vectra... eu estava pensando em da uma preparada não pra arrancada... mas pra deixar o "cidadão" mais esperto sabe.... pensei em primeiro da uma aspirada.. mexendo no comando... e carburação.... pro comando pensei no 298..... e agora a carburação já não sei heim.... será q um W44 resolve?

Convidad
Convidado

Mensagem por A d i e L em Seg Out 04, 2010 8:07 am

Amigo, bom dia! Passei exatamente por isso que vc está passando quando montei minha primeira caravan. No meu caso era com um 6cil, mas veja bem como foi.

Quando comprei o motor, logo fui comprando umas coisas meio bruta, pq queria que o karro andasse mto. Nunca tive carro preparado, então nao tinha noção de nada. Comprei logo de cara uma Weber 48 e um comando 304. Pensei... meu carro vai ser o bicho!! Levei numa mecanica de preparação aqui ( que o povo só entende de AP ), e mandei montar o "kit" no meu 6zão... Imagine vc... 6 boca... 1 weber 48... comandão bravo.. 6X2.. Cabeçotinho com um tratinho leve e tals. Tava loko pra andar pra ver como tinha ficado. Aí foi a decepção... quando andei com o karro, ele mais embaralhava do q acelerava, talvez falta de acerto, mas uma coisa era certa.. tinha errado na receita.

Fiquei alguns meses andando com ela assim.. bebendo mais que num sei o q... e andando poko. Até que um amigo encostou uma caravan mais nova enfrente casa e pediu pra eu dar uma volta. Caravan 4.100 tbm.. comandinho gringo 276.. 1 weber 40.. cabeçote tratadinho com valvulas grandes.. enfim.. dei uma volta no carro... no mínimo umas 3X mais forte e afinado do que o meu. Resultado: Encostei a caravan na mecanica e mandei tirar td... pra depois montar uma receita igual a dele.

O que quero dizer com esse texto enorme é que ao contrário do que mta gente pensa, comando alto e carburador enorme nem sempre é sinonimo de força e velocidade. Pra um carro ser forte tem que haver harmonia entre todo o conjunto.

A minha dica é a seguinte, vai devagar. Você pode se surpreender quando andar em um 4cilindros com uma DFV 446, 4X2, e um tratinho no cabeçote. Já tive um assim, receita barata e fica muito gostoso de andar. Com o tempo, se vc for querendo mais, vc coloca um comandinho, manda fazer um cabeçote melhor em uma empresa especializada, coloca bomba de combustivel eletrica, e depois troca o DFV por uma weber quem sabe.

Sempre procure um bom profissional para te auxiliar na montagem e te dar umas boas dicas.

Desculpem pelo tamanho do tópico, mas já passei por isso que o amigo está passando, e não poderia deixar de contar minha experiencia.

Abraços!!

A d i e L
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 408
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 1976

Mensagem por Convidad em Seg Out 04, 2010 12:56 pm

Adiel valeu pela dica!!!
Sou novato nisso tbm... e acho q por enquanto vou so mexer no escape 4x2.....e talvez o DFV446... pq nao quero um carro pra sair correndo.... mas so pra ficar mais esperto... entao acho que por hora eu vou fazer somente isso... e logico trocar os freios ....

abraços!!!

Convidad
Convidado

Mensagem por A d i e L em Seg Out 04, 2010 1:06 pm

Opa... legal vélinho... tenho certeza q vc vai gostar do resultado. Pra rua essa receitinha básica já tá ótimo. Quanto aos freios, o rogério tem toda razão, mas creio que vc só precisará mexer com eles caso faça um opala bemm forte. Nesse caso que estamos falando, creio que não seja necessário troca-los, só verifica se está td certinho, e seja feliz com o Opalão! hehe

Abraço!

A d i e L
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Geninho em Seg Out 04, 2010 10:14 pm

Cara eu que tô sempre passando para visitar o fórum e me atualizar sobre os tópicos
discutidos me surpeendo com a atenção da família ROC, andei olhando outro tópico sobre
opiniões e tal, e acho que a atenção e a camaradagem que vemos neste tópico já diz tudo..

Parabens pelo respeito e interesse em assuntos que alguns podem até olhar com despreso, que podem ser dúvidas comuns a muitos como eu.

Valeu mesmo!
Geninho
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 306
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Tigrado SS4 1975, mudança de plano: continuará sendo "Branco".

Mensagem por Convidad em Seg Out 04, 2010 10:19 pm

Poxa Geninho... valeu ai .. acho que é pra isso que existem foruns noa net para nos tirar as duvidas... trocar experiencias e sobre tudo fazer novos amigos com os mesmo interesses e paixões!

Agradeço a todos que por enquanto me mostraram qual o melhor caminho inicial!!

VALEU GALERA!!

A.... pode deixar que em breve posto fotos do "cidadão" aqui...

Convidad
Convidado

Mensagem por Fred Coupe 76 em Ter Out 05, 2010 12:38 pm

cara...vou deixar aki minha opniao....tive um 4 cilindros com preparaçao leve, é alias é esse ai da foto do Adiel, rssss, bom minha receita foi o seguinte:

-cabecote rebaixado 2mm
-pistoes reto
-Dfv 446, com coletor de aluminio
-Escape 4x1, terminando antes do diferencial
-Igniçao eletronica, com bobina Mi, e cabos 8mm, e rotor cht
-rodando na gasolina

com essa preparaçao, o carro fico bem esperto, segundo o adiel, andando bem mais q 6 cil original, rss.........

abraçao
fred

Fred Coupe 76
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 60
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Comodoro 1985

Mensagem por Rogerio em Ter Out 05, 2010 1:34 pm

Uma ventoinha eletrica no lugar da hélice ajuda a salvar uns HP´s.
Outro coisa para deixar o motor respirar melhor é um filtro de ar mais livre.
Boa sorte com caranga!

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Convidad em Ter Out 05, 2010 2:36 pm

AAA Sim Rogerio isso eu já fiz... heeheh... da um ar d emodernidade.. eheh so to com um pouco de duvida na ignição eletronica.... qual seria a mais adequada?

Convidad
Convidado

Mensagem por JULIO em Ter Out 05, 2010 2:55 pm

A melhor preparação pro 4 cilindros é colocar mais 2 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira , ouvi falar c colocar um virabrequim dos motores mais antigos , ele gira bem mais, cabeçote preparado, 2 446 e etc. Uma preparação leve ja deixa 6 caneco original pra tras
JULIO
Admin
Admin

Número de Mensagens : 391
Qual seu modelo de Opala/Caravan? :
Opala 76 4pts. 6 Cil EX.
Caravan SS 79 6 Cil EX.
Diplomta 91/92 automático
Comodoro 91/92 6 Cil. EX.
Diplomata 87 6 Cil. EX.
Caravan Diplomata 91
Karman Ghia 68
CB 750 FOUR 75/76
CB 400 Tucunaré 84

Mensagem por Convidad em Sex Out 08, 2010 10:43 am

Fred Coupe 76 escreveu:cara...vou deixar aki minha opniao....tive um 4 cilindros com preparaçao leve, é alias é esse ai da foto do Adiel, rssss, bom minha receita foi o seguinte:

-cabecote rebaixado 2mm
-pistoes reto
-rodando na gasolina

com essa preparaçao, o carro fico bem esperto, segundo o adiel, andando bem mais q 6 cil original, rss.........

abraçao
fred

bom pessoal ,,, to indo aos poucos e posso te ajuda a tiva algumas duvias ... ate samana com essas mesma conf acima. agora alem disso estou com um comando maior um 278 e tuchos mecanicos ,,, vou fala hem ,,o barulho ja e outro o ronco bem mas grosso, sem conta a forca q ele ganhou ,,,,,, aaa so nao tenho o 4x1 ,,, proximo passo e um 4x2 ( eu prefiro esse ) e fazer todo o trabalho no cabeçote ( dutos vavulas esse tipo de coisa ) olha vale a pena ...

Convidad
Convidado

Mensagem por Rodrigo NITRO em Sex Out 08, 2010 10:29 pm

se nao me engano o rendimento nao fica tao bom no 4x2 como no 4x1...
procure se informar melhor sobre isso antes de fazer o gasto rsrsrs
grande abraço

malaka_opala82 escreveu:
Fred Coupe 76 escreveu:cara...vou deixar aki minha opniao....tive um 4 cilindros com preparaçao leve, é alias é esse ai da foto do Adiel, rssss, bom minha receita foi o seguinte:

-cabecote rebaixado 2mm
-pistoes reto
-rodando na gasolina

abraçao
fred

bom pessoal ,,, to indo aos poucos e posso te ajuda a tiva algumas duvias ... ate samana com essas mesma conf acima. agora alem disso estou com um comando maior um 278 e tuchos mecanicos ,,, vou fala hem ,,o barulho ja e outro o ronco bem mas grosso, sem conta a forca q ele ganhou ,,,,,, aaa so nao tenho o 4x1 ,,, proximo passo e um 4x2 ( eu prefiro esse ) e fazer todo o trabalho no cabeçote ( dutos vavulas esse tipo de coisa ) olha vale a pena ...
Rodrigo NITRO
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 24
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Caravan Diplomata 1986

Mensagem por Convidad em Sab Out 09, 2010 2:55 pm

Agora fiquei em duvida com sistema de escape.... 4x1 ou 4x2..... qual o melhor???

Convidad
Convidado

Mensagem por A d i e L em Sab Out 09, 2010 7:16 pm

Pelo que sei.. o 4X1 é mais utilizado em carros de rua.. com comando baixo e cabeçotinho leve. O 4X2 geralmente fica pros meis preparadões, comandão bravo, cabeçotão e caburação pesada.

Meu ex opala tinha um 4X1 e eu fiquei muitooo contente com o rendimento e com o barulho.

Alguém me corrija se eu estiver errado.

Abraço,
Adiel.

A d i e L
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Convidad em Dom Out 10, 2010 4:17 pm

Bem galera.. algo triste ocorreu hj... e certamente mudanças nos planos....
Fui dar uma "viajada" andei uns 50km com o opalão na rodo.... ai na volta me explode a lateral do motor!!!1
Bem... agora... acho q vou ter q mudar o motor.... so nao sei qual... o carro vai ficar parado por algum tempo.... acho que ate dezembro ate eu ter dinheiro pro motor novo.... bem.... nesse ponto estava pensando em 3 opções:
1- colocar o 4.1 ou de um opala... ou de silverado ou de omega;
2- colocar o 4.3 V6 de Blazer;
3- Colocar um V8.

Bem as coisas mudaram bemmmm....Sad

Sad
Paciencia né galera...

Convidad
Convidado

Mensagem por alexandre kajuru em Dom Out 10, 2010 10:16 pm

oloko em..... tava com o pé lem baixo em cara?mais paciencia logo logo ta rodando denovo e mais forte.....

abss!
alexandre kajuru
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 215
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala de luxo 74 4portas 6cc

Mensagem por Convidad em Seg Out 11, 2010 12:05 pm

Bem galera, hoje de manha saí pra ver nos ferro velhos daqui se havia algum V6 ou V8 pra vender... ai achei um 6 cilindros 4.9i da ford......
To pensando em colocar ele... o que voces acham?

Convidad
Convidado

Mensagem por Marcelo_76 em Ter Out 12, 2010 6:47 pm

Se for por o 6 cilindros, coloca o do opala. Todas as peças pra fazer isto já existem.
Marcelo_76
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 29
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Comodoro 79

Mensagem por Convidad em Ter Out 12, 2010 7:14 pm

Sim, concordo contigo.. mas o duro que aqui onde moro so achei esse 6cc....

Convidad
Convidado

Mensagem por Rogerio em Qua Out 13, 2010 9:32 am

Schluchting, o 4.9 da ford é bem forte mas encontra poucas peças para reposição e ainda terá o questão do comprimento e altura do motor e agregados para verificar. Inclusive o carter.
É preferivel aguardar um pouco e achar um 6cil do Opala mesmo pq a adaptação é mais simples.
Um do Omega/Silverado também cairia bem por conta da injeção eletrônica. Apesar de dar um pouco mais de trabalho com as ligações elétricas.
Boa sorte!

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Fabio Azevedo em Qua Out 13, 2010 9:38 am

Rogerio escreveu:Schluchting, o 4.9 da ford é bem forte mas encontra poucas peças para reposição e ainda terá o questão do comprimento e altura do motor e agregados para verificar. Inclusive o carter.
É preferivel aguardar um pouco e achar um 6cil do Opala mesmo pq a adaptação é mais simples.
Um do Omega/Silverado também cairia bem por conta da injeção eletrônica. Apesar de dar um pouco mais de trabalho com as ligações elétricas.
Boa sorte!

Rogério, esse 4.9 que o amigo menciona é o da f1000? se for, esse é forte, mas é enorme...Provavelmente vai dar muita dor de cabeça no amigo Schluchting...Acho que até um v8 deve ser mais fácil de colocar, sem muitas adaptações...Se fosse eu aguardaria um pouco!

Boa Sorte!
Fabio Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1136
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : COMODORO COUPE 77
"PUNISHER"

Mensagem por Rogerio em Qua Out 13, 2010 10:07 am

Fábio, é o da F1000 mesmo.
Eu nunca vi Opala com este motor. Mas tenho a impressão que vai dar mais dor de cabeça.
Abrçs

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Convidad em Qui Out 14, 2010 12:34 pm

É galera, eu vi outros locais e pra esse motor vou ter que fazer uma saliencia no capo.... pq ele é mais alto que o 4.1.... em relação ao comprimento... é do mesmo tamanho, o pessoal usa ele em jipes... que quando não acham o motor 4.1 colocam esse, mas enfim... isso eu to pensando ainda... dia 20 vou ver se negocio o meu.... em relação a caixa de marchar so tenho que ver se a capa seca dele ou do meu da certo... se nao vou ter que mudar tbm.. mas ai tava pensando em uma caixa da dodge de 3 marchar no assoalho, o que voces pensam com relação a isso?

Abraços

Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad em Sab Out 16, 2010 1:20 pm

Galera, novidades, achei um 6cc da C20 ano 1997, já injetado, completo, não faltando nada!!! O cara quer 2500 e mais 500 pila de mão de obra.... bem eu conversei com ele... e ele é mecanico de preparações aqui na minha cidade, e disse q é impossivel colocar esse FORD 4.9i por causa do carter dele, que é muito grande.... ele mesmo tem um la encostado e nem arrisca em colcoar num carro que não seja uma camionete ou um jipe, mas enfim, ja combinei com ele pra por o 6cc da chevrolet.
Bem, mas ainda fiquei meio tentatdo em aumentar a cilindrada do 4.1, pensando nisso eu ja tinha lido que dava pra aumentar a cilindrada do 4cc trocando o vira.... ai pensei... e se colocasse o vira desse 4.9? será que daria um jeito nisso? Outenho que trocar bielas e cilindro tbm?

Convidad
Convidado

Mensagem por A d i e L em Seg Out 18, 2010 6:25 am

Irmão, não sei te responder em relação ao vira do 4.9, mas sei que tem jeito utilizando pistôes do opala 4cil, fazendo assim o famoso 4.400!!
Creio que essa opção de trocar os pistões seja a mais fácil e barata. Masss, volto a repetir aquela frase de sempre: Vai devagar! hehehe.

No seu lugar, eu montaria sim o 6cil já que é o seu sonho, mas se o motor está bom, monta do jeito q tá, 4.1 mesmo, voce vai gostar do resultado, e depois mais pra frente vc começa a "fuçar" nele.

Abraços,
Adiel.

A d i e L
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Rogerio em Seg Out 18, 2010 9:04 am

O vira do 4.9i da Ford não serve no motor GM. E tudo diferente.
Montar o 4400 como o Adiel disse é muito mais simples e barato. Eu faria o que o Adiel disse. Instala o 6cil do jeito que está e vai melhorando devagar.
Abrçs

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Mensagem por Convidad em Seg Out 18, 2010 2:39 pm

Certo, é isso mesmo que vou fazer... motar e aos poucos fuçar nele, a questão do vira foi so curiosidade mesmo.. hehehe... mas né sempre é bom perguntar pra quem tem mais experiencia.....
Os pistões do 4cc são maiores? São aqueles de 4 pol?
Mas ai pra montar o 4400 nao tem q trocar biela tbm?
Abraços

Convidad
Convidado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: