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Preparação para o 4cc

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Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Dom Out 03, 2010 11:19 am

E ai galera, bem tenho algumas duvidas de preparação para o opala 4cc.... bem pensei em mexer no comando, mas tava afim de colocar o 298, carburação qudrijet.... escape 4x2.... e queria achar o tal vira q deixa o carro com 3000 cc .... mas acho que so isso nao estarei satisfeito.... ai pensei.... o que é melhor... instalar um kit. turbo ou um blower?
Qual teria menos trabalho e dor de cabeça?

Abraços!

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Adailton (Dada) em Dom Out 03, 2010 12:29 pm

cara a quadrijet para o 4 nao vai bem nao, so gasto, vai de turbo ou uma aspiraçao leve com dfv fica legal.
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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Rogerio em Dom Out 03, 2010 6:28 pm

Tem vários estágios para preparar. Tudo vai depender do quanto você está disposto a investir e que tipo de uso vai fazer do carro.
Em alguns casos você pode ir melhorando aos poucos partindo de uma boa base.
Importante que potência não é nada sem controle, como dizia um antigo anuncio de pneus.
Se você aumentar muito a potência e torque do motor vai ter que rever freios e suspensão pra não correr riscos.
Posta fotos do carro e os planos que tem para ele.
Abrçs

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Dom Out 03, 2010 11:59 pm

Bem a principio a parte dos freios estava pensando no sistema do omega ou do vectra... eu estava pensando em da uma preparada não pra arrancada... mas pra deixar o "cidadão" mais esperto sabe.... pensei em primeiro da uma aspirada.. mexendo no comando... e carburação.... pro comando pensei no 298..... e agora a carburação já não sei heim.... será q um W44 resolve?

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por A d i e L em Seg Out 04, 2010 8:07 am

Amigo, bom dia! Passei exatamente por isso que vc está passando quando montei minha primeira caravan. No meu caso era com um 6cil, mas veja bem como foi.

Quando comprei o motor, logo fui comprando umas coisas meio bruta, pq queria que o karro andasse mto. Nunca tive carro preparado, então nao tinha noção de nada. Comprei logo de cara uma Weber 48 e um comando 304. Pensei... meu carro vai ser o bicho!! Levei numa mecanica de preparação aqui ( que o povo só entende de AP ), e mandei montar o "kit" no meu 6zão... Imagine vc... 6 boca... 1 weber 48... comandão bravo.. 6X2.. Cabeçotinho com um tratinho leve e tals. Tava loko pra andar pra ver como tinha ficado. Aí foi a decepção... quando andei com o karro, ele mais embaralhava do q acelerava, talvez falta de acerto, mas uma coisa era certa.. tinha errado na receita.

Fiquei alguns meses andando com ela assim.. bebendo mais que num sei o q... e andando poko. Até que um amigo encostou uma caravan mais nova enfrente casa e pediu pra eu dar uma volta. Caravan 4.100 tbm.. comandinho gringo 276.. 1 weber 40.. cabeçote tratadinho com valvulas grandes.. enfim.. dei uma volta no carro... no mínimo umas 3X mais forte e afinado do que o meu. Resultado: Encostei a caravan na mecanica e mandei tirar td... pra depois montar uma receita igual a dele.

O que quero dizer com esse texto enorme é que ao contrário do que mta gente pensa, comando alto e carburador enorme nem sempre é sinonimo de força e velocidade. Pra um carro ser forte tem que haver harmonia entre todo o conjunto.

A minha dica é a seguinte, vai devagar. Você pode se surpreender quando andar em um 4cilindros com uma DFV 446, 4X2, e um tratinho no cabeçote. Já tive um assim, receita barata e fica muito gostoso de andar. Com o tempo, se vc for querendo mais, vc coloca um comandinho, manda fazer um cabeçote melhor em uma empresa especializada, coloca bomba de combustivel eletrica, e depois troca o DFV por uma weber quem sabe.

Sempre procure um bom profissional para te auxiliar na montagem e te dar umas boas dicas.

Desculpem pelo tamanho do tópico, mas já passei por isso que o amigo está passando, e não poderia deixar de contar minha experiencia.

Abraços!!

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Seg Out 04, 2010 12:56 pm

Adiel valeu pela dica!!!
Sou novato nisso tbm... e acho q por enquanto vou so mexer no escape 4x2.....e talvez o DFV446... pq nao quero um carro pra sair correndo.... mas so pra ficar mais esperto... entao acho que por hora eu vou fazer somente isso... e logico trocar os freios ....

abraços!!!

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por A d i e L em Seg Out 04, 2010 1:06 pm

Opa... legal vélinho... tenho certeza q vc vai gostar do resultado. Pra rua essa receitinha básica já tá ótimo. Quanto aos freios, o rogério tem toda razão, mas creio que vc só precisará mexer com eles caso faça um opala bemm forte. Nesse caso que estamos falando, creio que não seja necessário troca-los, só verifica se está td certinho, e seja feliz com o Opalão! hehe

Abraço!

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Geninho em Seg Out 04, 2010 10:14 pm

Cara eu que tô sempre passando para visitar o fórum e me atualizar sobre os tópicos
discutidos me surpeendo com a atenção da família ROC, andei olhando outro tópico sobre
opiniões e tal, e acho que a atenção e a camaradagem que vemos neste tópico já diz tudo..

Parabens pelo respeito e interesse em assuntos que alguns podem até olhar com despreso, que podem ser dúvidas comuns a muitos como eu.

Valeu mesmo!
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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Seg Out 04, 2010 10:19 pm

Poxa Geninho... valeu ai .. acho que é pra isso que existem foruns noa net para nos tirar as duvidas... trocar experiencias e sobre tudo fazer novos amigos com os mesmo interesses e paixões!

Agradeço a todos que por enquanto me mostraram qual o melhor caminho inicial!!

VALEU GALERA!!

A.... pode deixar que em breve posto fotos do "cidadão" aqui...

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Fred Coupe 76 em Ter Out 05, 2010 12:38 pm

cara...vou deixar aki minha opniao....tive um 4 cilindros com preparaçao leve, é alias é esse ai da foto do Adiel, rssss, bom minha receita foi o seguinte:

-cabecote rebaixado 2mm
-pistoes reto
-Dfv 446, com coletor de aluminio
-Escape 4x1, terminando antes do diferencial
-Igniçao eletronica, com bobina Mi, e cabos 8mm, e rotor cht
-rodando na gasolina

com essa preparaçao, o carro fico bem esperto, segundo o adiel, andando bem mais q 6 cil original, rss.........

abraçao
fred

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Rogerio em Ter Out 05, 2010 1:34 pm

Uma ventoinha eletrica no lugar da hélice ajuda a salvar uns HP´s.
Outro coisa para deixar o motor respirar melhor é um filtro de ar mais livre.
Boa sorte com caranga!

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Ter Out 05, 2010 2:36 pm

AAA Sim Rogerio isso eu já fiz... heeheh... da um ar d emodernidade.. eheh so to com um pouco de duvida na ignição eletronica.... qual seria a mais adequada?

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por JULIO em Ter Out 05, 2010 2:55 pm

A melhor preparação pro 4 cilindros é colocar mais 2 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brincadeira , ouvi falar c colocar um virabrequim dos motores mais antigos , ele gira bem mais, cabeçote preparado, 2 446 e etc. Uma preparação leve ja deixa 6 caneco original pra tras
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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Sex Out 08, 2010 10:43 am

Fred Coupe 76 escreveu:cara...vou deixar aki minha opniao....tive um 4 cilindros com preparaçao leve, é alias é esse ai da foto do Adiel, rssss, bom minha receita foi o seguinte:

-cabecote rebaixado 2mm
-pistoes reto
-Dfv 446, com coletor de aluminio
-Escape 4x1, terminando antes do diferencial
-Igniçao eletronica, com bobina Mi, e cabos 8mm, e rotor cht
-rodando na gasolina

com essa preparaçao, o carro fico bem esperto, segundo o adiel, andando bem mais q 6 cil original, rss.........

abraçao
fred

bom pessoal ,,, to indo aos poucos e posso te ajuda a tiva algumas duvias ... ate samana com essas mesma conf acima. agora alem disso estou com um comando maior um 278 e tuchos mecanicos ,,, vou fala hem ,,o barulho ja e outro o ronco bem mas grosso, sem conta a forca q ele ganhou ,,,,,, aaa so nao tenho o 4x1 ,,, proximo passo e um 4x2 ( eu prefiro esse ) e fazer todo o trabalho no cabeçote ( dutos vavulas esse tipo de coisa ) olha vale a pena ...

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Rodrigo NITRO em Sex Out 08, 2010 10:29 pm

se nao me engano o rendimento nao fica tao bom no 4x2 como no 4x1...
procure se informar melhor sobre isso antes de fazer o gasto rsrsrs
grande abraço



malaka_opala82 escreveu:
Fred Coupe 76 escreveu:cara...vou deixar aki minha opniao....tive um 4 cilindros com preparaçao leve, é alias é esse ai da foto do Adiel, rssss, bom minha receita foi o seguinte:

-cabecote rebaixado 2mm
-pistoes reto
-Dfv 446, com coletor de aluminio
-Escape 4x1, terminando antes do diferencial
-Igniçao eletronica, com bobina Mi, e cabos 8mm, e rotor cht
-rodando na gasolina

com essa preparaçao, o carro fico bem esperto, segundo o adiel, andando bem mais q 6 cil original, rss.........

abraçao
fred

bom pessoal ,,, to indo aos poucos e posso te ajuda a tiva algumas duvias ... ate samana com essas mesma conf acima. agora alem disso estou com um comando maior um 278 e tuchos mecanicos ,,, vou fala hem ,,o barulho ja e outro o ronco bem mas grosso, sem conta a forca q ele ganhou ,,,,,, aaa so nao tenho o 4x1 ,,, proximo passo e um 4x2 ( eu prefiro esse ) e fazer todo o trabalho no cabeçote ( dutos vavulas esse tipo de coisa ) olha vale a pena ...
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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Sab Out 09, 2010 2:55 pm

Agora fiquei em duvida com sistema de escape.... 4x1 ou 4x2..... qual o melhor???

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por A d i e L em Sab Out 09, 2010 7:16 pm

Pelo que sei.. o 4X1 é mais utilizado em carros de rua.. com comando baixo e cabeçotinho leve. O 4X2 geralmente fica pros meis preparadões, comandão bravo, cabeçotão e caburação pesada.

Meu ex opala tinha um 4X1 e eu fiquei muitooo contente com o rendimento e com o barulho.

Alguém me corrija se eu estiver errado.

Abraço,
Adiel.

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Dom Out 10, 2010 4:17 pm

Bem galera.. algo triste ocorreu hj... e certamente mudanças nos planos....
Fui dar uma "viajada" andei uns 50km com o opalão na rodo.... ai na volta me explode a lateral do motor!!!1
Bem... agora... acho q vou ter q mudar o motor.... so nao sei qual... o carro vai ficar parado por algum tempo.... acho que ate dezembro ate eu ter dinheiro pro motor novo.... bem.... nesse ponto estava pensando em 3 opções:
1- colocar o 4.1 ou de um opala... ou de silverado ou de omega;
2- colocar o 4.3 V6 de Blazer;
3- Colocar um V8.

Bem as coisas mudaram bemmmm....Sad

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Paciencia né galera...

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por alexandre kajuru em Dom Out 10, 2010 10:16 pm

oloko em..... tava com o pé lem baixo em cara?mais paciencia logo logo ta rodando denovo e mais forte.....


abss!
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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Seg Out 11, 2010 12:05 pm

Bem galera, hoje de manha saí pra ver nos ferro velhos daqui se havia algum V6 ou V8 pra vender... ai achei um 6 cilindros 4.9i da ford......
To pensando em colocar ele... o que voces acham?

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Marcelo_76 em Ter Out 12, 2010 6:47 pm

Se for por o 6 cilindros, coloca o do opala. Todas as peças pra fazer isto já existem.
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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Ter Out 12, 2010 7:14 pm

Sim, concordo contigo.. mas o duro que aqui onde moro so achei esse 6cc....

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Rogerio em Qua Out 13, 2010 9:32 am

Schluchting, o 4.9 da ford é bem forte mas encontra poucas peças para reposição e ainda terá o questão do comprimento e altura do motor e agregados para verificar. Inclusive o carter.
É preferivel aguardar um pouco e achar um 6cil do Opala mesmo pq a adaptação é mais simples.
Um do Omega/Silverado também cairia bem por conta da injeção eletrônica. Apesar de dar um pouco mais de trabalho com as ligações elétricas.
Boa sorte!

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Fabio Azevedo em Qua Out 13, 2010 9:38 am

Rogerio escreveu:Schluchting, o 4.9 da ford é bem forte mas encontra poucas peças para reposição e ainda terá o questão do comprimento e altura do motor e agregados para verificar. Inclusive o carter.
É preferivel aguardar um pouco e achar um 6cil do Opala mesmo pq a adaptação é mais simples.
Um do Omega/Silverado também cairia bem por conta da injeção eletrônica. Apesar de dar um pouco mais de trabalho com as ligações elétricas.
Boa sorte!

Rogério, esse 4.9 que o amigo menciona é o da f1000? se for, esse é forte, mas é enorme...Provavelmente vai dar muita dor de cabeça no amigo Schluchting...Acho que até um v8 deve ser mais fácil de colocar, sem muitas adaptações...Se fosse eu aguardaria um pouco!

Boa Sorte!
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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Rogerio em Qua Out 13, 2010 10:07 am

Fábio, é o da F1000 mesmo.
Eu nunca vi Opala com este motor. Mas tenho a impressão que vai dar mais dor de cabeça.
Abrçs

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Qui Out 14, 2010 12:34 pm

É galera, eu vi outros locais e pra esse motor vou ter que fazer uma saliencia no capo.... pq ele é mais alto que o 4.1.... em relação ao comprimento... é do mesmo tamanho, o pessoal usa ele em jipes... que quando não acham o motor 4.1 colocam esse, mas enfim... isso eu to pensando ainda... dia 20 vou ver se negocio o meu.... em relação a caixa de marchar so tenho que ver se a capa seca dele ou do meu da certo... se nao vou ter que mudar tbm.. mas ai tava pensando em uma caixa da dodge de 3 marchar no assoalho, o que voces pensam com relação a isso?


Abraços

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Sab Out 16, 2010 1:20 pm

Galera, novidades, achei um 6cc da C20 ano 1997, já injetado, completo, não faltando nada!!! O cara quer 2500 e mais 500 pila de mão de obra.... bem eu conversei com ele... e ele é mecanico de preparações aqui na minha cidade, e disse q é impossivel colocar esse FORD 4.9i por causa do carter dele, que é muito grande.... ele mesmo tem um la encostado e nem arrisca em colcoar num carro que não seja uma camionete ou um jipe, mas enfim, ja combinei com ele pra por o 6cc da chevrolet.
Bem, mas ainda fiquei meio tentatdo em aumentar a cilindrada do 4.1, pensando nisso eu ja tinha lido que dava pra aumentar a cilindrada do 4cc trocando o vira.... ai pensei... e se colocasse o vira desse 4.9? será que daria um jeito nisso? Outenho que trocar bielas e cilindro tbm?

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por A d i e L em Seg Out 18, 2010 6:25 am

Irmão, não sei te responder em relação ao vira do 4.9, mas sei que tem jeito utilizando pistôes do opala 4cil, fazendo assim o famoso 4.400!!
Creio que essa opção de trocar os pistões seja a mais fácil e barata. Masss, volto a repetir aquela frase de sempre: Vai devagar! hehehe.

No seu lugar, eu montaria sim o 6cil já que é o seu sonho, mas se o motor está bom, monta do jeito q tá, 4.1 mesmo, voce vai gostar do resultado, e depois mais pra frente vc começa a "fuçar" nele.


Abraços,
Adiel.

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Rogerio em Seg Out 18, 2010 9:04 am

O vira do 4.9i da Ford não serve no motor GM. E tudo diferente.
Montar o 4400 como o Adiel disse é muito mais simples e barato. Eu faria o que o Adiel disse. Instala o 6cil do jeito que está e vai melhorando devagar.
Abrçs

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Re: Preparação para o 4cc

Mensagem por Convidad em Seg Out 18, 2010 2:39 pm

Certo, é isso mesmo que vou fazer... motar e aos poucos fuçar nele, a questão do vira foi so curiosidade mesmo.. hehehe... mas né sempre é bom perguntar pra quem tem mais experiencia.....
Os pistões do 4cc são maiores? São aqueles de 4 pol?
Mas ai pra montar o 4400 nao tem q trocar biela tbm?
Abraços

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Re: Preparação para o 4cc

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