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COMO LER O VACUOMETRO
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COMO LER O VACUOMETRO
GALERA, segue abaixo um texto que eu achei na net, e creio que seja de extrema valia p/nós. È sobre o vacuômetro, importante instrumento para quem se importa com regulagem e rendimento do carbura e motor.
Existem diversos equipamentos no mercado para análise de motores. Um desses equipamentos, muito simples e barato, porém de grande utilidade é o vacuômetro.
O vacuômetro é utilizado para se medir depressão (queda de pressão).
Quando se fala em queda de pressão, estamos relacionando o seu valor comparado com a pressão atmosférica que, ao nível do mar, corresponde à aproximadamente 1BAR ou 1 kgf/cm2.
Normalmente a unidade utilizada é o mmHg (milímetro de mercúrio) onde, a pressão ao nível do mar corresponde à 760 mmHg ou 76 cmHg.
Motor em condições normais:
O manômetro deverá indicar entre 450 à 550 mmHg estável, ou seja, com pouca variação.
Esta medição é realizado com o motor em marcha-lenta entre 700 à 1000 rpm
Motor em condições normais:
Quando o motor sai da posição de marcha-lenta e é acelerado rapidamente e logo em seguida cai a aceleração, o manômetro deverá partir do seu ponto de origem (500 mmHg), cair para próximo de 50 mmHg, subir para próximo de 630 mmHg e voltar para a condição de marcha-lenta. Sequência - preto, vermelho e verde, voltando para o preto.
Motor com a árvore de comando de válvulas fora de sincronismo:
Com o motor acelerado o motor apresenta uma leitura baixa, porém estável entre 100 mmHg à 350 mmHg
Guia de válvulas gastas:
O ponteiro do manômetro irá oscilar rapidamente em marcha-lenta entre 370 à 480 mmHg. Essa oscilação tende a diminuir com o aumento da rotação.
Ignição atrasada:
Nesta condição o manômetro indicará uma leitura estável próximo à 400 mmHg quando o motor estiver acelerado.
Vazamento no sistema de admissão:
Com o motor funcionando em marcha-lenta ou acelerado, o manômetro irá registrar um baixo valor de depressão, entre 50 a 150 mmHg.
Neste caso, verifique a possibilidade de entrada de ar "falso" no coletor.
Anéis do pistão com vedação insuficiente:
Com o motor em marcha-lenta, o manômetro irá indicar entre 100 à 150 mmHg abaixo do valor normal, ou seja, próximo de 400 mmHg. Além dos anéis, verifique a qualidade do lubrificante que está sendo empregado.
Válvulas presas:
O leitor apresenta uma leitura intermitente em marcha-lenta, entre 420 à 490 mmHg.
[bVálvulas vazando:[/b]
O ponteiro cai entre 480 à 420 mmHg quando as válvulas fecharem. Curto-circuitando às velas uma a uma, deverá indicar qual cilindro está com a válvula com defeito. O motor deverá estar em marchal-lenta.
Válvulas carbonizadas (queimadas):
Em marcha-lenta o ponteiro fica estável, porém, ocorrem quedas no valor repentinamente.
Ignição com defeito:
Caso o ponteiro se mova lentamente entre 380 à 420 mmHg com o motor funcionando em marcha-lenta, verifique as velas, os contatos do distribuidor e o sistema de ignição em geral.
Escapamento obstruído:
Assim que o motor entrar em funcionamento o manômetro indicará um valor alto (preto) e cai até próximo de zero (verde) em marcha-lenta e depois volta para próximo de 400 mmHg (azul).
Carburador com ajuste incorreto:Com o motor em marcha-lenta o ponteiro irá oscilar lentamente entre 350 à 450 mmHg
Anéis com problema / lubrificante de baixa qualidade:
O ponteiro indica um valor estável em marcha-lenta (preto) e quando é acelerado cai muito próximo de zero (azul) voltando em seguida para cerca de 600 mmHg.
Junta queimada ou molas de válvulas fracas:Com o motor acelerado o ponteiro irá oscilar muito entre 300 à 580 mmHg. A medida em que a rotação aumenta, a oscilação também irá aumentar.
Vazamento no cabeçote ou entre cilindros:
O ponteiro varia muito de de forma regular entre 170 à 480 mmHg.
Texto extraído do site: http://www.webmecauto.com.br
Bom, espero não ter sido incoveniente com este texto um tanto quanto extenso.
Abç.
Existem diversos equipamentos no mercado para análise de motores. Um desses equipamentos, muito simples e barato, porém de grande utilidade é o vacuômetro.
O vacuômetro é utilizado para se medir depressão (queda de pressão).
Quando se fala em queda de pressão, estamos relacionando o seu valor comparado com a pressão atmosférica que, ao nível do mar, corresponde à aproximadamente 1BAR ou 1 kgf/cm2.
Normalmente a unidade utilizada é o mmHg (milímetro de mercúrio) onde, a pressão ao nível do mar corresponde à 760 mmHg ou 76 cmHg.
Motor em condições normais:
O manômetro deverá indicar entre 450 à 550 mmHg estável, ou seja, com pouca variação.
Esta medição é realizado com o motor em marcha-lenta entre 700 à 1000 rpm
Motor em condições normais:
Quando o motor sai da posição de marcha-lenta e é acelerado rapidamente e logo em seguida cai a aceleração, o manômetro deverá partir do seu ponto de origem (500 mmHg), cair para próximo de 50 mmHg, subir para próximo de 630 mmHg e voltar para a condição de marcha-lenta. Sequência - preto, vermelho e verde, voltando para o preto.
Motor com a árvore de comando de válvulas fora de sincronismo:
Com o motor acelerado o motor apresenta uma leitura baixa, porém estável entre 100 mmHg à 350 mmHg
Guia de válvulas gastas:
O ponteiro do manômetro irá oscilar rapidamente em marcha-lenta entre 370 à 480 mmHg. Essa oscilação tende a diminuir com o aumento da rotação.
Ignição atrasada:
Nesta condição o manômetro indicará uma leitura estável próximo à 400 mmHg quando o motor estiver acelerado.
Vazamento no sistema de admissão:
Com o motor funcionando em marcha-lenta ou acelerado, o manômetro irá registrar um baixo valor de depressão, entre 50 a 150 mmHg.
Neste caso, verifique a possibilidade de entrada de ar "falso" no coletor.
Anéis do pistão com vedação insuficiente:
Com o motor em marcha-lenta, o manômetro irá indicar entre 100 à 150 mmHg abaixo do valor normal, ou seja, próximo de 400 mmHg. Além dos anéis, verifique a qualidade do lubrificante que está sendo empregado.
Válvulas presas:
O leitor apresenta uma leitura intermitente em marcha-lenta, entre 420 à 490 mmHg.
[bVálvulas vazando:[/b]
O ponteiro cai entre 480 à 420 mmHg quando as válvulas fecharem. Curto-circuitando às velas uma a uma, deverá indicar qual cilindro está com a válvula com defeito. O motor deverá estar em marchal-lenta.
Válvulas carbonizadas (queimadas):
Em marcha-lenta o ponteiro fica estável, porém, ocorrem quedas no valor repentinamente.
Ignição com defeito:
Caso o ponteiro se mova lentamente entre 380 à 420 mmHg com o motor funcionando em marcha-lenta, verifique as velas, os contatos do distribuidor e o sistema de ignição em geral.
Escapamento obstruído:
Assim que o motor entrar em funcionamento o manômetro indicará um valor alto (preto) e cai até próximo de zero (verde) em marcha-lenta e depois volta para próximo de 400 mmHg (azul).
Carburador com ajuste incorreto:Com o motor em marcha-lenta o ponteiro irá oscilar lentamente entre 350 à 450 mmHg
Anéis com problema / lubrificante de baixa qualidade:
O ponteiro indica um valor estável em marcha-lenta (preto) e quando é acelerado cai muito próximo de zero (azul) voltando em seguida para cerca de 600 mmHg.
Junta queimada ou molas de válvulas fracas:Com o motor acelerado o ponteiro irá oscilar muito entre 300 à 580 mmHg. A medida em que a rotação aumenta, a oscilação também irá aumentar.
Vazamento no cabeçote ou entre cilindros:
O ponteiro varia muito de de forma regular entre 170 à 480 mmHg.
Texto extraído do site: http://www.webmecauto.com.br
Bom, espero não ter sido incoveniente com este texto um tanto quanto extenso.
Abç.
Kabana- Opaleiro
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