Ribeirão Opala Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

+4
Detroit
PERKS OPALEIRO
Geninho
Kabana
8 participantes

Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Kabana Qua Dez 15, 2010 10:02 am

ophala76 escreveu:aew amigo, segue um leve passo-a-passo estilo pedreiro pra vc tentar dar aquele talento no trambulador. Lembrando que eu não sou mecânico, se eu fiz algo de errado no processo por favor me corrijam !!

E ficou muito grande o post, eu fui obrigado a diminuir o tamanho das fotos, se precisar delas e maior resolução peça por emeio, mas acho que não vai dar pra anexar iheaihaeihae

1° retire a manopla da alavanca (rosca) e o console (3 parafusos).
2° retire o guarda-pó e o aro que o prende no assoalho.

Você já deve ver o seu trambulador, os 2 parafusos da alavanca e a mola, aliás dá pra ver o chão pelo buraco.

3° retire a mola de retorno e os 2 parafusos que prendem a alavanca

Hora de se sujar um pouco:

4° embaixo do carro, retire as 3 varetas das marchas (2 parafusos, 2 porcas e uma cupilha)
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador001modth
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Ogaaao964ab0xsh5omvg531


5° retire os 2 parafusos que seguram o trambula na caixa, um vc tira de dentro do carro, o outro por baixo

Lembrete: Eu não tirei o meu trambulador, por sorte tenho o paralelo aqui guardado e vou demonstrar a montagem/desmontagem nele ok ?

Este é o bicho:
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador010


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador012th



Lembre-se da posição das linguetas e das chapas, para não se perdem na montagem
Provavelmente, o seu terá um peça de plástico que fixa a alavanca seletora, o meu não tem, não perca ela como eu fiz hhehehe

INICIANDO A DESMONTAGEM

6° coloque um calço para vc tirar esse cilindro aew não sei o nome da criança. No meu caso para calçar usei um taco de jogar bétis
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador015


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador016


7° bata no cilindro com alguma peça de mesmo diâmetro, com cuidado para não danificar
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador017


Puxe pra cima a alavanca seletora que vai sair tudo

No meu caso, eu tirei também essa espécie de "tampa" da carcaça do trambula, ela é fixada por pressão entre as 3 saliências. Foi difícil tirar, pedi ajuda para outra pessoa. Para tirar um fiz uma alavanca com um alicate e pedi para a outra pessoa puxar pra fora
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador024


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador025



LIMPEZA

Tendo tirado tudo, limpe bem com gasolina e deixe secar ao sol.

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador019modvgshth



Antes de montar as peças, passe graxa em TODAS as peças do trambula, somente na carcaça não precisa, pelo menos do lado de fora. No meu caso eu usei graxa branca, mas creio que não tenha diferença pra outro tipo de graxa. Essa parte é muito importante, pois ajuda na facilidade na troca de marchas.
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador027


Detalhe: você vai se sujar meu veio, isso é inevitável. Não atenda o telefone nem coçe a orelha hhehhe

INICIANDO A MONTAGEM
Com tudo devidamente engraxado, começe a montagem

LEMBRE-SE QUE NAS FOTOS DA MINHA MONTAGEM EU NÃO PASSEI GRAXA MAS NA SUA PASSE SEM DÓ !!

8° Observe a posição da aba que ficava a mola de retorno, ela será sua referência na hora da montagem. Ela fica sempre virada para o lado do passageiro, considerando sua posição quando fixada na caixa.
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador031


9° com o calço embaixo, coloque o cilindro no lugar, deixando espaço para colocar as peças
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador036


10° PRIMERA PEÇA: CHAPA 1 (FINA)
Observe a posição da parte com essa pequena saliência. Essa chapa tem que ser colocada de maneira que fique alinhada com a fenda que prende a "tampa" da carcaça e o "recorte" na carcaça.
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador035


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador039modth


11°SEGUNDA PEÇA: LINGUETA DE 3ª E 4ª MARCHAS
é aquela que faz uma curva pra fora
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador040


12° TERÇEIRA PEÇA: CHAPA 2 (GROSSA)
Observe o lado reto e o lado meio diagonal, lado reto alinha-se com a fenda da carcaça.
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador042


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador044


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador043xozr


13° QUARTA PEÇA: LINGUETA DE 1ª E 2ª MARCHAS
Observe que ela fica jogada pra frente, considerando sua poisção no carro. Algumas fotos de trambuladores montados vai ajudar e muito na montagem.
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador050


14° QUINTA PEÇA: LINGUETA DE MARCHA RÉ
Observe sua posição, fica pra trás, considerando sempre sua posição montada no carro
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador052
15° SEXTA PEÇA: ALAVANCA SELETORA
Com cuidado pra não sair nenhuma peça do alinhamento, empurre o cilindro um pouco pra trás e coloque a seletora.
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador054modth


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador055


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador057

16°recoloque a "tampa" da carcaça, se precisar, com ajuda de outra pessoa.

17° agora, alinhe tudo através do recorte que tem na carcaça, uma broca ou uma chave allen ou qualquer coisa que atravesse de forma um pouco justa pelo buraco.
[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img258/8338/trambulador060.th.jpg][/IMG]


DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador059


Pode montar no carro assim mesmo.

Se precisar, regule as varetas, essa parte eu não sei muito bem, mas pelo que sei, não pode ficar muito justa
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador001modth



Remonte tudo novamente, não se esqueça de retirar a peça que voçê passou pelo recorte do trambula para alinhar.

Fim de papo, espero ter ajudado, abrazzz !!!
Kabana
Kabana
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1704
Idade : 49
Localização : Brodowski SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil


Data de inscrição : 09/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Geninho Qua Dez 15, 2010 12:20 pm

Kabana eu tinha visto esse tópico em outro forum e coloquei em prática, realmente foi muito fácil e o resultado surpreendeu, ficou melhor que comprar um trambulador porcaria como estão vendendo hoje.

Recomendo.

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador1
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Trambulador2
Geninho
Geninho
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 306
Idade : 44
Localização : Mococa-SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Tigrado SS4 1975, mudança de plano: continuará sendo "Branco".
Data de inscrição : 14/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por PERKS OPALEIRO Qua Dez 15, 2010 4:50 pm

Minha história com trambulador não é legal...

quando eu morava me fernandópolis, meu carro ficou num mecanico que me deu muuuuuuuuuita dor de cabeça, o problema era no cambio, o trambulador era original, mas ele teimou que era o trambulador e trocou, sumiu o original é lógico, mas continuou a barulheira, troca num sei o que troca num sei o que, gastei mais de 900 conto em um ano ele não sarou o cambio e a porquera do trambulador começou a dar zica, coisa que nunca tinha acontecido. troquei o rolamento do cambio em ribeirão, zerou o barulho mas memso assim já troquei o trambulador 4 vezes desde então, o último a uns 45 dias e ele já tá me dando trabalho, tá muuuito ruim....

não é 'a toa que o apelido do fdp do mecanico que me roubou metade das peças originais do meu carro pra colocar no dele é FEIO.

eu já to querendo é trocar de cambio só pra ficar livre dessa CENSURADO... sério mesmo...
PERKS OPALEIRO
PERKS OPALEIRO
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 659
Idade : 54
Localização : MONTES CLAROS - MG
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN 1979
Data de inscrição : 22/01/2009

http://perksload.blogspot.com/?spref=fb

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Detroit Qui Dez 16, 2010 7:53 pm

pust perkão com vc me leva o carro num mecanico chamado feio kkkkkkk por isso que o serviço ficou feiooooooooooo kkkkkkkkk eu tenho um trambulador aki em casa, pergunta ? ele nao ta bom estava no meu carro e encavalava muito as marcha do carro era so olhar para ele que estava encavalando sera que fazendo tudo isso nao terei esse tipo de problema mais ?
Detroit
Detroit
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 902
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : DIPLOMATA

Data de inscrição : 11/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Kabana Qui Dez 16, 2010 8:12 pm

DETROIT escreveu:pust perkão com vc me leva o carro num mecanico chamado feio kkkkkkk por isso que o serviço ficou feiooooooooooo kkkkkkkkk eu tenho um trambulador aki em casa, pergunta ? ele nao ta bom estava no meu carro e encavalava muito as marcha do carro era so olhar para ele que estava encavalando sera que fazendo tudo isso nao terei esse tipo de problema mais ?

ENTÃO CRISTIANO JÁ QUE VC TEM UM PARADO AI ERA BOM VC DAR UM TRATO NELE E COLOCAR NO CARRO SE VC FIZER DIREITINHO O SERVIÇO FICA BOM SIM
Kabana
Kabana
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1704
Idade : 49
Localização : Brodowski SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil


Data de inscrição : 09/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por PERKS OPALEIRO Sex Dez 17, 2010 8:43 am

EU TENHO UM , O ÚLTIMO QUE TROQUEI , AQUI TAMBÉM, VOU TENTAR FAZER QUANDO TIVER UM DOMINGO DE CHUVA,

PQ COM SOL EU TO SARGANO KKKKKKKKKK
PERKS OPALEIRO
PERKS OPALEIRO
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 659
Idade : 54
Localização : MONTES CLAROS - MG
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN 1979
Data de inscrição : 22/01/2009

http://perksload.blogspot.com/?spref=fb

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por CLAUDIO Sex Jul 15, 2011 3:13 pm

Pts, bons tempos 7328621, vendia pra caramba, que saudade, hj só tem lixo.
as vezes é melhor fala que não tem, parabens pelo trato e cuidados kabana...
CLAUDIO
CLAUDIO
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 12
Idade : 50
Localização : Bonfim paulista, ribeirão preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : TRABALHANDO, E TENTANDO AJUDAR A MANTER A GM ENTRE AS +
Data de inscrição : 07/07/2011

http://claudio-pecas.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Rodrigo Cota Sex Jul 15, 2011 4:56 pm

Excelente o tópico. Ajuda muito nossos amigos opaleiros e enriquece nosso fórum.

Rodrigo Cota
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por RUBIO AGNALDO MONTEIRO Ter maio 28, 2013 2:20 pm

Detroit escreveu:pust perkão com vc me leva o carro num mecanico chamado feio kkkkkkk por isso que o serviço ficou feiooooooooooo kkkkkkkkk eu tenho um trambulador aki em casa, pergunta ? ele nao ta bom estava no meu carro e encavalava muito as marcha do carro era so olhar para ele que estava encavalando sera que fazendo tudo isso nao terei esse tipo de problema mais ?

Véio na boa eu troquei o trambula da minha macaca, tava justinho, o mecânico tb deve ter feito uma md só, ele até encurtou uma vareta dizendo que era necessário, resumo agora encavala na ré e de 2ª p/ terceira, ta fd, eu desmontei e fiz todo o procedimento de engraxar, mais ta ruim ainda, e o trambula que comprei tava num câmbio original, será que o rolamento manda, pq o rolamento do câmbio ta xiando igual rádio véio,,,kkkkkk
RUBIO AGNALDO MONTEIRO
RUBIO AGNALDO MONTEIRO
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1
Idade : 52
Localização : PIRAJUÍ/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : TENHO UMA CARAVAM 85/86, SÉRIE ESPECIAL 4.100, TRATO CARINHOSAMENTE DE "MACACA", ASSIM FOI APELIDADA PELOS AMIGOS E FICOU, É A ÚNICA NA CIDADE, NÃO TEM OUTRA DE NENHUM JEITO AQUI, ESTOU COM PROBLEMAS PARA REFORMAR ELA AQUI, TENHO A SAIA DIANTEIRA A TRASEIRA E AS LATERAIS TRASEIRA TAMBÉM PARA TROCAR, MAIS AQUI OS CARAS SÃO MUITO CAREIRO, ELA TA LISA DE LATA, SÓ QUERO TROCAR PQ A SAIA TA C/ OS AMASSADOS DE CANALETAS QUE TEM DE MONTE NESSA CIDADE, E A TRASEIRA E AS LATERAIS PQ TEM FERRUGEM, ELA É ORIGINAL SOU SEGUNDO DONO DELA, E OUTRA TO RUIM DE GRANA, E FICO MUITO TRISTE POR NÃO PODER ARRUMAR ELA, ELA TEM 89.000 KM ORIGINAL, RONCA LINDO, FAZ UM ANO QUE TA PARADA, JA TIVE 11 MODELOS ENTRE OPALAS E CARAVAM, MAIS ESSA EU ME APAIXONEI, GOSTARIA MUITO DE DEIXAR ELA LINDA, FUNCIONA TUDO NELA, TAPEÇARIA ORIGINAL.....MAIS CONFIO EM DEUS E ELE VAI ME AJUDAR....ABRAÇOS A TODOS COMPANHEIROS DESTE UNIVERSO QUE É OPALAS...AHHH E ISSO NÃO TEM PREÇO.
Data de inscrição : 31/01/2013

http://monteirorubio@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por diplo6cc Seg Jan 26, 2015 7:21 pm

Salve amigos, aguém por favor paderia me passar as imagens desse tutorial sobre trambulador.

Valeu amigos.
diplo6cc
diplo6cc
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 30
Idade : 48
Localização : Serrana
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Caravan Comodoro 88 6cc.
Data de inscrição : 19/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76) Empty Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos