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DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
+4
Detroit
PERKS OPALEIRO
Geninho
Kabana
8 participantes
Página 1 de 1
DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
ophala76 escreveu:aew amigo, segue um leve passo-a-passo estilo pedreiro pra vc tentar dar aquele talento no trambulador. Lembrando que eu não sou mecânico, se eu fiz algo de errado no processo por favor me corrijam !!
E ficou muito grande o post, eu fui obrigado a diminuir o tamanho das fotos, se precisar delas e maior resolução peça por emeio, mas acho que não vai dar pra anexar iheaihaeihae
1° retire a manopla da alavanca (rosca) e o console (3 parafusos).
2° retire o guarda-pó e o aro que o prende no assoalho.
Você já deve ver o seu trambulador, os 2 parafusos da alavanca e a mola, aliás dá pra ver o chão pelo buraco.
3° retire a mola de retorno e os 2 parafusos que prendem a alavanca
Hora de se sujar um pouco:
4° embaixo do carro, retire as 3 varetas das marchas (2 parafusos, 2 porcas e uma cupilha)
5° retire os 2 parafusos que seguram o trambula na caixa, um vc tira de dentro do carro, o outro por baixo
Lembrete: Eu não tirei o meu trambulador, por sorte tenho o paralelo aqui guardado e vou demonstrar a montagem/desmontagem nele ok ?
Este é o bicho:
Lembre-se da posição das linguetas e das chapas, para não se perdem na montagem
Provavelmente, o seu terá um peça de plástico que fixa a alavanca seletora, o meu não tem, não perca ela como eu fiz hhehehe
INICIANDO A DESMONTAGEM
6° coloque um calço para vc tirar esse cilindro aew não sei o nome da criança. No meu caso para calçar usei um taco de jogar bétis
7° bata no cilindro com alguma peça de mesmo diâmetro, com cuidado para não danificar
Puxe pra cima a alavanca seletora que vai sair tudo
No meu caso, eu tirei também essa espécie de "tampa" da carcaça do trambula, ela é fixada por pressão entre as 3 saliências. Foi difícil tirar, pedi ajuda para outra pessoa. Para tirar um fiz uma alavanca com um alicate e pedi para a outra pessoa puxar pra fora
LIMPEZA
Tendo tirado tudo, limpe bem com gasolina e deixe secar ao sol.
Antes de montar as peças, passe graxa em TODAS as peças do trambula, somente na carcaça não precisa, pelo menos do lado de fora. No meu caso eu usei graxa branca, mas creio que não tenha diferença pra outro tipo de graxa. Essa parte é muito importante, pois ajuda na facilidade na troca de marchas.
Detalhe: você vai se sujar meu veio, isso é inevitável. Não atenda o telefone nem coçe a orelha hhehhe
INICIANDO A MONTAGEM
Com tudo devidamente engraxado, começe a montagem
LEMBRE-SE QUE NAS FOTOS DA MINHA MONTAGEM EU NÃO PASSEI GRAXA MAS NA SUA PASSE SEM DÓ !!
8° Observe a posição da aba que ficava a mola de retorno, ela será sua referência na hora da montagem. Ela fica sempre virada para o lado do passageiro, considerando sua posição quando fixada na caixa.
9° com o calço embaixo, coloque o cilindro no lugar, deixando espaço para colocar as peças
10° PRIMERA PEÇA: CHAPA 1 (FINA)
Observe a posição da parte com essa pequena saliência. Essa chapa tem que ser colocada de maneira que fique alinhada com a fenda que prende a "tampa" da carcaça e o "recorte" na carcaça.
11°SEGUNDA PEÇA: LINGUETA DE 3ª E 4ª MARCHAS
é aquela que faz uma curva pra fora
12° TERÇEIRA PEÇA: CHAPA 2 (GROSSA)
Observe o lado reto e o lado meio diagonal, lado reto alinha-se com a fenda da carcaça.
13° QUARTA PEÇA: LINGUETA DE 1ª E 2ª MARCHAS
Observe que ela fica jogada pra frente, considerando sua poisção no carro. Algumas fotos de trambuladores montados vai ajudar e muito na montagem.
14° QUINTA PEÇA: LINGUETA DE MARCHA RÉ
Observe sua posição, fica pra trás, considerando sempre sua posição montada no carro
15° SEXTA PEÇA: ALAVANCA SELETORA
Com cuidado pra não sair nenhuma peça do alinhamento, empurre o cilindro um pouco pra trás e coloque a seletora.
16°recoloque a "tampa" da carcaça, se precisar, com ajuda de outra pessoa.
17° agora, alinhe tudo através do recorte que tem na carcaça, uma broca ou uma chave allen ou qualquer coisa que atravesse de forma um pouco justa pelo buraco.
[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img258/8338/trambulador060.th.jpg][/IMG]
Pode montar no carro assim mesmo.
Se precisar, regule as varetas, essa parte eu não sei muito bem, mas pelo que sei, não pode ficar muito justa
Remonte tudo novamente, não se esqueça de retirar a peça que voçê passou pelo recorte do trambula para alinhar.
Fim de papo, espero ter ajudado, abrazzz !!!
E ficou muito grande o post, eu fui obrigado a diminuir o tamanho das fotos, se precisar delas e maior resolução peça por emeio, mas acho que não vai dar pra anexar iheaihaeihae
1° retire a manopla da alavanca (rosca) e o console (3 parafusos).
2° retire o guarda-pó e o aro que o prende no assoalho.
Você já deve ver o seu trambulador, os 2 parafusos da alavanca e a mola, aliás dá pra ver o chão pelo buraco.
3° retire a mola de retorno e os 2 parafusos que prendem a alavanca
Hora de se sujar um pouco:
4° embaixo do carro, retire as 3 varetas das marchas (2 parafusos, 2 porcas e uma cupilha)
5° retire os 2 parafusos que seguram o trambula na caixa, um vc tira de dentro do carro, o outro por baixo
Lembrete: Eu não tirei o meu trambulador, por sorte tenho o paralelo aqui guardado e vou demonstrar a montagem/desmontagem nele ok ?
Este é o bicho:
Lembre-se da posição das linguetas e das chapas, para não se perdem na montagem
Provavelmente, o seu terá um peça de plástico que fixa a alavanca seletora, o meu não tem, não perca ela como eu fiz hhehehe
INICIANDO A DESMONTAGEM
6° coloque um calço para vc tirar esse cilindro aew não sei o nome da criança. No meu caso para calçar usei um taco de jogar bétis
7° bata no cilindro com alguma peça de mesmo diâmetro, com cuidado para não danificar
Puxe pra cima a alavanca seletora que vai sair tudo
No meu caso, eu tirei também essa espécie de "tampa" da carcaça do trambula, ela é fixada por pressão entre as 3 saliências. Foi difícil tirar, pedi ajuda para outra pessoa. Para tirar um fiz uma alavanca com um alicate e pedi para a outra pessoa puxar pra fora
LIMPEZA
Tendo tirado tudo, limpe bem com gasolina e deixe secar ao sol.
Antes de montar as peças, passe graxa em TODAS as peças do trambula, somente na carcaça não precisa, pelo menos do lado de fora. No meu caso eu usei graxa branca, mas creio que não tenha diferença pra outro tipo de graxa. Essa parte é muito importante, pois ajuda na facilidade na troca de marchas.
Detalhe: você vai se sujar meu veio, isso é inevitável. Não atenda o telefone nem coçe a orelha hhehhe
INICIANDO A MONTAGEM
Com tudo devidamente engraxado, começe a montagem
LEMBRE-SE QUE NAS FOTOS DA MINHA MONTAGEM EU NÃO PASSEI GRAXA MAS NA SUA PASSE SEM DÓ !!
8° Observe a posição da aba que ficava a mola de retorno, ela será sua referência na hora da montagem. Ela fica sempre virada para o lado do passageiro, considerando sua posição quando fixada na caixa.
9° com o calço embaixo, coloque o cilindro no lugar, deixando espaço para colocar as peças
10° PRIMERA PEÇA: CHAPA 1 (FINA)
Observe a posição da parte com essa pequena saliência. Essa chapa tem que ser colocada de maneira que fique alinhada com a fenda que prende a "tampa" da carcaça e o "recorte" na carcaça.
11°SEGUNDA PEÇA: LINGUETA DE 3ª E 4ª MARCHAS
é aquela que faz uma curva pra fora
12° TERÇEIRA PEÇA: CHAPA 2 (GROSSA)
Observe o lado reto e o lado meio diagonal, lado reto alinha-se com a fenda da carcaça.
13° QUARTA PEÇA: LINGUETA DE 1ª E 2ª MARCHAS
Observe que ela fica jogada pra frente, considerando sua poisção no carro. Algumas fotos de trambuladores montados vai ajudar e muito na montagem.
14° QUINTA PEÇA: LINGUETA DE MARCHA RÉ
Observe sua posição, fica pra trás, considerando sempre sua posição montada no carro
15° SEXTA PEÇA: ALAVANCA SELETORA
Com cuidado pra não sair nenhuma peça do alinhamento, empurre o cilindro um pouco pra trás e coloque a seletora.
16°recoloque a "tampa" da carcaça, se precisar, com ajuda de outra pessoa.
17° agora, alinhe tudo através do recorte que tem na carcaça, uma broca ou uma chave allen ou qualquer coisa que atravesse de forma um pouco justa pelo buraco.
[IMG=https://2img.net/r/ihimizer/img258/8338/trambulador060.th.jpg][/IMG]
Pode montar no carro assim mesmo.
Se precisar, regule as varetas, essa parte eu não sei muito bem, mas pelo que sei, não pode ficar muito justa
Remonte tudo novamente, não se esqueça de retirar a peça que voçê passou pelo recorte do trambula para alinhar.
Fim de papo, espero ter ajudado, abrazzz !!!
Kabana- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1704
Idade : 49
Localização : Brodowski SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil
Data de inscrição : 09/10/2008
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
Kabana eu tinha visto esse tópico em outro forum e coloquei em prática, realmente foi muito fácil e o resultado surpreendeu, ficou melhor que comprar um trambulador porcaria como estão vendendo hoje.
Recomendo.
Recomendo.
Geninho- Opaleiro
- Número de Mensagens : 306
Idade : 44
Localização : Mococa-SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Tigrado SS4 1975, mudança de plano: continuará sendo "Branco".
Data de inscrição : 14/05/2009
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
Minha história com trambulador não é legal...
quando eu morava me fernandópolis, meu carro ficou num mecanico que me deu muuuuuuuuuita dor de cabeça, o problema era no cambio, o trambulador era original, mas ele teimou que era o trambulador e trocou, sumiu o original é lógico, mas continuou a barulheira, troca num sei o que troca num sei o que, gastei mais de 900 conto em um ano ele não sarou o cambio e a porquera do trambulador começou a dar zica, coisa que nunca tinha acontecido. troquei o rolamento do cambio em ribeirão, zerou o barulho mas memso assim já troquei o trambulador 4 vezes desde então, o último a uns 45 dias e ele já tá me dando trabalho, tá muuuito ruim....
não é 'a toa que o apelido do fdp do mecanico que me roubou metade das peças originais do meu carro pra colocar no dele é FEIO.
eu já to querendo é trocar de cambio só pra ficar livre dessa CENSURADO... sério mesmo...
quando eu morava me fernandópolis, meu carro ficou num mecanico que me deu muuuuuuuuuita dor de cabeça, o problema era no cambio, o trambulador era original, mas ele teimou que era o trambulador e trocou, sumiu o original é lógico, mas continuou a barulheira, troca num sei o que troca num sei o que, gastei mais de 900 conto em um ano ele não sarou o cambio e a porquera do trambulador começou a dar zica, coisa que nunca tinha acontecido. troquei o rolamento do cambio em ribeirão, zerou o barulho mas memso assim já troquei o trambulador 4 vezes desde então, o último a uns 45 dias e ele já tá me dando trabalho, tá muuuito ruim....
não é 'a toa que o apelido do fdp do mecanico que me roubou metade das peças originais do meu carro pra colocar no dele é FEIO.
eu já to querendo é trocar de cambio só pra ficar livre dessa CENSURADO... sério mesmo...
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
pust perkão com vc me leva o carro num mecanico chamado feio kkkkkkk por isso que o serviço ficou feiooooooooooo kkkkkkkkk eu tenho um trambulador aki em casa, pergunta ? ele nao ta bom estava no meu carro e encavalava muito as marcha do carro era so olhar para ele que estava encavalando sera que fazendo tudo isso nao terei esse tipo de problema mais ?
Detroit- Opaleiro
- Número de Mensagens : 902
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : DIPLOMATA
Data de inscrição : 11/11/2008
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
DETROIT escreveu:pust perkão com vc me leva o carro num mecanico chamado feio kkkkkkk por isso que o serviço ficou feiooooooooooo kkkkkkkkk eu tenho um trambulador aki em casa, pergunta ? ele nao ta bom estava no meu carro e encavalava muito as marcha do carro era so olhar para ele que estava encavalando sera que fazendo tudo isso nao terei esse tipo de problema mais ?
ENTÃO CRISTIANO JÁ QUE VC TEM UM PARADO AI ERA BOM VC DAR UM TRATO NELE E COLOCAR NO CARRO SE VC FIZER DIREITINHO O SERVIÇO FICA BOM SIM
Kabana- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1704
Idade : 49
Localização : Brodowski SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil
Data de inscrição : 09/10/2008
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
EU TENHO UM , O ÚLTIMO QUE TROQUEI , AQUI TAMBÉM, VOU TENTAR FAZER QUANDO TIVER UM DOMINGO DE CHUVA,
PQ COM SOL EU TO SARGANO KKKKKKKKKK
PQ COM SOL EU TO SARGANO KKKKKKKKKK
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
Pts, bons tempos 7328621, vendia pra caramba, que saudade, hj só tem lixo.
as vezes é melhor fala que não tem, parabens pelo trato e cuidados kabana...
as vezes é melhor fala que não tem, parabens pelo trato e cuidados kabana...
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
Excelente o tópico. Ajuda muito nossos amigos opaleiros e enriquece nosso fórum.
Rodrigo Cota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
Detroit escreveu:pust perkão com vc me leva o carro num mecanico chamado feio kkkkkkk por isso que o serviço ficou feiooooooooooo kkkkkkkkk eu tenho um trambulador aki em casa, pergunta ? ele nao ta bom estava no meu carro e encavalava muito as marcha do carro era so olhar para ele que estava encavalando sera que fazendo tudo isso nao terei esse tipo de problema mais ?
Véio na boa eu troquei o trambula da minha macaca, tava justinho, o mecânico tb deve ter feito uma md só, ele até encurtou uma vareta dizendo que era necessário, resumo agora encavala na ré e de 2ª p/ terceira, ta fd, eu desmontei e fiz todo o procedimento de engraxar, mais ta ruim ainda, e o trambula que comprei tava num câmbio original, será que o rolamento manda, pq o rolamento do câmbio ta xiando igual rádio véio,,,kkkkkk
RUBIO AGNALDO MONTEIRO- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Idade : 52
Localização : PIRAJUÍ/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : TENHO UMA CARAVAM 85/86, SÉRIE ESPECIAL 4.100, TRATO CARINHOSAMENTE DE "MACACA", ASSIM FOI APELIDADA PELOS AMIGOS E FICOU, É A ÚNICA NA CIDADE, NÃO TEM OUTRA DE NENHUM JEITO AQUI, ESTOU COM PROBLEMAS PARA REFORMAR ELA AQUI, TENHO A SAIA DIANTEIRA A TRASEIRA E AS LATERAIS TRASEIRA TAMBÉM PARA TROCAR, MAIS AQUI OS CARAS SÃO MUITO CAREIRO, ELA TA LISA DE LATA, SÓ QUERO TROCAR PQ A SAIA TA C/ OS AMASSADOS DE CANALETAS QUE TEM DE MONTE NESSA CIDADE, E A TRASEIRA E AS LATERAIS PQ TEM FERRUGEM, ELA É ORIGINAL SOU SEGUNDO DONO DELA, E OUTRA TO RUIM DE GRANA, E FICO MUITO TRISTE POR NÃO PODER ARRUMAR ELA, ELA TEM 89.000 KM ORIGINAL, RONCA LINDO, FAZ UM ANO QUE TA PARADA, JA TIVE 11 MODELOS ENTRE OPALAS E CARAVAM, MAIS ESSA EU ME APAIXONEI, GOSTARIA MUITO DE DEIXAR ELA LINDA, FUNCIONA TUDO NELA, TAPEÇARIA ORIGINAL.....MAIS CONFIO EM DEUS E ELE VAI ME AJUDAR....ABRAÇOS A TODOS COMPANHEIROS DESTE UNIVERSO QUE É OPALAS...AHHH E ISSO NÃO TEM PREÇO.
Data de inscrição : 31/01/2013
Re: DESMONTANDO TRAMBULADOR ( Por OPHALA76)
Salve amigos, aguém por favor paderia me passar as imagens desse tutorial sobre trambulador.
Valeu amigos.
Valeu amigos.
diplo6cc- Opaleiro
- Número de Mensagens : 30
Idade : 48
Localização : Serrana
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Caravan Comodoro 88 6cc.
Data de inscrição : 19/09/2011
Página 1 de 1
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