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Temperatura do cofre.
+2
Rogerio
alexandre kajuru
6 participantes
Página 1 de 1
Temperatura do cofre.
Aí galera,
Estou com um pobleminha aqui no Opalão, ele é 4cc turbo, e esta esquentando de mais o motor, a pressurização nem se fala, nem da pra por a mão......mais a temperatura d' água esta normal, tipo dentro do cofre esquenta de mais........
Será que vou ter que colocar um intercooler?. Estou com medo de sai para outra cidade e a temperatura subir demais e derreter os pistões....!
Vou tirar umas fotos e postar pra vcs verem como que esta montado o turbo!
Falow!
Estou com um pobleminha aqui no Opalão, ele é 4cc turbo, e esta esquentando de mais o motor, a pressurização nem se fala, nem da pra por a mão......mais a temperatura d' água esta normal, tipo dentro do cofre esquenta de mais........
Será que vou ter que colocar um intercooler?. Estou com medo de sai para outra cidade e a temperatura subir demais e derreter os pistões....!
Vou tirar umas fotos e postar pra vcs verem como que esta montado o turbo!
Falow!
alexandre kajuru- Opaleiro
- Número de Mensagens : 215
Idade : 40
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala de luxo 74 4portas 6cc
Data de inscrição : 28/03/2010
Re: Temperatura do cofre.
Kajuru, já vi em alguns lugares uma espécie de bolsa feita com manta térmica que você pode usar para envolver a parte quente da turbina.
Você pode usar também a fita/manta thermotape para a parte do escape que fica no cofre. A do Ken abaixo tem composto de cerâmica:
O Intercooler vai resfriar somente o ar que vai para dentro do motor. Mas como disse que a pressurização está muito quente é bom checar.
Cuidado com a temperatura do motor, porque andando normal é uma coisa. Acelerando bem a coisa muda de figura.
Como superalimentou o motor pode ver para dar uma melhorada em radiador de água e talvez instalar um de óleo o que pode inclusive ajudar a preservar o rotor da turbina que é onde o bicho pega!
Uma dica baratinha é usar um filtro de óleo do 6cilindros que tem um pouco mais de capacidade mas não chega a muita diferença.
Abrçs
Você pode usar também a fita/manta thermotape para a parte do escape que fica no cofre. A do Ken abaixo tem composto de cerâmica:
O Intercooler vai resfriar somente o ar que vai para dentro do motor. Mas como disse que a pressurização está muito quente é bom checar.
Cuidado com a temperatura do motor, porque andando normal é uma coisa. Acelerando bem a coisa muda de figura.
Como superalimentou o motor pode ver para dar uma melhorada em radiador de água e talvez instalar um de óleo o que pode inclusive ajudar a preservar o rotor da turbina que é onde o bicho pega!
Uma dica baratinha é usar um filtro de óleo do 6cilindros que tem um pouco mais de capacidade mas não chega a muita diferença.
Abrçs
Rogerio- Opaleiro
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Data de inscrição : 12/05/2009
Re: Temperatura do cofre.
ow rogerio valeu pelas dicas....essa bolsa termica o meu ak tem mais e de aluminio com manta termica por dentro,agora o escap esta com a manta até do lado do cambio,agora a temperatura daqua esta normal pq saio com ele na pista e levo um termometro proprio pra v isso....coloquei um reservatorio e uma ventuinha
e no painel esta marcando sertim......
agora o radiador de oleo vo providencia,mais preciso de um adaptador q vai no filtro sabe,naum sei onde encontra,tipo esse!
té mais......
e no painel esta marcando sertim......
agora o radiador de oleo vo providencia,mais preciso de um adaptador q vai no filtro sabe,naum sei onde encontra,tipo esse!
té mais......
alexandre kajuru- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala de luxo 74 4portas 6cc
Data de inscrição : 28/03/2010
Re: Temperatura do cofre.
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opa agora foi a imagem!
opa agora foi a imagem!
alexandre kajuru- Opaleiro
- Número de Mensagens : 215
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Data de inscrição : 28/03/2010
Re: Temperatura do cofre.
ai coloquei o topico no lugar errado ,desculpa ai......
alquem muda ele ai pro lugar correto!
obrigado!
alquem muda ele ai pro lugar correto!
obrigado!
alexandre kajuru- Opaleiro
- Número de Mensagens : 215
Idade : 40
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala de luxo 74 4portas 6cc
Data de inscrição : 28/03/2010
Re: Temperatura do cofre.
Se já está com a manta no caracol e no escape a principio não tem mais o que mexer.
Água sob controle quanto o turbo tá empurranto tb OK!
A flange acho que pode achar no Ivo da JR.
Abrçs!
Água sob controle quanto o turbo tá empurranto tb OK!
A flange acho que pode achar no Ivo da JR.
Abrçs!
Rogerio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1510
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
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Re: Temperatura do cofre.
hum vo liga la e pergunta........
brigadão!
brigadão!
alexandre kajuru- Opaleiro
- Número de Mensagens : 215
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala de luxo 74 4portas 6cc
Data de inscrição : 28/03/2010
Re: Temperatura do cofre.
ai meus amigos voltando ao assunto do poblema q estou passando ak q ainda naum vesolvi....
hoje trocando idéias com um amigo meu ak de cajuru msm q é opaleiro tbm.....
ele me disse q TALVEZ o poblema do meu carro estar esquentando demais deve seer pq ele esta sem valvola TERMOSTATICA ,sera?
sera q vou ter q compra uma pra fazer o teste o q achão?
e ai vem a questão qual delas a alcool ou gasolina
hoje trocando idéias com um amigo meu ak de cajuru msm q é opaleiro tbm.....
ele me disse q TALVEZ o poblema do meu carro estar esquentando demais deve seer pq ele esta sem valvola TERMOSTATICA ,sera?
sera q vou ter q compra uma pra fazer o teste o q achão?
e ai vem a questão qual delas a alcool ou gasolina
alexandre kajuru- Opaleiro
- Número de Mensagens : 215
Idade : 40
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala de luxo 74 4portas 6cc
Data de inscrição : 28/03/2010
VALVULA TERMOSTATICA
alexandre kajuru escreveu:ai meus amigos voltando ao assunto do poblema q estou passando ak q ainda naum vesolvi....
hoje trocando idéias com um amigo meu ak de cajuru msm q é opaleiro tbm.....
ele me disse q TALVEZ o poblema do meu carro estar esquentando demais deve seer pq ele esta sem valvola TERMOSTATICA ,sera?
sera q vou ter q compra uma pra fazer o teste o q achão?
e ai vem a questão qual delas a alcool ou gasolina
E AIIII OPALEIRO alexandre Kajuru o meu opala 76 aconteceu ao contrario estava fervendo eo mecanico arrancou a valvula e esgotou a agua do radiador e colocou COCA COLA andei 7 dias com a coca quando ele esgotou saiu barro puro ( NÃO SEI TE DIZER SE FOI O RADIADOR OU A VALVULA, SUMIU O PROBLEMA)
Espero ter ti ajudado.
Abraços
Carlos Airton
Carlos Airton- Opaleiro
- Número de Mensagens : 450
Idade : 72
Localização : Serrana
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 87 DIPLOMATA 6 CC
Data de inscrição : 20/01/2011
Re: Temperatura do cofre.
Carlos Airton escreveu:alexandre kajuru escreveu:ai meus amigos voltando ao assunto do poblema q estou passando ak q ainda naum vesolvi....
hoje trocando idéias com um amigo meu ak de cajuru msm q é opaleiro tbm.....
ele me disse q TALVEZ o poblema do meu carro estar esquentando demais deve seer pq ele esta sem valvola TERMOSTATICA ,sera?
sera q vou ter q compra uma pra fazer o teste o q achão?
e ai vem a questão qual delas a alcool ou gasolina
E AIIII OPALEIRO alexandre Kajuru o meu opala 76 aconteceu ao contrario estava fervendo eo mecanico arrancou a valvula e esgotou a agua do radiador e colocou COCA COLA andei 7 dias com a coca quando ele esgotou saiu barro puro ( NÃO SEI TE DIZER SE FOI O RADIADOR OU A VALVULA, SUMIU O PROBLEMA)
Espero ter ti ajudado.
Abraços
Carlos Airton
EU LI CERTO O SEU MECANICO JOGOU COCA COLA NO RADIADOR PARA LIMPAR O MOTOR TAMBEM MAS DEU CERTO A LIMPEZA
Kabana- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1704
Idade : 49
Localização : Brodowski SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil
Data de inscrição : 09/10/2008
Re: Temperatura do cofre.
então amigo mais o meu carro esta com radiador novo e motor retificadinho......Carlos Airton escreveu:alexandre kajuru escreveu:ai meus amigos voltando ao assunto do poblema q estou passando ak q ainda naum vesolvi....
hoje trocando idéias com um amigo meu ak de cajuru msm q é opaleiro tbm.....
ele me disse q TALVEZ o poblema do meu carro estar esquentando demais deve seer pq ele esta sem valvola TERMOSTATICA ,sera?
sera q vou ter q compra uma pra fazer o teste o q achão?
e ai vem a questão qual delas a alcool ou gasolina
E AIIII OPALEIRO alexandre Kajuru o meu opala 76 aconteceu ao contrario estava fervendo eo mecanico arrancou a valvula e esgotou a agua do radiador e colocou COCA COLA andei 7 dias com a coca quando ele esgotou saiu barro puro ( NÃO SEI TE DIZER SE FOI O RADIADOR OU A VALVULA, SUMIU O PROBLEMA)
Espero ter ti ajudado.
Abraços
Carlos Airton
alexandre kajuru- Opaleiro
- Número de Mensagens : 215
Idade : 40
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala de luxo 74 4portas 6cc
Data de inscrição : 28/03/2010
COCA COLA NO RADIADOR
E AIIII alexandre Kajuru leu certo sim!Kabana escreveu:Carlos Airton escreveu:alexandre kajuru escreveu:ai meus amigos voltando ao assunto do poblema q estou passando ak q ainda naum vesolvi....
hoje trocando idéias com um amigo meu ak de cajuru msm q é opaleiro tbm.....
ele me disse q TALVEZ o poblema do meu carro estar esquentando demais deve seer pq ele esta sem valvola TERMOSTATICA ,sera?
sera q vou ter q compra uma pra fazer o teste o q achão?
e ai vem a questão qual delas a alcool ou gasolina
E AIIII OPALEIRO alexandre Kajuru o meu opala 76 aconteceu ao contrario estava fervendo eo mecanico arrancou a valvula e esgotou a agua do radiador e colocou COCA COLA andei 7 dias com a coca quando ele esgotou saiu barro puro ( NÃO SEI TE DIZER SE FOI O RADIADOR OU A VALVULA, SUMIU O PROBLEMA)
Espero ter ti ajudado.
Abraços
Carlos Airton
EU LI CERTO O SEU MECANICO JOGOU COCA COLA NO RADIADOR PARA LIMPAR O MOTOR TAMBEM MAS DEU CERTO A LIMPEZA
A coca cola soltou tudo qué estava grudado no radiador o mecanico esgotou o radiador colocou 2 lts de coca e completou foi pouca agua andei 7 dias sempre completando a agua depois ele esgotou, colocou agua limpa com o adtivo de radiador funcionou. a temperatura normalizou.
Boa Sorte
Abraços
Carlos Airton
Carlos Airton- Opaleiro
- Número de Mensagens : 450
Idade : 72
Localização : Serrana
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 87 DIPLOMATA 6 CC
Data de inscrição : 20/01/2011
Re: Temperatura do cofre.
Alexandre,
a válvula termostática serve para elevar a temperatura do carro quando frio e controlar a temperatura do motor para um melhor rendimento e proteção do mesmo. Andar sem a válvula não é bem uma boa opção, seu motor ficará exposto as variações de temperatura e isso compromete a vida útil e o rendimento.
Sobre a temperatura: Pelo que entendi o problema não é temperatura do motor, mas do cofre. A Turbina esquenta mesmo, pois ela é uma massa considerável de ferro e fica em contato com os gases do escape diretamente saindo do motor. Tente isolar a turbina, mas cuidado para não derreter ela, pois passará a reter o calor nela. Umas chapas de dissipação de calor, tipo aquelas usadas nas regiões próximas ao cano de escape nos carro mais modernos ajuda muito. Pois isola a fonte térmica.
O Intercooler: Como o Rogério disse, vai ajudar a baixar a temperatura do ar que entra, com isso aumentando a densidade do ar, passando a caber mais volume de ar no mesmo espaço = Melhoria do Rendimento, pois mais ar é + combustível para manter a proporção e com isso andará mais (consumo é relativo, pois melhora a combustão).
A flange do Filtro do óleo: dá um pulo em desmanches e procura pelo radiador de óleo de Kadett GSI, Vectra, etc. Esses carros vem com um radiador pro óleo e talvez (precisa ver) poderá usar na adaptação do Opala.
Pressão do Óleo e Lubrificação da Turbina: mais uma vez o Rogério está certo. Turbina bem lubrificada é = a turbina de vida longa!!! Veja de onde foi tomada a pressão do óleo, onde ele retorna no cárter (uma vez que a turbina esquenta muito, o óleo ao passar por ela também, por isso é importante fazer o retorno do óleo o mais longe possível da saída do óleo). Outra coisa legal, dá para baixar um pouco a temperatura do óleo no cárter, basta soldar umas aletas nas laterais da tampa do cárter para ajudar a dissipar o calor.
AbraçoSS e boa sorte!
Tadeu.
a válvula termostática serve para elevar a temperatura do carro quando frio e controlar a temperatura do motor para um melhor rendimento e proteção do mesmo. Andar sem a válvula não é bem uma boa opção, seu motor ficará exposto as variações de temperatura e isso compromete a vida útil e o rendimento.
Sobre a temperatura: Pelo que entendi o problema não é temperatura do motor, mas do cofre. A Turbina esquenta mesmo, pois ela é uma massa considerável de ferro e fica em contato com os gases do escape diretamente saindo do motor. Tente isolar a turbina, mas cuidado para não derreter ela, pois passará a reter o calor nela. Umas chapas de dissipação de calor, tipo aquelas usadas nas regiões próximas ao cano de escape nos carro mais modernos ajuda muito. Pois isola a fonte térmica.
O Intercooler: Como o Rogério disse, vai ajudar a baixar a temperatura do ar que entra, com isso aumentando a densidade do ar, passando a caber mais volume de ar no mesmo espaço = Melhoria do Rendimento, pois mais ar é + combustível para manter a proporção e com isso andará mais (consumo é relativo, pois melhora a combustão).
A flange do Filtro do óleo: dá um pulo em desmanches e procura pelo radiador de óleo de Kadett GSI, Vectra, etc. Esses carros vem com um radiador pro óleo e talvez (precisa ver) poderá usar na adaptação do Opala.
Pressão do Óleo e Lubrificação da Turbina: mais uma vez o Rogério está certo. Turbina bem lubrificada é = a turbina de vida longa!!! Veja de onde foi tomada a pressão do óleo, onde ele retorna no cárter (uma vez que a turbina esquenta muito, o óleo ao passar por ela também, por isso é importante fazer o retorno do óleo o mais longe possível da saída do óleo). Outra coisa legal, dá para baixar um pouco a temperatura do óleo no cárter, basta soldar umas aletas nas laterais da tampa do cárter para ajudar a dissipar o calor.
AbraçoSS e boa sorte!
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
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