Ribeirão Opala Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário


TOP 10 DOS CARBURADORES

+8
Detroit
Ricardo China
Rogerio
ch
A d i e L
PERKS OPALEIRO
Juliano Rosa
Kabana
12 participantes

Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Kabana Ter Jun 21, 2011 3:01 pm

TOP 10 DOS CARBURADORES


Carburador é uma coisa seriamente ultrapassada, um anacronismo em extinção. Tenho que confessar já de cara que os abandonei completamente, e até quando penso em comprar motos, onde carburadores ainda são comuns, já descarto de cara as carburadas. A injeção eletrônica é algo tão bom que não há como não idolatrá-la, principalmente se você, como eu, passou a adolescência e boa parte da vida adulta em meio a épicas batalhas com aquelas traquitanas cheias de furos, válvulas, canetas, dutos, tubos, mangueiras, gasolina, borboletas, boias, alavancas, molas e outros mil componentes estranhos que nem consigo nomear, e perdeu todas elas. Um carburador não é ajustado nunca à perfeição; apenas o ajustador se cansa e aprende a conviver com ele assim mesmo, no melhor que pode fazer. É o pesadelo do perfeccionista.

TOP 10 DOS CARBURADORES Image003aa




Essas camicletas incrivelmente complexas e ineficientes atendiam por uma série de nomes estapafúrdios que deslizavam pela ponta de nossas línguas feito evangelho da boca do padre: Brosol 2E, 3E, Solex 40, TLDZ miniprogressivo, Weber 34, Motorcraft bijet, Stromberg-SU de Dojinho.... sem falar naquele que é o nêmeses dos donos de Dodge e Opala 250-S, o temível dispositivo evaporador de gasolina que atende pelo nome de DFV 446. O DFV era famoso por uma série de piadas, como aquela que dizia que jogava mais gasolina para fora do que para dentro do motor. Meu primeiro carro era um Opala 1980 com um 250-S, em que o DFV teimava em travar a bóia da cuba a cada buraco ou irregularidade mais forte, me obrigando a abrir o capô, tirar o panelão do filtro, e destravar a jaca com um martelinho. Não era o fim do mundo, mas extremamente desagradável se você ia a um casamento e estava de fraque, e com uma arrependida namorada, que certamente naquele momento imaginava o porquê de ter escolhido aquele idiota anacrônico e carburado em detrimento ao Mauricinho e seu reluzente e injetado Gol GTI. Outro dia recebi a foto abaixo, apenas com o título: "Os Portões do Inferno". Rolei de rir...

TOP 10 DOS CARBURADORES Image005fp



Mas ainda assim, apesar de hoje particularmente preferir me manter a uma distância segura deles, carburadores tem algo de especial. Alguns deles são positivamente afrodisíacos automotivos, coisas tão legais que não podemos deixar de admirar. Principalmente quando funcionam direitinho... Sempre que vejo um motor alimentado por carburador com marcha lenta estável, baixa e suave, e um funcionamento sem buracos ou engasgos em todas as rotações, não consigo deixar de admirar o dono da jaca. Ou acordar do sonho.

Sendo assim, e não sem ajuda de amigos, preparei a listinha embaixo, dos 10 mais legais carburadores já criados. Na verdade, em alguns casos, nomeei um esquema de carburadores em certo motor, porque, sabe-se lá porque, alguns carburadores são irrelevantes sozinhos, mas ficam sensacionais em grupos de dois, três ou quatro, alimentando um particular motor.



WEBER DUPLO
TOP 10 DOS CARBURADORES Image007vhw



Edoardo Weber pode ter criado a empresa que leva seu nome, e ser um pioneiro em carburadores de corpo duplo progressivo, com diâmetros de borboleta diferentes, onde a borboleta menor abre primeiro e depois abre a maior, para economia e desempenho num pacote único. Mas as obras-primas desta empresa italiana apareceram no pós-guerra, já quando era parte do vasto conglomerado da Fiat. Edoardo, que era fascista durante a guerra, sumiu em 1945, certamente executado por um dos vários grupos políticos extremistas que assassinaram uma série de líderes da indústria italiana ao fim da guerra.

TOP 10 DOS CARBURADORES Image009iz



E o carburador que, no pós-guerra, fez a Weber realmente imortal, também não era progressivo. Tem diâmetro de borboleta igual nos seus dois corpos, e estas borboletas se abrem sempre juntas, para desempenho acima de tudo. E é uma coisa linda...
TOP 10 DOS CARBURADORES Image011ik



Tanto em versões horizontais como verticais, esses carburadores, além de serem belíssimos (praticamente, dois tubos com um mecanismo pequeno no meio), são de uma simplicidade e facilidade de ajuste tremenda. Sua aplicação em veículos de alto desempenho foi praticamente universal antes do advento da injeção, e até hoje é um equipamento popular entre preparadores. Realmente uma obra-prima.

Decorou os melhores V-12 da Ferrari e da Lamborghini, seis deles em cada V-12. Lotus, Coventry-Climax, Cosworth, Alfa Romeo... Não existe um grande motor europeu que não ficou melhor com os Webers. Até os V-8 americanos, que tradicionalmente preferem os carburadores de corpo quádruplo, ficam exóticos e interessantes com essas coisinhas lindas. Os Ford GT40 que o digam.
TOP 10 DOS CARBURADORES Image013ci

Na verdade, os Weber duplos, sejam eles horizontais ou verticais, ficam bons em qualquer lugar, de mundanos Opalas e Chevettes, até exóticos Ferraris e Lamborghinis. Um clássico imortal.

O carburador SU (iniciais de Skinners Union)
TOP 10 DOS CARBURADORES Image015zg


O funcionamento deste que é o mais inglês dos carburadores, e um dos mais geniais em seu funcionamento. Equipou praticamente tudo que veio da Inglaterra na era carburada, e mais alguns outros como Volvos e Saab suecos, e alguns japoneses sob licença. O Dodge 1800 brasileiro era equipado com um. Para mim, só o fato de três deles decorarem a lateral do seis em linha do magnificamente magnífico Jaguar E-type, já vale um lugar na lista.
TOP 10 DOS CARBURADORES Image017nz


HOLLEY FOUR BARREL
TOP 10 DOS CARBURADORES Image019ra




O clássico americano. O Holley, em suas várias versões, imitações e evoluções, têm sua casa preferida no meio de um V-8 americano. Ainda popular e produzido em volume, o Holley e o V-8 foram feitos um para o outro, e seja sozinho, em dupla, ou em cima de um gigantesco compressor GMC que atravessa o capô, é tão imortal quanto o Weber, e com ele, um dos únicos a sobreviver em produção na era da injeção, ainda que apenas para o mercado de preparação.
AUTO LITE (Ford) DE QUATRO CORPOS EM LINHA
TOP 10 DOS CARBURADORES Image021t


Agora um treco extremamente raro e legal: junte dois Weber duplos e se tem um Weber de corpo quádruplo, alinhado! Produzido em 1970 para ser usado em Mustangs V-8 nas competições de Trans-Am, pela Autolite, uma das divisões de autopeças do gigante americano. A foto foi tirada por Fran Hernandez, da Ford, para que a SCCA (Sports Car Club of America, promotor da série Trans-Am) acreditasse que a empresa tinha produzido a quantidade necessária para homologação.
STROMBERG 97’s
TOP 10 DOS CARBURADORES Image023qp


O clássico carburador dos Ford V-8 de cabeça chata preparados. Com coletores Offenhauser ou Edelbrock, em cima de flatties tradicionais ou em exóticos Ardun, já faz parte do imaginário coletivo entusiasta mundial.
TOP 10 DOS CARBURADORES Image025uh



O número 97 dentro de um círculo, gravado em relevo em todo Stromberg 97, já virou acessório de moda em camisetas mundo afora, apesar de, na vasta maioria das vezes, os jovens que usam estas camisetas não façam ideia do seu significado...

SOLEX H30
TOP 10 DOS CARBURADORES Image027ed


Equipamento original do VW Fusca 1300, este Solex francês está aqui por dois motivos: sua simplicidade e sua versatilidade. Quantas vezes um carburador de Fusca já não resolveu insolúveis problemas em carburadores obscuros, simplesmente substituindo-os? Tenho para mim que qualquer coisa funciona razoavelmente bem se você colocar nele um Solex de Fusca... Uma coisa simples e genial.

O QUARTETO DE MIKUNIS
TOP 10 DOS CARBURADORES Image029p



Motocicletas ainda podem ser compradas com carburadores, e portanto tinha que incluir elas na lista. Pensei em colocar os Amal ingleses, umas coisinhas bem legais, mas isso aqui é ainda mais interessante. Os Mikuni monocorpo normalmente são usados em quartetos, bem abaixo da genitália do indivíduo que se aboleta numa japonesa de quatro cilindros em linha refrigerada a ar. Às vezes acompanhados de cornetas cromadas, são lindos e avassaladoramente eficientes.

HOLLEY (Chrysler) SIX PACK
TOP 10 DOS CARBURADORES Image031wj


Um carburador Holley 2300 de corpo duplo não é, sozinho, algo a ser lembrado. Mas junte três deles em um alto coletor de alumínio Edelbrock, empoleirados em cima de um V-8 Chrysler de 440 polegadas cúbicas, e têm-se a real matéria-prima com a qual se constroem as lendas. Mil e duzentos pés cúbicos por minuto de pura ferocidade incontida.
ZENITH-SOLEX CORPO TRIPLO PARA PORSCHE 1911
TOP 10 DOS CARBURADORES Image035t



Outra cópia de Weber, mas nesse caso uma cópia alemã (produzido por uma empresa francesa) de três corpos para os primeiros 911. Deliciosamente exótico e incomum, velho fetiche meu. A Weber fez um parecido, e colocou quatro deles em cima do 12 cilindros contraposto dos primeiros Ferrari Berlinetta Boxer.

TRIPLA DE DFV PARA OPALA 6 CILINDROS
TOP 10 DOS CARBURADORES Image037ri



OK, todo mundo sabe que algo que veio De Ferraz de Vasconcellos (DFV), não devia estar aqui. É algo que só não foi ainda esquecido porque é motivo recorrente de piada.

Mas este aqui entra por motivos pessoais. Antes das importações voltarem a ser permitidas, quando os Opalas dominavam as ruas e estradas deste país, e o KHARA; era um alegre e faceiro jovem facilmente impressionável (em vez deste velho e rabugento indivíduo que vos escreve), pouca coisa era mais legal que uma tripla de DFVs num Opala cupê seis-cilindros. Sim, triplas de Weber eram ainda mais legais, mas eram tão raras e caras, que eram irrelevantes; quem as tinha são os mesmos que hoje compram um Ferrari e acabam com a brincadeira. Eu sei que tinha coisa mais legal, mas nunca tinha visto, não faziam parte do meu mundo. Já o DFV, tinha um deles debaixo do meu capô, e, portanto era íntimo dele, se é que me entendem..
TOP 10 DOS CARBURADORES Image039ru



Mas se um DFV sozinho era quase impossível de se fazer funcionar direito, nem dá para imaginar três em conjunto. Ainda assim, certa vez, de novo quando era mais jovem, burro e impressionável, me meti em uma competição clandestina

com um cupê 76, quando tinha o meu saudoso cupê 80 250-S original. Não deu nem pro cheiro, o meu pobre Opala. O cara me deixou literalmente engasgando em sua densa poeira. Quase perdi o rumo de casa. Mas o mais impressionante não era a força daquele Opala: era o barulho.

Aquele 76 branco soava liso, mas bravo, ardido, girador, violento. E alto. Muito alto. Não só alto pelo escape, mas alto também pelo lado da aspiração do motor, um barulho como de um dragão tomando fôlego antes de soltar uma coluna de fogo. Era algo irreal, um treco como que saído das profundezas do inferno, medonho, apavorante. Crianças se agarravam na saia da mãe e cachorros fugiam com o rabo entre as pernas, seu latido silenciado debaixo daquela parede sonora. Homens crescidos davam um passo para trás, assustados. Fiquei pensando que se alguma pomba passasse voando por ali, cairia em cima do carro mortinha da silva, fulminada pelo barulho somente.

Quando o dono daquilo abriu o capô e me mostrou o trio de DFV's ali embaixo, bem... A tripla de DFV 446 ficou indelevelmente gravada no meu subconsciente como algo extremamente desejável!

· Matéria postada por Khara 250s na comunidade Planeta Opala e Caravan.

FONTE : http://www.opalaclubemairipora.com/tecnica/10+/doc1.htm


Última edição por Rogerio em Ter Jun 21, 2011 8:05 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionado nome dos Carburadores SU)
Kabana
Kabana
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1704
Idade : 49
Localização : Brodowski SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil


Data de inscrição : 09/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Juliano Rosa Ter Jun 21, 2011 5:25 pm

Bunita essa parte dos 446 ein? parabéns cabaninha
Juliano Rosa
Juliano Rosa
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 166
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto - SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Diplomata 83
D20 Conquest 92
Karmann Ghia 68
Cadillac Sedan DeVille 93
Honda CB750E 75
Honda CB400 84
Harley Davidson 1200 XLC 2005
3 pontes de safena
em 6 meses...
Data de inscrição : 06/11/2009

https://www.facebook.com/julianorosadrummer

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por PERKS OPALEIRO Ter Jun 21, 2011 7:31 pm

EU VI ESTE TÓPICO NA PLANETA OPALA, IA COLAR ELE AQUI TBÉM, É SENSSACIONAL
PERKS OPALEIRO
PERKS OPALEIRO
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 659
Idade : 54
Localização : MONTES CLAROS - MG
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN 1979
Data de inscrição : 22/01/2009

http://perksload.blogspot.com/?spref=fb

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por A d i e L Qua Jun 22, 2011 9:26 am

Muito legal o tópico... eu por muitas vezes sonhei com uma tripla de w40, mas infelizmente ainda não chegou o dia de realizar esse sonho, porém uma tripla de DFV446 é realmente algo mto nostalgico e com certeza funciona bem quando bem acertado. Aqui em Jaboticabal tivemos a prova disso.. um opala 6 caneco com tripla de dfv que andava mto forte. Realmente é um trio respeitável!

Hoje em dia com a injeção ficando cada vez mais acessível, os carburadores tendem a desaparecer, mas meu sonho ainda continuará vivo até o dia que eu puder realiza-lo.

Abraços!

A d i e L
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 408
Idade : 37
Localização : Jaboticabal -SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 1976
Data de inscrição : 24/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por ch Qua Jun 22, 2011 7:22 pm

alguem tem a foto do coletor pra usar tripla dfv
ch
ch
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Rogerio Qua Jun 22, 2011 9:37 pm

Segue ai:

RAAD modelo Induvidual para 446:
TOP 10 DOS CARBURADORES Indivudiaisraad
TOP 10 DOS CARBURADORES Raad2

Engine modelo Plenun para 446:
TOP 10 DOS CARBURADORES Engine2j
TOP 10 DOS CARBURADORES Engine1d


Offenhauser modelo Plenun para H40
TOP 10 DOS CARBURADORES Offenhauser3solex40eis

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1510
Idade : 45
Localização : .
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Ricardo China Seg Jun 27, 2011 3:55 pm

Rapaz, maravilhosa a matéria, muito obrigado Kabana!
E eu que ao invés de jovem, burro e impressionável, sou velho, burro e impressionável, também resolvi me meter numa tripla de "De Ferraz de Vasconcelos", pobre de mim.... Very Happy
Ricardo China
Ricardo China
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 164
Idade : 58
Localização : Ribeirao Preto/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : 1968 Chevrolet Chevelle V8 350cc.
Data de inscrição : 29/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Juliano Rosa Seg Jun 27, 2011 5:06 pm

Nossa véio, gostei dessas trinca... vou pensar nisso.
Juliano Rosa
Juliano Rosa
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 166
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto - SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Diplomata 83
D20 Conquest 92
Karmann Ghia 68
Cadillac Sedan DeVille 93
Honda CB750E 75
Honda CB400 84
Harley Davidson 1200 XLC 2005
3 pontes de safena
em 6 meses...
Data de inscrição : 06/11/2009

https://www.facebook.com/julianorosadrummer

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Detroit Ter Jun 28, 2011 7:37 pm

sensacional
Detroit
Detroit
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 902
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : DIPLOMATA

Data de inscrição : 11/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Rodrigo Cota Ter Jun 28, 2011 8:28 pm

Esses carburadores são como obras de arte, podem até servir de adorno na mesa do escritório de algum opaleiro ou entre os troféus na prateleira na sala da casa de algum piloto. Realmente essa matéria nos traz à nostalgia, fazendo com que o coração tenha palpitações só de pensar num desses em baixo do capô de um dos nossos. Certa vez, ainda garoto, tive a feliz experiência de ver em um posto de estrada, na entrada de uma das cidades em que morei, um coupê branco, com um belo motor vermelho seis caneco e três carburas, era o carro de um conhecido morador de ribeirão, o "Quintino", mas na época eu era muito jovem e nem imaginava pra que servia aquilo tudo, mas o ronco do motor e a potência queimando pneu no asfalto enquanto eles testavam o carro, ahhhh, não esqueço jamais. Depois de muito tempo, fui descobrir oque eram os três carburas, rsrs.

Rodrigo Cota
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Fabio Azevedo Qui Jun 30, 2011 10:09 am

Podem falar o que quiserem das DFV´S, mas qualquer carro carburado em que esta belezinha habite, tem seus reflexos aumentados. Quem quer economia realmente não pode nem pensar em "adotá-los", porém quem gosta de "colar no banco".... affraid A Envemo chegou a oferecer também a dupla de 446 para os 4cc....fico só imaginando Twisted Evil Twisted Evil
Fabio Azevedo
Fabio Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1136
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : COMODORO COUPE 77
"PUNISHER"
Data de inscrição : 22/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por ch Sex Jul 01, 2011 8:44 pm

mas pra colocar dupla no 4 cil , o motor tem que ser muito bem equilibrado , com pistoa de 102 mm , comando grande acima do 286. fica boa no motor power tech industrial , 4 cil ohc, que e o mesmo do opala so que biela de 5 pol pistao de 101.4 mas da pra colocar o 102 ,5 , vira de curso maior 92mm , o famoso 3,0l , feito no mexico . nas versoes , gasolina , propano, e gas natural.
ch
ch
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por IDESSON BRÁS DE SOUZA Sáb Jul 30, 2011 7:57 am

Parabéns Kabana, valeu Rogério por abrilhantar o tópico com imagens da carreteira tripla de 446!!!
IDESSON BRÁS DE SOUZA
IDESSON BRÁS DE SOUZA
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 146
Idade : 50
Localização : Ituiutaba Minas Gerais
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 1976, Branca, cupê
Data de inscrição : 12/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Pedro Pio Sáb Jul 30, 2011 9:41 am

Show de bola esse matérial!!

Parabéns!
Pedro Pio
Pedro Pio
Admin
Admin

Número de Mensagens : 518
Idade : 35
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Caravan SL 1988
Comodoro SLe 1989
Opala SS4 1974
Data de inscrição : 28/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 DOS CARBURADORES Empty Re: TOP 10 DOS CARBURADORES

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos