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Motor GM 4800cc / 292"

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por PERKS OPALEIRO em Seg Jan 11, 2010 11:33 am

aula mode on!!!!
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Seg Jan 11, 2010 3:24 pm

Fala Renato, seja muito bem vindo ao Forum!
Estou muito agradecido pelas dicas que passou!

Eu já tinha visto algumas mensagens suas em algum Forum, reconheci pelo Avatar com do Opala 4800! Show! Inclusive foi numa destes foruns que eu li que as bronzinas são diferentes entre o 292 Americano e o nosso com uma mensagem que vc havia postado!

Sofrendo eu já tô faz um tempo tb! Rs.rs.rs Achar as bronzinas foi dureza e o preço pior ainda. Mas faz parte do sonho né, então tive que ir atras dele!
Falando nisso que medidas de bronzina vc tá precisando?

Com relação ao volando do 4cil vc diz que fica ruim por conta da subida muito rápida de giros? Ou tem algum outro problema? Eu tinha pensado mesmo se não ia ficar com pouca massa. Mas não resolvi nada ainda.

A polia por enquanto to pensando em usar a original do motor mesmo de 3 canais pq não quero passar acima de 5000rpm: O que acha?


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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Seg Jan 11, 2010 6:51 pm

Estou precisando delas STD.
Quanto ao volante, quanto menor a massa, mais rapido o giro vai subir, só que tb mais rapido vai cair. Então pra uso em cidade, onde se faz desaceleração usando o freio motor, dependendo do peso do volante, chega a dar um tipo de "tranco" no carro, isso por frear bastante.
Quanto a essa polia, é boa por ja ter uma damper nela, so que é muito comprida, e vai pegar na longarina frontal do carro, (a que fica depois do radiador).

Ah outro detalhe que lembrei.. O meu carro é 73, o capo abre de forma contraria ao seu, e ja fiz medições e comprovei que tem mais espaço do que o so seu modelo. Vc vai sofrer um pouco pra conseguir fechar seu capô, caso nao queira cortar ou fazer alguma alteração (no meu caso, farei tudo possivel pra ele fechar normalmente).

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Ter Jan 12, 2010 9:25 am

Fala Renato!
Liga pro Wisley na Ribeirão Peças (016) 3931-1677 talvez ele possa te ajudar. Ele que arrumou as peças pro meu motor.
Este lance do volante eu vou ver com cuidado o que vou aprontar.
Da polia eu to esperando pra ver como vou fazer tb, tenho visto alguns 6cil pra tirar as dúvidas e medidas.
Do capô que eu tb queria fechar normal sem ter que mexer pra não denunciar o motor alterado.
Tem tb o carter que pode pegar na travessa. Eu não queria usar o conjunto do 250 pra não diminuir a quantidade de óleo do motor. Vou colocar os dois modelos lado a lado pra ver se vai dar espaço. Ai o bicho pega, se levantar o motor o capô não vai fechar....ahahahah
Quem mandou inventar, agora tenho um monte de diversão!
Mais uma vez obrigado pelas dicas!
Abração

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Ter Jan 12, 2010 11:32 am

Recomendo vc a usar o carter do 250. A quantidade menor de oleo, é despresivel, e ele ja tem o formato pra encaixar no agregado.
Ah.. por falar em agregado, no lado direito vc vai ter que fazer uma extenção no suporte, pois no GM292 a bomba de combustivel e o suporte do motor são invertidos ( por isso que quando se usa um comando de 250 nele, tem que usar bomba eletrica), eu o farei injetado, e por isso terei que usar bomba eletrica de qualquer forma, meu comando é do omega.

Fotos dos carters:

O de cima é do 250 e o inferior e do 292.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Ter Jan 12, 2010 10:12 pm

Eu não tinha comparado ainda os carters. Olhando assim são bem parecidos.
Valeu mais uma vez pela dica!
E como anda o teu projeto Renato?
Abrçs!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Qua Jan 13, 2010 8:47 am

Meu projeto esta meio parado. Por falta das bronzinas e de dinheiro tb. Tive uns imprevistos que apertaram meu orçamento. Vou ver se ligo pro contato que vc passou tb.
Encontrei um catato nos EUA, onde iria importar: Bronzinas de biela, varetas, tuchos e aneis. Mais fecahrei a importação só mes que vem.
Por agora vou adiantando o que posso fabricar por conta propria. Estou quase terminando o modulo de injeção, e logo começarei a fabricar os coletores de admissão e as tampas laterais.
Abraço

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qua Jan 13, 2010 1:40 pm

Eu sei como é. Tô na batalha tb!
Eu vi no ML hj um cara que tá vendendo um jogo pra Biela e para Mancal da marca APEX por R$ 250,00.
Segue o link: http://www.apex.ind.br/
Acho que ele comercializa pela Comercial de Auto Peças Tonini Ltda, Av. Itaberaba, 4516 - Cachoeirinha - São Paulo - SP - Tel.: |11| 2827-2500

Só nunca ouvi falar da marca nem sei que é de boa qualidade como a MetalLeve e a Federal Mogul.
Vc tem referencia deles?


Última edição por Rogerio em Sab Jan 30, 2010 9:53 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Qua Jan 13, 2010 5:40 pm

Tb nao sei se é de boa qualidade. Tinha visto ja. Mandei e-mail para essa Auto Peças Tonini, so que depois de uns 3 dias não obtive retorno. Depois disso mandei e-mail para a propria Apex e ate hj nao obtive respostas.
Descobri a marca no anuncio do ML, pois foi eu quem fez akelas duas perguntas Laughing
Vou viajar hj a noite pro interior, e ficar umas duas semanas la, se achar qualquer coisa, volto com as novidades.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qua Jan 13, 2010 9:32 pm

Blz, boa sorte na procura!
Ref aos diametros eu tenho aqui um catalogo da Federal Mogul de 1989 que mostra as especificações para o motor a Alcool e Gasolina. São identicos em tudo!

Diametro dos Calços Centrais, apôio Eixo de 62,180/62,204 com folga de montagem de 0,025 a 0,076 (óleo)
Diametro do Alojamento de 67,071/67,094 com folga axial de 0,050 a 0,150

Nas Bielas diametro do eixo de 53,315/53,340 com folga de 0,025 a 0,076
Diametro do alojamento de 56,507/56,520 com folga axial de 0,220 a 0,340

Abração!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qua Jan 20, 2010 10:22 pm

Fotos do motor e suspensão já fora dor carro:

Tchau suspensão do 4cil!


Iron Duck Dark Power vai esperar uma nova oportunidade:



Cofre desprovido de tudo, nem sabe o que vai sofrer, eu tb não!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por João Dinardi em Qui Jan 21, 2010 1:37 pm

Opa Rogério, tá chegando a hora..boa sorte...estamos torcendo muito...!

Abss.
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rodrigo Cota em Qui Jan 21, 2010 2:27 pm

Vixi, nem quero ver esse opalão atrás de mim na rua.... Que meeedo!!!!!! kkkkk

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qui Jan 21, 2010 7:30 pm

Valew pessoal! Devagar estou juntando as peças, as informações e o trabalho vai evoluindo!
Abrçs

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por ch em Qui Jan 21, 2010 9:19 pm

rogerio, esqueci de mencionar, as molas que estao na suspençao sao do modelo com ar condicionado, sao mais duras , acho que vai ficar com a suspençao bem original, outro detalhe eu trabalhei com um caminhaoo que tinha este motor 292, alcool, ele tinha muita força , nao era pra carga , na realidade era um guincho usado pra plantar postes . fazer brocas , o caminhao na espoca era semi novo, bebia pra caramba, em torno de 0,6 km /l. o carburador era 446 com os gigles do dodge alcool , ultimo dodge 80. em marcha lenta era bem silencioso, mas ao acelerar tremia ate a cabine coisa de louco, era traçado este caminhao.


Última edição por ch em Qui Jan 21, 2010 9:23 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por ch em Qui Jan 21, 2010 9:21 pm

obrigado por postar as fotos pra mim, ve o que vc precisa pra este motor , tenho um amigo que presta serviço na usina e tem uns caminhoes 292 la, talvez tenha alguma coisa que vc precise.
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qui Jan 21, 2010 11:38 pm

Blz! Valeu CH!
Vou pegar o contato contigo depois para ver o que ele tem lá.
Abrçs

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Sab Jan 30, 2010 12:27 am

Partimos para o acerto de transmissão. Chegou o cardã do 6cil 10cm mais curto.
Depois da revisão do cambio vou ver se vamos conseguir montar sem surpresas:

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Detroit em Sab Jan 30, 2010 6:20 am

é estamos na epctativa de ver esse motor roncando sera um pario duro em silverado e rogerio a laranja Mecanica e o Iron Duck Twisted Evil so quero ver no que vai dar kkkkkk ai boa sorte na conclusão final rogerio
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Sab Jan 30, 2010 9:00 am

Ahahaha, pareo duro tá pra terminar isso!
Essa semana foi de caça ao volante de motor perdido!
Vou postar um novo tópico só sobre isso que pode ajudar a quem está com duvidas e que ainda tenho, kkkkkkkk!!!
Abrçs

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Detroit em Sab Jan 30, 2010 10:52 am

a tava esquecendo do opalão do julio com o quadrijet e seu motor 4.400 kkkk
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Sab Jan 30, 2010 10:02 pm

Ae Cristiano, tem muito Opala venenoso na turma!
Seria bom se tivesse uma pista pra arrancada pra rolar um desafio hein? O foda é que na certa vamos estourar muito câmbio e diferencial!!! Pode crer! Pega o Ken de exemplo, andou meio alucinado nas saidas de esquina e tal e o clec-clec dele já foi pro espaço! É foda meu. O bicho pega mesmo.
Eu não vou criar uma expectativa muito alta com este 292 não pq não sei como vai ser o rendimento.
Se fosse um 250S ou um 4400 ou um dos injetados e com algum veneno de médio pra pesado eu acreditava mais!
Vamos torcer pra dar tudo certo nestas proximas semanas. Mesmo assim vou indo devagar pra não quebrar nada de começo. Só pra ir avaliando os resultados e tomando confiança. O que mais me intriga vai ser o giro máximo que vai dar pra conseguir sem que a usina pareça explodir. Vamos ver.
Abração e t+!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Seg Fev 08, 2010 9:40 pm

Volante...
Outro probleminha ai.
Se for usar do original do GM292 PARECE, que vai ter que usar outra capa seca do cambio, pois ele é maior. Melhor usar o de Opala, só que vai ter que passar a broca nos buracos, pois os parafusos do Gm292 são mais grossos.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Ter Fev 09, 2010 10:06 am

Fala Renato!
Eu procurei bastante sobre a capa seca mas teria que mudar o cambio tb. Ai optei por usar o volante do Opala mesmo e ele já tá com os furos aumentados para 1/2".
Agora estamos partindo para o balanceamento.
Abrçs

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Detroit em Ter Fev 09, 2010 1:09 pm

Rogerio escreveu:Ae Cristiano, tem muito Opala venenoso na turma!
Seria bom se tivesse uma pista pra arrancada pra rolar um desafio hein? O foda é que na certa vamos estourar muito câmbio e diferencial!!! Pode crer! Pega o Ken de exemplo, andou meio alucinado nas saidas de esquina e tal e o clec-clec dele já foi pro espaço! É foda meu. O bicho pega mesmo.
Eu não vou criar uma expectativa muito alta com este 292 não pq não sei como vai ser o rendimento.
Se fosse um 250S ou um 4400 ou um dos injetados e com algum veneno de médio pra pesado eu acreditava mais!
Vamos torcer pra dar tudo certo nestas proximas semanas. Mesmo assim vou indo devagar pra não quebrar nada de começo. Só pra ir avaliando os resultados e tomando confiança. O que mais me intriga vai ser o giro máximo que vai dar pra conseguir sem que a usina pareça explodir. Vamos ver.
Abração e t+!
seria bom mesmo eu ia desafiar todo mundo e dar pau em todo mundo em 292, 250 4.400 4.100 3.800 c ia ver ne que depois disso ele foce ficar internado kkkkkkk brincadeira ai seria legal mesmo né mais ate acharmos um lugar fica so na vontade
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por João Dinardi em Ter Fev 09, 2010 1:47 pm

E aí Rogério, tudo bom, como está indo o projeto do Opalão 6cc, estamos na expectativa e na torcida...boa sorte...!

AbSS.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Ter Fev 09, 2010 9:34 pm

Ae João!
Hj o sugismundo do clec-clec vai entrar em revisão.
Vamos ver se conseguimos manter o óleo dentro dele e não marcando terreno no meu quintal!
Tomara que depois aguente o tranco!



O novo eixo já está no lugar esperando a nova carga:

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por João Dinardi em Ter Fev 09, 2010 9:38 pm

Rogério, blz, cara vai ficar muito brabo, tenho certeza, e todo o trampo valerá a pena...boa sorte...!

AbSS.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Ter Mar 02, 2010 9:17 pm

A polia de 3 canais ali de cima estava fora de centro e não ia dar balanceamento nem por decreto!
Ai hoje chegou uma peça que eu nunca pensei que fosse usar num carro meu: DAMPER
Ela é ainda mais pesada que a polia de 3 canais original. Acredito que vai aguentar o tranco rindo a toa!





Acho que agora consigo fechar o motor!
Abrçs

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Matheus em Ter Mar 02, 2010 9:32 pm

bem louca essa polia heim...desculpa minha ignorancia +voce nao vai ter que cortar o eixo e fazer um rebaixo no centro pra poder descer o motor?
acho que nao da na altura heim?

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

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