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Motor GM 4800cc / 292"

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qua Mar 03, 2010 12:04 am

Fala Matheus, nem brinca em cortar a travessa da suspensão, nem brinca!
Acho que isto vai deixa-la ainda menos resistente e forçaria muito mais as longarinas que já trincam só de olhar pra elas.
Neste fds eu aindei vendo o cofre do carro do Julio pra ver a distância da polia para a travessa do radiador e pra ter um idéia da altura pra fechar. Sinceramente acho que não vai dar pra fechar!!!
Na hora certa se não der mesmo podemos tentar alguns recursos nos calços do motor. Mas se for caso perdido vamos ter usar a Makita no capô!!!
Alguem tem uma dica de Scoop pro Opala!!! kkkkkkk
Abração

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por FernandoR em Qua Mar 03, 2010 12:12 am

Opaa Rogeriãoo TODO DOIDO PRA VE ESSE BIXÂO Roncando em? Opala Truck Mode rsrs vai ficar show de bola rsrs to anciso eheheh que dia sabado vc vai levar ele na TN? rsrs abraços
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Detroit em Qua Mar 03, 2010 10:27 am

tenho um ideia fansastica como diria o tiririca, coloca esse motorzão no seu 149 que fica show kkkkkkkkkkkkkk á pensou nisso ai vc pega e coloca um fita preta sobre o farol dele para dar um ar de malvado kkkkkkkkkk e ai sai ou nao sai esse carro da UTI OPALISTICA
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qua Mar 03, 2010 2:51 pm

Uma hora tem que sair! Eu mesmo não vejo a hora, mas é o tempo q demora! kkkkk
Valew

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rodrigo Ken em Qua Mar 03, 2010 3:24 pm

Caraleo, adorei essa polia!!
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por mi do bar em Qua Mar 03, 2010 4:39 pm

É isso aí Rogério está chegando a hora de virar a chave ,acelerar e ver o bichão balançar hein , esse quando acelerar vai balançar o opalão mesmo KASSILDS!!!
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qua Mar 03, 2010 8:42 pm

Pena que acho que não chego pronto até dia 20!
Mas não vou apavorar agora, falta pouco!
Valew pela FORÇA!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por João Dinardi em Qua Mar 03, 2010 9:20 pm

Estamos torcendo por vc, quem sabe até o dia da reportagem o Opalão já esteja pronto...!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rodrigo Ken em Qui Mar 04, 2010 12:30 am

Não esquenta Rogério, te faço companhia! rsrs

O meu ainda vai um tempinho tb...rs
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Detroit em Qui Mar 04, 2010 1:17 pm

oia nao pode ver de 149 nao em kkkkkkkkkkk
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qui Mar 04, 2010 5:09 pm

Nem te falo!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Detroit em Qui Mar 04, 2010 6:29 pm

Rogerio escreveu:Nem te falo!
vixi nao brinca que seu unico meio de transporte deu pau tambem c ffoce uma kombosa nao dava trampo ne o fietão nao é burro de carga do opalão né kkkkkkkk é e por incrivel que parecesa ta sendo né esse 4800 sai do forno quando
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Qui Mar 04, 2010 8:45 pm

Esta semana devo fechar o motor. Falta bastante coisa ainda.
Se não der eu vou de RatFiat e ainda dou uma carona pro Ken! ahahahah

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rodrigo Ken em Qui Mar 04, 2010 9:44 pm

Rogerio escreveu:Esta semana devo fechar o motor. Falta bastante coisa ainda.
Se não der eu vou de RatFiat e ainda dou uma carona pro Ken! ahahahah
Demorooooooooooo! bounce bounce bounce bounce bounce

hhahahahahaha
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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Qua Mar 17, 2010 11:41 pm

Olá Rogerio, estou acompanhando o forum pq tenho uma Veraneio 81 com este motor e talvez vc possa me ajudar, o seu bloco tem numeração, pergunto pq o meu não tem.
Boa sorte no seu projeto e adianto que o brinquedo (292 six line) não é coisa de menino.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Sex Mar 19, 2010 10:05 am

Fala Flaviano,
Que bom saber que vc está acompanhando!
Eu vou dar um pulo na retifica hj pra tirar umas fotos da montagem e jé vejo sobre a numeração.
No que eu souber e puder ajudar estou as ordens!
Conta pra gente como ficou o comportamento da Veraneio com o 292?
Abrçs

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Sab Mar 20, 2010 3:04 pm

Fala Rogério,
Dei sorte com este motor encontrei um 92 std, o trabalho foi só de revisão, troca de aneis bronzinas e remontagem.
Instalado, por enquanto, com o cambio 4 marchas da Veraneio e diferencial da d20.
Como é um carro da familia (estradeiro) está cumprindo seu papel, velocidade de cruzeiro 120, 2500 giros e 6 km/l no alcool.
Tinha a idéia de passar para o GLP, mas já desisti.
Próximos passos, injetar e testar um novo cambio e um novo diferencial e mais para a frente estou estudando suspensão a ar.
Vamos nos falando, um abraço.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Tmmassaro em Sab Mar 20, 2010 3:38 pm

Fala Rogério!

Bom, sei que não deu para vc ir lá hj, mas foi demais.

Sobre espaço, só na hora de colocar mesmo é que poderá ver se irá caber. O lance é, se tiver que cortar alguma coisa, reforce pelo lado oposto, não adianta enrigecer muito, por exemplo, se cortar a travessa, pelo lado de baixo solde uma chapa, sendo nas extremidades solda corrida (cordão) de fora a fora. nos centros, faça cordões pequenos, distanciando (deixando folgas). As peças tem que suportar o peso, mas não precisa ser totalmente rigidas, isso fará alguem pagar o preço. Tem que ter uma certa resistencia e permitir o movimento.

Abraços

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Sab Mar 20, 2010 9:24 pm

Flaviano escreveu:Fala Rogério,
Dei sorte com este motor encontrei um 92 std, o trabalho foi só de revisão, troca de aneis bronzinas e remontagem.
Instalado, por enquanto, com o cambio 4 marchas da Veraneio e diferencial da d20.
Como é um carro da familia (estradeiro) está cumprindo seu papel, velocidade de cruzeiro 120, 2500 giros e 6 km/l no alcool.
Tinha a idéia de passar para o GLP, mas já desisti.
Próximos passos, injetar e testar um novo cambio e um novo diferencial e mais para a frente estou estudando suspensão a ar.
Vamos nos falando, um abraço.

Que bacana Flaviano, fiquei mais tranquilo agora com o consumo que vc me relatou. 2500rpm pra 120km/h em velocidade de cruzeiro tá ótimo!
Eu imagino que é rodar com mais torque a disposição da Veraneio. Deve ter ficado uma delicia.
Boa sorte na sequencia ai. Desde já está intimado a postar aqui no forum o projeto de Injeção Eletronica hein!!!
Um grande abraço!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Sab Mar 20, 2010 9:27 pm

Tmmassaro escreveu:Fala Rogério!

Bom, sei que não deu para vc ir lá hj, mas foi demais.

Sobre espaço, só na hora de colocar mesmo é que poderá ver se irá caber. O lance é, se tiver que cortar alguma coisa, reforce pelo lado oposto, não adianta enrigecer muito, por exemplo, se cortar a travessa, pelo lado de baixo solde uma chapa, sendo nas extremidades solda corrida (cordão) de fora a fora. nos centros, faça cordões pequenos, distanciando (deixando folgas). As peças tem que suportar o peso, mas não precisa ser totalmente rigidas, isso fará alguem pagar o preço. Tem que ter uma certa resistencia e permitir o movimento.

Abraços

Tadeu

Fala Tadeu!!!
Eu tava de molho aqui no sofá mas assisti tudo pela TV! Fiquei muito feliz de ver a galera comparecendo e a nossa turma toda lá! Todos estão de parabéns!
Eu falei com o Wagner e ele me passou umas dicas de como fazer a montagem e me garantiu que fecha o capô sem ter que cortar nada!
Semana que vem devo ter novidades no carro!
Abrçs

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Ter Mar 30, 2010 10:59 pm

Flaviano escreveu:Olá Rogerio, estou acompanhando o forum pq tenho uma Veraneio 81 com este motor e talvez vc possa me ajudar, o seu bloco tem numeração, pergunto pq o meu não tem.
Boa sorte no seu projeto e adianto que o brinquedo (292 six line) não é coisa de menino.

Flaviano, o bloco do meu motor tem numeração sim. Só não consegui comparar com outros motores GM pra ver se segue o mesmo padrão dos 151 e 250.
Mas eu vi que é um numeração é pequena. Talvez pela pouca produção deste no Brasil?!?!
Abração

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Sab Abr 03, 2010 10:54 pm

Valeu Rogerio, obrigado pela informação, é dificil encontrar estas referencias.
Continuamos na "saga", você para fechar o brinquedo e eu para fazer a injeção.
Abraços.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Dom Abr 04, 2010 4:27 pm

Jóia então Flaviano!
Se puder posta aqui no forum como está indo o projeto. Pq tem muitos amigos Opaleiros que gostariam de injetar tb e como vc já está fazendo vai ser uma ótima referencia!
Boa sorte ai!
Abrçs

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Seg Abr 05, 2010 6:22 pm

Olá a todos os Opaleiros.

Meu nome é Julio, sou de Belo Horizonte e tenho dois opalas. Um SS 1972, laranja Solar -4.400 e um Standart 1976, prata 4.800. Exatamente o motor em discussão nesse tópico, obviamente o motivo de minha entrada em seu clube.

Fiquei o ano passado quase todo para montar o Motor 292, que como já disseram tem um PUTA TORQUE, mas gira pouco... E o som é magnífico e estrondoso com uma descarga de 2,5 pol. e dois abafadores...

Hoje, o motor já está pronto e rodando com uma Webber 44-6 Sad

Tive muitos problemas assim como vocês, pistões, bronzinas, etc.... Quanto às bronzinas, podem ser usadas as de um motor GM V*, terei que confirmar o modelo, pois são idênticas com a exceção de uma que tive que mandar fazer. O valor ficou quase que o mesmo que o pessoal pede pelas bronzinas originais, com a diferença de não ter muita dor de cabeça (apenas o bolso doi!!.. k kk)

Pelo bloco por ser mais pesado, vc deverá usar as molas da caravan com ar e direção, que possuem mais elos, isso é claro se quise manter o visual (altura) original e ou melhorar a tração nas arrancadas.

Outro problema que estou tendo é o comando. Já coloquei dois e ainda não ficou como queira, pois parece que o comando do opala 4.1 ao se colocar no 4.8, fica menos bravo Crying or Very sad . E atualmente estou pesquisando sobre isso.


No mais, fica muito diferente a dirigibilidade, pois como exemplo, vc pode colocar a quarta marcha a quarenta por km p/hora que o motor leva o carro numa boa. A retomanda nessas condições é igual ou mais forte do que uma terceira de um 4.100, isso usando o diferencial 3.07.

No mais estou disposto a ajudar no que for possível. E, obviamente trocar as experiências com esse motor, que são raras.


Um abraço a todoSS.

Julio

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por João Dinardi em Seg Abr 05, 2010 6:41 pm

Bem vindo Julio, e obrigado pelo apoio ao nosso irmão Rogério...!

AbSS.

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Seg Abr 05, 2010 6:53 pm

Vou postar aqui algumas imagens que tenho do motor quando comprei. Vou providenciar outras fotos mais recentes do motor já no carro.


















Quanto ao caber no cofre do Opala, o motor se encaixa perfeitamente nos modelos até década de 78, mas o carburados (W 446) , fica muito próximo ao capó, o que se pode resolver facilmente com um coletor mais baixo. A únicas adaptações que é necessária, fica por conta do suporte do motor/bomba de combustível (que tem a posição invertida no 292) e o mecanismo de fechamento do capó, que poderá ser cortado ou colocade de lado, usando apenas um de seus parafusos.





Em breve colocarei mais fotos...

Ah... para quem goSSta e quer ver o SS, entre noYou TUbe e procure por "alguns opalas" e verá o SS rolo do dinamômetro, onde foi constatado que tem 208 cv na roda ou 260 no motor.


Um grande abraSSo

Julio

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Seg Abr 05, 2010 8:16 pm

Olá Julio, seja bem vindo ao Forum!
Eu estou muito contente em poder estar compartilhando informações sobre estes motores aqui. Realmente é muito dificil achar boas informações.
Como vc já está com ele rodando no Opala tira algumas dúvidas pra gente:
1 - Qual carter vc usou? do 250 ou 292?
2 - Qual conjunto de embreagem usou?
3 - Qual capa seca e câmbio usou?
Um grade abraço!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Seg Abr 05, 2010 9:13 pm

Vamos as respostas....
1) O carter do 250, pois o do 292 vai pegar na travessa... ou vc terá que cortar nele e, acredito que isso é uma "gambiarra". Porém vc terá que usar a vareta do óleo do 250, pois a do 292 vai bater no nundo do carter que é mais razo.

2) O volante do motor original do 292 é muito grande e pesado, por isso decidi usar o volante do 250 sem aliviar, abrindo apenas o diâmetro dos furos de fixzzação. A empreagem coloquei a do opala (a mais larga) e pinça dupla. Mas estou tendo problemas com o arranque do carro, está "pesado" para virar. Ainda não sei se é o arranque em si ou a cremalheira menor do volante do opala. Mas creio que é o arranque, pois frio o carro vira numa boa, porém quando o carro está quente se tenha 3 ou 4 vezes, esquece... fica muito pesado como se a bateria estivesse fraca e chega a sair uma fumaçinha do arranque.

3) Com o volante original do opala, a caixa "Clak, clak" 4 marchas do opala entrou perfeitamente sem adaptaçãoes. Caso vá usar um volante maior, vc terá q usar a capa seca da D10.
E a caixa 4m, está aguentando numa boa. A minha é 100% original, mas toda revisada. Mas sou do tipo que acelera sem medo, porém não detono o carro. Não sei ser "Cupim de metal" dos brinquedos que adoro.
Alem dessa caixa, tenho uma outra que estou pensando em colocar (quando a outra quebrar) que é um modelo especial que só saiu nos opalas 1974, é 4 marchas (com o trambulador invertido na 3ª e 4ª), mas é como se fosse uma cx de três marchas + over drive (5ª), que possue os dentes de engrenagem mais espessos. Porém essa cx no Ss ficou muito esquisita, pois só se anda de 2ª (o que seria algo entre a segunda e terceira nas caixas normais)
Vamos ver o que vai acontecer no 4.8.


Quanto ao acelear, para se ter idéia entrei com esse carro no "Motor DAY" que é um evento realizado de 2 em 2 meses, que está substituindo o CAmpeonato mineiro de arrancada (que nao tem uma pista de nível). Na ausência do campeonato e da pista de nível, assim mesmo vamos sempre ao "Motor day" ou nas quintas feiras ao "Mega Space", um espaço multi uso com uma pista de arrancada (meia boca) de 201m. para estravazar a adrenalina e queimar gasolina pódium... kk

O primeiro lugar da categoria ATO (aspirado traseiro original -k k k - diga-se DFV446") ficou com um opala preto que tb usa o vilabrequim do 4.8.
No video, a primeira puxada das semi finais (sozinho) é o opala preto vencedor.
Depois na sequencia aparece:
o meu 4.8 (prata) com um opala branco.
O Fernado (opala laranja 4 cil) que "murchou" quando os pneus Toyo R888, travaram no asfalto e um opala verde.
Depois já entra a outra categoria (aspirado traseiro)que é permitido o uso de outros carburadores ou injeção... e por aí vai...

Veja o video em:
https://www.youtube.com/watch?v=AAkvZCPgXVQ&feature=player_embedded

No mais é só perguntar q respondo o que souber e puder te adiantar e economi$ar...

Um abraSSo
Julio

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad em Seg Abr 05, 2010 9:27 pm

Quanto ao volante do motor do 292, veja nas fotos o "tamanho da criança" e de sua capa seca (original) identica ao da D10.

O volante grande aumenta o torque, facilita discipação da energia, mas vai atrapalhar na subida de giro do motor, pois se nao me falha a memória ele pesa entre 13 a 15 kg, e o volonte do opala uns 9kg.

Outras dicas:
1) Nao use as poilas do 292.. kkk são imensas, super pesadas.
2) $e possível mande aliviar o conjunto do virabrequim, pois originalmente é muito torque e pouco giro.
3) Mande balancear todo o conunto (vira, volante, parafusos), preferencialmente em retíficas de aviação. O meu foi balanceado para 10.000 rpm. Fica mais preciso e a incidencia de quebra diminui muito. Faça tb a pesagem dos pistões e bielas

4) Arrume um bom pneu pra traseira, pois ele distraciona fácil fácil...


ok

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio em Seg Abr 05, 2010 9:50 pm

Maravilha hein Julio!
Mandou bem no MotorDay, ainda hj estava comentando com o Cristiano que aqui em RP não temos a oportunidade de poder acelerar com infraestrutura.

A montagem que estou fazendo vai ser bem parecida com a sua:
Usei volante do 4cil aberto pra usar disco de 10".
Polia de 3 canais tava fora de centro, entrou uma damper indicada pelo Paulo Emilio.
Já tá tudo balanceado e no montado no motor.
O cambio vou usar o 4 Clec Clec mesmo, vamos ver até onde aguenta.
O Renato 732 já tinha dado a dica sobre o carter do 250. Eu vi alguns Opala 6cil pra ver como ficava a posição do carter junto a barra de direção. Mas desisti e vou usar o do 250 mesmo. O volume que faltar de óleo compenso usando um radiador de óleo.

Este Cambio "Ômega" que vc arrumou ai é mais raro que qualquer coisa ref a Opala! rs Veja uma notinha do Bob Shap: http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/opala-9.htm
Deve ficar bem gostoso pra rodar com o 292 que tem torque pra dar conta das relações mais longas.
Valew pelas informações e boa sorte ai tb!

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Re: Motor GM 4800cc / 292"

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