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Ajuda - Temperatura
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dell4100
ch
Tmmassaro
Rodrigo Cota
Walter
9 participantes
Página 1 de 1
Ajuda - Temperatura
Pessoal, Bom Dia.
O marcador de temperatura sobe até a marca "vermelho", oscila entre o verde e o vermelho com constância, porém não ferve.
Não baixa a água.
Fica grande parte do tempo no limite do verde, entrando no vermelho nas acelerações.
Algumas vezes, quando muito quente, ao ligar logo em seguida, há dificuldade em pegar.
O que já foi feito:
Troquei o relê atras do painel, o sensor de temperatura do motor/painel, esgotei a agua do radiador algumas vezes desde que comprei, troquei os selos do motor (estavam vazando).....e continua igual o marcador....
Obs: 6cil gasolina
O que pode ser?
O marcador de temperatura sobe até a marca "vermelho", oscila entre o verde e o vermelho com constância, porém não ferve.
Não baixa a água.
Fica grande parte do tempo no limite do verde, entrando no vermelho nas acelerações.
Algumas vezes, quando muito quente, ao ligar logo em seguida, há dificuldade em pegar.
O que já foi feito:
Troquei o relê atras do painel, o sensor de temperatura do motor/painel, esgotei a agua do radiador algumas vezes desde que comprei, troquei os selos do motor (estavam vazando).....e continua igual o marcador....
Obs: 6cil gasolina
O que pode ser?
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Ajuda - Temperatura
Já verificou o cabeçote, pode haver algum trinco ou pequena deformação. Interessante também é verificar a bomba d´água e a válvula termostática; pode estar engripando.
Rodrigo Cota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009
Re: Ajuda - Temperatura
Ontem quase fervi o diplomata na garagem de casa aquecendo para a Patroa ir trabalhar .... a termostática tá abrindo, parece que o cebolão do radiador é que não funfou ... mas descobri que o aquecimento do coletor estava uma verdadeira (CENSURADO) e pode ser que ele deixava vazar a pressão e com isso a termo não abriu.
Já aconteceu comigo no SS quase igual ao Walter, era a bomba d'água. Ela estoura um selinho e começa a não mandar água, as vezes manda, nisso esquenta e esfria .... umas dessas hoje uns 90,00 na Menil e mão de obra uns 40,00.
Já aconteceu comigo no SS quase igual ao Walter, era a bomba d'água. Ela estoura um selinho e começa a não mandar água, as vezes manda, nisso esquenta e esfria .... umas dessas hoje uns 90,00 na Menil e mão de obra uns 40,00.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
defeito basico da valvula termostatica , existem dois modelos de 75 graus para gasolina e 90 graus para o alcool, com o tempo a valvula emperra e nao abre, a mola tambem fica fraca . isto ocorre por falta de aditivo no radiador , em casos raros acontece o entupimento de colmeias. faça o teste tire a valvula e ande com o carro , se vc perceber que o carro demora a esquentar , substitua entao a valvula. e uma peça barata , compre a valvula e ajunta nova. quando o efeito e na bomba ela tem um orificio que a agua sai , dizendo que esta na hora de trocar a bomba.
ch- Opaleiro
- Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
Descobertas .....
a termostárica dos a alcool é de 90 oC, no meu estava a do gasolina, 75 ..... já comprei vou testar como fala.
A cebolinha do radiador é padrão .... comprei outra.
A peça que estava quebrada do aquecimento do coletor já ta no jeito. Amanhã cedo mexo nisso e vamos ver se coloco para andar.
Ahhh, peguei a bomba do SS véia e dei uma olhada, nem tem jeito do rotor parar de girar e a polia cntinuar girando (giro em falso), se a bomda der pau é a válvula que abriu .... isso, ela avisa.
AbraçoSS
Tadeu.
a termostárica dos a alcool é de 90 oC, no meu estava a do gasolina, 75 ..... já comprei vou testar como fala.
A cebolinha do radiador é padrão .... comprei outra.
A peça que estava quebrada do aquecimento do coletor já ta no jeito. Amanhã cedo mexo nisso e vamos ver se coloco para andar.
Ahhh, peguei a bomba do SS véia e dei uma olhada, nem tem jeito do rotor parar de girar e a polia cntinuar girando (giro em falso), se a bomda der pau é a válvula que abriu .... isso, ela avisa.
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
Eaí irmão boa noite,nossos opala tem costume mesmo de superaquecer de vez em quando,mas no seu caso está dando pinta de ser ponto um pouco adiantado pois quando isso acontece ao dar partida o motor tende a pesar e tem dificuldade em funcionar,parece que está com a bateria fraca,temte atrasar seu distribuidor um pouco para esperimentar,agora quando o problema for válvula ou radiador ele ferve muito fácil e este não é seu caso espero ter ajudado até mais.
dell4100- Opaleiro
- Número de Mensagens : 22
Idade : 48
Localização : Passos, Minas Gerais
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : OPALA COMODORO SL/E 1992 CINZA QUEBEC
Data de inscrição : 19/06/2011
Re: Ajuda - Temperatura
Walter,
troquei a termostática do Diplomata e a cebolinha do radiador. No seu caso, a diferença é não ter a cebolinha do radiador, pois não tem ventoinha elétrica.
Sobre a termostática ainda tinha um outro erro, estava montada do avesso, ou seja, o certo é a mola ficar virada para cima e estava para baixo. Com isso a pressão aumentava dentro do bloco com o aumento da temperatura, deveria abrir a válvula para circular água pelo radiador e estabilizar a temperatura, mas não estava bem assim. A água deveria estar passando na marra!
Pois bem, válvula trocada e também a cebolinha, mas aí o carro chegou quase no meio da escala e a ventoinha ligou, deveria ligar quando no meio da escala. Amanhã vou voltar a cebolinha que estava. Só para testar mesmo, pois como é o mesmo código de peça e confere com o CepChev deve ser isso mesmo a temperatura de trabalho do diplomata.
AbraçoSS
Tadeu.
troquei a termostática do Diplomata e a cebolinha do radiador. No seu caso, a diferença é não ter a cebolinha do radiador, pois não tem ventoinha elétrica.
Sobre a termostática ainda tinha um outro erro, estava montada do avesso, ou seja, o certo é a mola ficar virada para cima e estava para baixo. Com isso a pressão aumentava dentro do bloco com o aumento da temperatura, deveria abrir a válvula para circular água pelo radiador e estabilizar a temperatura, mas não estava bem assim. A água deveria estar passando na marra!
Pois bem, válvula trocada e também a cebolinha, mas aí o carro chegou quase no meio da escala e a ventoinha ligou, deveria ligar quando no meio da escala. Amanhã vou voltar a cebolinha que estava. Só para testar mesmo, pois como é o mesmo código de peça e confere com o CepChev deve ser isso mesmo a temperatura de trabalho do diplomata.
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
Então pessoal....
Ligando o carro (sem acelerar) ele leva exatos 10 minutos para chegar no verde.
Do verde ao vermelho, mais 5 minutos, depois fica direto no vermelho.
Já não tem valvula termostática. Foi tirada.
Sobrou pouca coisa (ou o radiador tá todo entupido ou o cabeçote se foi....)
Estou indo na tentativa erro
Ligando o carro (sem acelerar) ele leva exatos 10 minutos para chegar no verde.
Do verde ao vermelho, mais 5 minutos, depois fica direto no vermelho.
Já não tem valvula termostática. Foi tirada.
Sobrou pouca coisa (ou o radiador tá todo entupido ou o cabeçote se foi....)
Estou indo na tentativa erro
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Ajuda - Temperatura
Walter,
No meu SS quando comprei o ponteiro da temperatura, depois de um tempo funcionando, trabalhava no início da faixa vermelha. Era radiador com a colméia ruim, tive que refazer. Acredito que o seu seja radiador também.
O meu estava sem válvula, e ficou um tempo sem já com o radiador bom, e o ponteiro não passava do meio. Eu acho que válvula (ou melhor a ausência dela) não provoca aquecimento.
E outra também, cabeçote ruim também tenho dúvidas se aquece, o que sei é que baixa água do sistema, fica ruim para dar partida, encharca velas, ou ainda um superaquecimento estraga a junta do mesmo, etc etc. Sei lá só um palpite meu.
Aposto no radiador mesmo, manda ver a calméia, varetar que deve resolver. Deve ir por partes.
Abraço
No meu SS quando comprei o ponteiro da temperatura, depois de um tempo funcionando, trabalhava no início da faixa vermelha. Era radiador com a colméia ruim, tive que refazer. Acredito que o seu seja radiador também.
O meu estava sem válvula, e ficou um tempo sem já com o radiador bom, e o ponteiro não passava do meio. Eu acho que válvula (ou melhor a ausência dela) não provoca aquecimento.
E outra também, cabeçote ruim também tenho dúvidas se aquece, o que sei é que baixa água do sistema, fica ruim para dar partida, encharca velas, ou ainda um superaquecimento estraga a junta do mesmo, etc etc. Sei lá só um palpite meu.
Aposto no radiador mesmo, manda ver a calméia, varetar que deve resolver. Deve ir por partes.
Abraço
Alexandre- Opaleiro
- Número de Mensagens : 306
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : SS, Comodoro e Diplomata
Data de inscrição : 06/03/2010
Re: Ajuda - Temperatura
cabeçote nao gera este defeito , a unica coisa que gera e valvula e colmeia do radiador
ch- Opaleiro
- Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
o motor do opala foi tropicalizado para aguentar a temperatura diferente nos estados unidos , quanto a valvula nao e correto tira-la , pois o carro demora mais para aquecer e esfriar , pode ocorrer trinca no cabeçote entre o 2 e 3 cilindro no 4 cilndros e no 3 e 4 cilindro do 6 cil tambem , a valvula serve para impedir a passagem de agua fria com a agua quente. quando o carro atinge a temperatura de passgem a valvula vai abrindo lentamente e faz a troca de calor no motor .para carro a alcool em dias frios , quando nao tem valvula o carro fica ruim de andar e consome mais combustivel.no gasolina nao e perceptivel mas tambem aumenta o consumo.
ch- Opaleiro
- Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
Walter,
estranho estes sintomas, sem válvula, 10 minutos para chegar no verde e em 05 está no vermelho ...
Veja, o Diplomata, voltei a cebolinha velha, testei na garagem e num curto trajeto, funcionou relativamente bem, chegando pouco acima do meio e ligando a ventoinha. Mas ao sair numa volta maior, passou do ponto central da escala, subiu ate quase o vermelho, parei o carro .... nada de ventoinha. Ali liguei ela direto e esperei baixar um pouco com o motor desligado. Liguei para circular água e nada da temperatura baixar ..... aliás subiu um pouco mais! Capô aberto e deixei motor desligado e ventoinha ligado, quase 10 minutos depois fui ver as mangueiras e conseguia por a mão nelas ... ou seja, quem está certo, marcador ou o tato?
Ou seja, depois dessa paródia, não seria problema nas cebolinhas de medição da temperatura? Com o carro marcando verde, você consegue tocar a mangueira que sai pela ponta superior do bloco e entra na parte de cima do radiador? E ne vermelho fica tão mais quente assim? Chega a ferver? Joga água fora?
Se tiver como medir a temperatura do bloco e monitorar a evolução da hora que liga até o vermelho ...
Daqui a pouco volto a cebolinha nova e aí farei novos testes de rodagem. Na sequencia trocarei as cebolinhas superior e da partida a frio (pois a inferior, junto a vareta do óleo é nova).
AbraçoSS
Tadeu.
estranho estes sintomas, sem válvula, 10 minutos para chegar no verde e em 05 está no vermelho ...
Veja, o Diplomata, voltei a cebolinha velha, testei na garagem e num curto trajeto, funcionou relativamente bem, chegando pouco acima do meio e ligando a ventoinha. Mas ao sair numa volta maior, passou do ponto central da escala, subiu ate quase o vermelho, parei o carro .... nada de ventoinha. Ali liguei ela direto e esperei baixar um pouco com o motor desligado. Liguei para circular água e nada da temperatura baixar ..... aliás subiu um pouco mais! Capô aberto e deixei motor desligado e ventoinha ligado, quase 10 minutos depois fui ver as mangueiras e conseguia por a mão nelas ... ou seja, quem está certo, marcador ou o tato?
Ou seja, depois dessa paródia, não seria problema nas cebolinhas de medição da temperatura? Com o carro marcando verde, você consegue tocar a mangueira que sai pela ponta superior do bloco e entra na parte de cima do radiador? E ne vermelho fica tão mais quente assim? Chega a ferver? Joga água fora?
Se tiver como medir a temperatura do bloco e monitorar a evolução da hora que liga até o vermelho ...
Daqui a pouco volto a cebolinha nova e aí farei novos testes de rodagem. Na sequencia trocarei as cebolinhas superior e da partida a frio (pois a inferior, junto a vareta do óleo é nova).
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
extraido do manual do chevrolet opala. ( O PORQUE DA VALVULA DE CONTROLE DE TEMPERATURA)
A valvula realiza o pre-aquecimento da mistura, quando o motor esta frio, tornando-a mais homogenea, ou seja, vaporizando melhor a gasolina no ar, fracionando suas particulas pelo calor, de modo qua a combustão se realiza melhor.se assim não o fosse e acontece em muitos motores cujos dispositivos mencionados não funcionam, a mistura, mal homogeinizada, não queima por completo, de modo que a gasolina não queimada escorre pelas paredes dos cilindros, destruindo a pelicula de oleo, aumentando o desgaste e penetrando no carter, onde vai diluir o oleo, reduzindo suas propriedades.dai se conclui da importancia dese dispositivo tão simples.
A valvula realiza o pre-aquecimento da mistura, quando o motor esta frio, tornando-a mais homogenea, ou seja, vaporizando melhor a gasolina no ar, fracionando suas particulas pelo calor, de modo qua a combustão se realiza melhor.se assim não o fosse e acontece em muitos motores cujos dispositivos mencionados não funcionam, a mistura, mal homogeinizada, não queima por completo, de modo que a gasolina não queimada escorre pelas paredes dos cilindros, destruindo a pelicula de oleo, aumentando o desgaste e penetrando no carter, onde vai diluir o oleo, reduzindo suas propriedades.dai se conclui da importancia dese dispositivo tão simples.
ch- Opaleiro
- Número de Mensagens : 210
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
Walter,
voltei a cebolinha nova, coloquei o carro para rodar e aqueceu muito rápido, no centro da escala e nada de ventoinha. Apaguei o motor e fui revisar o que poderia estar acontecendo .... achei era falta de água! Ainda couberam 4l em 10,1l de sistema. Como? Simples, deve ter ficado ar dentro do sistema e nem percebi ... e olha que coloquei água com o carro ligado, esperei abrir a válvula ... vai saber.
Testei 02 vezes na garagem de casa e na rua .... está OK. Nada de sensores, era água mesmo!
Fica a dica, observa se não acontece o mesmo com seu carro.
AbraçoSS
Tadeu.
voltei a cebolinha nova, coloquei o carro para rodar e aqueceu muito rápido, no centro da escala e nada de ventoinha. Apaguei o motor e fui revisar o que poderia estar acontecendo .... achei era falta de água! Ainda couberam 4l em 10,1l de sistema. Como? Simples, deve ter ficado ar dentro do sistema e nem percebi ... e olha que coloquei água com o carro ligado, esperei abrir a válvula ... vai saber.
Testei 02 vezes na garagem de casa e na rua .... está OK. Nada de sensores, era água mesmo!
Fica a dica, observa se não acontece o mesmo com seu carro.
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
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Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
isto se chama golpe de ariete, , e quando a pressao do vapor encontra o ar, cria-se uma barreira fazendo amesma pressão contraria.
ch- Opaleiro
- Número de Mensagens : 210
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
Aula de Temperatura!!!!!!!
Obrigado pelas dicas....colocarei todas em prática!!!!
Valeu....
Obrigado pelas dicas....colocarei todas em prática!!!!
Valeu....
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Ajuda - Temperatura
ch escreveu:isto se chama golpe de ariete, , e quando a pressao do vapor encontra o ar, cria-se uma barreira fazendo amesma pressão contraria.
Grande!
Só um detalhe, Golpe de Ariete é quando você tem um fluxo de líquido acontecendo e você o interrompe. Nisso o líquido próximo a interrupção sofre uma compressão pelo líquido que estava vindo, acumula energia e a devolve dando aquele característico som de "pancada". Sabe descarga de banheiro, quando em apto de primeiro andar ou com problemas? Você aperta e corta o fluxo de uma só vez e aí dá o Golpe.
No caso do Diplo, o problema foi mesmo erro meu na hora de completar o nível.
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
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Re: Ajuda - Temperatura
Bem pessoal....seguindo o conselho de alguns:
"Faça o simples....do mais barato para o mais caro...."
e assim foi feito.....
Primeiro o painel, a cebolinha, trocar a água......etc.....
Mas nada da temperatura baixar.....vermelho o tempo todo!
Aí hoje eu decidi fazer o mais básico e simples;
Tirei o radiador, com cuidado passei a Vap (não muito forte)....e saiu uma sujeira desigual (tinha borboleta e bichinho de 35 anos enfiado na colméia).
Depois da "mega limpeza" comecei a arrumar a colmeia, buraquinho por buraquinho...tinha muita entrada torta, obstruindo a passagem...
Radiador no lugar, agua nova e.......
Não passou da metade a temperatura!!!! Muitas vezes fazer o simples funciona!
"Faça o simples....do mais barato para o mais caro...."
e assim foi feito.....
Primeiro o painel, a cebolinha, trocar a água......etc.....
Mas nada da temperatura baixar.....vermelho o tempo todo!
Aí hoje eu decidi fazer o mais básico e simples;
Tirei o radiador, com cuidado passei a Vap (não muito forte)....e saiu uma sujeira desigual (tinha borboleta e bichinho de 35 anos enfiado na colméia).
Depois da "mega limpeza" comecei a arrumar a colmeia, buraquinho por buraquinho...tinha muita entrada torta, obstruindo a passagem...
Radiador no lugar, agua nova e.......
Não passou da metade a temperatura!!!! Muitas vezes fazer o simples funciona!
Walter- Opaleiro
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Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
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Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Ajuda - Temperatura
Walter Filho escreveu:Bem pessoal....seguindo o conselho de alguns:
"Faça o simples....do mais barato para o mais caro...."
e assim foi feito.....
Primeiro o painel, a cebolinha, trocar a água......etc.....
Mas nada da temperatura baixar.....vermelho o tempo todo!
Aí hoje eu decidi fazer o mais básico e simples;
Tirei o radiador, com cuidado passei a Vap (não muito forte)....e saiu uma sujeira desigual (tinha borboleta e bichinho de 35 anos enfiado na colméia).
Depois da "mega limpeza" comecei a arrumar a colmeia, buraquinho por buraquinho...tinha muita entrada torta, obstruindo a passagem...
Radiador no lugar, agua nova e.......
Não passou da metade a temperatura!!!! Muitas vezes fazer o simples funciona!
Gostou da dica né Walter?? kkkk....muitas vezes nossos carros apenas pedem um pouco de atenção, o que necessáriamente não implica em gastar $$, mas sim tempo e muita, mas muita paciência...
Fabio Azevedo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1136
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : COMODORO COUPE 77
"PUNISHER"
Data de inscrição : 22/01/2010
Re: Ajuda - Temperatura
Fábio, melhorou "momentaneamente"....fui pra Brodoswki com ele e a temperatura foi pro espaço.....
Aí tive que pular mais uma etapa...
"Radiador 100% reformado - colmeia nova e borrachas novas"...
Agora melhorou!
Aí tive que pular mais uma etapa...
"Radiador 100% reformado - colmeia nova e borrachas novas"...
Agora melhorou!
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Ajuda - Temperatura
boa tarde pessoal quem tiver ou souber de alguem que tenha e esteja vendendo a ventoinha completa do diplo 6cc me manda uma mp ou uma mens. no meu email valeuuu...
Trevisan- Opaleiro
- Número de Mensagens : 175
Idade : 43
Localização : Ribeirao Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Diplomata 88 mod. 89 6cc verde
Data de inscrição : 19/10/2010
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