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Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

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Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por makinamarav8 em Dom Jan 27, 2013 7:22 pm

Olá amigos.
Andei sumido por uns tempos, muito trampo e pouco tempo ... desculpe.
Estou com uma grande duvida, a alguns meses consegui comprar um motor 6cc (cinza), estava numa caravan 89/90. Agora to juntando a grana pra comprar as peças e dar uma apimentada nele. Queria saber qual carbura seria melhor pra uso na rua, uma tripla de webers 44 (caras pra canario), ou uma quadrijet holley 650cfm (bem mais barata). Gostaria de saber tambem que tipo de bielas esse motor tem, longa ou curta, por que vou trocar os pistões e bielas. Minha idéia é colocar pistões 4" e um comando 278°.
Valeu pela ajuda.
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rogerio em Dom Jan 27, 2013 7:46 pm

Blz Makinamara!

A tripla de 44 vai pedir um comando mais bravo e vai ser bem mais difícil de acertar também.
Se for usar mais manso pense nas Webber 40.
Webber´s são carburadores de pista e você vai ter que achar um cara bom para acertar isto.

Uma Quadrijet de 450cfm atende bem para o comando que você pretende.
Mas é importante as demais informações do comando, como levante, lob center para ter idéia do comportamento dele.
A Quadrijet de 650cfm também vai bem, e as regulagens são muito mais fáceis de fazer do que nas Webber´s.

Pelo que andei vendo por ai é uma opção melhor para o uso do carro mais civilizado.

Geralmente os motores com retentor usam bielas de 6".

Abrçs

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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por makinamarav8 em Dom Jan 27, 2013 8:26 pm

Obrigado pela ajuda.
segue informações sobre o comando:
Marca: Iskenderian
Modelo: Mecânico - Flat Tapped
Faixa Básica de Rotação: 2.700 - 7.000 RPM
Duração Anunciada: 278º adm. / 278º esc.
Duração a .50 pol.: 248º adm. / 248º esc.
Levante de Válvula: 0.525º adm. / 0.525º esc.
Linha de Centro (Lobe): 105º
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Ricardo China em Dom Jan 27, 2013 8:56 pm

É mais ou menos isso mesmo que o Rogério falou, prá um 4.4 com 278 ,três 44 são meio demais...se fizer questão de tripla, três 40 dão e sobra.
A idéia da tripla no Opala é muuuuito sedutora, eu mesmo não resisti...mas fique consciente: vai ter um carro complicado de acerto, de uso difícil, temperamental.
Se for no alcool, então....
Optando por outra coisa praticamente tão forte, mas bem mais civilizada, um quadrijet é mais negócio...e nada de 650 ou 600...é uma 450 ou 500 cfm que é a medida certa!
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por makinamarav8 em Dom Jan 27, 2013 9:17 pm

Obrigado pelos esclarecimentos, estou naquela fase de juntar peças e muitas duvidas. Vcs acham que uma quadrijet 600 ou 650 é muito pra essa configuração? E sobre pistões de 4"? Não consigo achar pra bielas de 6",sabe onde consigo? valeu galera abraços ...
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rogerio em Dom Jan 27, 2013 9:19 pm

Makinamara, este comando que você quer usar é o 525-C, é uma acima do que o China usou no Puma dele com a tripla de 446.
Por ai você tira uma base do comentário dele e imagina isso com um comando mais bravo que tem sua faixa de uso entre 2700rpm e 7000rpm!!!
O lob center de 105º embaralha bem antes dos 2700!!!
É ducarvalho de ver....mas não sei que é tão bom pra usar civilizadamente.

Vai do uso que você quer do carro e ter já estar ciente que vai dar um trabalhinho manter ele afinado e sobre controle para uso no dia a dia.

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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por makinamarav8 em Dom Jan 27, 2013 9:28 pm

O carro vai andar so de fim de semana, só pra curtir em dia de sol e céu bem azul ... rsrsrs !!! Pretendo pegar estrada com ele tambem, so vou ter tempo pra ele de domingo, por que o resto da semana é pauleira. Gosto quando o carro embaralha, acho loko d+ ... Tenho muita duvida quanto ao veneno que vou usar, as vezes penso em algo com 300 ou 350hp, mas nao tenho muita noção de que peças comprar, tenho medo errar e ai ja era.
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Ricardo China em Dom Jan 27, 2013 9:46 pm

É isso ai companheiro, não quero desanimar, mas carro de final de semana, com tripla, no alcool, vai chegar o domingão, e o máximo que vc vai fazer é ficar limpando Weber! Very Happy
Desculpa a franqueza....
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rogerio em Dom Jan 27, 2013 9:52 pm

makinamarav8 escreveu:Obrigado pelos esclarecimentos, estou naquela fase de juntar peças e muitas duvidas. Vcs acham que uma quadrijet 600 ou 650 é muito pra essa configuração? E sobre pistões de 4"? Não consigo achar pra bielas de 6",sabe onde consigo? valeu galera abraços ...

É isso ai Makinamara, melhor trocar uns post´s antes do que ficar com peças na mão depois!
O Julio (Urubu) usava um destes no carro dele. Agora está na mão do Jovem (Rudão) que vai montar no carro dele. Eu mesmo estou com uma 650cfm mas ainda não tomei coragem $$$ pra montar!!!!!
Procura os post´s do Julio pra ver o motor funcionando, é coisa de louco!

O João Dinardi passou o carro dele para 4400 manda uma mp pra ele te dar uns toques.

Uma dica, se o carro é pra curtir no fim de semana fuja de configurações mais fortes, porque isto pode não te trazer o prazer para um passeio no domingo, geralmente passa raiva, já houvi e li muitos relatos sobre isso.

Pra não passar raiva neste ponto usaria um comando 525-B que é bem tranquilo, passaria o motor para 4400 bem taxado de acordo com o combustível, escape dimensionado de boa marca e uma DFV 446 nova!
Anda...curte, ai vê como ficou e pensa nos upgrades!

Abrçs

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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rogerio em Dom Jan 27, 2013 9:55 pm

Ricardo China escreveu:É isso ai companheiro, não quero desanimar, mas carro de final de semana, com tripla, no alcool, vai chegar o domingão, e o máximo que vc vai fazer é ficar limpando Weber! Very Happy
Desculpa a franqueza....

China, nestes tempos de IE (a gente fica mal acostumado com motor redondinho, responde certinho em todas as faixas de rotação) eu que uso um 446 passo raiva, imagino como tem sido com as 3 446!!!

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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Willians em Dom Jan 27, 2013 10:29 pm

Makinamara,

Vai de Quick fuel é uma quadrijet própria para etanol caso esse seja o combustível a ser usado.

Não esqueça da taxa, estude bem o que quer.

Quanto ao comando compre o kit completo, prato, válvulas, travas, tuchos, engrenagens do vira e do comando novos.

Não esqueça da polia Damper neste caso é essencial.

Vai precisar de um certo trabalho no cabeçote, no minimo equalizar as câmaras.

Balanceie toda a parte de baixo do motor, vira, biela, pistão e kit de embreagem pois o giro sobe muito rápido e você pode perder todo o seu investimento.

Bomba de óleo com com alto volume é bem vida....

Nem tos os motores com retentor usam bielas de 6 pol. tenho um diplomata 90/90 com retentor e as bielas são de 5.7 pol. Neste caso o pistão de 4 pol. em "pms" fica cerca de 1 a 1,5 milímetros para ficar rente ao bloco, o carro fica muito destachado. (aconteceu comigo).

Você pode rebaixar o bloco ou colocar as bielas de 6 pol (nacional, use as da silverado) e tire um pouco da cabeça do pistão e faca dume para taxar..

Estou estudando a algum tempo uma receita muito parecida com a sua, com alimentação de uma "Quick" pois quero utilizar o etanol com uma taxa de 10,5 a 11,5.

Obs.: profissional para fazer esse trabalho em ribeirão preto esta difícil, para se fazer o que tem que ser feito direito.

Tem um cara com um vídeo no youtube, com um diplo 88 com comando 250s e holley 600 ou 650 não me lembro direito, o vídeo tem cerca de 13 minutos e o carro roda liso liso..... no final ele tira as velas e todas estão com a queima idêntica, não demosntrando consume excessivo. Tudo depende de acerto.

Estou pensando seriamente em fazer em São Paulo ou Curitiba.

Espero ter te ajudado... cheers

Abraço,
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rodrigo Ken em Ter Jan 29, 2013 11:20 am

10,5 de taxa no álcool é baixo hein. Não é Rogério??
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Willians em Ter Jan 29, 2013 6:50 pm

Ken,

Os preparadores de Sp e Curitiba andam com etanol a partir de 10 de taxa, mas quanto mais melhor, vai depender do comando utilizado e acerto.

Abraço,
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rogerio em Ter Jan 29, 2013 10:35 pm

Rodrigo Ken escreveu:10,5 de taxa no álcool é baixo hein. Não é Rogério??

Fala Ken!!!
10,5:1 é taxa dos carros da década de 90!
Mesmo naquela época já usava para álcool taxa de 11,5:1 pra uso normal! Quem já não mandou rebaixar cabeçote em 1mm ....1,5mm?!?! Praticamente sem riscos com aquecimento para o motor.
Isso com motor carburado.
Com 11,5:1 vai ter mais rendimento e menor consumo do que com 10,5:1!

Com motores injetados (injeção e ignição) você tem muito mais recurso para corrigir o ponto do motor. A IE faz isso, adianta ponto, injeta mais combustível!
Tem carros que rodam com 12:1 até 13,5:1 com álcool mesmos nos carburados!
Mas ai tem que sempre cuidar do ponto do motor para não ter pré detonação e para a mistura não ficar muito pobre, e a refrigeração do motor com os sistemas de água e óleo bem acertados. Radiador maior? Ventoinhas? Radiador de óleo? etc..etc...

Dá pra fazer muita coisa e ai pensar num monte de questões para afinar o motor!
Abraço!

Rogerio
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Tmmassaro em Qua Jan 30, 2013 10:10 am

Rogério,

no motor do Opala 6 cil, qual a taxa máxima que você conhece em uso sem prejuízo a durabilidade (qure prejudica, prejudica, mas dura pelo menos um tanto razoável)?

Sobre ponto: O Diplomata estava uma droga para andar. Dando socos, não abrindo ... bom, mandei acertar e conforme manda o manual ficou ainda pior. Voltamos onde estava e em casa fiz o caseiro, soltei o distribuidor, girei para um lado e marquei no embaralho. Girei pro outro e marquei. Coloquei o distribuidor no meio dessa distancia e o carro virou outro. Até aquele buraco entre o 1° e o 2° estágio do carburador sumiu! Claro que depois disso tive que baixar a marcha lenta, pois ele ficou redondinho.

AbraçoSS

Tadeu
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rogerio em Qua Jan 30, 2013 9:06 pm

Fala Tadeu!
Pra mim entre 11,5:1 e 11,8:1 para álcool hidratado! Carro carburado.
Para uso normal não creio em um diminuição tão grande, mas existe.
Quem já não ouviu dizer de motor de Opala rodou mais de 500mil km sem abrir? Mas isso na década de 80!
Hoje em dia ninguém mais usa Opala em engarrafamento. Mas vai bastante do tipo de uso e conservação/manutenção do carro.

Em um motor que já estiver rodando a um tempo corre o risco de aumentar as folgas já existentes de virabrequim (bielas e mancais fixos) e dos pistões e anéis. Por conta da maior força para fazer a compressão.
Isso vai acentuar a coisa.

Com relação ao ponto ficou legal a forma como explicou, nunca tinha feito assim.
Eu geralmente uso adiantado em relação ao manual. No dia a dia dá uma resposta mais esperta mas na pista amarra um pouco.

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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Hide em Qua Jan 30, 2013 10:53 pm

Oi Rogério, tenho um diplomata 91, e tenho a intenção de dar uma pequena força no motor, e queria algumas sugestões
Queria colocar uma Weber 40, um comando (poderia me indicar um, tipo Iskenderian) que não embaralhasse muito, e tipo o que eu precisaria mais para esse upgrade como bobina, polia dumper, e outras peças que precise para essa configuração e onde você me recomendaria a encontrar essas peças.
Bom se puder agradeço a atenção.

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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rogerio em Qua Jan 30, 2013 11:35 pm

Hide, tem um monte de opções. Muitas mesmo.
Minha experiência é limitada pelo que já vi rodando e pelo que já usei, relatos dos amigos que usaram em seus carros.
Pra mim o primeiro critério, o principal, é você ter em vista o que quer do carro! Que tipo de uso vai fazer? Quais expectativas tem.
Cada um tem um gosto, um bolso, e uma forma de ver as coisas. O que pode ser bom para um pode não ser para o outro.

A partir dai pesa os prós e os contras.
Quanto vai investir, mão de obra, manutenção após as mudanças, consumo!, durabilidade, quem vai montar, regular, acertar, quem vai cuidar do carro depois de pronto, etc..etc...

Isso tudo é tranquilo, você já conhece Opala a um bom tempo, tem uma boa experiência.

Com isso ai sim dá para pensar o que fazer, quanto investir que tipo de retorno vai ter a cada mudança até chegar no objetivo inicial.
No próximo sábado que eu for a RP te dou um alô pra gente conversar.

Antes disso, do que você colocou:
Webber 40, é bom, é cara + ou -, dá um trampinho pra deixar redondo, quem tem as canetas, gicles, venturis, etc???? A manutenção depois pode ser mais cara que 446.
Comando que não embaralha é o Isky 525-B, esse é unânime, tem o 250/S, tem o do Omega 666, mas ai é mais manso.
Bobina, Blaster 2, MI?! não curto peça de Gol no Opala! Smile
Damper, é melhor que a original, mas é caro. Não vai sair acelerando até 6mil rpm? Vai?
Por ai vai....

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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rodrigo Ken em Sex Fev 01, 2013 4:57 pm

Eu acho 10,5 de taxa muito baixa pra um carro aspirado. Acho que dá pra taxar mais e sem prejudicar a durabilidade.

O meu deve estar com algo por volta disso, porque o cabeçote tem as câmaras pequenas, ou seja lá o problema que encontraram em Curitiba. Daí a idéia de, ao invés de trocar tudo, aproveitar pra meter um kit no bicho e regaçar tudo! rsrs
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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rogerio em Sex Fev 01, 2013 9:16 pm

Ken, vai fazer carburado ou injetado?
Injetado...tenho ouvido que o pessoal está socando pressão com taxa alta!

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Re: Duvida Cruel ... Weber x Quadrijet

Mensagem por Rodrigo Ken em Sex Fev 01, 2013 9:57 pm

Rogerio escreveu:Ken, vai fazer carburado ou injetado?
Injetado...tenho ouvido que o pessoal está socando pressão com taxa alta!
Rogério, ainda anali$ando po$$ibilidade$. rsrs
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