Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
Setembro 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário


Um dia com o Opala

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um dia com o Opala

Mensagem por Walter em Seg Jun 10, 2013 7:35 pm

Sábado, Oito horas da manhã. Meus olhos abrem lentamente e brilham com o céu límpido, azul. Minha mente é agil ao imaginar o que virá no resto do dia. Levanto, coloco uma roupa leve, confortável, para que me sinta melhor ainda dentro do bólido, do meu bólido. Não esqueço do detalhe: o boné com a bow-tie gravada, comprado há alguns anos naquele Chevy Show nos Estados Unidos, enquanto eu admirava tantos Camaros e Corvettes.

Passo rapidamente pela sala. Surge a pergunta: Aonde vais ? Respondo com o chacoalhar do chaveiro, a altura dos meus olhos. Mais uma vez, gravado nas chaves, o mesmo bow-tie do boné que paira como um prêmio sobre minha cabeça. Chego na garagem e olho para ele. Impávido, sereno, iluminado por alguns raios de sol que entram pelas pequenas janelas da garagem, parece com uma fera adormecida. Penso: que tal acordá-la e domá-la?

Caminho em sua direção, o coração bate mais forte, são passos apreensivos. Abro a porta e posiciono-me confortavelmente. Ora...estou sempre confortável dentro dele. Meus olhos focam rapidamente os retrovisores. Ajusto a altura da direção, a distância do banco. Pensando bem...para quê ? Estão todos viciados na mesma posição do dia em que ele chegou. Minha mão caminha lentamente na direção do contato. Pouso o pé lentamente sobre o acelerador. Examino o câmbio. Como um maestro, giro a chave triunfalmente e a orquestra responde! Lembro-me, então, daqueles anúncios do Opala com o maestro Diogo Pacheco. Rapidamente, calco no acelerador e a resposta é imediata. O som, inconfundível. Um ronco forte, decidido, quebra o silêncio da garagem. Engato a primeira, saio lentamente. O torque aparece: saio da garagem sem problemas.

Após alguns minutos de trânsito, o óbvio: todos reparam nele. Seria seu desenho clássico ? Não...afinal, clássico seria um Jaguar. Seria, então, sua potência, evidenciada naquelas arrancadas afobadas nos sinais ? Naquelas balançadas que o carro dá quando aceleramos no sinal...e que perdoem os proprietários de brinquedos de 1000 cilindradas. Seria então, seu porte, seu tamanho e status? Ora...não é nenhuma Mercedes! Então por quê todos aqueles motoristas anônimos, dirigindo seus motorezinhos euro-brasileiros de um litro estariam a reparar no Opalão?

Rumo, então para aquela estrada litorânea, que sempre considerei o circuito ideal. Sempre imaginei o Emerson e talvez o Piquet naquela estrada, pilotando o Opalão. Pensando bem, o Piquet não: ele nunca foi com a cara dos Opalões.

Piso gradativamente no acelerador: a Orquestra Sinfônica de Berlim...Ooooppps...os seis 'canecos' do Opalão respondem vigorosamente. Surge a primeira curva e penso: agora, só eu e você. As curvas aparecem rápido...a carroceria oscila e me vem a mente a ocasião em que apresentei o primeiro Opala para a turma. O dono do Golzinho GTI gritou: ' Opala é carro de pai!'. Sempre respeitei a característica 'pai' do meu Diplomata e para compensar tal 'vício', fazia as curvas com os braços alertas e uma pressãozinha extra no acelerador. As curvas cessam. Surge a reta imponente, absoluta. As marchas sobem rapidamente. O conta-giros trabalha como um louco, mas, em vão. Ouço com carinho a 'orquestra' trabalhar. Quando precisa mudar, mudo com vigor. Aquele zumbido característico é cada vez maior: o vento passa rapidamente pelos retrovisores e olho para o velocímetro: 180. O ar flui pela grade e acaricia o bow-tie prateado que observa o caminho. Não satisfeito, passo do 'vermelho'. Os seis cilindros gritam impacientes e parece que estou num túnel: Só vejo o painel, o horizonte pouco nítido e as faixas brancas no chão, que o Opala devora com facilidade. Cheguei ao céu! As oscilações do asfalto passam e fica aquela sensação agradável, a suspensão macia (e pergunto aos engenheiros da GM: não poderia ser mais 'durinha') trabalha e só ouço o zumbido característico, a 'orquestra' sob o comando de Karajan e o atritar dos grandes pneus sobre o asfalto quente.

Subitamente, algumas gotas de chuva atingem o pára-brisas. Diminuo porque o Opalão nunca se deu muito bem com chuva. Mas, mesmo assim, a sensação de pisar fundo no meio das curvas e sentir a traseira começar a te acompanhar é incrível! Volto a terra: Surge um caminhão e tudo desmorona: Pressiono rapidamente o freio, e procuro trata-lo com carinho. Sinto que os pneus já reclamam e modulo, lentamente. Zero. O Opala olha com fúria para o motorista do caminhão, já ciente da grande besteira que fez. Já o motorista aqui reclama com duas fortes aceleradas. Foi como impedir que o alazão percorresse o campo livre, numa incessante busca pela liberdade.

Retorno cantarolando aquela musiquinha do comercial do Opala 82...'É no silêncio de um Chevrolet que seu coração bate mais forte...', pensando: Ora, é tudo. O estilo, o motor clássico, pesado. Seu comportamento ora comportado, ora rebelde. A 'cintura' alta que remonta os velhos Camaros. A excelente fama de carro forte, robusto. A logotipo reluzente ostentando o sobrenome dos irmãos que começaram tudo: Chevrolet. Ou talvez aquela, do outro lado, que sempre despertou tanta admiração: 4.1/S. Ou os comentários de sempre: 'viu o Opalão? Era um 'seis canecos!'.

É por tudo isso, e, com certeza, por mais alguns motivos que gosto tanto do inesquecível Opala. Obrigado, General Motors: Sem vocês, esse prazer seria impossível.

Julio Cohen
avatar
Walter
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1692
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Um dia com o Opala

Mensagem por mi do bar em Ter Jun 11, 2013 10:03 am

Que inspiração hein !!! mas é a pura verdade e muito mais , SENSACIONAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
avatar
mi do bar
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 950
Idade : 44
Localização : monte alto sp
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : SS
Data de inscrição : 13/02/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Um dia com o Opala

Mensagem por Gustavo Marechal em Ter Jun 11, 2013 1:19 pm

Caramba da ate pra visualizar cada fato e açao quem gosta de opala concerteza ja sentiu algo parecido so nao conseguiu transferir em palavras
parabens ao autor..
avatar
Gustavo Marechal
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 241
Idade : 40
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala coupe cinza 151-s 1979
Opala coupe bege. 250-s 1980
Data de inscrição : 06/11/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Um dia com o Opala

Mensagem por Tmmassaro em Ter Jun 11, 2013 7:05 pm

Muito bom mesmo ... impressionante.
avatar
Tmmassaro
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2488
Idade : 38
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Um dia com o Opala

Mensagem por Rodrigo Cota em Ter Jun 11, 2013 10:19 pm

Essa foi a síntese do necessário. Nem mais e nem menos. Perfeito.

Rodrigo Cota
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 916
Idade : 44
Data de inscrição : 26/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Um dia com o Opala

Mensagem por João Dinardi em Qua Jun 12, 2013 8:36 am

Pessoal e é verdade, o Opala é uma lenda.
Ontem estava em um cliente.
Começamos a reunião, estávamos negociando 02 baús.
Conversa vem conversa vai, de repente saiu assunto sobre carros e então a palavra Opala.
O comprador da empresa teve 04 Opalas, o primeiro ele comprou 0km na antiga Vané na rua São Paulo.
Teve o carro por 10 anos.
O pai teve Opala por muitos anos e por aí a conversa foi.
Falamos por mais de 01 hora.
Mostrei algumas fotos e ele ficava cada vez mais emocionado.
Falava com saudades do carro, que ainda guardava as chaves, que se arrependeu muito de ter vendido o carro.
E isso pessoal aconteceu ontem comigo e por duas vezes, pois no período da manhã em outro cliente tbém falamos sobre o Opala, hoje ele tem um Honda Civic 0km mas quando ele vê um Opala ele fala : nossa esse carro na estrada navega, que saudades...!
Então pessoal, é isso.
Salve os Opalas, o mais querido...!

AbSS.

_________________
Opala SS 6cil. Côupe 1975 Amarelo trigo
avatar
João Dinardi
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1439
Idade : 50
Localização : Ribeirão Preto/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Côupe SS 6cil. 1975 - Amarelo Trigo

Data de inscrição : 11/11/2009

http://www.ribeiraoopalaecia.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Um dia com o Opala

Mensagem por Tmmassaro em Qua Jun 12, 2013 10:35 am

Fala João ... outro dia estava em auditoria. O auditor para quebrar o clima colocou umas músicas, puxou papo ... começou auditando uma companheira de trabalho por uns 30 minutos. Depois deu uma parada, tomamos um café e era a minha vez. Foi quando ele tocou no assunto, carro antigo, e um dos que estavam na sala disse: - "Esse aí tem 04 ...", o cara já virou e disse: "Tem Opala?" . . . .depois de unas risadas e de um silêncio o mesmo disse: "Tem só 03". Foram mais de 1 hora no assunto, fotos e fotos, histórias e contos. Aí ele se lembrou de me auditar, fez menos da metade das perguntas e voltamos a falar de Opalas ....

É assunto para qualquer pessoa, é uma lenda. E é isso que mais gosto deste carro, basta sair com ele na rua, parar e vem aquele senhorzinho e me diz: "Hum, eu tive um desses ...." E os olhos já começam a passar filmes que a gente quase vê ...
avatar
Tmmassaro
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2488
Idade : 38
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Um dia com o Opala

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum