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Motor 151-S?

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Mensagem por joaofabricio Sáb Jul 12, 2014 6:04 pm

Bom dia amigos, a pouco mais de um mês adquiri meu primeiro Opala, de ano 79 no documento só consta Opala 1979, então eu não sei ainda exatamente qual o modelo acredito eu que seja um std... enfim, no documento do carro está que o combustivel é gasolina, mas o carro é a alcool, acredito eu que o motor foi trocado pois no documento consta em observações a numeração do motor que está nele. hoje a tarde eu estava mexendo na parte elétrica com meu tio que é meu mecanico, eletricista e tudo dhsauhdsa, outro apaixonado por opala, e eu notei uma coisa que eu não tinha notado até então, quando eu peguei o carro o motor estava bem sujo de óleo etc, e a umas duas semanas atras eu lavei o motor, porém só fui notar esse detalhe hoje, pelo pouco que pesquisei parece que motor 4cc existem 151, 151-S e 153? me corrijam se estiver errado, até porque sou praticamente um leigo no assunto, notei que no motor tem marcas praticamente apagadas escrito 151-S irei postar as fotos uma foto eu coloquei alguns efeitos para dar pra entender melhor... enfim queria saber a opinião de vocês e se possivel  que ajudassem com dúvidas, se o 151 e o 151-S são iguais?  se existe alguma diferença e etc, e como eu posso identificar mesmo se o motor é 151-S... segue abaixo as duas fotos uma com efeitos e uma sem, o motor é vermelho, mas desconfio que já foi pintado...


Motor 151-S? Pehr

Motor 151-S? Sd72o

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Mensagem por joaofabricio Sáb Jul 12, 2014 6:09 pm

caso as imagens não estejam aparecendo, alguem por favor me avisa, pq pra mim elas não estão aparecendo x_x

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Mensagem por Tmmassaro Dom Jul 13, 2014 9:33 pm

João Fabrício, bem-vindo!

Sim, existem os 03, 151 e 151-S são o mesmo motor, a diferença é a carburação, que via de regra para a GM o -S a mais significa uma carburação dupla (progressiva ou não), ou seja, os 02 corpos atuando simultâneos ou apartir de um ponto entra o segundo corpo.

Já o 153 é o que conhecemos por super quadrado, ou seja, o diâmetro dos cilindros é praticamente igual (ou igual) ao comprimento da biela. Vantagem nenhuma (dizem se mais econômico, mas tenho os 02 e não vejo isso com clareza, talvez pela diferença de cambios). Já que o 151 tem as bielas mais compridas e com isso ganha um pouco mais de potência.

Sobre essa marcação de seu motor ... eu particularmente nunca vi. Pode ter sido feita pela revenda, vai saber. Os 153 são vermelhos e os 151 e 151-S são azuis. Agora um dado, pelo número do motor do seu carro dá para saber se é original. Você pode pesquisar isso (sem ficar mostrando o número do seu) pela net ou mesmo com alguém que saiba do assunto.

AbraçoSS

Tadeu
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Mensagem por Jfobaltazar Sáb Jul 19, 2014 11:32 am

Tadeu agr fica a outra duvida... os 151 não sairam verde??
Abracos!

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Mensagem por Tmmassaro Dom Jul 20, 2014 4:37 pm

Jfobaltazar escreveu:Tadeu agr fica a outra duvida... os 151 não sairam verde??
Abracos!

Perfeita pergunta. Sim, saíram os 151, não são S, saíram na cor verde de 78 ou 79 para cima.
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Mensagem por Jfobaltazar Seg Jul 21, 2014 12:05 pm

kkk.. mais outra duvida... o meu é verde. da cor do template aqui do site.. mas é 77... com carburador solex de corpo simples(se não me engano) e diferencial dana(não sei o modelo correto)..ta errado!?

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Mensagem por Tmmassaro Ter Jul 22, 2014 2:18 pm

Jfobaltazar escreveu:kkk.. mais outra duvida... o meu é verde. da cor do template aqui do site.. mas é 77... com carburador solex de corpo simples(se não me engano) e diferencial dana(não sei o modelo correto)..ta errado!?

Então, a GM não tinha exatamente uma regra tão fixa assim. Podem ser 02 coisas ou o seu motor já foi pintado/trocado ou ainda é original mesmo e saiu assim.

Agora o diferencial Dana é um caso para os nossos experts .... veja qual é a redução dele, deveria ser 3,54:1 ... se for diferente você pode ter um cobiçado diferencial Dana . . . . . se for isso mesmo pode ser aqueles lotes ou datas específicas que a Dana forneceu. Os meus são todos Braseixos, dizem que são mais fracos que os Dana e não duvido muito.
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Mensagem por Jfobaltazar Ter Jul 22, 2014 3:45 pm

Como vejo isso!?
Creio que não seja o 3,54:1 não...

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Mensagem por Tmmassaro Qua Jul 23, 2014 8:48 am

Jfobaltazar escreveu:Como vejo isso!?
Creio que não seja o 3,54:1 não...

Tem uma plaqueta no eixo, lado direito, onde você viu a marca .... deve ter um i=3,54:1 ou relação de engrenamento .... vai saber!
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Mensagem por Rogerio Qua Jul 23, 2014 6:39 pm

Você pode contar os dentes coroa/pinhão, ou faz um teste que o pessoal diz por ai:
Levanta uma das rodas traseiras, deixa desengatado, gira a roda uma volta completa e conta quantas voltas o cardã dá.
Pode ser 3,54:1 ou 3,07:1 ou seja uma volta da roda faz o cardã virar 3 voltas e meia ou 3 voltas e um "cadinho". Sacou?
Plaqueta você pode consultar mas eu já tive surpresa ao comparar a plaqueta com o que estava dentro. Muitos anos de estrada e vai saber o que já não rolou com este carros!

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Mensagem por Tmmassaro Qui Jul 24, 2014 10:16 am

Rogerio escreveu:Você pode contar os dentes coroa/pinhão, ou faz um teste que o pessoal diz por ai:
Levanta uma das rodas traseiras, deixa desengatado, gira a roda uma volta completa e conta quantas voltas o cardã dá.
Pode ser 3,54:1 ou 3,07:1 ou seja uma volta da roda faz o cardã virar 3 voltas e meia ou 3 voltas e um "cadinho". Sacou?
Plaqueta você pode consultar mas eu já tive surpresa ao comparar a plaqueta com o que estava dentro. Muitos anos de estrada e vai saber o que já não rolou com este carros!

Senssacional!
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Mensagem por Jfobaltazar Sex Jul 25, 2014 4:34 pm

Pelo que vi aqui, é o modelo dana Spicer.. se não me engano..! No momento não estou em condicoes de ver, devido a um tornozelo torcido.. mas acabando aqui confirmo!

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