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O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
Partida a Frio
4 participantes
Página 1 de 1
Partida a Frio
Amigos,
passei um bom tempo tentando resolver o funcionamento da partida a frio do Diplomata. Agora que resolvido posso dar umas dicas ....
Relé: A DNI fabrica um paralelo DNI-0306;
Cebolinha: A MTE fabrica MTE-3017;
O esquema é o seguinte, estando frio o suficiente a cebolinha (que é um resistor) deve ter algo próximo aos 2000 ohms. Se tiver menos que 1800 ohms o relé entende que está "quente" e não precisa da partida a frio. Para descobrir isso, meça a cebolinha com o fio desligado, colocando um multímetro entre o corpo da cebolinha e onde prende-se o fio. Se ainda estiver montada no carro, a ponta livre do Multímetro na massa do carro.
Com os 2000 ohms eu fiz um teste e consegui colocando a cebolinha dentro de um copo com água fria e depois aterrando no carro com o fio do relé ligado. Ou seja, tem que estar frio mesmo para acionar.
Para não judiar muito da partida do carro, coloquei um resistor de 1000 ohms em série com a cebolinha. Assim, não precisa estar tão frio para acionar a partida a frio. Estando o carro a mais de umas 2 horas desligado o motor já fica frio de novo, ele até pega no alcool, mas precisa puxar o afogador ou segurar mais na chave. Com essa solução da resistencia em série a partida a frio aciona com o carro parado a partir de 1,5 horas.
AbraçoSS,
Tadeu.
passei um bom tempo tentando resolver o funcionamento da partida a frio do Diplomata. Agora que resolvido posso dar umas dicas ....
Relé: A DNI fabrica um paralelo DNI-0306;
Cebolinha: A MTE fabrica MTE-3017;
O esquema é o seguinte, estando frio o suficiente a cebolinha (que é um resistor) deve ter algo próximo aos 2000 ohms. Se tiver menos que 1800 ohms o relé entende que está "quente" e não precisa da partida a frio. Para descobrir isso, meça a cebolinha com o fio desligado, colocando um multímetro entre o corpo da cebolinha e onde prende-se o fio. Se ainda estiver montada no carro, a ponta livre do Multímetro na massa do carro.
Com os 2000 ohms eu fiz um teste e consegui colocando a cebolinha dentro de um copo com água fria e depois aterrando no carro com o fio do relé ligado. Ou seja, tem que estar frio mesmo para acionar.
Para não judiar muito da partida do carro, coloquei um resistor de 1000 ohms em série com a cebolinha. Assim, não precisa estar tão frio para acionar a partida a frio. Estando o carro a mais de umas 2 horas desligado o motor já fica frio de novo, ele até pega no alcool, mas precisa puxar o afogador ou segurar mais na chave. Com essa solução da resistencia em série a partida a frio aciona com o carro parado a partir de 1,5 horas.
AbraçoSS,
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Partida a Frio
Tadeu, não abusando da sua bondade. Tem fotos?
Abrçs
Abrçs
Rogerio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1510
Idade : 45
Localização : .
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009
Re: Partida a Frio
Tenho nada Rogério, fui fazendo, fazendo até que funcionou. Mas não há mistério, basta saber o mínimo de eletrônica e mexer com os fiozinhos ....
O relé fica logo do lado esquerdo, acima dos fusíveis. Já a cebolinha, essa precisará olhar no bloco, lado esquerdo, uma referencia é olhar no rumo do último cilindro próximo ao corta fogo e debaixo da tubagem, vai ver uma pequena (chave de boca 19 tira) cebolinha ali. Mas lembrando, tirou ela sai água ....
AbraçoSS
Tadeu.
O relé fica logo do lado esquerdo, acima dos fusíveis. Já a cebolinha, essa precisará olhar no bloco, lado esquerdo, uma referencia é olhar no rumo do último cilindro próximo ao corta fogo e debaixo da tubagem, vai ver uma pequena (chave de boca 19 tira) cebolinha ali. Mas lembrando, tirou ela sai água ....
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Partida a Frio
Quando achamos que "não existem mais segredos" no Opala.......vem as novidades! Muito interessante Tadeu. Economizará horas e testes de muitos Opaleiros! Parabéns!
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Partida a Frio
É Walter .... talvez ainda melhore um pouco, para ligar mesmo um pouco mais frio. Essa semana usei ele todos os dias e quando parado das 7:00 as 12:30 ele volta a injetar. Não precisa, pois como já rodou um pouco no dia só no alcool já pega. Devo amanhã deixar com uns 600 ohms a mais ao invés dos 1000 para ligar mesmo só na primeira partida do dia e nem precisando estar muito frio.
AbraçoSS
Tadeu.
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
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Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Partida a Frio
Pra que essa trabalheira toda.
Um frasquinho de rexona resolveria tudo.
Um frasquinho de rexona resolveria tudo.
Rodrigo Cota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009
Re: Partida a Frio
Rodrigo Cota escreveu:Pra que essa trabalheira toda.
Um frasquinho de rexona resolveria tudo.
KKKK
ou um pedacinho de fio ligado no positivo da bateria, aí é só dar aquelas pulsadas com o fio no polo positivo do motorzinho e injetar .... pelo menos fica um pouco mais seguro e menos trabalho que abrir aquela panela toda hora .... rsrsrs
Só vc Cota! Imagina que eu ensinei essa técnica do fio para a Dona Patroa. Ela fazia certinho, mas chegou o dia que viram ela fazendo isso no trampo e deram febre .... imagina se fosse com o Rexona!!!!!
Agora ela tá orgulhosa, sem precisar de fio e nem Rexona!
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
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Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Partida a Frio
Eitadeu, judiando da patroa, kkkk
Rodrigo Cota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009
Re: Partida a Frio
Revisado:
Voltei a mexer e deixei com + 600 ohms ao invés dos + 1000. Pois notei que eu precisava da partida a frio somente na primeira partida do dia, as demais com uma pisada no acelerador e só no alcool ele já pega. Então, para deixar 100% a partida a frio do pessoal que quer basta revisar geral o sistema e caso a partida peça muito frio para acionar, basta colocar uma resistencia em série de 600 ohms para levantar um pouco a questão da temperatura. Com isso o carro passará a injetar estando frio, mas nem tanto ...
AbraçoSS
Tadeu.
Voltei a mexer e deixei com + 600 ohms ao invés dos + 1000. Pois notei que eu precisava da partida a frio somente na primeira partida do dia, as demais com uma pisada no acelerador e só no alcool ele já pega. Então, para deixar 100% a partida a frio do pessoal que quer basta revisar geral o sistema e caso a partida peça muito frio para acionar, basta colocar uma resistencia em série de 600 ohms para levantar um pouco a questão da temperatura. Com isso o carro passará a injetar estando frio, mas nem tanto ...
AbraçoSS
Tadeu.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Partida a Frio
Mais uma novidade sobre este assunto:
No reservatório há um sensor de nível e ele funciona assim:
Se tiver gasolina no reservatório: A luz NÃO fica acesa, apenas quando é dada a partida, estando motor frio ou quente. Estando o carro frio o injetor irá injetar gasolina (claro se o motorzinho estiver OK, relé e o circuito).
Se NÃO tiver gasolina no reservatório: A luz FICA acesa no painel direto (via de regra é laranja e fica no meio do velocímetro) só apaga quando o nível é completado. E NÃO vai injetar gasolina, pois ela dá o comando ao relé que se não tem gasolina ele não deve ficar acionando em vazio (ferrando o motorzinho, trabalhando a seco).
Então se estiverem testando, já quase arrancando os cabelos vejam se não está acesa a luz ou se ela simplesmente não está queimada ..... como testar sem desmontar o painel? SIMPLES, verifique se há contato direto ou mesmo em curto nas saídas do sensor, pois este deve FECHAR contato apenas com o reservatório vazio.
Contato fechado - reservatório vazio - luz acesa - não injeta.
Contato aberto - reservatório com alguma coisa - luz apagada - injeta se FRIO.
AbraçoSS
Tadeu
Porém
No reservatório há um sensor de nível e ele funciona assim:
Se tiver gasolina no reservatório: A luz NÃO fica acesa, apenas quando é dada a partida, estando motor frio ou quente. Estando o carro frio o injetor irá injetar gasolina (claro se o motorzinho estiver OK, relé e o circuito).
Se NÃO tiver gasolina no reservatório: A luz FICA acesa no painel direto (via de regra é laranja e fica no meio do velocímetro) só apaga quando o nível é completado. E NÃO vai injetar gasolina, pois ela dá o comando ao relé que se não tem gasolina ele não deve ficar acionando em vazio (ferrando o motorzinho, trabalhando a seco).
Então se estiverem testando, já quase arrancando os cabelos vejam se não está acesa a luz ou se ela simplesmente não está queimada ..... como testar sem desmontar o painel? SIMPLES, verifique se há contato direto ou mesmo em curto nas saídas do sensor, pois este deve FECHAR contato apenas com o reservatório vazio.
Contato fechado - reservatório vazio - luz acesa - não injeta.
Contato aberto - reservatório com alguma coisa - luz apagada - injeta se FRIO.
AbraçoSS
Tadeu
Porém
Tmmassaro- Opaleiro
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Data de inscrição : 05/01/2009
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