Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
Março 2017
DomSegTerQuaQuiSexSab
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Duvidas no diferencial !!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por marksanca em Qui Jan 28, 2010 11:58 am

Ae galera opaleira blz !!!
Bom estou em faze final de montagem do meu opalão....agora mais uma duvida...não manjo nada de diferencial, e gostaria de ajuda.
Bom meu carro era 4cc automatico, fiz a modificação dele para 6cc com cambio 4m(com ré pra frente do 6cc) no assoalho, bom ai cheguei ao diferencial e vi a relação....é 3.54/1 essa relação é boa ??? dizem que a relação dos opalas automaticos são mais longa, isso ouvi e constatei em um opala 6cc com diferencial do opala 6cc automatico ....mais andando com cambio manual, o carro ficou muito bom demais mesmo, agora vem essa duvida será que todo diferencial do automatico é longo mesmo???? ah o diferencial é braseixos. abraço a todos os opaleiros.
avatar
marksanca
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 93
Data de inscrição : 02/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Tmmassaro em Qui Jan 28, 2010 2:36 pm

O que sei é 3.54/1 é diferencial de 4cc.
De 6 cc é 3,07.
Mas isso é via de regra, na verdade, dizem, existem várias combinações de engrenamento e isso geram as relações.
Veja: http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=18508
AbraçoSS
Tadeu.
avatar
Tmmassaro
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2488
Idade : 38
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Rogerio em Qui Jan 28, 2010 3:11 pm

Fala MarkSanca!
Como no link que o Tadeu postou exite tb a relação 2,73:1 que é a usada originalmente no Opala 6cil com cambio automático.
Em alguns casos a 2,73:1 fica um pouco longa pra andar na cidade por conta das relações de marcha do cambio manual se comparadas com o automático. Porêm é mais questão de gosto. Eu prefiro uma relação mais longa.
Para o teu caso como está com o diferencial do 4cil o que vc vai ter é um carro bem mais esperto em arrancadas mas que na estrada vai ficar com um giro mais alto para uma mesma velocidade se estivesse usando a relação do 6cil.
A 100Km\h com o teu diferencial dá uns 3mil rpm e se tivesse com o 3,07 já daria bem menos.

O KEN usa 6cil com diferencial 3,54:1 e pode te dar mais impressões.

Se vc for fazer um uso misto eu recomendo a 3,07:1.
Se tiver um motor mais forte, com mais torque recomendo o 2,73:1 pois o torque consegue tocar a barca na estrada com baixo giro do motor. Realmente fica mais silencioso e economico.
No meu 4cil eu uso uma 3,07:1, pra andar na estrada ficou uma delicia só que tava pouco fraco na saida, ai coloquei um 446 e acabou o problema.
Espero não ter confundido com a salada de números ae! Abrçs.

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1510
Idade : 38
Localização : .
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por A d i e L em Qui Jan 28, 2010 7:11 pm

Bom.. eu tbm uso o 3:54... pra usa na cidade vai de boa... pede marcha rápido... o carro tem mais pegada... mas pra pista a coisa fica complicada.. bom.. com o meu conjunto carburador, comando, tudo.. eu consegui zerar o velocimetro na pista com esse diferencial, porém o motor parece q vai sair do carro.. a rotação fica mto alta.

Se for pra uso misto assim como o Rogério disse, eu tbm recomendo o 3,07.

Abraço!

A d i e L
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 408
Idade : 30
Localização : Jaboticabal -SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 1976
Data de inscrição : 24/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Rodrigo Ken em Qui Jan 28, 2010 8:14 pm

Eu uso na verdade o Dana 3.45.
Na cidade é o tesão pra sair arrancando, na pista, pra ir pra encontros é uma bosta!! rsrs

MAs como eu quero carro pra arrancada e cidade eu gosto!! rsrs

Na verdade o Rogério sabe que eu quero mexer mais no motor e rodar com um diferencial 3.90 do Maverick... talvez até lá eu mude de idéia e use o 3,07 se eu pensar nas viagens pra encontro...rs

Tudo vai do seu projeto, do que VC quer...
O Rogério que sair empinando e ainda poder pegar pista...rs
Eu quero fazer buraco na hora de arrancar e ainda pegar pista, pra isso ou mudo o diferencial ou compro uma carretinha! rsrsr
avatar
Rodrigo Ken
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1191
Idade : 35
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS 1978
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797&st

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Rogerio em Qui Jan 28, 2010 9:21 pm

Ai MarkSanca, vc viu ai algumas boas dicas e tem doido pra tudo né! Coisa pra tratamento com tarja preta inclusive!
O gostoso é que vc poder modificar as peças usando os itens de linha que exitem do Opala e ainda de alguns outro modelos de carros tração traseira e curtir a vontade!
Conta pra gente ae que tipo de uso que vc pretende fazer do carro?
Abrçs

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1510
Idade : 38
Localização : .
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por João Dinardi em Qui Jan 28, 2010 10:16 pm

Pessoal, blz, eu não entendo muito, mas o que fazer para saber o diferencial que tem no carro...?

AbSS.

_________________
Opala SS 6cil. Côupe 1975 Amarelo trigo
avatar
João Dinardi
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1439
Idade : 49
Localização : Ribeirão Preto/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Côupe SS 6cil. 1975 - Amarelo Trigo

Data de inscrição : 11/11/2009

http://www.ribeiraoopalaecia.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Rodrigo Ken em Qui Jan 28, 2010 11:55 pm

João Dinardi escreveu:Pessoal, blz, eu não entendo muito, mas o que fazer para saber o diferencial que tem no carro...?

AbSS.
Tirar a tampa do diferencial e contar o número de dentes e coroa interna, assim vc acha a relação. Pra saber a marca (Dana ou Braseixos) ver o formato da tampa:
- tampa reta nas laterais = Dana
http://img131.imageshack.us/i/dscf9806he2.jpg/
- tampa oval = Braseixos
http://img182.imageshack.us/i/pic00002fm1.jpg/
Um jeito ainda mais simples é ver se tem uma placa de identificação no diferencial:
http://images.quebarato.com.br/photos/big/8/C/69FE8C_3.jpg

Se não me engano o seu é braseixos...rs já andei dando uma olhada...

Abs
avatar
Rodrigo Ken
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1191
Idade : 35
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS 1978
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797&st

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por João Dinardi em Sex Jan 29, 2010 6:29 am

Valeu Ken, vou dar uma olhada...brigadão pelas dicas...isso é porque quero estar por dentro dos detalhes do carro...!

AbSS.


Última edição por João Dinardi em Sex Jan 29, 2010 6:42 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Opala SS 6cil. Côupe 1975 Amarelo trigo
avatar
João Dinardi
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1439
Idade : 49
Localização : Ribeirão Preto/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Côupe SS 6cil. 1975 - Amarelo Trigo

Data de inscrição : 11/11/2009

http://www.ribeiraoopalaecia.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Rodrigo Ken em Sex Jan 29, 2010 9:22 am

João Dinardi escreveu:Valeu Ken, vou dar uma olhada...brigadão pelas dias...isso é porque quero estar por dentro dos detalhes do carro...!

AbSS.
Claro! É sempre bom ir pegando conhecimento e informações. Para isso vc pode consultar os fóruns Opala.com, Opaleiros do Paraná, em ambos vc vai encontrar muuuito informação sobre tudo o que é assunto do Opala.

Eu pesquisei e pesquiso muito por lá.

E a ignição? O seu já tem?

aBS
avatar
Rodrigo Ken
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1191
Idade : 35
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS 1978
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797&st

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Tmmassaro em Sex Jan 29, 2010 11:37 am

kenpsico escreveu:
João Dinardi escreveu:Pessoal, blz, eu não entendo muito, mas o que fazer para saber o diferencial que tem no carro...?

AbSS.
Tirar a tampa do diferencial e contar o número de dentes e coroa interna, assim vc acha a relação. Pra saber a marca (Dana ou Braseixos) ver o formato da tampa:
- tampa reta nas laterais = Dana
http://img131.imageshack.us/i/dscf9806he2.jpg/
- tampa oval = Braseixos
http://img182.imageshack.us/i/pic00002fm1.jpg/
Um jeito ainda mais simples é ver se tem uma placa de identificação no diferencial:
http://images.quebarato.com.br/photos/big/8/C/69FE8C_3.jpg

Se não me engano o seu é braseixos...rs já andei dando uma olhada...

Abs

Judia do João assim não Rodrigo!

João, nem precisa se sujar. O que o Rodrigo passou é o 100% correto. Para ajudar, dê uma olhada no eixo traseiro, lado direito visto de trás para frente (orientação do carro) e verá na ponta do eixo uma plaqueta (quase onde liga o amortecedor). Ali devem estar o nome do fabricante, a relação de engrenamento e mais alguma informação.

AbraçoSS,

Tadeu
avatar
Tmmassaro
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2488
Idade : 38
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Rodrigo Ken em Sex Jan 29, 2010 12:34 pm

Tmmassaro escreveu:

Judia do João assim não Rodrigo!

João, nem precisa se sujar. O que o Rodrigo passou é o 100% correto. Para ajudar, dê uma olhada no eixo traseiro, lado direito visto de trás para frente (orientação do carro) e verá na ponta do eixo uma plaqueta (quase onde liga o amortecedor). Ali devem estar o nome do fabricante, a relação de engrenamento e mais alguma informação.

AbraçoSS,

Tadeu

Que isso, eu só passei o que fazer se não tiver a plaquetinha de identificação! Pq mtos já não tem essa plaqueta.

Abs
avatar
Rodrigo Ken
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1191
Idade : 35
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS 1978
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797&st

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por marksanca em Sex Jan 29, 2010 5:40 pm

então galera...adoro carro com arrancada forte, e pelo que vi esse diferencial que esta no carro vai ficar bala né, tenho um outro diferencial do 6cc mesmo mais não tive tempo de ver as especificações, vou ver depois postarei aqui pra discutirmos, mais assim vou fazer o teste dele com esse diferencial mesmo, mais depois se na pista ficar muito esguelado, axo que vou trocar pois axo que judia de mais da maquina andar com giro alto né. abraço a todos e obrigado pelas informações.
avatar
marksanca
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 93
Data de inscrição : 02/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por João Dinardi em Sex Jan 29, 2010 6:41 pm

Opa galera, brigadão pela atenção, vou dar uma olhada nestes detalhes, e ver se consigo descobrir algo...!

AbSS.

_________________
Opala SS 6cil. Côupe 1975 Amarelo trigo
avatar
João Dinardi
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1439
Idade : 49
Localização : Ribeirão Preto/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Côupe SS 6cil. 1975 - Amarelo Trigo

Data de inscrição : 11/11/2009

http://www.ribeiraoopalaecia.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Rodrigo Ken em Sex Jan 29, 2010 11:50 pm

marksanca escreveu:então galera...adoro carro com arrancada forte, e pelo que vi esse diferencial que esta no carro vai ficar bala né, tenho um outro diferencial do 6cc mesmo mais não tive tempo de ver as especificações, vou ver depois postarei aqui pra discutirmos, mais assim vou fazer o teste dele com esse diferencial mesmo, mais depois se na pista ficar muito esguelado, axo que vou trocar pois axo que judia de mais da maquina andar com giro alto né. abraço a todos e obrigado pelas informações.

O meu eu ando com ele a 100km/h a 2800rpm, 3000rpm. Acho que pra pista até aguenta, mas acaba bebendo demais na pista.
avatar
Rodrigo Ken
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1191
Idade : 35
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS 1978
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797&st

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por marksanca em Sex Fev 05, 2010 12:00 pm

vou colocar o carro pra rodar na proxima semana e veremos como fica, se ficar muito curto tenho dois diferenciais do 6cc, e um deles é do automatico que fiquei sabendo tem uma relação mais longa doque o 6cc original..... bom vamos aos testes hehe. abraço
avatar
marksanca
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 93
Data de inscrição : 02/12/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por wilian ramos dos santos em Sab Mar 10, 2012 11:22 am

galera tenho uma duvida meu opala 6cc ta com diferencial 3.54.1 do 4cc achei um 3.73.1 o cara garante que e do 6cc algem pode me ajudar
avatar
wilian ramos dos santos
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 3
Idade : 33
Localização : taquaritinga
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opola de luxo 1975
Data de inscrição : 15/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Rogerio em Sab Mar 10, 2012 1:49 pm

Wilian, 3,73:1 não é original do Opala.

Original do Opala só tem estas relações:
2,73:1 (coroa 41 dentes / pinhão 15 dentes)
3,07:1 (coroa 40 dentes / pinhão 13 dentes)
3,54:1 (coroa 39 dentes / pinhão 11 dentes)

Nos primeiros modelos tem umas relações um pouco diferentes, mas bem parecidas com estas acima.

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1510
Idade : 38
Localização : .
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por ch em Sab Mar 10, 2012 8:02 pm

vc esqueceu o braseixos 3,08:1 . eo 3,73:1 ( este saiu ate 70 nos 4 cil)o 3,08:1 foi ate o 92 , pois sao a discos.
avatar
ch
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 210
Idade : 44
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por jefinopalaL6 em Sab Mar 10, 2012 9:59 pm

Amigo, o meu é exatamente como o seu, motor 6 cil adaptado com câmbio moderno ré pra frente e diferencial que se manteve o mesmo, o 3:54 do antigo 4 cil. Meu motor deve estar com aproximadamente 190 hp estimados, e o ponto um pouco adiantado para dar mais torque, ficou um canhão na saída, tanto que só uma cutucadinha além da casquinha já destraciona, de 1ª, 2ª e 3ª, e não é só na hora de trocar de marcha não, se eu já estiver andando em 3ª em baixa RPM por exemplo e de repente socar o pé ele destraciona, apesar que meus pneus traseiros estão lisos e a traseira está alta e a frente baixa, isso também ajuda a destracionar, mais mesmo assim achei curto demais. Pretendo futuramente colocar pelo menos o 3:07.
avatar
jefinopalaL6
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 54
Idade : 31
Localização : Sertãozinho-SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 75 6 cilindros
Data de inscrição : 11/02/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Duvidas no diferencial !!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum