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Pumão no dino.

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Mensagem por Ricardo China Sex Dez 16, 2011 3:54 pm

Fala moçada.

Bom, esta semana aprendi a diferença entre montar o carro e fazer funcionar, e montar o carro e ACERTAR.

Resolvi dar uma passada no dinamômetro. Fui na Forturbo, em Franca/SP. O preparador de lá, o Forê, é gente boníssima e mostrou ser muito competente. Eu recomendo!

Antes de passar no dino, fomos medir a taxa de compressão estática do motor. Tira vela, põe no PMS, enche os cilindros de fluido (ele usou óleo de transmissão), mede o volume, tira o fluído, gira pro PMI, põe fluido de novo, faz as contas e “voilá”, eis minha taxa: 10,3/1.

Decepção total.

Tinha mandado montar o carro com os cilindros do motor a álcool (cabeça plana, com aquela bolinha em cima). No cabeçote foi tirado o que deu, uns bons 3mm, e mesmo assim, só isso de taxa. Eu enchia a boca falando que tinha uns 12.
Moral da história, Opalão de derivados são Ph.... de fazer taxa sem tirar no bloco e/ou usar pistões cabeçudos de verdade.

Mas vamos em frente.

Sobe o carro no dina, amarra (cara, dá uma paúra, vc fica pensando “essa M...da vai despencar dali...”), faz a calibração dos instrumentos e vamos lá....
Primeira passada, vc fica arrepiado com o roncão do bixo girando tudo o que dá, ronco lindo e resultado:

204 hp, 42 kgfm de torque.

Booommm, não é ruim, mas talvez eu esperasse mais. Não sou daqueles que acham que qualquer 6x2 dimensionado já basta pro seizão fazer 300hp, mas achei que chegava nos 220....
Mas vamos tentar mexer aqui e ali, fazer uns testes com ponto, uns toques nos buras, abrir o ar, isso e aquilo...
E foi ai que a brincadeira começou.
Prá encurtar, fiz umas dez puxadas, a cada uma deles tentando novos acertos. O carro sempre melhorando um pouco, às vezes regredindo, tentando de novo, e vc quer mais, e mais, e mais uma vez....meu amigo, é que nem caça níqueis, ocê fica vidrado e não larga até ganhar...mas no cassino vc quase nunca ganha.

Resultado que demos como final e o melhor:
226 hp, e o que eu acho mais relevante: 48,5kgfm de torque.
Cara, é torque de Scania Vabis. Na safra, vou faturar algum puxando treminhão de cana com o Pumão.
Lembre-se de que eu to com diferencial 3,54 (curto), então pensa num bixo que destraciona e faz malcriação totalmente sem querer, é só pisar um pouquinho além da casquinha.
No final, foram cerca de 10% de ganho, sem trocar nada, só no acertinho. Achei muuuuito bom.
Mas não é só isso, o carro está bebendo menos!!!! Não sei exatamente quanto, mas é nítido que melhorou o consumo.
A dirigibilidade também progrediu, tá com uma tocada mais civilizada, pq antes tinha um buraco na baixa que enchia o saco na condução urbana. Acabamos com isso.
E parou de esquentar. Antes, eu tinha um pouco de problema com super aquecimento. Os acertos, mais a adoção de vela grau 9, acabaram com este problema.

No todo, no todo, deu pra ver que acertar carro em dino é outro mundo, vc tem muuuuito mais recurso que tentando acertar na rua.

O que não ficou bom e não teve jeito: o motor só ta girando 4500rpm.
Acho que isso é o que gira um motor original. Daí vc coloca cabeçote, comando, balanceiro roletado, etc,etc,etc, pensa que o bixo vai girar uns 6500.
Credito isso à taxa baixa pro álcool, e mais um fato: nos 4500rpm, o lambda já tava beeeemmm baixo, magrinho. Ou seja, as três 446 não alimentam o seizão com tanta fartura assim...fiquei surpreso...
Talvez com mais taxa (ou gasolina) e mais alimentação (3 Weber 40? Quadrijet monstro? Injeção?) o seizão chegue nos 6500!

Desculpem pelo post longo, mas queria contar esta experiência prôceis.
E recomendo: gosta de preparação? Meu, vai brincar de dino, é muuuito legal.

Segue um vídeo de uma puxadinha básica:

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Mensagem por Fabio Azevedo Sex Dez 16, 2011 4:16 pm

Muito legal Ricardo...já tinha ouvido falar que é muito melhor acertar o bicho em cima do Dino, além de sair sabendo quanto tem de cavalaria disponível!


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Mensagem por Rogerio Sex Dez 16, 2011 5:11 pm

Gostei do ronco do Puma!
China o post foi muito importante pois é a prática comprovando os fatos!
E "achar" uns hp´s assim é sempre bom né!
Show!

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Mensagem por Rogerio Sex Dez 16, 2011 5:40 pm

China, estes números obtidos são na roda né?!

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Mensagem por Ricardo China Sáb Dez 17, 2011 3:33 pm

Rogerio escreveu:China, estes números obtidos são na roda né?!

Fala Rogério, negativo, no "cinguenal", como dizia no programa, ou seja, no vira.

Ah, e queria dar mais uma informação que esqueci no primeiro texto.
Também testei o carro com e sem os filtros de ar nos buras. Sempre quis saber se eles de fato causam alguma perda significativa.
Querem saber a diferença?
4hp.
Ou seja, 1,76%. Comparada à proteção que os filtros trazem ao motor, acho a perda desprezível.
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Mensagem por Walter Sáb Dez 17, 2011 5:55 pm

Muito Bom....É muito HP achado...rsrsrsrsrsr..
Aliás, achei o Pumão hoje lá na rua São Paulo...kkkkk...não dá pra esconder...o pessoal sempre acha nossos carros.....Abraço e Parabéns!
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Mensagem por Tmmassaro Dom Dez 18, 2011 3:50 pm

Maravilhoso!

Quanto tempo levou, 01 dia? Tem o contato de lá?

AbraçoSS

Tadeu.
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Mensagem por Ricardo China Dom Dez 18, 2011 7:31 pm

Tmmassaro escreveu:Maravilhoso!

Quanto tempo levou, 01 dia? Tem o contato de lá?

AbraçoSS

Tadeu.

Fala Massaro,
que nada, com duas ou tres horinhas vc faz esta festa toda.
Contato é facil: www.forturbo.com.br

Abraços
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Mensagem por Caio Benedini Riul Dom Dez 18, 2011 10:20 pm

Ricardo ta de parabéns hein brutão o puma hehe, vale a pena mesmo ne por no dino futuro e esse mesmo a eletronica ajuda e facilita muito nessas horas. Cool Very Happy
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Mensagem por Rodrigo Cota Seg Dez 19, 2011 8:57 am

China, já arrepiou só de ver o vídeo, ao vivo cai até os cabelos. hehehehe
Meu amigo, 48.5 de torque é o mesmo que levar um coice de mula. Parabéns, o pumão tá sensacional...

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Mensagem por liaquila Seg Mar 05, 2012 10:35 am

Muito legal mesmo !!

A que rotacao apareceu o torque maximo ? A curva de torque ficou muito aguda?

O cambio e diferencial foram trocados ou a esta potencia aguenta ?

Parabens

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Mensagem por Pedro Pio Seg Mar 05, 2012 6:02 pm

Que legal!! parabéns pelo Puma! muito lindo! abs!
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Mensagem por Ricardo China Seg Mar 05, 2012 11:57 pm

liaquila escreveu:Muito legal mesmo !!

A que rotacao apareceu o torque maximo ? A curva de torque ficou muito aguda?

O cambio e diferencial foram trocados ou a esta potencia aguenta ?

Parabens

Mario

Fala amigo, o pico de torque veio já nos 3000 rpm, dando uma curva bem planinha.
Cambio, diferencial originais, sendo este ultimo o 3.54 do 4 cilindros. A embreagem é Sachs do Opala 92.
Abraços!
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Mensagem por JULIO Ter Mar 06, 2012 3:43 pm

Esse "pumão" tem muito fôlego, num é de fumante não!!!!!! kkkkkkk
Abço China
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