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CAIXA DE MUDANÇAS 4 MARCHAS

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CAIXA DE MUDANÇAS 4 MARCHAS Empty CAIXA DE MUDANÇAS 4 MARCHAS

Mensagem por Kabana Qua Out 20, 2010 1:24 pm



CAIXA DE MUDANÇAS 4 MARCHAS


A caixa de mudanças de 4 marchas foi lançado em 1971, equipando os modelos "SS". Sua aceitação ampla no entanto, fez com que a fábrica tornasse equipamento optativo nos demais modelos a partir de 1971. A remoção e a instalação da caixa se faz como descrito em relação a caixa de trêz marchas, com ligeiras modificações facilmente perceptíveis. DEMONTAGEM DO CONJUNTO Instale o conjunto de suporte M-680751. Retire os dois parafusos de fixação do conjunto do trambulador a carcaça e os dois parafusos de fixação do interruptor da luz de aviso de marcha ré. Retire os 2 contrapinos de fixação dos liâmes da 1, 2, 3 e 4 marchas, mas deixe a alavanca de marcha ré no lugar e remova o contrapino do liâme. Retire o conjunto do trambulador. Retire o conjunto da tampa lateral com os garfos. Retire a extensão da caixa com sua junta. Retire a engrenagem do velocímetro e a seguir a engrenagem intermediária de marcha ré com seu eixo. Retire o anel de trava da engrenagem de marcha ré na árvore secundária e retire a engrenagem. Para retirar a engrenagem de marcha ré do eixo intermediário, retire o anel de trava e extraia a engrenagem com auxílio da ferramenta M-710754. Retire os parafusos que prendem a carcaça da caixa a de embreagem e a porca do parafuso esférico. Para separar as duas carcaças, use a ferramenta M-680767, pressionando ao mesmo tempo a extremidade do eixo intermediário, para que fiquem livres ao mesmo tempo a árvore secundária e o trem de engrenagens intermediário. Retire o flange retentor do rolamento da árvore primária. Retire o anel de trava do rolamento da árvore primária com um alicate de expansão M-680761 e remova a árvore primária batendo na extremidade interna com um martelo de plástico. Retire simultaneamente o trem de engrenagens ao mesmo tempo em que o conjunto da árvore secundária é deslocado. Retire a árvore secundária com cuidado e logo após a árvore primária. Se o rolamento da árvore primária estiver muito justo, use a ferramenta M-680752. DESMONTAGEM DA ÁRVORE PRIMÁRIA Prenda a árvore primária em um torno de bancada, destrave e retire a porca de rosca esquerda com a chave especial M-680753. O rolamento é retirado na prensa com auxílio da ferramenta M-680764-2. DESMONTAGEM DA ÁRVORE SECUNDÁRIA Com alicate de expansão, retire o anel de trava do cubo sincronizador da 3 e 4 velocidades. Retire o conjunto do sincronizador e a engrenagem da 1 marcha e seu anel sincronizador. Retire o anel de trava do conjunto sincronizador (cubo e luva) da 1 e 2 velocidades e retire depois a engrenagem da 2 marcha e seu anel sincronizador. REMOÇÃO DA ENGRENAGEM DA RÉ DE SEU EIXO Com um alicate de expansão ou uma chave de fenda, retire o anel de trava anterior, a engrenagem e o anel de trava porterior. DESMONTAGEM DO CONJUNTO DA TAMPA Retire os parafusos das alavancas, as alavancas, os eixos e os garfos da 1 e 2 e da 3 e 4 marchas. Retire o parafuso, a alvanca, o eixo e o garfo, a esfera e a mola de comando da marcha ré. Retire a mola dos setores, o anel de trava e os setores. Extraia os vedadores de óleo dos eixos dos garfos na tampa. REMOÇÃO DO VEDADOR DE ÓLEO E DA BUCHA DA EXTENSÃO DA CAIXA. Para extrair o vedador de óleo da extensão use o martelo corrediço M-680755. Para retirar a bucha use a prensa e a ferramenta M-680766. RETIRADA DOS ROLAMENTOS DA CARCAÇA Alargue o anel de trava do rolamento da árvore secundária inserindo a ferramenta M-710753 no rasgo da carcaça. Com a ferramenta M-710751 e um martelo de plástico, empurre o rolamento para dentro, sacando-o. Retire depois o anel de trava. Alargue o anel de trava do rolamento posterior do trem de engrenagens com a ferramenta M-710752 e force o rolamento com um martelo de plástico e a ferramenta M-710762. RETIRADA DO ROLAMENTO DE ROLETES ANTERIOR DO TREM DE ENGRENAGENS Retire o rolamento da frente para trás com auxílio da ferramenta M-710757. MONTAGEM DA ÁRVORE PRIMÁRIA Todas as peças componentes da árvore devem estar perfeitamente limpas e lubricadas com óleo Elco-44. Coloque o rolamento na árvore usando uma prensa e a ferramenta M-680764. A pressão deve ser aplicada sobre a carreira interna. Note que a ranhura para instalação do anel de trava do rolamento deve ficar voltada para a frente do carro. Prenda a árvore primária em um torno de bancada, coloque, aperte e trave a porca de rosca a esquerda com a chave especial M-680753. MONTAGEM DA ÁRVORE SECUNDÁRIA Coloque a engrenagem da 2 velocidade no seu mancal do eixo. Coloque o anel sincronizador da 2 velocidade. Instale a engrenagem da 1 velocidade no seu mancal. Inverta a posição da árvore secundária. Monte a engrenagem da 3 velocidade no respectivo mancal. Coloque o anel sincronizador da 3 velocidade. Coloque o conjunto sincronizador da 3 e 4 velocidades (cubo e luva). Coloque o anel de trava do cubo sincronizador da 3 e 4 marchas na sua ranhura. Após a montagem, guarde o conjunto já montado em local limpo e resguardado de poeira e sujeira em geral. MONTAGEM DA ENGRENAGEM INTERMEDIÁRIA DA MARCHA RÉ A engrenagem é presa por dois anéis. Coloque o anel de trava de encosto, a engrenagem e depois o segundo anel de trava. MONTAGEM DA TAMPA Coloque os vedadores de óleo da tampa com a ferramenta M-680754. Coloque os setores, o anel de trava e a mola. Introduza os eixos dos garfos na tampa com auxílio da guia da ferramenta M-680754. Coloque as alavancas e seus parafusos. Enganche a mola no seu furo na tampa e com a guia da ferramenta M-680754 insira o eixo-garfo da marcha ré, encaixando a esfera na depressão do garfo. Coloque depois a alavanca e seu parafuso. Coloque os garfos nos respectivos setores. MONTAGEM DA BUCHA E DO VEDADOR DE ÓLEO DA EXTENSÃO DA CAIXA Instale a bucha na extensão com auxílio da prensa e da ferramenta M-680766. Alinhe bem a bucha com a ferramenta e com furo da extensão. O vedador se instala com a ferramenta M-680760 e um martelo de plástico. MONTAGEM DOS ROLAMENTOS NA CARCAÇA Coloque o anel de trava na ranhura do alojamento do rolamento da árvore secundária na carcaça. Monte o rolamento na ferramenta M-710751 e introduza-o na carcaça pelo lado externo. A ranhura do rolamento deve ficar voltada para o lado interno da carcaça. Coloque o anel de trava na ranhura do alojamento posterior do trem de engrenagens, na carcaça. As ranhuras e os aneis devem estar perfeitos, limpos e sem rebarbas. MONTAGEM DO ROLAMENTO DE ROLETES Com auxílio da ferramenta M-710757, coloque o rolamento de roletes do trem de engrenagens na cavidade da carcaça da embreagem, pelo lado da caixa de mudanças. INSTALAÇÃO DOS CONJUNTOS NA CARCAÇA Monte a carcaça da embreagem no suporte M-680751 com a parte plana voltada para cima. Monte o anel sincronizador da 4 marcha na árvore secundária. Prenda com graxa os 15 roletes da árvore primária em seu alojamento e encaixe a árvore primária na árvore secundária. Junte ao conjunto da árvore primária e secundária, o trem de engrenagens (carretel). Coloque o conjunto na carcaça da embreagem e simultâneamente introduza a extremidade anterior do eixo do trem de engrenagens, no rolamento de roletes já montado na carcaça, certificando-se que todas as peças estão bem alinhadas e perfeitamente encaixadas. Coloque o anel de trava e o flange retentor do rolamento da árvore primária com a junta nova. Instale uma junta nova entre a carcaça da embreagem e a da caixa de mudanças. Coloque a carcaça da caixa de mudanças sobre a da embreagem, prendendo-o com 2 parafusos. A seguir, encaixe-a com ajuda da ferramenta M-710760 de modo a obter uma união perfeita. Antes de montar a árvore secundária, remova as rebarbas por ventura resultantes da remoção dos aneis de trava das engrenagens. No processo de montagem, evite o uso de martelo de ferro, a fim de evitar danos aos rolamentos. Use somente as ferramentas adequadas. Observe a posição da luva de mudanças de 3 e 4 velocidades, procurando evitar que ela deslize para baixo e fique travada com suas próprias chavetas. Coloque os outros parafusos e aperte-os de modo alternado e um pouco de cada vez, para que a carcaça se alinhe perfeitamente com a da embreagem. Verifique que todo o conjunto gire livremente, movimentando a árvore secundária. A seguir, monte a engrenagem da marcha ré nas estrias do carretel e prenda-a com anel de trava. Coloque a engrenagem da marcha ré na árvore secundária e prenda-a com seu anel de trava. Observe que o lado chanfrado da engrenagem da ré da árvore secundária deve estar voltado para fora da carcaça e os da engrenagem intermediária, da marcha ré para dentro. Monte o conjunto do eixo e engrenagem intermediária de marcha ré a engrenagem sem-fim do velocímetro travando-a. Coloque nova junta na extensão, coloque a extensão, apertando os parafusos com torção recomendada. Coloque as luvas corrediças de 1 e 2 e3 e 4 marchas, os garfos da tampa e a cava do eixo da engrenagem intermediária de marcha ré em posição neutra. Coloque a tampa com nova junta e aperte os parafusos. Coloque o conjunto do trambulador, os liâmes e o interruptor da luz da marcha ré. Antes da montagem, verifique novamente todo conjunto, certificando-se de que todo mecanismo está se movimentando livremente. Ajuste a altura do parafuso esférico do garfo da embreagem com 26,7mm (1,050") e aperte a porca de trava. Abasteça a caixa com óleo Elco-44 até o nivel do bujão (1,3 litros). Essa operação pode ser realizada, no entanto, após a instalação. Se o abastecimento for feito antes, coloque na extensão o vedador M-680763. INSTALAÇÃO DA CAIXA NO VEICULO Proceda do mesmo modo que em relação a caixa de mudanças de três velocidades.
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