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EMBREAGEM DO OPALA

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Mensagem por Kabana Qua Out 20, 2010 1:26 pm


EMBREAGEM

A embreagem do CHEVROLET OPALA é do tipo de mola de diafragma, mais conhecida pela denominação de "chapéu chinêz", devido a forma de sua mola de pressão. Suas partes constituintes são as seguintes: o plato, que incorpora o disco de pressão, a mola de diafragma ("chapéu chinês") e o suporte, o disco de fricção ou disco de embreagem, o colar, ou rolamento de encosto, o garfo e tirante de comando, com seu pedal de acionamento. O pedal é do tipo suspenso e comanda a embreagem através do cabo de embreagem, o qual, por sua vez, atua sobre o garfo. Assim quando se pisa no pedal, o cabo puxa uma das extremidades do garfo, que gira em sua rótula, de modo que a forquilha que sustenta o rolamento de encosto se desloque a frente, forçando os dedos da mola de diafragma, de modo que sua tensão se anula e o disco da embreagem fique solto, interrompendo-se assim o movimento do motor a caixa de mudanças, já que a árvore primária da caixa se engata no cubo estriado do disco da embreagem. Se o pedal é solto, o garfo volta a posição de repouso, assim como o rolamento, de modo que a mola de diafragma volta a comprimir o disco de pressão e este o disco de embreagem contra o volante do motor e todo o conjunto torna- se rígido, girando como se fosse uma só peça. A embreagem desempenha um árduo trabalho, principalmente no trânsito congestionado das cidades, obrigando ao seu emprego contínuo para a constante mudança de marchas, de modo que as peças sujeitas a maior atrito se desgastam e precisam ser substituídas. Dentre essas peças, destacam-se o disco de embreagem, a mola de diafragma e o rolamento de encosto. RETIRADA DA EMBREAGEM Retire a caixa de mudança e carcaça da embreagem como está detalhado no capítulo "caixa de mudanças 3 ou 4 marchas". Desaperte os 6 parafusos de fixação do platô ao volante, de modo progressivo, ou seja, um pouco de cada vez e em cruz. Retirado o platô o disco fica livre para retirada. DESMONTAGEM Faça marcas com pulção nas beiradas do disco de pressão e no suporte do platô, depois retire os 3 parafusos e as molas de retorno. Retire o platô. Inspecione todas as peças do platô: mola de diafragma, particularmente nas pontas, anéis, etc. As peças que constituem o platô não são disponíveis isoladamente, de modo que, se alguma estiver desgastada ou quebrada, substitua o platô completo. O disco de fricção e o rolamento de encosto não podem ser lavados com solventes; o rolamento é do tipo de lubrificação selada. Se o disco estiver empregnado de óleo, é sinal que o vedador da árvore primária da caixa de mudanças está defeituoso e deve ser substituído. Verifique as superfícies de atrito do volante do motor e do disco de pressão usando uma régua para medir o paralelismo das superfícies. Verifique o rolamento de encosto no que diz respeito a encaixe frouxo na luva do retentor do rolamento da árvore primária da caixa de mudanças. Examine o disco: se estiver desgastado, sujo de óleo, com guarnições soltas, molas amortecedoras quebradas ou empenado, substitua o disco. Verifique também se o disco desliza suavemente nas estrias da árvore primária. Se as estrias de um ou outro elemento estiverem ásperas ou gastas substitua o que for necessário. Examine a rótula do garfo e a mola. Se preciso, pode-se dobrar a mola da esfera em direção ao garfo. MONTAGEM - Coloque o platô no suporte da embreagem, observando a posição correta, pelo alinhamento das marcas a punção feitas anteriormente. Instale as molas de retorno, os parafusos e arruelas, apertando-os a torção de 1,5kgm (11 lb-pé). SUBSTITUIÇÃO DA BUCHA GUIA - A bucha guia, que suporta a extremidade da árvore primária é do tipo impregnado de óleo e prensado em cavidade da árvore de manivelas. Se tiver desgastada, use a ferramenta M-680693 para retira-la e a ferramenta M-680655 para colocar a bucha nova. INSTALAÇÃO DA EMBREAGEM Proceda de modo inverso so descrito em relação a retirada da embreagem.No entanto, antes de apertar os parafusos do platô, centralize o disco da embreagem com a ferramenta M-680769. REGULAGEM DA EMBREAGEM O curso livre do pedal é aquele percorrido pelo pedal entre a posição de repouso até o ponto em que se faz sentir a resistência. Solte a porca de trava do parafuso de regulagem e ajuste-o de modo que a distância entre a cabeça e a face da carcaça seja de 26,6, usando o gabarito próprio. Aperte depois a porca de travamento. Um ajudante retém o pedal contra o batente de borracha. Empurre o garfo, de modo a sentir que o rolamento de encosto toque levemente nos dedos da mola de diafragma"chapéu chinêz". Com esses dois elementos nessa posição, instale o cabo de comando (que foi previamente desmontado) e coloque o anel de trava no canalete que permita o máximo esticamento do cabo, sem força-lo. Coloque novamente a mola de retorno e o protetor de pó. A regulagem final se faz agindo-se sobre o parafuso da embreagem, até que obtenha um curso livre no pedal de 20 a 25mm
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