Ribeirão Opala Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário


motor 4 cil 3.0 - O.O

4 participantes

Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por PERKS OPALEIRO Sex Dez 03, 2010 9:02 pm

tá aí a reportagem...

e aí????

http://www.opalass.com.br/projetos/adaptacoes/tranformacao-opala-4-cilindros-de-2-5-para-3-0
PERKS OPALEIRO
PERKS OPALEIRO
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 659
Idade : 54
Localização : MONTES CLAROS - MG
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN 1979
Data de inscrição : 22/01/2009

http://perksload.blogspot.com/?spref=fb

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por Rogerio Sex Dez 03, 2010 10:59 pm

Perks, eu gostaria muito de ter feito isto no meu 4cil.

A matéria que saiu na Oficina Mecânica já tem muitos anos e por isso é muito dificil achar algum virabrequim da Martins Performance por ai.
Diz a lenda que os viras fabricados aqui eram exportados para o EUA para equipar os Motores Mercruiser, que é o Volvo-Penta de lá.
No e-Bay acha deste viras para transformar em 3.0, procure por "Mercruiser 3.0 ou 140HP".
Note que lá vc acha vira com 2 contrapesos por mancal igual aos da matéria e também com um contrapeso só, como nos originais. Este lance de dois contrapesos é citado na matéria também. Isto dá maior balanceamento ao vira, consequentemente faz girar mais e evita desgastes prematuros e a tremedeira do motor.

Na parte final da matéria comenta-se do uso do virabrequim do 153 no bloco do 151.
Isto é bem viável e relativamente fácil de achar. Só que tem que ser feito um trabalho na cabeça do pistão para que ele não bata no cabeçote caso vá usar no bloco do 151.
Tem a opção de vc usar o bloco do 153 e colocar os pistões do 151 mandando encamisar o bloco.
Nunca vi nenhum rodando ainda e juro pro cê ainda vou ver.
O Carlos Henrique está montando e tem uns viras destes. Só que ultimamente até o CH tá dificil de ver por aqui.
Valeu!

Rogerio
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1510
Idade : 45
Localização : .
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por PERKS OPALEIRO Sáb Dez 04, 2010 10:42 am

nossa, dá vontade mesmo de testar um de 153 né meu, vai que o trem fica bom mesmo....

mas tem que ver a grana que gasta pra isso tudo tbém né, ver se compensa fazer e talz...

mas que dá vontade, isso dá...
PERKS OPALEIRO
PERKS OPALEIRO
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 659
Idade : 54
Localização : MONTES CLAROS - MG
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN 1979
Data de inscrição : 22/01/2009

http://perksload.blogspot.com/?spref=fb

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por ch Seg maio 02, 2011 6:10 pm

e eu to montando um , so que estou sem tempo agora, mas pelo que pesquisei fica igual ao 6 cil em questao de torque, eo consumo e o do 4 mesmo, uma coisa que se deve respeitar e que com o curso maior o motor perde um pouco de giro, e nao adianta colocar comando com maior duração , pois , quebra e a biela sai pra fora. o motor devera trabalhar no maximo , com 4000rpm, pra durar sem quebra . pode usar o h 34 se prefirir um motor economico , mas pra tirar a cavalaria o bom eo 446 , este motor , fica com a taxa na casa dos 10:1, pode rodar com gasolina ou alcool. so vai depender do carburador e distribuidor , nao aconselho rebaixar o cabeçote, a nao ser que for usar radiador de 6 cil com ventoinha eletrica, o cabeçote so se faz polimento na saida de escape. o comando tem que ser do 153 ou opala a alcool que e o mesmo.
ch
ch
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por ch Seg maio 02, 2011 6:13 pm

fica com um torque na casa dos 25 kg, a 2000 rpm , na configuração que mencionei, vai bem com cambio de 5 marchas e diferencial do 6 cil, pois o cambio de 5 marchas tem as 3 primeiras marchas mais curtas, e no final com um 3,07 na quarta o carro mantem . logo o meu motor vai ficar pronto. preciso testa-lo . dai farei outros ou venderei as peças que eu tenho . nao e um motor de 3.0 mas sim 2789 cil. existe o vira de 92, alguma coisa que chega aos 3.0 litros , e é fabricado no mexico na cidade de teluga pela gm power train , nas configuraçoes a gas com injeção eletronica de fabrica , pra uso industrial , ou pode comprar um motor deste de barco tambem so que e marinizado pela volvo penta, ouvi dizer que la em manaus existem estes motores tanto novo como usado , penta ou gm , preciso perguntar po meu amigo que mora la. outro conhecido meu que me passou esta informação. outro detalhe importante e que tanto o 4 cil como 6 cil ainda sao fabricados para uso naval e industrial e a injeção.
ch
ch
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por ch Ter maio 03, 2011 12:56 pm

hoje vi um fornecedor destes motores marinizados , ele comercializa motores novos 4 e 6 cil com injeção de combustivel, mas vem tudo pra embarcação , no caso so precisa de suportes do motor e coletor de escape , que e o mesmo do opala . so nao me disse o preço , como estou indo todo dia la . vou saber em breve.
ch
ch
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por ch Ter maio 03, 2011 12:59 pm

http://www.gmpowertrain.com/Libraries/Industrial/Vortec_3_0L_I-4_Industrial.sflb.ashx
este motor e um 4 cil , a unica coisa a ter que mudar eo carter e o pescador da bomba de oleo e o comando pois e mais manso que o do opala a alcool, e o volante do motor pois e o mesmo das caminhonetes de 11 polegadas. e um motor de força e nao de rotação de alta , as bielas sao mais curtas . estas bielas seriam interessante num motor 6 cil. com o vira do 292 e pistao do 4 cil , mas isto e outra historia ( motor 5,2 l)
ch
ch
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por ch Ter maio 03, 2011 1:16 pm

outro endereço , quem se habilita em comprar nao e muito fora o preço, alias acho ate mais barato que aqui.
http://www.perfprotech.com/store/catalog/Rebuilt-GM-Marine-Long-Block-Engines-6-Cylinder,3026.aspx
ch
ch
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 210
Idade : 51
Localização : ribeirao preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
Data de inscrição : 03/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por luis marcelo policarpo Dom Jul 20, 2014 4:02 pm

MUITO INTERESSANTE

luis marcelo policarpo
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 6
Idade : 48
Localização : Bariri/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : ainda não tenho
Data de inscrição : 05/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

motor 4 cil 3.0 - O.O Empty Re: motor 4 cil 3.0 - O.O

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos