Ribeirão Opala Clube
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Mensagem por Walter Sáb Dez 17, 2011 9:35 pm

Apontarei o possível problema e uma forma rápida de saber se é ele mesmo e como fazer a manutenção do mesmo!
Começando...
Bateria:
Em boa parte dos casos, ouço dizer que a bateria está fraca ou que o motor não gira direito antes de pegar, assim sendo, tendo que ficar um bom tempo até o carro pegar.
Primeira mente, teste a voltagem da bateria com o carro desligado e após com o carro ligado.
A voltagem (o termo correto seria potencia) da bateria deve variar entre 11 v e 14 v de desligado para ligado.
Caso aconteça de o carro ligado apontar menos voltagem que quando desligado, desconfie do alternador, que infelizmente, ou será preciso substituí-lo ou apenas retificá-lo em uma casa especializada.
Motor de arranque:
Às vezes é confundido com bateria fraca, pois quando na partida o motor gira devagar, pode ser também os ditos "carvões" do mecanismo de arranque que estão avariados ou no fim da vida útil. (Isso serve também para aqueles estalos que acontecem na partida o motor nada gira.) Pra quem sabe um pouco de mecânica, não é muito difícil sacar o motor de arranque e trocar você mesmo o "carvões". Caso contrário, você sacando-o e levando numa auto-eletrônica o custo será muito mais baixo, do que o deixando o automóvel todo parado com eles.

Bobina, distribuidor, cabos e velas:
Seu motor gira bem quando dá a partida, mas custa a pegar mesmo assim? Teste a faísca (centelha)!
Comece pelas velas, saque-as e repare na cor das mesmas, se elas estiverem muitos "pretas" há algo de errado com a faísca que podem ser três coisas:
Bobina - Quando a bobina não está a toda, as velas costumam ficar encharcadas e pretas, isso significa que a faísca gerada pela vela não é suficiente para um queima total do combustível depositado. Principais sintomas são além da dificuldade de pegar, também na falta de força e até em casos mais extremos, algo parecido como afogamento do motor.
Distribuidor - Se o mesmo tiver platinado então! Abra-o sem antes decorar a posição do mesmo e dos cabos. Verifique os contatos, às vezes a oxidação é a principal vilã da história.
Cabos e Velas - Quando você sacar as velas e ver que apenas uma ou duas estão encharcadas e as demais estão OK, desconfie das mesmas. Um bom teste para saber se é cabo ou vela é o seguinte: Limpe-a e troque a vela (apenas a vela) ruim pela posição de uma boa e bote a boa no lugar dela. Ligue o motor e deixe um ou dois minutos. Saque-as, se a vela boa ficou encharcada é cabo, agora se a vela ruim continua encharcada, é vela.
A ordem de ignição esta escrita no coletor de admissão do seu carro.
Em ultimo casos verifique toda fiação que liga a bateria, a ignição ao motor de arranque, ao distribuidor, a bobina e por fim, toda parte elétrica que envolve a parte de partida do motor!

Obs.: Às vezes a causa do problema da partida pode estar relacionada ao ponto, como?
Para quem não sabe, o "ponto" é dado esse nome a posição do distribuir, e pode estar atrasado ou adiantado.
Um ponto mais atrasado, faz com que o motor gire mais "leve" durante a partida e a marcha lenta, porém pode ratear em alto giro, pois a faísca muito atrasa faz com que o cilindro seja saturado demais com combustível e a vela não é capaz de queimá-lo todo ele.
Um ponto mais adiantado, faz com que o motor gire "pesado" ao pegar e trabalhe meio embaralhado na lenta, porém é melhor em alto giro, pois a faísca é dada junto com a "injeção" de combustível ao cilindro, sendo assim, dando resposta mais rápida ao cutucar o acelerador. (Mais indicado para carro que visam o desempenho e por fim)
Com isso acredito que terminamos a parte elétrica do "problema"
Combustível!
Não somente ele próprio, mas o percurso dele do tanque até o cilindro deve ser avaliado.
Começamos pelo próprio combustível!
Aditivada ou Comum?
Se você é usurário de gasolina comum, não é aconselhável colocar o combustível aditivado para percursos mais curtos, por quê?
O combustível aditivado tem esse não, não porque há um aditivo que faz com que ele aumente sua octanagem (poder de explosão), mas sim um aditivo que serve para limpar os componentes do motor durante sua combustão.
Sendo assim, quando o usuário do combustível comum, coloca aditivado, seria com intuito de limpar o motor e com isso, o melhor jeito de fazer isso é com o motor ligado. Pois se você deixa o combustível aditivado muito tempo parado no tanque, o mesmo acaba fazendo com que partículas de sujeira nas extremidades do tanque se desprendam e acabem sujando o filtro de combustível, carburares e demais componentes.
Por isso indico o uso de combustível aditivado para viagens em auto-estrada de médio a longo percurso. O motor em constante giro e trabalho, fará com que essas partículas passem através do sistema todo e seja eliminada na explosão do combustível. (É possível que o carro, trabalhe diferente no começo do ciclo, pois é bem no começo, que as partículas maiores sejam as do tanque ou de todo o sistema, se desaprendam e sejam aos poucos eliminadas)
Gasolinas Podium e afins, também tem a mesma função, porém são de pouco maior octanagem, o que faz ter um ganho considerável de força, rendimento e até, autonomia.
A gasolina comum por sua vez apresenta outro problema para os nosso opalas. Boa parte acredito que já esteja a par disso, mas para os poucos que não sabem, 20% da gasolina que você abastece em seu carro é álcool! Isso mesmo, a cada 10L de gasolina que você abastece, 2L são álcool.
Como sabemos, o álcool é um combustível com um poder de corrosão muito maior do que a gasolina pura. Essa mistura de combustível em motores a gasolina de nossos opalas, acaba gerando vários problemas com o decorrer dos anos...
 
Os carros mais novos, já vem com os componentes do motor, preparados para rodarem com álcool, mesmo não sendo motores "flex". Tanto que hoje em dia é muito mais fácil converter um carro para o álcool do que antigamente. Na maioria dos casos, basta reprogramar o sistema de injeção eletrônica e pronto.
Mas antigamente os motores a gasolina não vinham preparados para isso. Então essa mistura faz com que os componentes da linha de combustível, sejam avariados de certa forma, que além da diminuição da vida útil dos mesmo, pode ocorrer até o "descascamento" muito visto nos carburadores, bombas de combustível e o tanque.
Combustível alterado!
Esses são os maiores vilões da história, em sua maioria são gasolinas com mais de 20% de álcool em sua composição ou quando não recebem ingredientes extras como solventes e afins, agravando ainda mais o problema de sujeira, "descascamento" e afins.
Passando do combustível para o tanque de gasolina que já foi comentado, devo citar também que carros de garagem, aqueles que ficam dias sem ligar e só rodam nos finais de semana, são os mais propícios a terem complicações deste tipo.
Primeiro pelo combustível. O que muitos fazem é deixar pouco combustível no tanque o que a meu ver, acho completamente errado. O combustível aditivado ou não, seja álcool ou gasolina, muito tempo parado, acaba desprendendo também as tais partículas de sujeira que ficam dissolvidas no mesmo. Sendo assim, quanto menor a quantidade de liquido no tanque, maior vai ser a concentração dessas partículas no mesmo, sendo assim, tendo mais possibilidades de "entupir" a linha de combustível.
O certo seria deixar no mínimo um meio tanque e sempre que possível, dar a partida no carro e o deixarele trabalhar uns 3 a 5min (principalmente em carros a álcool), não precisa esperar o motor esquentar como diz a maioria, mas apenas deixá-lo funcionar entre esse meio tempo, tanto para eliminar pouco dessas impurezas do combustível, como também fazer com que o óleo do Carter lubrifique todo o sistema.

Não é de hoje, mas poucos conhecem, há um modo de melhorar a vida útil do seu carburador, que é um dos principais afetados pelo combustível ruim, niquelá-lo!
Niquelar o carburador, ou seja, dar um banho de níquel nele. Para quem não sabe o níquel, quando aplicado a uma superfície, cria uma película protetora poderosa, impedindo que o combustível tenha contato direto com o metal, diminuindo assim, em quase zero, a agressão causada pelos mesmos.
Falarei de carburadores mais adiante!
Agora filtro e bomba de combustível.
O filtro também é um bom agravante do funcionamento do sistema, um filtro sujo, fora da vida útil, pode e com certeza ira dar dor de cabeça. Esse não tem manutenção, apenas trocá-lo no período indicado.
A bomba por si, deve ser testada também. Para fazer isto, basta desconectar o cano que liga ela ao carburador e de a partida. Deve ser jorrar um jato o qual você julgaria necessário para encher o corpo do carburador. Caso não seja suficiente ou não jorre nada, é possível mandar retificá-la, mas nem sempre fica 100% e por isso sempre indico uma "nova".
Carburador, o grande vilão!
Esse em especial é considerável o grande vilão da história, mas que na verdade, não tem culpa alguma, afinal se ele está sujo é porque o filtro não fez seu trabalho, se ele esta "descascando" é porque o combustível é ruim e por aí vai.
Seja sujeira, regulagem ou qualquer outra função de manutenção em cima do carburar, eu aconselho que primeiro retire ele da admissão e trabalhe nele em cima de uma bancada limpa.
Abrindo - tome cuidado em decorar de onde você tirou cada peça e tente ter calma com ele, não faça muita pressão nas ferramentas e não tente martelá-lo.
Se você for calmo e tiver cuidado e um pouco de sorte, o kit de juntas (conhecido como reparo) ficará intacto, isso claro, se ele não estiver já danificado antes mesmo do "desmanche", o que implicará em troca imediata.
 Giclês, coitados deles. Normalmente é onde a sujeira fica depositada, impedindo o bom funcionamento dos mesmos. Vale a pena sacá-los e fazer a limpeza.
 
Bóias, outras que também sofrem com a corrosão e enfim. Uma bóia furada não tem jeito, carburador afoga, trabalha errado, não se consegue acerto de modo algum. Agora uma bóia mal posicionada, mal regulada também implica em complicações. Para quem não sabe a bóia tem função de válvula e é ela que dita o quanto de combustível entra no carburador.
 
Borboletas e o mecanismo em geral. Esses também sofrem com a sujeira, podendo ocasionar até o travamento dos mesmos.
O interessante para um modo geral em relação ao carburador é desmontá-lo todo, dar um bom banho nele de óleo diesel e com um pincel médio, limpar os componentes "móveis", feito isso, mais um banho de óleo diesel e por fim, com um compressor, dar um forte assopro em todo ele, principalmente em caneletas, vãos, foros, túneis, nos giclês e no corpo todo.
Ao montá-lo de volta ao lugar, fique atento as juntas do suporte, cuide para não parafusá-lo com muita pressão, evitando assim que os parafusos "espanem" e por fim, a regulagem do ar, do cabo do acelerador e demais.
Bem por hoje deixo essas dicas, ao decorrer dos dias, vou postando aqui as demais, não só sobre mecânica e elétrica do motor, mas também muitas coisas relacionadas à suspensão, freios, diferencial, caixa de marchas e elétrica em geral.
Lembrando que não sou nenhum expert formado e estou aberto a criticas, desde que as mesma não sejam voltadas direto a minha pessoa e sim a algo que posso ter dito de forma errada.
Aos meus amigos opaleiros só mais este recado. Não é preciso ser um mecânico profissional para se fazer certas manutenções em seu opala. Espero com esse tópico ajudá-los e livrá-los de certas oficinas que cobram valores absurdos, para serviços tão simples.
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Mensagem por Jfobaltazar Seg Dez 19, 2011 8:39 am

Aooo esse manual é bom hein!!
Parabens cara!!

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