Ribeirão Opala Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Evolucao do Opel

Ir para baixo

Evolucao do Opel Empty Evolucao do Opel

Mensagem por Rictartaro Ter Mar 23, 2010 10:18 pm

Galera, olha que topico legal que eu achei no Amigos do Opala...


[quote author=Macarrão link=topic=29928.msg250267#msg250267 date=1265680721]
Mais algumas curiosidades sobre a evolução do Rekord, que nos faz entender que talvez não seria demais chamar os Omegas modernos de Opala aqui no Brasil.

Opel Rekord - Projeto dos anos 50 com inspiração americana, mas com tamanho reduzido. Basicamente as versões mais modernas herdaram somente a mecânica.

Evolucao do Opel Std_1958_Opel_Rekord_P1-2


Opel Rekord A - Modelo totalmente "modernizado" no começo dos anos 60, com linhas mais familiares e a mesma plataforma e mecânica.

Evolucao do Opel Opel%20Rekord%20A%20Coupe%20(1964)

Evolucao do Opel 1201410633_c6a6989abc


Opel Rekord B - Poucas mudanças estéticas, mas mais semelhanças com aparência do Rekord C.

Evolucao do Opel 2767764544_3699e862b3

Evolucao do Opel Opel_Rekord_2-Door_Sedan_1966

Opel Rekord C - projeto lançado em 1966 na Alemanha, que cedeu monobloco, suspenção e 80% dos acabamentos e sistemas para a o lançamento do Opala em novembro de 1968 no Brasil.

Evolucao do Opel Opel_rekord_c

Opel Rekord Commodore - Aqui é abertura das portas para modernização do projeto e adoção de motor 6L europeu. Os motores do Rekord são do mesmo projetos utilizados nos motores 3.0 dos primeiros Omegas comercializados no Brasil, mas com 1.7 ou 1.9 litros nos 4cc e 6cc 2.8.
Nessa fase ocorre uma divisão, pois os Commodore passam a ter identidade própria. São base também para o australiano Holden Monaro, mas estes com mecânica V8 americana.

Evolucao do Opel Commodore

Evolucao do Opel Holden_monaro_1970_01

Opel Rekord D, que ainda dividida a carroceria com o Commodore, mas com motorização e acabamentos diferenciados. Essa configuração também já era disponível na Inglaterra como Vauxhall.

Evolucao do Opel Opel_Rekord_D_1975

Evolucao do Opel Comodore-gse2

Nova evolução, o Rekord E, assim também agora como Commodore, Vauxhall Carlton e Holden Monaro. Já há traços que lembram o Monza.

Evolucao do Opel 13124019_1

Evolucao do Opel Opel%20Rekord%20E%20Berlina%20orange_0935_big

No início dos anos 80 vieram os Rekord E2, e já não tem mais o que dizer sobre sua semelhança com o Omega.
Nessa fase o desenvolvimento tecnológico do conjunto anda a passo largos, mas infelizmente a ditadura brasileira impediu o acompanhamento da modernização desse projeto.
Ainda nesse ponto o Rekord e o Commodore tomam caminhos diferentes. O Rekord se torna um outro carro, com base muito parecida com a do Monza, e o Commodore assim como o Holden e Vauxhall Carlton continuam evoluindo na mesma antiga filosofia, com mesma base mecânica.

Evolucao do Opel Rekord_e2-500

Evolucao do Opel Img0138kc1


O nome Commodore é mantido na Austrália, mas na Alemanha e Inlgaterra muda o nome para Omega. Nessa série, a Lotus sob administração da GM americana desenvolve alguns aprimoramentos no projeto e desenvolve o Lotus Carlton, com motor 6L de 3,6 litros, biturbo com apenas 377cv. Nessa época também a Lotus desenvolveu a modernização do nosso 4.1, onde algumas melhorias mecânicas já foram adotadas nos motores de retentor, mas a eletrônica no gerenciamento só veio no final de 1994.

Evolucao do Opel OpelOmega20CD

Evolucao do Opel Fs_782

Evolucao do Opel LotusCarlton_1125156c

Evolucao do Opel Img?s=MLB&f=101272001_9688

Em 1992 essa carroceria foi descontinuada no mundo todo, e foi lançamento só aqui no Brasil. Esse novo design também é conhecido aqui no Brasil, mas só viemos a conhecer em 1998. Nesse ponto, a evolução mecânica foi muito adiante, e o motor 6L europeu deu lugar a um V6 americano de 3,8 litros e 200cv e depois, em 2001, com a reestilização, um 3.6 litros de 235cv. Esses motores são os que vieram para o Brasil, pois estes carros eram equipados com mecânica completa do Corvette pela Holden e pela Pontiac americana.

Evolucao do Opel Digiads_car_ads_98887_1

Evolucao do Opel 58155d1232261809-2005-holden-commodore-vz-sv6-5spd-my-first-ride-18-01-09_1716

Atualmente os Commodore ainda são vendidos no Brasil sob o nome Omega, mas apenas a versão básica, com motor V6 3.6 de 256cv. As versões australianas são mais sofisticadas e potentes, com opção de motores de até 515cv.

Evolucao do Opel Omega_br_01

Evolucao do Opel 28VE_Wagon2_m_m

Evolucao do Opel Holden-coupe-1g2

Bom, diante dessa árvore genealógica, podemos entender que só no Brasil houve um hiato na modernização dos projetos, então, se alguem ver por aí algum Omega 2010 com uma plaquetinha "Comodoro SL/E", não estranhem.








[/quote]
Rictartaro
Rictartaro
Admin
Admin

Número de Mensagens : 837
Idade : 52
Localização : Ribeirão Preto - SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Diplomata SE 1992 4.1/S Automatic
Data de inscrição : 22/09/2008

http://www.ribeiraoopalaclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos