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Freio a disco na traseira
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Kabana
João Dinardi
Rodrigo Cota
Rodrigo Ken
8 participantes
Página 1 de 1
Freio a disco na traseira
Você vai precisar de:
- Par de pinças traseiras do Kadett revisadas e com os reparos trocados se necessário (Audi, Golf, Tempra também servem, mas indico as do Kadett pela posição do suporte do cabo do freio de mão - na do Kadett nada precisa ser feito, nas outras é precido fazer um furo no suporte do amortecedor para passar o cabo);
- Par de discos traseiros do Diplomata;
- Par de suportes para as pinças;
- Cabo do freio de mão do Diplomata com disco traseiro;
- Válvula equalizadora;
- Chapa de 3mm para colocar no lugar do espelho do freio (usado no diferencial Dana, veja fotos).
- Parafusos, porcas e arruelas para fixação das pinças e suportes;
- Fluído de freio para sangrar o sistema.
- Paciência, mta paciência.
É um serviço simples, mas não é fácil.
Antes de desmontar tenha em mãos os discos e pinças traseiros, com eles vc medirá a espessura dos suportes pra que os discos e pinças fiquem alinhados.
Os suportes você poderá colocar tanto pelo lado de dentro quanto de fora, o que manda é a pinça e o alinhamento dela com o disco. Eu dou a dica de usar um suporte espesso, pelo menos uns 12mm, 15mm de espessura. Com freio e segurança não se brinca.
Os suportes das pinças tem formato de feijão, justamente pra ficar certo no diferencial. Neles vc fará furos do diferencial e do suporte das pinças:
É só retirar o tambor e colocar as pinças e discos traseiros.
Pra isso vc vai precisar tirar todo o sistema de freio traseiro. Vai precisar tirar os semi-eixos pra tirar o espelho do tambor, aquele ferro que fica atrás de tudo e onde vai preso o cilindro de freio traseiro. Ele deve ter uns 3mm de espessura e ajuda a prender os semi-eixos no diferencial (Dana), então qdo vc tirar o espelho traseiro vc via precisar colocar um metal de 3mm no formato dele, no local, pra não ficar um burado lá.
Feitos os suportes é só instalar tudo:
Uma dica, vc também precisará comprar um cabo de freio de mão do 92 com disco traseiro. Cuidado ao montar o cabo pq ele tem lado para ser colocado (um lado é maior que o outro)
Você também precisará de uma válvula equalizadora de pressão, que será instalada no cilindro mestre, na linha que leva fluido para o freio traseiro.
Outra dica, use pinças do Kadett, ou Golf. Eu usei as do Marea e tive problemas com o suporte do cabo do freio de mão, que pegava no diferencial. E com esse ferro da pinça, que pegava na minha roda, não deixando a roda entrar. O que fiz? Tirei!
Segue um esquema de instalação que me foi passado pelo Paulo Emílio, de BH.
http://www.easy-share.com/1904032406/esquema_instalacao_freio_traseiro.rar
- Par de pinças traseiras do Kadett revisadas e com os reparos trocados se necessário (Audi, Golf, Tempra também servem, mas indico as do Kadett pela posição do suporte do cabo do freio de mão - na do Kadett nada precisa ser feito, nas outras é precido fazer um furo no suporte do amortecedor para passar o cabo);
- Par de discos traseiros do Diplomata;
- Par de suportes para as pinças;
- Cabo do freio de mão do Diplomata com disco traseiro;
- Válvula equalizadora;
- Chapa de 3mm para colocar no lugar do espelho do freio (usado no diferencial Dana, veja fotos).
- Parafusos, porcas e arruelas para fixação das pinças e suportes;
- Fluído de freio para sangrar o sistema.
- Paciência, mta paciência.
É um serviço simples, mas não é fácil.
Antes de desmontar tenha em mãos os discos e pinças traseiros, com eles vc medirá a espessura dos suportes pra que os discos e pinças fiquem alinhados.
Os suportes você poderá colocar tanto pelo lado de dentro quanto de fora, o que manda é a pinça e o alinhamento dela com o disco. Eu dou a dica de usar um suporte espesso, pelo menos uns 12mm, 15mm de espessura. Com freio e segurança não se brinca.
Os suportes das pinças tem formato de feijão, justamente pra ficar certo no diferencial. Neles vc fará furos do diferencial e do suporte das pinças:
É só retirar o tambor e colocar as pinças e discos traseiros.
Pra isso vc vai precisar tirar todo o sistema de freio traseiro. Vai precisar tirar os semi-eixos pra tirar o espelho do tambor, aquele ferro que fica atrás de tudo e onde vai preso o cilindro de freio traseiro. Ele deve ter uns 3mm de espessura e ajuda a prender os semi-eixos no diferencial (Dana), então qdo vc tirar o espelho traseiro vc via precisar colocar um metal de 3mm no formato dele, no local, pra não ficar um burado lá.
Feitos os suportes é só instalar tudo:
Uma dica, vc também precisará comprar um cabo de freio de mão do 92 com disco traseiro. Cuidado ao montar o cabo pq ele tem lado para ser colocado (um lado é maior que o outro)
Você também precisará de uma válvula equalizadora de pressão, que será instalada no cilindro mestre, na linha que leva fluido para o freio traseiro.
Outra dica, use pinças do Kadett, ou Golf. Eu usei as do Marea e tive problemas com o suporte do cabo do freio de mão, que pegava no diferencial. E com esse ferro da pinça, que pegava na minha roda, não deixando a roda entrar. O que fiz? Tirei!
Segue um esquema de instalação que me foi passado pelo Paulo Emílio, de BH.
http://www.easy-share.com/1904032406/esquema_instalacao_freio_traseiro.rar
Última edição por Rodrigo Ken em Ter Jul 13, 2010 7:20 pm, editado 3 vez(es)
Re: Freio a disco na traseira
Excelente a dica para quem quer usar freio na traseira. Só que deve demorar muito tempo para fazer essa adaptação, quando se tem um ajudande como este da última foto. Rodrigão, põe esse cara pra trabalhar!!!!!!!! kkkkkkkkkk
Rodrigo Cota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009
Re: Freio a disco na traseira
KKKKKKKKKKRodrigo Cota escreveu:Excelente a dica para quem quer usar freio na traseira. Só que deve demorar muito tempo para fazer essa adaptação, quando se tem um ajudande como este da última foto. Rodrigão, põe esse cara pra trabalhar!!!!!!!! kkkkkkkkkk
Essa daí é elA Rodrigão! A Kyara!
Tem o outro preguiça que o Thor! rsrs
Re: Freio a disco na traseira
Ken, trabalho excelente, ótima dica, já deu coceira na mão, hehehehe, parabéns pelo trampo...!
AbSS.
AbSS.
Última edição por João Dinardi em Ter Jul 13, 2010 6:59 pm, editado 1 vez(es)
Re: Freio a disco na traseira
Valeu fio-fio! Isso aí foi antes do carro rodar pela primeira vez. Rapaz, vc não sabe como essa porra deu dor de cabeça pra ser feita pela primeira vez. Hoje é sussa, basta ter paciência e tempo, mas naquela época...pqp! rsrsJoão Dinardi escreveu:Ken, trabalho excelente, ótima dica, já deu coceira na mão, hehehehe, parabéns pelo trampo...!
AbSS.
Re: Freio a disco na traseira
amigo umas perguntas a chapa do suporte voce mandou fazer onde e como
consegui o formato teria como tirar um molde e postar aqui
valeu..
consegui o formato teria como tirar um molde e postar aqui
valeu..
Convidad- Convidado
Re: Freio a disco na traseira
Gerson, o corte foi feito na Ribersteel aqui em Ribeirão Preto, é uma empresa que mexe com "oxicorte", aí em SP deve ter aos montes.GERSON DE ESPINDOLA escreveu:amigo umas perguntas a chapa do suporte voce mandou fazer onde e como
consegui o formato teria como tirar um molde e postar aqui
valeu..
Sobre o molde, ACHO que devo ter um modelo antigo em casa. Se tiver interesse posso envier ele pra você pelo correio, basta você pagar as despesas de envio e retorno da peça, porque só tenho uma e a furação muda de Braseixos para Dana. Mas não tem segredo, veja que ele parece um feijão, onde a parte interna tem a curva do diferencial, já os furos são feitos depois de decidir a posição das pinças.
Abraços e bos sorte.
Re: Freio a disco na traseira
UNIFICANDO TOPICOS
Pessoal,
P/ quem quer colocar freio a disco na traseira,é MUITO fácil....vou colocar fotos do suporte e quem souber desenhar no pc,eu falo tudo como faz p/ ser feito um esquema...quem se abilita???
Fotos do esquema do suporte(eu que desenhei hehe) :
Fonte ( opaleiros do paraná )
do suporte
montado
Bom,é bem facíl de fazer:
Basta pegarem uma chapa de 8mm de espessura por... (esquecí a medida agora mas amanhã eu coloco...) e fazer um foro no centro de 67mm(é o diamentro do diferencial...)...
Já no diferencial sem TODO o sistema do freio,coloque a chapa furada encaixando no diferencial(terá que retirara ponta de eixo fora...) e marcar os 4 furos de fixação!!!
Feito os furos,colque e aperte a chapa...com o disco(original dos Opalas 92) no lugar encaixe a pinça de reio e deixe uns 3mm longe do disdo(p/ a pinça não pegar quando o disco girar) e prenda (de alguma forma) a pinça na pisoção e faça a marcação dos dois furos p/ fixar a pinça...
P/ o freio-de-mão,use o mesmo cabo,basta fazer um adaptador(amanhã coloco fotos...) p/ encaixar na ponta do cabo(onde irá encaixar na pinça) que já terá freio-de-mão usando o mesmo cabo...
P/ Pinça do Kadet/Monza/Ipanema(o que eu indico) só terá que fazer um pequeno trabalho no torno...terá que tornear(rebaixar) 7mm na base onde ela apoiará no suporte...
***OBS1 Este procedimento é p/ Diferencial Braseixo e pinça de KAdet/Ipanema/Monza...
***OBS2 O desenho eu coloqui só p/ ficar fácil de saber como é mas,não tente copiar pois dará errado,por isso eu expliquei como se faz p/ marcar os furos e tal...
P/ demais pinças,mudará os furos de fixação e o adaptador do cabo...
P/ diferencial Dana 30/44 é bem simples e quase igual,só mudará que na chapa(suporte da pinça) terá que fazer a cava do retentor...amanhã coloco como faze e as medidas poa,de cabeça agora esquecí...
Qualquer dúvida é só gritar que receberão o tratamento de sempre OKK
Até mais
Pessoal,
P/ quem quer colocar freio a disco na traseira,é MUITO fácil....vou colocar fotos do suporte e quem souber desenhar no pc,eu falo tudo como faz p/ ser feito um esquema...quem se abilita???
Fotos do esquema do suporte(eu que desenhei hehe) :
Fonte ( opaleiros do paraná )
do suporte
montado
Bom,é bem facíl de fazer:
Basta pegarem uma chapa de 8mm de espessura por... (esquecí a medida agora mas amanhã eu coloco...) e fazer um foro no centro de 67mm(é o diamentro do diferencial...)...
Já no diferencial sem TODO o sistema do freio,coloque a chapa furada encaixando no diferencial(terá que retirara ponta de eixo fora...) e marcar os 4 furos de fixação!!!
Feito os furos,colque e aperte a chapa...com o disco(original dos Opalas 92) no lugar encaixe a pinça de reio e deixe uns 3mm longe do disdo(p/ a pinça não pegar quando o disco girar) e prenda (de alguma forma) a pinça na pisoção e faça a marcação dos dois furos p/ fixar a pinça...
P/ o freio-de-mão,use o mesmo cabo,basta fazer um adaptador(amanhã coloco fotos...) p/ encaixar na ponta do cabo(onde irá encaixar na pinça) que já terá freio-de-mão usando o mesmo cabo...
P/ Pinça do Kadet/Monza/Ipanema(o que eu indico) só terá que fazer um pequeno trabalho no torno...terá que tornear(rebaixar) 7mm na base onde ela apoiará no suporte...
***OBS1 Este procedimento é p/ Diferencial Braseixo e pinça de KAdet/Ipanema/Monza...
***OBS2 O desenho eu coloqui só p/ ficar fácil de saber como é mas,não tente copiar pois dará errado,por isso eu expliquei como se faz p/ marcar os furos e tal...
P/ demais pinças,mudará os furos de fixação e o adaptador do cabo...
P/ diferencial Dana 30/44 é bem simples e quase igual,só mudará que na chapa(suporte da pinça) terá que fazer a cava do retentor...amanhã coloco como faze e as medidas poa,de cabeça agora esquecí...
Qualquer dúvida é só gritar que receberão o tratamento de sempre OKK
Até mais
Kabana- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1704
Idade : 50
Localização : Brodowski SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil
Data de inscrição : 09/10/2008
Re: Freio a disco na traseira
Tem alguem em Ribeirão Preto que faz a instalação/adaptação?
Fernando Buda- Opaleiro
- Número de Mensagens : 12
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Comodoro 1980
Data de inscrição : 25/09/2012
Re: Freio a disco na traseira
Rodrigo, boa tarde!
Obrigado pelo retorno.
Vou correr atras das peças e te aviso.
Obrigado pelo retorno.
Vou correr atras das peças e te aviso.
Fernando Buda- Opaleiro
- Número de Mensagens : 12
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Comodoro 1980
Data de inscrição : 25/09/2012
Re: Freio a disco na traseira
Amigo, este topico ficou dez, muito obrigado por doar um pouco do seu precioso tempo, estou comprando as pecas para colocar freio a disco traseiro na minha caravan com eixo baseixo, mas fiquei com uma duvida sobre qual valvula equalizadora comprar, ela e comprada para servir no cilindro mestre ou ela e referente as pincas que sao do kadette?
Dito- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1
Idade : 55
Localização : Minas gerais
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Caravan 80 dourada
Data de inscrição : 01/10/2013
Re: Freio a disco na traseira
Vai no cilindro mestre, só procurar pela do Diplomata 91/92.Dito escreveu:Amigo, este topico ficou dez, muito obrigado por doar um pouco do seu precioso tempo, estou comprando as pecas para colocar freio a disco traseiro na minha caravan com eixo baseixo, mas fiquei com uma duvida sobre qual valvula equalizadora comprar, ela e comprada para servir no cilindro mestre ou ela e referente as pincas que sao do kadette?
Re: Freio a disco na traseira
OBRIGADO PELA AJUDA IRMÃO
MARCELO POLICARPO- Opaleiro
- Número de Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : BARIRI/ SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN COMODORO
Data de inscrição : 31/05/2014
Re: Freio a disco na traseira
Ola pessoal, aproveitando o tópico para não criar outro, pergunto:
No diplo 92 com disco na traseira, como é feita a regulagem do pistão da pinça traseira quado se troca o disco? Pelo que vi, tem que girar o pistão que tem uma rosca interna até ele entrar um pouco pra dentro pra poder caber o disco novo, mas fiquei na dúvida se isso não vai afetar a frenagem, pois parece que fazendo isso diminui o curso do pistão, mas é apenas impressão, pois não sei ao certo como funciona, se tem alguma regulagem automática e tal. Se alguem souber como faz agradeço a ajuda.
No diplo 92 com disco na traseira, como é feita a regulagem do pistão da pinça traseira quado se troca o disco? Pelo que vi, tem que girar o pistão que tem uma rosca interna até ele entrar um pouco pra dentro pra poder caber o disco novo, mas fiquei na dúvida se isso não vai afetar a frenagem, pois parece que fazendo isso diminui o curso do pistão, mas é apenas impressão, pois não sei ao certo como funciona, se tem alguma regulagem automática e tal. Se alguem souber como faz agradeço a ajuda.
ZZ Top- Opaleiro
- Número de Mensagens : 166
Idade : 50
Localização : Banco do Diplo
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Diplomata 92
Opala coupe 79
Data de inscrição : 29/01/2011
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