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O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
06 cilindros, o que pode ser modificado.
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06 cilindros, o que pode ser modificado.
Nos Opalas de 6 cilindros, uma pequena mexida tem um retorno muito compensador. Isso ocorre devido à grande cilindrada do motor, 4.100 cc, que está estrangulada por um carburador que obriga esse motorzão a respirar tal qual respirássemos por um canudinho de Guaraná. Portanto, cumpre ao seu proprietário desafogá-lo com uma carburação condizente com sua cilindrada.
Um carburador Weber 40 vai deixá-lo com respiração livre e imediatamente sumirá sua cor arroxeada. Essa,é a primeira medida a ser tomada nesta emergência.
Para deixá-lo com rotações mais elevadas, devemos trocar o comando de válvulas original pelo comando do 250 S (o 250 S foi um motor mais nervoso lançado pela própria GM) e, para que as válvulas sejam acionadas com mais precisão e presteza, trocaremos os tuchos originais do comando (que são hidráulicos) por tuchos mecânicos. Essa troca de tuchos produzirá um leve barulhinho • tic, tic, tic • no cabeçote,; não se incomode, pois quase não se percebe de dentro do carro.
Foi só por causa dessa batidinha que a GM passou a usar comandos hidráulicos, que são silenciosos, porém menos eficientes. Esses dois itens, comando e tuchos, são encontrados em autorizadas GM, portanto, está fácil. Por sinal, esse comando não é bravo a ponto de atrapalhar com embaralhagens em marcha lenta, tudo normal.
Até aí, com essas poucas medidas, passaremos dos esgoelados 140 cv originais para bem dispostos 180, 200 cv. Seu Opalão vai abanar o rabo de contente e mostrar do que é capaz e pode ter certeza que vai deixar uma baita tatuagem de borracha no asfalto para deixar documentado que passou urrando por ali.
Para esclarecer o que fizemos, vejam o quanto esse “baita” motor de 4,1,litros está sendo pouco aproveitado em seu estado original produzindo 140cv em 4,1 litros, assim temos um rendimento de 34cv para cada 1000 cc (4100/140=34), medíocre, não? Já que qualquer motor mil produz mais de 55 cv/litro. E o que estamos fazendo é elevar esse rendimento para algo em torno de 50 cv/litro (4100/200=50) e um motor com essa relação de cilindrada/potência não pode ser considerado “mexido” portanto não há perda de durabilidade nem nada, deste modo, não há com que se preocupar. Assim a sua viatura atingirá 200cv
AbSS.
Re: 06 cilindros, o que pode ser modificado.
E o escape hein????? Uma arainha ajuda também né???? hehehehe
Rodrigo Cota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009
Re: 06 cilindros, o que pode ser modificado.
ow padrinho muito intereçante cara legal msm!
abss!
abss!
alexandre kajuru- Opaleiro
- Número de Mensagens : 215
Idade : 40
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala de luxo 74 4portas 6cc
Data de inscrição : 28/03/2010
Re: 06 cilindros, o que pode ser modificado.
E para os 4cc, tá rolando uma discriminação ou é impressão minha????
kkkkk...
Abraço!
kkkkk...
Abraço!
Fabio Azevedo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1136
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : COMODORO COUPE 77
"PUNISHER"
Data de inscrição : 22/01/2010
Re: 06 cilindros, o que pode ser modificado.
Fabio Azevedo escreveu:E para os 4cc, tá rolando uma discriminação ou é impressão minha????
kkkkk...
Abraço!
Fala amigo, blz, vou estar procurando e logo, logo a gente posta, mas não tem discriminação não, hehehe...1
AbSS.
Re: 06 cilindros, o que pode ser modificado.
Rodrigo Cota escreveu:E o escape hein????? Uma arainha ajuda também né???? hehehehe
Fala Rodrigo,
O escape dimensionado ajuda e muito!
Atenção pois vc escapes de 'prateleira' que nem sempre vão melhorar o desempenho.
Um escape dimensionado deve seguir algumas regras e ai temos algumas variaveis para adequar o escape afim de ter máximo desempenho.
Entram nesta avaliação: graduação do comando, diametro das valvulas de admissão e escape, preparação do cabeçote (dutos polidos, alargados) Cilindrada do motor o que determina o volume de mistura que vai admitida, entre outros. Ex.: um escape feito para o 4100 não vai ter o melhor desempenho em um 4400 com as mesmas caracteristicas por conta do volume diferente.
É claro que tudo isto é sempre visando o MELHOR desempenho. No dia a dia em uso na rua nem sempre vamos precisar de todo este cuidado.
Quando procuramos aumentar a potência geralmente vamos alterar a quantidade e velocidade com que a mistura ar+combustível chega até a camara de combustão. Então penso que o raciocínio é que se aumentamos a entrada e velocidade do ar devemos também prestar atenção que a quantidade e velocidade com que esta mistura queimada deve sair da câmara de combustão.
Não adianta aumentar a carburação, duração de comando, valvulas, polir e aumentar os dutos e na hora de sair todo esta mistura da câmara ela fica estrangulada pelo coletor original. A mistura entra rápido mas não sai rápido o suficiente após a queima o que pode aumentar a temperatura da câmara e tornar ineficiente a entrada de mais mistura no ciclo seguinte.
Bom saber que como os motores Opala são estrangulados de fábrica pois com pequenas alterações já se ganha um melhor desempenho.
Um bom dimensionado pode elevar a potencia de 6 a 12 hp´s ai vai.....
Na Opala e Cia #18 tem uma matéria legal sobre isso.
Abrçs
Rogerio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1510
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009
LEGAL O POST
Bem legal e simplificado galera, mas será que dava pra mandar mais algumas sugestões com relação a coroa e pinhão do diferencial, a melhor opção entre o Webber 40 e o 3E, é que vou dar uma melhorada no meu e gostaria de receber algumas sugestões para deixar a criança pelo menos com 200 cv[/b][/b][/b][/b]
Convidad- Convidado
Re: 06 cilindros, o que pode ser modificado.
Petrukio, dá uma olhada neste tópico aqui, acho que vai te ajudar a tirar algumas dúvidas:
http://www.ribeiraoopalaecia.com/literatura-tecnica-f34/gm-250-segredos-revelados-t1187.htm#10970
Qualquer coisa posta ai!
http://www.ribeiraoopalaecia.com/literatura-tecnica-f34/gm-250-segredos-revelados-t1187.htm#10970
Qualquer coisa posta ai!
Rogerio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1510
Idade : 45
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009
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