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Opala 292 "S" - Texto do Rafael Castilhos

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Mensagem por Rogerio Sex Ago 06, 2010 12:30 am

Pessoal, quando eu comecei a decidir montar o 292 eu procurei informações a respeito e achei muito pouco coisa. Isso a uns dois anos atras.
Se não me engano o Rafael Castilhos tinha colocado algumas informações pro pessoal no Opaleiros do Paraná e ele colocou o texto abaixo em uma página do Geocities.
Como a página não existe mais e o texto ajuda a quem procura algumas informações eu estou postando aqui para quem possa interessar.
Fica aqui um abraço ao amigo!

Projeto Opala 292 "S" - Por Rafael Castilhos

Está em andamento o projeto do meu opala com um motor 292 cid, conhecido no brasil como 4800. As especificações originais deste motor podem ser encontradas aqui no site mesmo.
Sobre o motor:
quanto a intercambialidade entre as peças, as bronzinas de mancal não são iguais para toda linha, as de biela são diferentes, as do 194,230,250 tem os moentes de 2", o 292 tem os moentes de 2.100". pode usar as bronzinas de biela do chevrolet small block v8 de 67 pra cima que dá certo. O comando tem que ser retrabalhado pra usar no 292, por causa do curso as bielas pegam no comando. O pescador do 250 tem que entortar um pouquinho mas cabe, assim como o carter tb dá certinho. A bomba d´agua do 292 tem a mesma furação, mas a base dela é um pouquinho maior que a do 250, mas a do 250 dá conta na boa. Os pistões mudam, a altura da cabeça do pistão do 292 (do centro do pino até o topo) tem 2.250", o do 250 com bielas de 5.7 tem 1.6..." O damper original do 250 serve no 292, mas quebra o virabrequim, tem que usar esses modelos de competição, que tem mais massa. As varetas de válvula são mais compridas que as do 250, pelo fato do bloco ser mais alto, mas são 5/16 de espessura. O suporte do motor do lado direito é bem diferente do 250, e caso você use um comando pra 250 vc vai ficar sem a bomba de combustível, pq o lobe que empurra a bomba fica em um lugar diferente. O problema do suporte se resolve com uma flangezinha, ou uma pequena modificação no agregado. cabeçotes são identicos, exceto pela capacidade cúbica das câmaras.
As expectativas:
A princípio o motor será montado com uma taxa de compressão razoavelmente baixa para o alcool (11.3:1), nessa taxa ainda posso colocar um turbocompressor trabalhando a uma pressão de 6~10 psi sem comprometer o motor. Short block continua original, os pistões são forjados de fábrica. Não, não são igual aos iapel, que são forjados (se não me engano) a 500 ton, esses são iguais aos IASA, em uma forja de 300 ton. Resumindo, mais fortes que a maioria dos "cast" por aí. Ah, são flat top. A carburação ficará por conta de uma holley bijet 530 CFM, o escape é um 6x2 com canos de 1 1/4", na junção com tubos de 21/4" com um abafador antes do diferencial. O cabeçote está passando por um retrabalho nos intake boss, na base das guias de válvula ( não se deve arrancar) nos dutos e as camaras de combustão com 71cc (você perde fluxo em câmaras com menos de 68cc), as válvulas continuarão sendo as originais, já que eu não estou usando um "bore" tão grande, e sim um "stroke", então continua o mesmo fluxo, só que por mais tempo molas chevy z-28. Comandinho papai-e-mamae 212x110x.488 @.050 flat tappet. Tuchos iskenderian part number 202-h(12). balanceiros originais (não quebram até 6500 RPM) varetas de cro-moli. Volante do motor do 151, embreagem displatec 6 pastilhas, plato do 250-s com 850lbs. 3 bombas de combustível elétricas da linha gm externas, um dosador hp beep turbo pra gerenciar. Damper powertech. Cabos de vela MSD, módulo de ignição original, assim como o distribuidor. velas b9es. Instrumentação Orlan Rober. Caixa de marchas original (trambulador interno).
A expectativa é alcançar uma potência perto de 300hp´s sem o turbo compressor e mais de 41 kgf de torque, com o rpm limitado pelo comando em 5500. No futuro, com a adição de um turbo compressor + fuel injection o objetivo é chegar aos 500 hps COM DIRIGIBILIDADE.

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Mensagem por Rodrigo Ken Sex Ago 06, 2010 9:54 am

Então é isso o que você vem querendo mas nunca falou... entendi!!

rsrsrs
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Mensagem por Fabio Azevedo Sex Ago 06, 2010 10:13 am

Por isso que o Rogério colocou literalmente o carro nos "cavaletes"...só pra depois moer asfalto.... affraid
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Mensagem por Kabana Sex Ago 06, 2010 10:53 am

jesuis que motor é esse vai arrancar asfalto e chegar na terra CUIDADO quem ficar atraz deste carro não vai comer poeira e sim muita pedra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Rodrigo Ken Sex Ago 06, 2010 12:46 pm

Como dizem: "os quietinhos são os piores" kkkkkkkk
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Mensagem por Ricardo China Sex Ago 06, 2010 2:52 pm

É, fascinante...
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Mensagem por Rogerio Sex Ago 06, 2010 6:36 pm

Galera, eu não chegar a preparar com tudo isso no carro não.....na época o texto ajudou a esclarecer e botar mais lenha pra fazer o meu.
Troquei alguns emails com o Rafael e partir pra começar o projeto.
Agora Turbo, comandão bravo e outras coisas mais eu não vou encarar não.
No meu caso se o 292 render 200hp já tô achando bom!
Valew

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