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DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
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mi do bar
Kabana
6 participantes
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DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
GALERA,
Como ja ouvi algumas pessoas em duvida sobre quais as diferenças nos motores da Silverado, do Omega e do Opalão, fiz uma pesquisa na Internet e o resultado é o seguinte:
SILVERADO X OMEGA .......
Os dois motores são basicamente os mesmos, a diferença é que o comando de valvula da Silverado é bem mais " Manso ", alem dos modulos de injeção e ignição serem devidamente ajustados para este comando. Com isso, a Silverado tem menor potência, no entante maior torque em rotações mais baixas..... Outra diferença esta no corte de combustivel, que no Omega ocorre a 6.000 RPM e na Silverado odcorre a 5.000 RPM.
Vejam os numeros:
- Omega: 168 cv e 29.1Kgf a 4.500 RPM
- Silverado: 138 cv e 30.7Kgf a 2.500RPM
Conclusão:
O motor de Silverado, alem de apresentar uma durabilidade maior, é mais indicado para o uso em carros que necessitam de giro rapido, pois ele despeja a cavalaria toda a um giro bem baixo ........
Omega, Silberado X Opala 6 Cil..............
O motor de 4,1 litros utilizado por décadas no Opala, mas sofreu alterações significativas no sistema de gerenciamento, com injeção multiponto sequencial Boch Motronic e ignição direta sem distribuidor; cabeçote, com dutos de admissão individuais em vez de germinados ; comando de valvulas, com maior duração e cruzamento; pistões, mais leves e com bielas forjadas ; molas e varetas de valvula , mais resistentes. Isso explida o ganho de potencia de 38% diante dos ultimos Opala a gasolina, produzidos e 1992.
Como ja ouvi algumas pessoas em duvida sobre quais as diferenças nos motores da Silverado, do Omega e do Opalão, fiz uma pesquisa na Internet e o resultado é o seguinte:
SILVERADO X OMEGA .......
Os dois motores são basicamente os mesmos, a diferença é que o comando de valvula da Silverado é bem mais " Manso ", alem dos modulos de injeção e ignição serem devidamente ajustados para este comando. Com isso, a Silverado tem menor potência, no entante maior torque em rotações mais baixas..... Outra diferença esta no corte de combustivel, que no Omega ocorre a 6.000 RPM e na Silverado odcorre a 5.000 RPM.
Vejam os numeros:
- Omega: 168 cv e 29.1Kgf a 4.500 RPM
- Silverado: 138 cv e 30.7Kgf a 2.500RPM
Conclusão:
O motor de Silverado, alem de apresentar uma durabilidade maior, é mais indicado para o uso em carros que necessitam de giro rapido, pois ele despeja a cavalaria toda a um giro bem baixo ........
Omega, Silberado X Opala 6 Cil..............
O motor de 4,1 litros utilizado por décadas no Opala, mas sofreu alterações significativas no sistema de gerenciamento, com injeção multiponto sequencial Boch Motronic e ignição direta sem distribuidor; cabeçote, com dutos de admissão individuais em vez de germinados ; comando de valvulas, com maior duração e cruzamento; pistões, mais leves e com bielas forjadas ; molas e varetas de valvula , mais resistentes. Isso explida o ganho de potencia de 38% diante dos ultimos Opala a gasolina, produzidos e 1992.
Kabana- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil
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Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Legal em Kabana , bem interessante .
mi do bar- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : SS
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Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Bem interessante, mas oque significa kgf?
168 cv e 29.1Kgf a 4.500 RPM
168 cv e 29.1Kgf a 4.500 RPM
Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Kgf =Kilograma força
Medida que indica força do carro, quanto mais melhor.
Comparado a motores de mil cilindradas que tem pouco mais de 10Kgf e por isso precisam de muito mais trocas de marchas para desenvolver velocidades e vencer subidas.
Medida que indica força do carro, quanto mais melhor.
Comparado a motores de mil cilindradas que tem pouco mais de 10Kgf e por isso precisam de muito mais trocas de marchas para desenvolver velocidades e vencer subidas.
Rogerio- Opaleiro
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Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Rogerio escreveu:Kgf =Kilograma força
Medida que indica força do carro, quanto mais melhor.
Comparado a motores de mil cilindradas que tem pouco mais de 10Kgf e por isso precisam de muito mais trocas de marchas para desenvolver velocidades e vencer subidas.
ata agora entendi.....vi um adesivo escrito isso em um opala aki perto de casa + nao sabia o que significava...valew aew...
como que se mede o kgf de um carro por exemplo um opala 6cc???
Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Mega, para medir dá até pra estimar calculando. Tem alguns softwares de calculo de potência e torque que o pessoal costuma usar muito para tentar ter uma idéia.
O correto mesmo é fazer a medicação em dinamômetro. O de rolo onde se mede a potência e torque na roda e de bancada onde se mede direto no motor.
Abrçs
O correto mesmo é fazer a medicação em dinamômetro. O de rolo onde se mede a potência e torque na roda e de bancada onde se mede direto no motor.
Abrçs
Rogerio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1510
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Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
E se pegar o motor do Omega e modificar o chip... assim não se conseguiria maior torque com maior cavalaria em baixa? Ou seja, não ficaria superior ao da Silverado?
Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Posso ser chato?
Não é kgf somente, é kgf.m ou mkgf para os mais modernos. Ou seja, é a força vezes metros, isso significa torque (T=F.L, onde L é o "braço"ou distancia).
Quanto mais torque mais força o motor tem, isso pela quantidade de cilindros, cilindrada e obviamente pela inercia que o motor tem.
Outra coisa é potência, medida geralmente em cavalos, que quanto mais melhor também, claro. Mas há carros como o Gol Turbo de fábrica, potencia de 112cv, mas torque de 15,8 kgfm, ou seja, um motor que 1000 cilindradas com quase a potencia da Silverado, mas metade do torque.
Sobre a pergunta do Ken, daria quase na mesma, pois a diferença dos motoroes está no comando, vc ficaria com um motor de comando mais bravo e uma injeção achando que era outra coisa.
Não é kgf somente, é kgf.m ou mkgf para os mais modernos. Ou seja, é a força vezes metros, isso significa torque (T=F.L, onde L é o "braço"ou distancia).
Quanto mais torque mais força o motor tem, isso pela quantidade de cilindros, cilindrada e obviamente pela inercia que o motor tem.
Outra coisa é potência, medida geralmente em cavalos, que quanto mais melhor também, claro. Mas há carros como o Gol Turbo de fábrica, potencia de 112cv, mas torque de 15,8 kgfm, ou seja, um motor que 1000 cilindradas com quase a potencia da Silverado, mas metade do torque.
Sobre a pergunta do Ken, daria quase na mesma, pois a diferença dos motoroes está no comando, vc ficaria com um motor de comando mais bravo e uma injeção achando que era outra coisa.
Tmmassaro- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
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Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Tadeu, valeu pela correção e pela explicação mais detalhada!
Em relação a alteração do chip que o Ken citou acredito que seja na central e comando Omega afim de ter mais torque que na Silverado.
Eu acho que com uma central com mais recursos com as FuelTech ou Pandoo conseguiria um bom ajuste tendo mais de 30kgfm de torque e mais de 170Cv. Mesmo mantendo o comando do Omega. Só que sempre acima dos 2500rpm por conta das características do comando do Omega.
Alguem tem a graduação, abertura, lobcenter, overlap dos comandos do Omega e da Silverado? Se tiver do 250S tb ajuda.
Em relação a alteração do chip que o Ken citou acredito que seja na central e comando Omega afim de ter mais torque que na Silverado.
Eu acho que com uma central com mais recursos com as FuelTech ou Pandoo conseguiria um bom ajuste tendo mais de 30kgfm de torque e mais de 170Cv. Mesmo mantendo o comando do Omega. Só que sempre acima dos 2500rpm por conta das características do comando do Omega.
Alguem tem a graduação, abertura, lobcenter, overlap dos comandos do Omega e da Silverado? Se tiver do 250S tb ajuda.
Rogerio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1510
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Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Fala Rogério!
Imagina um comando do 250-S + tuchos mecanicos no motor do Omega PowerTech? Só que com o vibrequim, bielas da Silverado? Só não sei se o sensor de detonação não ficaria louco com os tuchos mecanicos ... rsrsrs
Imagina um comando do 250-S + tuchos mecanicos no motor do Omega PowerTech? Só que com o vibrequim, bielas da Silverado? Só não sei se o sensor de detonação não ficaria louco com os tuchos mecanicos ... rsrsrs
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
Tadeu, eu tava lendo no Forum do Opaleiros do Parana algo sobre uso dos tuchos mecânicos. Parece que pode usar sem crise.
Uma coisa que chamou a atenção é que o comando do Omega é mais bravo que o do 250S.
Veja as medidas do comando Omega:
Graduação de Adm 266, Escape 266, LobCenter 112, levante de 5,75 na Adm e de 5,75 no Escpae.
Identificação / PartNumber do comando termina com 666.
O baixo levante no comando dizem que é porque o balanceiro de 1,75 aumenta a abertura das valvulas em 75% mais, ou seja, fica em 10,06mm.
Não achei ainda do 250S mas tô a procura.
Abrçs
Uma coisa que chamou a atenção é que o comando do Omega é mais bravo que o do 250S.
Veja as medidas do comando Omega:
Graduação de Adm 266, Escape 266, LobCenter 112, levante de 5,75 na Adm e de 5,75 no Escpae.
Identificação / PartNumber do comando termina com 666.
O baixo levante no comando dizem que é porque o balanceiro de 1,75 aumenta a abertura das valvulas em 75% mais, ou seja, fica em 10,06mm.
Não achei ainda do 250S mas tô a procura.
Abrçs
Rogerio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1510
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009
Re: DIFERENÇAS ENTRE OS MOTORES 4.1 GM (OMEGA, SILVERADO, OPALA)
BOM DIA AMIGOS TENHO UM MOTOR DE A 20 POUCO RODADO QUERO COLOCALO NO MEU CAMINHAO CHEVROLET 1951 SERA QUE FICA BOM
Convidad- Convidado
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