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INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
3 participantes
Página 1 de 1
INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
Boa tarde Pessoal.........
Bem, como alguns sabem, já toquei um projeto Mega na minha Van, mas por motivos de venda, decidi tirá-la do carro para pô-lo a venda, o que nào ocorreu....neste meio tempo, estive andando com o carro Carburado por uma H34-SEIE álcool impecável, o consumo supera os 6,5Km/l na média, porém o desempenho, em comparação com quando ele estava injetado é muito inferior, muito mesmo.
Como não vou mais vender a Van, e estou com projeto de trabalhar com oficina montada para adaptação da Mega em Opalas, vou começar o projeto novamente....
Do projeto anterior sobrou somente o sensor de Temperatura da Água, o resto foi tudo vendido, TBI, Bico, tudo...
Como fiz com o projeto anterior, vou colocando as fotos do andamento do projeto nesta primeira página para não ficar desorganizado...
Vamos então ao custo do início do projeto.....
TBI Monza 44mm sem Reg. de Pressão, Bico, Atuador + TPS...................R$ 90,00
Regulador de Pressão NOVO LP.............................................................R$ 45,00
Sensor de Temperatura da Água, usado.................................................R$ 30,00
Sensor de Oxigênio, Sonda Lambda.......................................................R$ 70,00
Bomba de Combustível.........................................................................R$ 120,00
Bico Injetor 4864 Branco......................................................................R$ 100,00
Filtros Bico injetor ................................................................................R$ 14,00
Reparo Kit juntas TBI............................................................................R$ 14,00
Central Mega Mini-Ms..........................R$ 800,00 ( motada em case e pré config.) by EclypX
Flange pra TBI...(peça Technyl chapa 10mm)................R$ 15,00
Do restante agora pra montar o projeto são mangueiras, fios e conectores...
Vou postando os outros valores
Vamos as Fotos.......
usar uma flange de alumínio para o coletor aquecido que já está no motor.
Vou usar uma bomba de 3BAR de trabalho pois a de 2BAR do monza trabalha forçada no álcool.
Essa bomba da foto é a de 2BAR do monza, como já a tinha aki, vou dar prioridade a ECU.
FONTE ECLYPX NO FORUM OPALEIROS DO PARANÁ
Bem, como alguns sabem, já toquei um projeto Mega na minha Van, mas por motivos de venda, decidi tirá-la do carro para pô-lo a venda, o que nào ocorreu....neste meio tempo, estive andando com o carro Carburado por uma H34-SEIE álcool impecável, o consumo supera os 6,5Km/l na média, porém o desempenho, em comparação com quando ele estava injetado é muito inferior, muito mesmo.
Como não vou mais vender a Van, e estou com projeto de trabalhar com oficina montada para adaptação da Mega em Opalas, vou começar o projeto novamente....
Do projeto anterior sobrou somente o sensor de Temperatura da Água, o resto foi tudo vendido, TBI, Bico, tudo...
Como fiz com o projeto anterior, vou colocando as fotos do andamento do projeto nesta primeira página para não ficar desorganizado...
Vamos então ao custo do início do projeto.....
TBI Monza 44mm sem Reg. de Pressão, Bico, Atuador + TPS...................R$ 90,00
Regulador de Pressão NOVO LP.............................................................R$ 45,00
Sensor de Temperatura da Água, usado.................................................R$ 30,00
Sensor de Oxigênio, Sonda Lambda.......................................................R$ 70,00
Bomba de Combustível.........................................................................R$ 120,00
Bico Injetor 4864 Branco......................................................................R$ 100,00
Filtros Bico injetor ................................................................................R$ 14,00
Reparo Kit juntas TBI............................................................................R$ 14,00
Central Mega Mini-Ms..........................R$ 800,00 ( motada em case e pré config.) by EclypX
Flange pra TBI...(peça Technyl chapa 10mm)................R$ 15,00
Do restante agora pra montar o projeto são mangueiras, fios e conectores...
Vou postando os outros valores
Vamos as Fotos.......
usar uma flange de alumínio para o coletor aquecido que já está no motor.
Vou usar uma bomba de 3BAR de trabalho pois a de 2BAR do monza trabalha forçada no álcool.
Essa bomba da foto é a de 2BAR do monza, como já a tinha aki, vou dar prioridade a ECU.
FONTE ECLYPX NO FORUM OPALEIROS DO PARANÁ
Kabana- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1704
Idade : 50
Localização : Brodowski SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : CARAVAN SS 75 6 cil
CARAVAN 80 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 87 4cil
CARAVAN DIPLOMATA 86 4Cil
Data de inscrição : 09/10/2008
Re: INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
A matéria completa está no Opala.com, se quiser eu posso postar aqui ou até mesmo deixar o link pra ela em PDF. Valew!
Re: INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
Vamos injetar o opala???
Vamos as informações que considerei mais importantes...
Em primeiro lugar, como todo projeto de adaptação, é necessário bastante estudo e conhecimento em peças para adaptação,
conhecer sensores, suas aplicações pode ajudar na redução de custos e na calibração do sistema.
Recomendo a verificação de todo o sistema, motor, ingição, e que preferencialmente o motor esteje em funcionamento
perfeito antes da instalação da injeção.
Recomendo uma verificação do sistema de alternador, pois qualquer problema pode influenciar no sistema de injeção.
Custo do projeto:
Coletor de Admissão ..........................R$ 50 a 100 (Qualquer um serve)
TBI Monoponto ................................R$ 100 a 200 (usada Monza)
Flange Nylon .................................R$ 4 a 10
Sonda Lambda .................................R$ 50 a 100 (Narrow)
Sensor Temperatura Água ......................R$ 30 a 70
Bico Injetor Álcool 4864......................R$ 70 a 160
Bomba de Comb. Externa .......................R$ 50 a 150 (monza)
Sensor Temp. Ar ..............................R$ 20 a 100 (fiat ou outros)
Mangueiras (abraçadeiras).....................R$ 50 a 70
Conectores (Chicotes) ........................R$ 60
Fios .........................................R$ 30
Junta Coletor Admissão e Escape...............R$ 10
Adaptação Sonda Escape........................R$ 20
Caixa Steck Central ECU ......................R$ 15
Central Mini-MS Completa......................R$ 420 (60 frete no meu caso)
Vamos as informações sobre TBI do Monza, Kadett, S10 2.2:
Borboleta 44m
Pressão original 2BAR
TPS
Atuador de Marcha Lenta
Porque TBI do MONZA;
TBI/44mm, já proporciona AREA superior a DFV ou a W-40 com venture de 28mm.
VAZÂO da DFV-----------------------------------------------1230mm^3/seg
VAZÂO da W-40 c/28mm venture-------------------------------1230mm^3/seg
VAZÂO do TBI de 44mm(na menor secçaõ)----------------------1519mm^3/seg
ENSAIOS FEITO COM VELOCIDADE DO FLUXO 1mt/seg
(por Alexandre Galvão)
Sobre o coletor Usado:
Coletor H34 aquecido
Nas fotos a seguir o coletor antes de ser aberto, eu usei abrir toda a parte interna do coletor pois o fluxo ficaria
livre saindo da TBI e não teria nada a frente.
toda essa parte interna foi tirada, ficaram somente as paredes externas da foto abaixo.
Do mais foi só retirar um e por outro.
Aconselho a quem for fazer a adaptação usar um Coletor sem ser o original do carro, pois o carro poderá andar até a
instalação no carro.
Sobre a central usada:
A minha escolha foi pela MegaSquirt, uma central muito usada nos EUA, um projeto Open, portanto, passível de mudanças pelo próprio usuário
e com recursos extremamente práticos para qualquer projeto.
Algumas funcionalidades...
Máxima Rotação: 25000rpm
Sensor MAP interno de 2.5bar
Motores de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 12 cilindros
Motores 2 e 4 tempos
Suporte para qualquer Sensor de Posição da Borboleta (TPS) linear, incluindo invertido
Suporte a qualquer Sensor de Temperatura do Motor (Água ou Óleo)
Suporte a qualquer Sensor de Temperatura do Ar da Admissão
Suporte a Válvula da Marcha Lenta do tipo PWM e Ligada/Desligada
Controla até 16 bicos injetores em dois conjuntos simultâneos ou independentes
Mapa de 12x12
Memória para 2 mapas, ou um mapa por bancada
Correção por sonda Lambda (Narrow Band e Wide Band)
Controle de Bomba de combustivel
Super Injeçao Eletronica!
http://www.megasquirt.info/system.gif
É Open-Source, você pode montar em casa e desenvolver novos recursos.
http://www.megasquirt.info/ms2/Dev-C++.GIF
Possui atraso de ponto.
http://www.megasquirt.info/ms2/MT_sparktable.GIF
Programável Por notebook.
Vários mapas de correção em tabelas 12x12.
http://www.megasquirt.info/ms2/MT_afrtable.GIF
Possui Telemetria.
http://www.megasquirt.info/v22manual/log_good.GIF
Comunicação Serial
Software também funciona no Palm-top
Utilizando um Adaptador de Serial para USB você pode adicionar um transmissor wireless ao seu carro e acompanhar em tempo real dos Boxes a telemetria e mudar qualquer parâmetro da injeção.
O custo da injeção está em torno de R$ 1,000
Mini demo configurando com o software megatunix!
http://megatunix.sourceforge.net/screenshots/index.php
http://www.megasquirt.info
MS2-Extra!!!! com tabela de 16x16
http://www.msextra.com/ms2extra/MS2-Extra_general.htm
Fórum Brasileiro: http://forum.msbr.com.br
Loja on-line
http://www.msbr.com.br
Sobre a adaptação da TBI no coletor do opala, foi usada uma flange "plástica" de Nylon, ou Technyl:
MAS OQUE E`TECHNYL??? O Technyl (marca registrada da Rhodia) é o nome comercial de uma outra família de polímeros, cuja estrutura química é também baseada na poliamida porém reforçada com fibras minerais e/ou sintéticas (como a fibra de vidro, por exemplo) e aditivos químicos específicos, visando diminuir o peso específico e principalmente aumentar a resistência mecânica.
Vão abaixo algumas das principais características do Technyl:
- Baixo peso específico ( 1/8 em relação ao bronze por exemplo)
- Alta resistência ao desgaste e abrasão
- Ponto de fusão elevado
- Grande resistência a agentes químicos
- Auto-extinguibilidade de chama
- Auto-lubrificante
- Absorção de vibrações
- Alta resistência ao choque
- Baixo coeficiente de atrito
- Movimentos mecânicos silenciosos
MAS pode comprar NYLON pois e´mais barato e para a aplicaçao em questao nao necessita deste tecnyl nao!
Vídeo Gringo de Aplicação da MegaSquirt.
https://www.youtube.com/watch?v=0BAZeSige4I
Sobre o Bico:
Bico 4864 Branco Álcool Monza, Kadett, S10.
Sobre o BICO o
4864------(branco)----------tem vazao max de 90ml
4865------(verde????)------ tem vazao max de 65ml
Muito importante a citacao de nosso amigo mencionou sobre as vazao do bico GOLF X KADETT;
Apos a "normalização dos valores" ( transformar em num denominador comum os valores de tempo de injecao e pressao na linha) tenhos:
- GOLF >>> 126ml
- KADETT>> 129ml
VAZAO X PRESSAO do bico 4864 do KADETT a ALCOOL;
Pressao na linha----TI(lido)-------TI(teorico- p/ aumento de pressao)
1,5bar-------------------1.04-------------1,02
2,0bar-------------------0,84-------------0,82
2,5bar-------------------0,74-------------0,73
3,0bar-------------------0,68-------------0,65
3,5bar-------------------0,67-------------0,56
4,0bar-------------------0,66-------------0,51
5,0bar-------------------0,60-------------0,40
OBS) nos bicos mono com o aumento de pressao acima de 3BAR sua vaxzao nao aumenta equivalentemente!!!!
OBS II) exsitem relatos de usuarios que dizem que eles tambem vazao acima de 3bar!?!?!?!
OBS III) caso for usar gasolina pode usar com apenas 01 BICO, se for ALCOOL ha a necesssidaede elevar a linha p/3,5 ou por 02 bico para o carro ficar perfeito!!!!
Ola amigos , fiquei curioso sobre a informaçao acima.... e fiz o ensaio:
condicao de teste:
Landba-------- 816 Milivolts
RPM ----------- 1000RPM
Pressao na linha----TI(lido)-------TI(teorico- p/ aumento de pressao)
1,5bar-------------------1.04-------------1,02
2,0bar-------------------0,84-------------0,82
2,5bar-------------------0,74-------------0,73
3,0bar-------------------0,68-------------0,65
3,5bar-------------------0,67-------------0,56
4,0bar-------------------0,66-------------0,51
5,0bar-------------------0,60-------------0,40
Realmente a ponto de "saturacao de pressoa" dos bico 4864, e´a 3-3,5bar!!!!
Pela tabela pude verificar que a melhor eficiencia e´ate 3BAR!!!
Ate 5 bar nenhum de meus bicos vazaram ou suaram com a bomba ligada e o motor desligado! (por Alexandre Galvão)
Sobre Combustível, Gasolina e Álcool:
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm
Continua....
Vamos as informações que considerei mais importantes...
Em primeiro lugar, como todo projeto de adaptação, é necessário bastante estudo e conhecimento em peças para adaptação,
conhecer sensores, suas aplicações pode ajudar na redução de custos e na calibração do sistema.
Recomendo a verificação de todo o sistema, motor, ingição, e que preferencialmente o motor esteje em funcionamento
perfeito antes da instalação da injeção.
Recomendo uma verificação do sistema de alternador, pois qualquer problema pode influenciar no sistema de injeção.
Custo do projeto:
Coletor de Admissão ..........................R$ 50 a 100 (Qualquer um serve)
TBI Monoponto ................................R$ 100 a 200 (usada Monza)
Flange Nylon .................................R$ 4 a 10
Sonda Lambda .................................R$ 50 a 100 (Narrow)
Sensor Temperatura Água ......................R$ 30 a 70
Bico Injetor Álcool 4864......................R$ 70 a 160
Bomba de Comb. Externa .......................R$ 50 a 150 (monza)
Sensor Temp. Ar ..............................R$ 20 a 100 (fiat ou outros)
Mangueiras (abraçadeiras).....................R$ 50 a 70
Conectores (Chicotes) ........................R$ 60
Fios .........................................R$ 30
Junta Coletor Admissão e Escape...............R$ 10
Adaptação Sonda Escape........................R$ 20
Caixa Steck Central ECU ......................R$ 15
Central Mini-MS Completa......................R$ 420 (60 frete no meu caso)
Vamos as informações sobre TBI do Monza, Kadett, S10 2.2:
Borboleta 44m
Pressão original 2BAR
TPS
Atuador de Marcha Lenta
Porque TBI do MONZA;
TBI/44mm, já proporciona AREA superior a DFV ou a W-40 com venture de 28mm.
VAZÂO da DFV-----------------------------------------------1230mm^3/seg
VAZÂO da W-40 c/28mm venture-------------------------------1230mm^3/seg
VAZÂO do TBI de 44mm(na menor secçaõ)----------------------1519mm^3/seg
ENSAIOS FEITO COM VELOCIDADE DO FLUXO 1mt/seg
(por Alexandre Galvão)
Sobre o coletor Usado:
Coletor H34 aquecido
Nas fotos a seguir o coletor antes de ser aberto, eu usei abrir toda a parte interna do coletor pois o fluxo ficaria
livre saindo da TBI e não teria nada a frente.
toda essa parte interna foi tirada, ficaram somente as paredes externas da foto abaixo.
Do mais foi só retirar um e por outro.
Aconselho a quem for fazer a adaptação usar um Coletor sem ser o original do carro, pois o carro poderá andar até a
instalação no carro.
Sobre a central usada:
A minha escolha foi pela MegaSquirt, uma central muito usada nos EUA, um projeto Open, portanto, passível de mudanças pelo próprio usuário
e com recursos extremamente práticos para qualquer projeto.
Algumas funcionalidades...
Máxima Rotação: 25000rpm
Sensor MAP interno de 2.5bar
Motores de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8 e 12 cilindros
Motores 2 e 4 tempos
Suporte para qualquer Sensor de Posição da Borboleta (TPS) linear, incluindo invertido
Suporte a qualquer Sensor de Temperatura do Motor (Água ou Óleo)
Suporte a qualquer Sensor de Temperatura do Ar da Admissão
Suporte a Válvula da Marcha Lenta do tipo PWM e Ligada/Desligada
Controla até 16 bicos injetores em dois conjuntos simultâneos ou independentes
Mapa de 12x12
Memória para 2 mapas, ou um mapa por bancada
Correção por sonda Lambda (Narrow Band e Wide Band)
Controle de Bomba de combustivel
Super Injeçao Eletronica!
http://www.megasquirt.info/system.gif
É Open-Source, você pode montar em casa e desenvolver novos recursos.
http://www.megasquirt.info/ms2/Dev-C++.GIF
Possui atraso de ponto.
http://www.megasquirt.info/ms2/MT_sparktable.GIF
Programável Por notebook.
Vários mapas de correção em tabelas 12x12.
http://www.megasquirt.info/ms2/MT_afrtable.GIF
Possui Telemetria.
http://www.megasquirt.info/v22manual/log_good.GIF
Comunicação Serial
Software também funciona no Palm-top
Utilizando um Adaptador de Serial para USB você pode adicionar um transmissor wireless ao seu carro e acompanhar em tempo real dos Boxes a telemetria e mudar qualquer parâmetro da injeção.
O custo da injeção está em torno de R$ 1,000
Mini demo configurando com o software megatunix!
http://megatunix.sourceforge.net/screenshots/index.php
http://www.megasquirt.info
MS2-Extra!!!! com tabela de 16x16
http://www.msextra.com/ms2extra/MS2-Extra_general.htm
Fórum Brasileiro: http://forum.msbr.com.br
Loja on-line
http://www.msbr.com.br
Sobre a adaptação da TBI no coletor do opala, foi usada uma flange "plástica" de Nylon, ou Technyl:
MAS OQUE E`TECHNYL??? O Technyl (marca registrada da Rhodia) é o nome comercial de uma outra família de polímeros, cuja estrutura química é também baseada na poliamida porém reforçada com fibras minerais e/ou sintéticas (como a fibra de vidro, por exemplo) e aditivos químicos específicos, visando diminuir o peso específico e principalmente aumentar a resistência mecânica.
Vão abaixo algumas das principais características do Technyl:
- Baixo peso específico ( 1/8 em relação ao bronze por exemplo)
- Alta resistência ao desgaste e abrasão
- Ponto de fusão elevado
- Grande resistência a agentes químicos
- Auto-extinguibilidade de chama
- Auto-lubrificante
- Absorção de vibrações
- Alta resistência ao choque
- Baixo coeficiente de atrito
- Movimentos mecânicos silenciosos
MAS pode comprar NYLON pois e´mais barato e para a aplicaçao em questao nao necessita deste tecnyl nao!
Vídeo Gringo de Aplicação da MegaSquirt.
https://www.youtube.com/watch?v=0BAZeSige4I
Sobre o Bico:
Bico 4864 Branco Álcool Monza, Kadett, S10.
Sobre o BICO o
4864------(branco)----------tem vazao max de 90ml
4865------(verde????)------ tem vazao max de 65ml
Muito importante a citacao de nosso amigo mencionou sobre as vazao do bico GOLF X KADETT;
Apos a "normalização dos valores" ( transformar em num denominador comum os valores de tempo de injecao e pressao na linha) tenhos:
- GOLF >>> 126ml
- KADETT>> 129ml
VAZAO X PRESSAO do bico 4864 do KADETT a ALCOOL;
Pressao na linha----TI(lido)-------TI(teorico- p/ aumento de pressao)
1,5bar-------------------1.04-------------1,02
2,0bar-------------------0,84-------------0,82
2,5bar-------------------0,74-------------0,73
3,0bar-------------------0,68-------------0,65
3,5bar-------------------0,67-------------0,56
4,0bar-------------------0,66-------------0,51
5,0bar-------------------0,60-------------0,40
OBS) nos bicos mono com o aumento de pressao acima de 3BAR sua vaxzao nao aumenta equivalentemente!!!!
OBS II) exsitem relatos de usuarios que dizem que eles tambem vazao acima de 3bar!?!?!?!
OBS III) caso for usar gasolina pode usar com apenas 01 BICO, se for ALCOOL ha a necesssidaede elevar a linha p/3,5 ou por 02 bico para o carro ficar perfeito!!!!
Ola amigos , fiquei curioso sobre a informaçao acima.... e fiz o ensaio:
condicao de teste:
Landba-------- 816 Milivolts
RPM ----------- 1000RPM
Pressao na linha----TI(lido)-------TI(teorico- p/ aumento de pressao)
1,5bar-------------------1.04-------------1,02
2,0bar-------------------0,84-------------0,82
2,5bar-------------------0,74-------------0,73
3,0bar-------------------0,68-------------0,65
3,5bar-------------------0,67-------------0,56
4,0bar-------------------0,66-------------0,51
5,0bar-------------------0,60-------------0,40
Realmente a ponto de "saturacao de pressoa" dos bico 4864, e´a 3-3,5bar!!!!
Pela tabela pude verificar que a melhor eficiencia e´ate 3BAR!!!
Ate 5 bar nenhum de meus bicos vazaram ou suaram com a bomba ligada e o motor desligado! (por Alexandre Galvão)
Sobre Combustível, Gasolina e Álcool:
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm
Continua....
Re: INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
Sobre a Bomba Elétrica de Combustível:
Foi usada a do Monza pelo fato dela ser externa e por preferência pessoal, mas qualquer outra bomba pode ser usada,
sendo elétrica e externa para facilitar a adaptação.
Sobre a ECU (Central Injeção):
MegaSquirt V2.2 - É a segunda versão da megasquirt, que usa o processador MS1 (MC68HC908GP32). Originalmente esse módulo não controla ignição, mas é possível expandí-lo para que faça isso através de algumas alterações na placa e no software interno (ou código, como costumam chamar). Essa placa não pode ser ligada diretamente nos componentes da injeção (bomba de combustível, bicos, etc..). para isso existe uma placa complementar chamada RelayBord para fazer a ligação entre ela e os componentes. A RelayBoard é simples, possuindo apenas os relés, fusíveis e outros componentes para proteção contra sobre-carga.
Mini-MS - É o mesmo circuito da MegaSquirt V2.2, porém em tamanho reduzido e com componentes da RelayBoard já incorporados. Ela pode ser ligada diretamente nos componentes da injeção. Está sendo a mais usada ultimamente aqui no Brasil pelo q estou percebendo.
Megasquirt V3 - É a melhor placa da megasquirt, mais completa e com mais funções já incorporadas. Porém por usar uma placa com 4 camadas, ao contrário das outras versões que tem 2 camadas, não é possível produzi-la "em casa".
Comprei o Kit Mini-MS Completo, vem a Placa, e todos os componentes incluindo CPU, MAP e Relês. Essa central do kit completo pra quem quer pouca dor de cabeça é perfeita, suporta
bem os firmwares de controle de ignição, portando, com poucas alterações ela controla ignição também.
Ela vem com os Relês na placa, portanto, a central completa não precisa de outras placas para funcionar.
Sobre o Sensor de Temperatura da água:
Sensor da S10, ou qualquer um que preferir.
Adaptado abaixo da Válvula termostática, lugar ideal por estar em contato com a água mesmo qdo frio e com a válvula
fechada.
Sobre o Sensor de Temperatura do Ar:
Qualquer um serve, comprei o do Uno, o mais barato. Funcionamento perfeito.
Fotos do andamento do Projeto:
Vídeo do carro andando na estrada...
https://www.youtube.com/watch?v=qQVfRrxVibQ
Vídeo Aceleração...
https://www.youtube.com/watch?v=RhUNft4OA7U
https://www.youtube.com/watch?v=78JhivH_XHs
Obrigado!!
Rodrigo Garcia
EclypX
Foi usada a do Monza pelo fato dela ser externa e por preferência pessoal, mas qualquer outra bomba pode ser usada,
sendo elétrica e externa para facilitar a adaptação.
Sobre a ECU (Central Injeção):
MegaSquirt V2.2 - É a segunda versão da megasquirt, que usa o processador MS1 (MC68HC908GP32). Originalmente esse módulo não controla ignição, mas é possível expandí-lo para que faça isso através de algumas alterações na placa e no software interno (ou código, como costumam chamar). Essa placa não pode ser ligada diretamente nos componentes da injeção (bomba de combustível, bicos, etc..). para isso existe uma placa complementar chamada RelayBord para fazer a ligação entre ela e os componentes. A RelayBoard é simples, possuindo apenas os relés, fusíveis e outros componentes para proteção contra sobre-carga.
Mini-MS - É o mesmo circuito da MegaSquirt V2.2, porém em tamanho reduzido e com componentes da RelayBoard já incorporados. Ela pode ser ligada diretamente nos componentes da injeção. Está sendo a mais usada ultimamente aqui no Brasil pelo q estou percebendo.
Megasquirt V3 - É a melhor placa da megasquirt, mais completa e com mais funções já incorporadas. Porém por usar uma placa com 4 camadas, ao contrário das outras versões que tem 2 camadas, não é possível produzi-la "em casa".
Comprei o Kit Mini-MS Completo, vem a Placa, e todos os componentes incluindo CPU, MAP e Relês. Essa central do kit completo pra quem quer pouca dor de cabeça é perfeita, suporta
bem os firmwares de controle de ignição, portando, com poucas alterações ela controla ignição também.
Ela vem com os Relês na placa, portanto, a central completa não precisa de outras placas para funcionar.
Sobre o Sensor de Temperatura da água:
Sensor da S10, ou qualquer um que preferir.
Adaptado abaixo da Válvula termostática, lugar ideal por estar em contato com a água mesmo qdo frio e com a válvula
fechada.
Sobre o Sensor de Temperatura do Ar:
Qualquer um serve, comprei o do Uno, o mais barato. Funcionamento perfeito.
Fotos do andamento do Projeto:
Vídeo do carro andando na estrada...
https://www.youtube.com/watch?v=qQVfRrxVibQ
Vídeo Aceleração...
https://www.youtube.com/watch?v=RhUNft4OA7U
https://www.youtube.com/watch?v=78JhivH_XHs
Obrigado!!
Rodrigo Garcia
EclypX
Re: INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
Eu toquei esse projeto 2 vezes no mesmo carro, sendo o primeiro esse de cima, e o segundo um mais completo onde instalei um computador no painel dela pra monitorar todas as informações da injeção e acertar em tempo real, o chicote completo foi refeito com os fios da injeção junto com a fiação original e com ventilador elétrico no radiador controlado pela injeção também, voi montar as fotos do projeto e posto aqui também. Vlw!
Re: INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
Escape e radiador
Bateria, sem comentários...
Sonzinho básico..
Tampa....
Fuse Box
Chicote 100% em ordem...
Vidros em ordem...
Alternador idem...
Segurança acima de tudo...
Ignição 100%
Adesivos prontos...
Lanternas Traseiras OK..
Bombas Prontas...
Será que fica mais ou menos?
Será que fica bom?
vlw
Re: INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
Bem galera, as fotos estão aí, agora é limpeza, um detalhezinhos, mas o resultado tá aí.
Valew!
Re: INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
Cara muito boa a materia!!!!!!
So me explica uma coisa que eu nao entendo muito de injeçao, (sou do martelo e carburador)rsrsrsrsrs..
Como voce faz a regulagem da injeçao?????? vi umas fotos dela ligada no seu comp e tal......
Sera que voce pode explicar com detalhes essa parte do trabalho?
Valew!
So me explica uma coisa que eu nao entendo muito de injeçao, (sou do martelo e carburador)rsrsrsrsrs..
Como voce faz a regulagem da injeçao?????? vi umas fotos dela ligada no seu comp e tal......
Sera que voce pode explicar com detalhes essa parte do trabalho?
Valew!
fabio romano- Opaleiro
- Número de Mensagens : 4
Idade : 38
Localização : cochabamba (bolivia)
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : opala comodoro 90 v8 (ainda em projeto 305 chevy com holley quadrajet) 4 portas, opala coupe 2 portas 6cc
Data de inscrição : 06/10/2011
Re: INJEÇÃO ELETRONICA NO OPALA
fabio romano escreveu:Cara muito boa a materia!!!!!!
So me explica uma coisa que eu nao entendo muito de injeçao, (sou do martelo e carburador)rsrsrsrsrs..
Como voce faz a regulagem da injeçao?????? vi umas fotos dela ligada no seu comp e tal......
Sera que voce pode explicar com detalhes essa parte do trabalho?
Valew!
Bom dia.
Com relacao ao acerto, ele e feito todo pelo computador. Todos os valores sao adicionados de acordo com as caracteristicas do motor, funcionamento e resposta dos sensores.
Com detalhes somente depois de um estudo detalhado, pois sao muitos valoes e cada valor tem uma funcao no mapa, no funcionamento, enfim, o projeto e faca vc mesmo. Portanto requer bastante estudo.
Vlw.
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