Ribeirão Opala Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
2 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 2 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

5 participantes

Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por RodrigoG Sáb Set 10, 2011 7:04 pm

Boa noite.

Como eu precisei retirar o aquecimento do meu coletor original por não caber a turbina, precisei improvisar um aquecimento de uma forma que ficasse eficiente e barato, simples de fazer e pode se adaptar a qualquer tipo de carro.

Foram gastos R$ 12 de Araldid e R$ 10 de Tubo de Cobre 8mm. Mangueiras foram as mesmas originais.

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo PQAAAJ86VSxrNbdQkXPxcuXJcnvEVma69QQWxjyBblJHKIlHCsS1aBpf2hDkWu7eroat0z0YyJ0FBw6KJUNCAqTRNeUAm1T1ULxJSg6ve0N0piamNTRuy8z_f3P1

Espero que possa ser de ajuda.


Última edição por RodrigoG em Seg Set 12, 2011 9:57 am, editado 1 vez(es)
RodrigoG
RodrigoG
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 206
Idade : 44
Localização : São Carlos
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala STD 80/81 4 portas 3 marchas 4Cilindros.
Não existe ex carro, nem caberia aqui.
www.youtube.com/eclypx
Data de inscrição : 16/05/2010

http://MegaOpala.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por Adailton (Dada) Sáb Set 10, 2011 10:50 pm

Amigo nao me leve a mal..porem com este aquecimento nao se resolve o problema e piora outra...obstruindo a entrada de combustivel e ar vc vai aumentar o consumo do carro e provavelmente nao vai ser facil acerto da lenta...ok...
abraçosa nao seja retrabalhado o carbura e tambem o coletor no seus Ø.....
Adailton
Dforce racing
Adailton (Dada)
Adailton (Dada)
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 130
Idade : 49
Localização : Sertaozinho
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Diplomata 88 cinza / Opala especial 1974
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.dforceracing.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por Rodrigo Ken Sáb Set 10, 2011 11:37 pm

Adailton, e o seu SS 74, o que foi que virou?? rsrs To querendo saber o que vc andou aprontando!

Abração!
Rodrigo Ken
Rodrigo Ken
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1191
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS 1978
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797&st

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por RodrigoG Dom Set 11, 2011 12:10 pm

Adailton (Dada) escreveu:Amigo nao me leve a mal..porem com este aquecimento nao se resolve o problema e piora outra...obstruindo a entrada de combustivel e ar vc vai aumentar o consumo do carro e provavelmente nao vai ser facil acerto da lenta...ok...
abraçosa nao seja retrabalhado o carbura e tambem o coletor no seus Ø.....
Adailton
Dforce racing

Bem, farei um vídeo do carro andando e na marcha lenta, que hoje está em 800RPM pois não deixo mais baixa pra sempre ter um bom fluxo de óleo por todo o motor, marcha lenta abaixo de 700RPM não é recomendável por muito tempo. Bem, quanto ao fluxo de mistura ser prejudicado, não ocorre pois o tubo passa bem abaixo da boca do coletor e o cálculo da área do difusor, venturi, é menor do que a área que ficou disponível abaixo com o novo tubo.
O motor ficou 10% mais quente no geral pois como o tubo aquece uma área em volta, e a mistura passa em contato direto, e o aquecimento é feito após a admissão e mistura, melhorou desempenho, sumiram falhas, aquece mais rapidamente de manhã, enfim, não tenho dúvidas nenhumas de que ficou impecável meu trampo. Caso contrário, não indicaria a todos.
Antes, o pé congelava e o coletor todo em toda sua superfície era frio, bem frio. O carro pra sair de um semáforo engasgava, em acelerações rápidas falhava até os 1500RPM, isso pra uso social me deixava louco, e eu sabia o que era.
De início a saída foi enrolar esse tubo no coletor por fora, o fiz, sem sucesso, pois apesar de muito quente o tubo, o coletor permanecia gelado.

O que acontece agora? O pé do carburador gela, porém não condensa água como antes de tão frio, hoje é um pouco frio, mas o restante do coletor fica quente, estou muito feliz mesmo por que o trampo que me indicaram fazer ficaria em mais de 200 reais com soldas em alumínio e etc.

Outro benefício instantâneo depois do serviço foi a redução de giclagem principal, pois estava utilizando umas medidas acima para não engasgar tanto, porém o consumo próximo de 5km/l na cidade estava me matando fora a irregularidade no funcionamento. De 160 que utilizava no primeiro estágio já reduzi pros iniciais 145 que eu utilizava no calorão que fazia a uns meses atrás, e agora ficou liso em todas as rotações como era antes de turbinar.

Por que acho a melhor saída? O tubo de cobre não sofre corrosão excessiva, dissipa muito calor e o fluxo de água corre com maior velocidade por não ter quinas e obstruções no caminho da água, isso faz com que a temperatura permaneça maior por mais tempo, independente do fluxo de ar por fora.

Está enganado amigo, ficou ótimo, se quiser ver como ficou pessoalmente pra conferir, estamos a disposição.

Não é uma saída comercial, não vou vender coletores desse, mas te digo, pra muito opaleiro aí, que tiver iniciativa e fizer, com certeza vai ter um ótimo resultado e com poucos dinheiros investidos, o que pra mim é o mais importante.

Obrigado.

RodrigoG
RodrigoG
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 206
Idade : 44
Localização : São Carlos
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala STD 80/81 4 portas 3 marchas 4Cilindros.
Não existe ex carro, nem caberia aqui.
www.youtube.com/eclypx
Data de inscrição : 16/05/2010

http://MegaOpala.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por Adailton (Dada) Dom Set 11, 2011 7:40 pm

Rodrigo Ken escreveu:Adailton, e o seu SS 74, o que foi que virou?? rsrs To querendo saber o que vc andou aprontando!

Abração!

E ai Ken ..cara ta parado o projeto..pois estou reformando a oficina e ta um trampo so.....mais vai se preparando que de SS nao so vai existir o painel as rodas e o volante..rsrsrsrs...qdo inaugurar a oficina te aviso...e conto com sua presença...

Rodrigo blz...cara nao quis te ofender nao, parece que nao gostou de minha opiniao...nao sei ainda porque sismo em comentar....quando se coloca um topico aqui e para respeitar opinioes por isso dei a minha..trabalho com isso e sei oque estou dizendo..mais vamos ao assunto......me responde uma coisa, porque sera que voce diminuiu a giclagema?ou seja se voce obstruiu a entrada entao a regulagem ficou melhor com uma giclagem menor pois entra menos ar consequentemente menos mistura e consequentemente a pulverizaçao e mais rapida...entao...como esta o carro em alta...eu gostaria de ver seu carro sim...porem estou sem tempo..mais fica aqui o convite para comparecer a inauguraçao de minha nova oficina ok...ai vamos pegar a pista e ver como esta este acerto...sei que e gratificante mecher em nosso proprio carro...eu somente opinei ok amigo... a disposiçao quando precisar.

Abraços
Adailton

Adailton (Dada)
Adailton (Dada)
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 130
Idade : 49
Localização : Sertaozinho
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Diplomata 88 cinza / Opala especial 1974
Data de inscrição : 29/09/2008

http://www.dforceracing.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por Rodrigo Ken Dom Set 11, 2011 10:53 pm

Blz Dadá! É só avisar que compareço sim a inauguração!


Abração!
R. Ken
Rodrigo Ken
Rodrigo Ken
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1191
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS 1978
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797&st

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por RodrigoG Seg Set 12, 2011 12:10 am

Boa noite...

Nada de ofensas não, o fórum existe pra isso, discussões sobre assuntos de interesse comum, e isso estamos fazendo...

Com relação à sua opnião, pode ser que esteje enganado, por isso expliquei com essa resposta completinha assim..exemplo....quando decidi injetar meu 250-S com uma TBI monoponto de monza, um bico álcool de monza, um caminhão de gente me disse que nunca iria funcionar, iria dar saturação no bico por causa da pressão que precisaria ser usada, tempo de injeção, enfim, todos diziam que não funcionaria e alguns que iria ficar ruim, e o tópico virou um monte de tentativas minhas de explicar com teorias o porque de tanta insistência minha, no final funcionou, fiz o projeto uma vez, refiz com melhorias e a Caravan andou comigo mais de um ano inclusive viajando e andando no dia a dia e anda até hoje com uma TBI de monza e 1 bico injetada, não comigo, mas com o novo proprietário que usa e me dá notícias de vez em quando.

Quanto a giclagem, não amigo, eu já usava um 145, viajei 1000km de uma vez só em um vídeo que tenho no youtube, e andei mais de 3000km com ele, o problema é que, como eu já sabia que quando esfriasse iria ter problemas, eu por conta própria aumentei pra 160 pra melhorar um pouco, e melhorou, andei com ele mais 1000km numa viajem a Ilhabela e no total 3000km até eu fazer essa modificação. 145 num é pouco?? Ao meu ver não, primeiro porque eu andava com ela antes de turbinar com um 130, e depois de instalar o kit, com o 170 no primeiro estágio a sonda ficou maluca de tanto álcool que saía pelo escape. O 145 foi instalado com estequiométrica em todas as fases.

Quanto a obstruir, não acontece também, pois, o 3E já é um gargalo natural no 4c álcool, com um venturi minúsculo e difusor pelo caminho, claro, precisa criar depressão pra pulverizar o combustível junto ao ar admitido, certo? Então, comparada à restrição existente no 3E, a restrição que criei, que foi mínima pois o ponto logo abaixo da borboleta é o de maior vácuo no coletor. Outra coisa, Borboleta no uso social como uso no dia a dia, jamais ultrapassa o ponto onde abre o segundo estágio, certo? Então, a borboleta impede que 100% de mistura use 100% de espaço que existe na boca do coletor, a posição do tubo no centro, não atrapalha o fluxo ao abrir a borboleta. O fluxo passa pelo canto da abertura.

Outra coisa...as moléculas de oxigênio do ar admitido, quando quentes, se expandem, consequentemente, menos oxigênio por certa quantidade de ar admitido quando quente, no caso aqui, o ar admitido entra frio, passa pelos venturis e pela borboleta, só depois disso é aquecido, portanto, desempenho igual ou melhor que antes.

Outra coisa é que, o tubo, não fica imadiatamente após a boca do coletor, ela fica quase 10mm abaixo, e a boca imediatamente após a junta tem um tamanho que vai aumentando conforme vai abaixando. Isso faz com que a área disponível pra passagem da mistura, seje pouco menor do que a disponível na boca, mas nada que atrapalhe, mesmo porque quando pressurizada, a mistura é empurrada por aí e a quantidade de mistura admitida não verá problemas em passar pelo tubo ali.

O meu projetinho é pra uso social apenas, creio que esteje com 130cv apenas, rodando com 0.5 de pressão e na maioria das vezes com o segundo estágio desativado, pois quando ele abre, o giro sobe muito e eu não vejo muita segurança nisso, prefiro monitorar e segurar no pé mesmo. Jamais serei um exemplo de alto rendimento, não é o objetivo, é claro que, em um motor de competição, ninguém quer obstrução nenhuma, por mais insignificante que seje no fluxo, por isso a preparação de dutos do cabeçote e coletores, mas no meu e na maioria dos casos, com certeza os benefícios são bem aparentes.

qualquer outra colocação, estou pronto a discutir.

outra coisa, o vídeo está pronto, mas se quer ver alguns dela já postados na estrada e na cidade, tem vários no youtube, www.youtube.com/eclypx

Vlw!



Última edição por RodrigoG em Seg Set 12, 2011 10:02 am, editado 1 vez(es)
RodrigoG
RodrigoG
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 206
Idade : 44
Localização : São Carlos
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala STD 80/81 4 portas 3 marchas 4Cilindros.
Não existe ex carro, nem caberia aqui.
www.youtube.com/eclypx
Data de inscrição : 16/05/2010

http://MegaOpala.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por RodrigoG Seg Set 12, 2011 9:56 am

RodrigoG
RodrigoG
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 206
Idade : 44
Localização : São Carlos
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala STD 80/81 4 portas 3 marchas 4Cilindros.
Não existe ex carro, nem caberia aqui.
www.youtube.com/eclypx
Data de inscrição : 16/05/2010

http://MegaOpala.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por Johnny Seg Set 12, 2011 9:37 pm

Parabéns RodrigoG pela criatividade e pelo trabalho.
O mais importante é o resultado e a satisfação do problema resolvido.
Pelo vídeo nota-se que o funcionamento da lenta ficou redondo.
Quando puder, faça um vídeo da caranga andando para selar com chave de ouro a sua 'engenhoca'.
Abç.
Johnny
Johnny
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 354
Idade : 57
Localização : Ribeirão Preto-SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Diplomata Coupe 250S, 85
Data de inscrição : 20/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por RodrigoG Ter Set 13, 2011 9:24 am

Johnny escreveu:Parabéns RodrigoG pela criatividade e pelo trabalho.
O mais importante é o resultado e a satisfação do problema resolvido.
Pelo vídeo nota-se que o funcionamento da lenta ficou redondo.
Quando puder, faça um vídeo da caranga andando para selar com chave de ouro a sua 'engenhoca'.
Abç.

Pretendo fazer outra viajem longa em breve e farei novos vídeos, mas o funcionamento dela em alta e pressurizando já era excelente, permaneceu como antes, tem vários vídeos dela no youtube. quando fizer os novos posto aqui. Vlw!
RodrigoG
RodrigoG
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 206
Idade : 44
Localização : São Carlos
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala STD 80/81 4 portas 3 marchas 4Cilindros.
Não existe ex carro, nem caberia aqui.
www.youtube.com/eclypx
Data de inscrição : 16/05/2010

http://MegaOpala.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por IDESSON BRÁS DE SOUZA Qua Set 14, 2011 2:04 pm

Cara ficou mto bom, PARABÉNS!!!
IDESSON BRÁS DE SOUZA
IDESSON BRÁS DE SOUZA
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 146
Idade : 51
Localização : Ituiutaba Minas Gerais
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 1976, Branca, cupê
Data de inscrição : 12/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por RodrigoG Qua Set 14, 2011 3:01 pm

IDESSON BRÁS DE SOUZA escreveu:Cara ficou mto bom, PARABÉNS!!!

Cara, muito obrigado mesmo. Vlw! Espero que possa ajudar quem precisa.

RodrigoG
RodrigoG
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 206
Idade : 44
Localização : São Carlos
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala STD 80/81 4 portas 3 marchas 4Cilindros.
Não existe ex carro, nem caberia aqui.
www.youtube.com/eclypx
Data de inscrição : 16/05/2010

http://MegaOpala.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Coletor aquecido by EclypX + Vídeo Empty Re: Coletor aquecido by EclypX + Vídeo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos