Ribeirão Opala Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Ventilador do Radiador Muito + Eficiente

4 participantes

Ir para baixo

Ventilador do Radiador Muito + Eficiente Empty Ventilador do Radiador Muito + Eficiente

Mensagem por RodrigoG Qua Set 21, 2011 9:46 am

Bom dia.

Minha Caravan 4c Turbo estava trabalhando em uma temperatura bem abaixo do normal, mesmo com válvula termostática em dias quentes, dificilmente a temperatura passava dos 80 graus.
Na estrada, em longos períodos de aceleração a temperatura ultrapassava os 90 graus e baixava lentamente, mesmo em desaceleração.
Qual foi a solução??

A instalação de um ventilador elétrico no lugar da hélice fixa na polia da bomba d´água.
Pra isso, também foi necessária a instalação de um sensor de temperatura no radiador pra acionar o ventilador.
Retirada da válvula termostática pra aumentar o fluxo da água pelo radiador.

Qual foi o resultado??

O ventilador permanece desligado até a temperatura chegar aos 92 graus. Depois ela liga e a temperatura cai para os 86Graus até subir novamente. Isso faz com que o motor permaneça mais tempo na temperatura ideal.
Na estrada, mesmo pressurizado em longo trecho, a temperatura não exede mais os 92 graus, pois o fluxo de água que era limitado pela termostática, agora dá conta de refrigerar o motor em alta rotação.

O funcionamento dela ficou, ao ligar, por volta de 10 segundos e, em marcha lenta, cada 40 segundos ela liga. Ficou silenciosa e sem contar que ganhou liberdade pois não tem mais a resistência da hélice na polia.

Espero que a dica ajude quem tem problema com Opala preparado com os mesmos sintomas.

O ventilador é Auxiliar GM Astra Vectra Zafira etc. Tem 2 velocidades e ainda só está ativa a maior, depois ativo a menor pois o sensor tem os 2 passos.

Vlw!

Ventilador do Radiador Muito + Eficiente PQAAAIvGJFe88Br7zwFxEl34jTKI6RLxuzAid8ES6aRs6Ft3YYrZ3Ubr2xMamZVnS_DQoLenzoHIWKgUVr9PXCY-EEwAm1T1UGKX-sKdvZjPeUppeIfCeX8pWUXJ
Ventilador do Radiador Muito + Eficiente PQAAAOd7YPAN-5XMAw82LyOcEs15_obhwPjDJ52A-5ByQDbJfrZBwhFxIPCxxFOMaEYVYhiYMTxGFQQLZH4gZoiFLzQAm1T1UI_KWK-OD6k-kcnp-onBHAJIul-2
Ventilador do Radiador Muito + Eficiente PQAAAKt89k6ZTgzAvTZtg2ZpLzNrACwzQHjC3yC30-BOWxBJVtkTCOKTL3DiG4DBakOHVqcqsoPPVD1hqN6SMidy2u0Am1T1UO641vlZl5XFkQif7OssLJvocaYE
RodrigoG
RodrigoG
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 206
Idade : 44
Localização : São Carlos
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala STD 80/81 4 portas 3 marchas 4Cilindros.
Não existe ex carro, nem caberia aqui.
www.youtube.com/eclypx
Data de inscrição : 16/05/2010

http://MegaOpala.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ventilador do Radiador Muito + Eficiente Empty Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente

Mensagem por Ricardo China Qui Set 22, 2011 2:16 pm

Pode crer, ventoinha elétrica com termostado é um dos melhores implementos que um carro antigo pode receber.
Ricardo China
Ricardo China
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 164
Idade : 58
Localização : Ribeirao Preto/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : 1968 Chevrolet Chevelle V8 350cc.
Data de inscrição : 29/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ventilador do Radiador Muito + Eficiente Empty Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente

Mensagem por Detroit Qui Set 22, 2011 5:27 pm

ai rodrigo mais essa adaptação fica com o custo alto, e da certo no radiador antigo do 4cc pois pelo que eu vi esse radiador é moderno ? e valeu pela dica eu tenho pensado em colocar uma faz tempo agora nao tenho mais duvida agora depende do custo pois ainda não vai dar mais ja da pra ir me preparando para colocar uma grande abraço
Detroit
Detroit
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 902
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : DIPLOMATA

Data de inscrição : 11/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ventilador do Radiador Muito + Eficiente Empty Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente

Mensagem por RodrigoG Qui Set 22, 2011 11:21 pm

DETROIT escreveu:ai rodrigo mais essa adaptação fica com o custo alto, e da certo no radiador antigo do 4cc pois pelo que eu vi esse radiador é moderno ? e valeu pela dica eu tenho pensado em colocar uma faz tempo agora nao tenho mais duvida agora depende do custo pois ainda não vai dar mais ja da pra ir me preparando para colocar uma grande abraço



Boa Noite.

Então, paguei 180 no ventilador, não gastei mais nada pois fui eu mesmo que fiz a parte elétrica e adaptação do sensor no radiador, então o custo precisa ver se paga o auto elétrico pra instalar e adaptar o sensor.
Com relação a instalar no radiador antigo, o sensor pode ser instalado em outro lugar, embaixo da termostática ou em outro lugar, aí tem que ver cada caso.

Até Mais!

RodrigoG
RodrigoG
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 206
Idade : 44
Localização : São Carlos
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala STD 80/81 4 portas 3 marchas 4Cilindros.
Não existe ex carro, nem caberia aqui.
www.youtube.com/eclypx
Data de inscrição : 16/05/2010

http://MegaOpala.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ventilador do Radiador Muito + Eficiente Empty Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente

Mensagem por castardo Seg Abr 07, 2014 2:56 pm

voce poderia enviar as fotos novamente? fiquei curioso para saber como vc fez.. quero por no meu 4cc valeu galera

castardo
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 13
Idade : 32
Localização : londrina parana
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : 78 ss4
Data de inscrição : 03/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ventilador do Radiador Muito + Eficiente Empty Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos