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Ventilador do Radiador Muito + Eficiente
4 participantes
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Ventilador do Radiador Muito + Eficiente
Bom dia.
Minha Caravan 4c Turbo estava trabalhando em uma temperatura bem abaixo do normal, mesmo com válvula termostática em dias quentes, dificilmente a temperatura passava dos 80 graus.
Na estrada, em longos períodos de aceleração a temperatura ultrapassava os 90 graus e baixava lentamente, mesmo em desaceleração.
Qual foi a solução??
A instalação de um ventilador elétrico no lugar da hélice fixa na polia da bomba d´água.
Pra isso, também foi necessária a instalação de um sensor de temperatura no radiador pra acionar o ventilador.
Retirada da válvula termostática pra aumentar o fluxo da água pelo radiador.
Qual foi o resultado??
O ventilador permanece desligado até a temperatura chegar aos 92 graus. Depois ela liga e a temperatura cai para os 86Graus até subir novamente. Isso faz com que o motor permaneça mais tempo na temperatura ideal.
Na estrada, mesmo pressurizado em longo trecho, a temperatura não exede mais os 92 graus, pois o fluxo de água que era limitado pela termostática, agora dá conta de refrigerar o motor em alta rotação.
O funcionamento dela ficou, ao ligar, por volta de 10 segundos e, em marcha lenta, cada 40 segundos ela liga. Ficou silenciosa e sem contar que ganhou liberdade pois não tem mais a resistência da hélice na polia.
Espero que a dica ajude quem tem problema com Opala preparado com os mesmos sintomas.
O ventilador é Auxiliar GM Astra Vectra Zafira etc. Tem 2 velocidades e ainda só está ativa a maior, depois ativo a menor pois o sensor tem os 2 passos.
Vlw!
Minha Caravan 4c Turbo estava trabalhando em uma temperatura bem abaixo do normal, mesmo com válvula termostática em dias quentes, dificilmente a temperatura passava dos 80 graus.
Na estrada, em longos períodos de aceleração a temperatura ultrapassava os 90 graus e baixava lentamente, mesmo em desaceleração.
Qual foi a solução??
A instalação de um ventilador elétrico no lugar da hélice fixa na polia da bomba d´água.
Pra isso, também foi necessária a instalação de um sensor de temperatura no radiador pra acionar o ventilador.
Retirada da válvula termostática pra aumentar o fluxo da água pelo radiador.
Qual foi o resultado??
O ventilador permanece desligado até a temperatura chegar aos 92 graus. Depois ela liga e a temperatura cai para os 86Graus até subir novamente. Isso faz com que o motor permaneça mais tempo na temperatura ideal.
Na estrada, mesmo pressurizado em longo trecho, a temperatura não exede mais os 92 graus, pois o fluxo de água que era limitado pela termostática, agora dá conta de refrigerar o motor em alta rotação.
O funcionamento dela ficou, ao ligar, por volta de 10 segundos e, em marcha lenta, cada 40 segundos ela liga. Ficou silenciosa e sem contar que ganhou liberdade pois não tem mais a resistência da hélice na polia.
Espero que a dica ajude quem tem problema com Opala preparado com os mesmos sintomas.
O ventilador é Auxiliar GM Astra Vectra Zafira etc. Tem 2 velocidades e ainda só está ativa a maior, depois ativo a menor pois o sensor tem os 2 passos.
Vlw!
Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente
Pode crer, ventoinha elétrica com termostado é um dos melhores implementos que um carro antigo pode receber.
Ricardo China- Opaleiro
- Número de Mensagens : 164
Idade : 58
Localização : Ribeirao Preto/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : 1968 Chevrolet Chevelle V8 350cc.
Data de inscrição : 29/07/2010
Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente
ai rodrigo mais essa adaptação fica com o custo alto, e da certo no radiador antigo do 4cc pois pelo que eu vi esse radiador é moderno ? e valeu pela dica eu tenho pensado em colocar uma faz tempo agora nao tenho mais duvida agora depende do custo pois ainda não vai dar mais ja da pra ir me preparando para colocar uma grande abraço
Detroit- Opaleiro
- Número de Mensagens : 902
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : DIPLOMATA
Data de inscrição : 11/11/2008
Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente
DETROIT escreveu:ai rodrigo mais essa adaptação fica com o custo alto, e da certo no radiador antigo do 4cc pois pelo que eu vi esse radiador é moderno ? e valeu pela dica eu tenho pensado em colocar uma faz tempo agora nao tenho mais duvida agora depende do custo pois ainda não vai dar mais ja da pra ir me preparando para colocar uma grande abraço
Boa Noite.
Então, paguei 180 no ventilador, não gastei mais nada pois fui eu mesmo que fiz a parte elétrica e adaptação do sensor no radiador, então o custo precisa ver se paga o auto elétrico pra instalar e adaptar o sensor.
Com relação a instalar no radiador antigo, o sensor pode ser instalado em outro lugar, embaixo da termostática ou em outro lugar, aí tem que ver cada caso.
Até Mais!
Re: Ventilador do Radiador Muito + Eficiente
voce poderia enviar as fotos novamente? fiquei curioso para saber como vc fez.. quero por no meu 4cc valeu galera
castardo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 13
Idade : 32
Localização : londrina parana
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : 78 ss4
Data de inscrição : 03/04/2014
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