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CAMBIO DO OPALA GAMA
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Tmmassaro
Rogerio
comodoro78
7 participantes
Página 1 de 1
CAMBIO DO OPALA GAMA
TENHO UM RARO CAMBIO DE OPALA GAMA, EM EXCELENTE ESTADO, ESTAVA PENSANDO EM COLOCAR NO MEU COMODORO 6CC, MAS TENHO MEDO QUE ELE NÃO AGUENTE ALGO EM TORNO DE 220CV, ALGUEM TEM ALGUMA OPNIÃO A RESPEITO DISSO? E A RESPEITO DA COMBINAÇÃO 6CC MAIS ESTE CAMBIO? ESTO ATÉ COGITANDO NEGOCIAR ELE....ABRAÇO
comodoro78- Opaleiro
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Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Seja bem vindo Comodoro78!
Aguentar o câmbio aguenta, mas não pode ser cupim de ferro e nem querer sentar o pé com vontade nas arrancadas, ele vai abrir o bico mesmo!
Se andar normalmente é câmbio para um bom tempo.
Eu uso um clec-clec no meu carro Comodoro79 com motor 4800 canavieiro do caminhão A60 e quando soca o pé com vontade ele chega a zunir. E olha que fiz revisão completa com troca de rolamentos, sincronizados, e jogo de travas!
Com relação a ele ficar bom no teu carro vai depender de várias questões sobre como anda e o que espera do carro.
1 - O torque que o teu motor tem e em que rotação? Que comando está usando?
2 - Relação de diferencial? 3,54 / 3,07 / 2,73?
3 - Usa o carro mais no transito ou em estrada?
4 - Vai usar o carro mais tranquilo ou com um motor destes devagar você não vai andar né?
A falta de sucesso deste câmbio no final da década de 70 foi justamente que o carro não tinha torque suficiente para andar nas ruas e estradas brasileiras da época pois exigia mais trocas de marchas para acompanhar e manter velocidade. Hoje a coisa melhorou um pouco mais.
Fora isto, eu gostaria muito de ter um câmbio destes pois meu motor tem muiiito torque para tocar a relação de marchas mais longa.
Se por acaso este câmbio não "casar" com o uso do carro que pretende e tiver interesse em vender me manda mp!
Abraço
Rogerio
Aguentar o câmbio aguenta, mas não pode ser cupim de ferro e nem querer sentar o pé com vontade nas arrancadas, ele vai abrir o bico mesmo!
Se andar normalmente é câmbio para um bom tempo.
Eu uso um clec-clec no meu carro Comodoro79 com motor 4800 canavieiro do caminhão A60 e quando soca o pé com vontade ele chega a zunir. E olha que fiz revisão completa com troca de rolamentos, sincronizados, e jogo de travas!
Com relação a ele ficar bom no teu carro vai depender de várias questões sobre como anda e o que espera do carro.
1 - O torque que o teu motor tem e em que rotação? Que comando está usando?
2 - Relação de diferencial? 3,54 / 3,07 / 2,73?
3 - Usa o carro mais no transito ou em estrada?
4 - Vai usar o carro mais tranquilo ou com um motor destes devagar você não vai andar né?
A falta de sucesso deste câmbio no final da década de 70 foi justamente que o carro não tinha torque suficiente para andar nas ruas e estradas brasileiras da época pois exigia mais trocas de marchas para acompanhar e manter velocidade. Hoje a coisa melhorou um pouco mais.
Fora isto, eu gostaria muito de ter um câmbio destes pois meu motor tem muiiito torque para tocar a relação de marchas mais longa.
Se por acaso este câmbio não "casar" com o uso do carro que pretende e tiver interesse em vender me manda mp!
Abraço
Rogerio
Rogerio- Opaleiro
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Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
meu amigo, ainda não sei qual a configuração exata do motor, apenas que tenho que fazer ele e que gostaria algo em torno de 220 cvs.
é um carro de uso normal, não gosto de esmerillhar carros antigos, justamente pela raridade que eles tem, quem sabe o quanto se investe nas restaurações se tem pena do seu dinheiro sabe bem o que estou falando.
se puder me ajudar a me dar uma mão na configuração agradeço, em relação ao diferencial, tenho duas opções, a 3,07 tanto dana como braseixos e a 2,73 braseixos.
estava pensando em montar um opala com este cambio e com o diferencial 2,73, seria super longo, justamente para poder curtir melhor as viagens para encontros em outras cidades com o motor "ronronando" manso e solto aos 130 km/h, mas realemnte penso naqueles momentos em que nos deparamos com alguns desafios nas sinaleiras da vida e precisamos fazer justiça ao ronco do dimensionado, e nestes casos fico pensando que toda esta relação me deixe na mão.
ao mesmo tempo convido o amigo a imaginar um opala 78 viajando em cruzeiro e ele ir tranquilamente ultrapassando alguns carros "v6" atuais com folga de relação, é algo que certamente leva os proprietários a pensar do que se trata....rssrsrsr e o mais gostoso de tudo isso, com tecnologia década de 70...hehehe
grande abraço
é um carro de uso normal, não gosto de esmerillhar carros antigos, justamente pela raridade que eles tem, quem sabe o quanto se investe nas restaurações se tem pena do seu dinheiro sabe bem o que estou falando.
se puder me ajudar a me dar uma mão na configuração agradeço, em relação ao diferencial, tenho duas opções, a 3,07 tanto dana como braseixos e a 2,73 braseixos.
estava pensando em montar um opala com este cambio e com o diferencial 2,73, seria super longo, justamente para poder curtir melhor as viagens para encontros em outras cidades com o motor "ronronando" manso e solto aos 130 km/h, mas realemnte penso naqueles momentos em que nos deparamos com alguns desafios nas sinaleiras da vida e precisamos fazer justiça ao ronco do dimensionado, e nestes casos fico pensando que toda esta relação me deixe na mão.
ao mesmo tempo convido o amigo a imaginar um opala 78 viajando em cruzeiro e ele ir tranquilamente ultrapassando alguns carros "v6" atuais com folga de relação, é algo que certamente leva os proprietários a pensar do que se trata....rssrsrsr e o mais gostoso de tudo isso, com tecnologia década de 70...hehehe
grande abraço
comodoro78- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : comodoro 78
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Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Comodoro 78,
não querendo decepcionar, mas no meu Diplomata tem esse 2,73:1 e aos 120km/h já está nos 3.000 rpm! É longo, mas no cambio 4 marchas me parece que a relação de engrenamento poderia ser mais apropriada. Ou meu conta-giros está errado ou é isso mesmo.
não querendo decepcionar, mas no meu Diplomata tem esse 2,73:1 e aos 120km/h já está nos 3.000 rpm! É longo, mas no cambio 4 marchas me parece que a relação de engrenamento poderia ser mais apropriada. Ou meu conta-giros está errado ou é isso mesmo.
Tmmassaro- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
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Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Opa pessoal!
Eu uso o 2,73 e no meu caso se socar o pé a arrancada é muito boa, primeira e segunda acabam rápido. Como o 6 cilindros tem torque não vejo problema mesmo porque a as relações de primeira e segunda são iguais ao câmbio normal.
Comodoro no teu caso acho que o cambio vai casar muito bem com o que espera de arrancada em farol e de velocidade de cruzeiro para viagens.
A principal questão questão é o comando de válvulas e carburação que vai usar para chegar aos 220cv´s. Comandão entrega torque em rotação mais alta e embaralha em rotação baixa.
Ai está o X da questão para você equalizar!
Tadeu, no meu carro não tenho conta-giros mas acredito que fique um pouco abaixo dos 3mil rpm.
Abraço e boa sorte!
Eu uso o 2,73 e no meu caso se socar o pé a arrancada é muito boa, primeira e segunda acabam rápido. Como o 6 cilindros tem torque não vejo problema mesmo porque a as relações de primeira e segunda são iguais ao câmbio normal.
Comodoro no teu caso acho que o cambio vai casar muito bem com o que espera de arrancada em farol e de velocidade de cruzeiro para viagens.
A principal questão questão é o comando de válvulas e carburação que vai usar para chegar aos 220cv´s. Comandão entrega torque em rotação mais alta e embaralha em rotação baixa.
Ai está o X da questão para você equalizar!
Tadeu, no meu carro não tenho conta-giros mas acredito que fique um pouco abaixo dos 3mil rpm.
Abraço e boa sorte!
Rogerio- Opaleiro
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Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Tmmassaro escreveu:Comodoro 78,
não querendo decepcionar, mas no meu Diplomata tem esse 2,73:1 e aos 120km/h já está nos 3.000 rpm! É longo, mas no cambio 4 marchas me parece que a relação de engrenamento poderia ser mais apropriada. Ou meu conta-giros está errado ou é isso mesmo.
No meu automatico, ele chega a 150km/h em 1500 giros rodando no overdrive...2º estágio do 3E já aberto...diferencial 2.73...Podium puro no tanque...
SSenSSacional ein...
Abração.
Ricardo.
Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
OVERDRIVE ...... Presidente isso significa 1:1 motor para roda!
Aliás, quem deu 150 km/h no seu carro? Não foi você ....
Aliás, quem deu 150 km/h no seu carro? Não foi você ....
Tmmassaro- Opaleiro
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Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Tmmassaro escreveu:OVERDRIVE ...... Presidente isso significa 1:1 motor para roda!
Aliás, quem deu 150 km/h no seu carro? Não foi você ....
A relação é mais ou menos 0,73:1. Acredite, já andei bem mais do que isso, nele...
Abração.
Ricardo.
Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Rictartaro escreveu:Tmmassaro escreveu:OVERDRIVE ...... Presidente isso significa 1:1 motor para roda!
Aliás, quem deu 150 km/h no seu carro? Não foi você ....
A relação é mais ou menos 0,73:1. Acredite, já andei bem mais do que isso, nele...
Abração.
Ricardo.
KKK, agora não duvido mais!
Eu gostaria de ter no Diplomata um cambio automático, acho que Diplomata TEM que ser automático, tem tudo a ver.
AbraçoSS e Jundiaí vem aí!
Tadeu
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
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Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Tmmassaro escreveu:Comodoro 78,
não querendo decepcionar, mas no meu Diplomata tem esse 2,73:1 e aos 120km/h já está nos 3.000 rpm! É longo, mas no cambio 4 marchas me parece que a relação de engrenamento poderia ser mais apropriada. Ou meu conta-giros está errado ou é isso mesmo.
MEU AMIGO ESTUDANDO AS RELAÇÕES DO CAMBIO GAMA COM O DIFERENCIAL 2,73, CHEGO A CONCLUSÃO QU MEU OPALA DEVE ATINGIR 238 KM/H A 5000 RPM, ROTAÇÃO MÁXIMA Q ESTIPULEI PARA CORTE, RESTA SABER SE MEU MOTOR VAI EMPURRAR ESTA ROTAÇÃO NESTA RELAÇÃO LONGA, MAS SERIA NO MÍNIMO INTERESSANTE VER ISSO ACONTECENDO, COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE COM TECNOLOGIA 100% OPALA...ABRAÇO
comodoro78- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : comodoro 78
Data de inscrição : 15/10/2012
Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Por isso que a maioria dos carros de 5 marchas atinje a velocidade máxima em 4a .... pois em 5a a relação prejudica ter a rotação de motor na faixa do torque maximo ....
Acho que para atingir os 238km/h você vai precisar de muito motor (torque) e bons freios, suspensão, pneus e braços para segurar o Opala no chão. Sem contar que para isso uma pista de aeroporto de uns 5 km só para você ... rsrsrs
Acho que para atingir os 238km/h você vai precisar de muito motor (torque) e bons freios, suspensão, pneus e braços para segurar o Opala no chão. Sem contar que para isso uma pista de aeroporto de uns 5 km só para você ... rsrsrs
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Esse opalao promete ficar Bruto mesmo hein, so nao esqueça que tudo que acelera muito tem que frear muito mais ainda..
Gustavo Marechal- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala coupe cinza 151-s 1979
Opala coupe bege. 250-s 1980
Data de inscrição : 06/11/2012
Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
andei a 200km num omega automatico e foi punk. passar dos 180 num opala é pra quem sabe o que está fazendo porque segurar ele é bicho feio. abraços
Alexandre Miranda- Opaleiro
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Idade : 59
Localização : Bariri-sp
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : gm opala diplomata 87
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Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Galera, Boa noite
Alguem sabe onde encontro para comprar esta bucha da ponta do cardan que vai no funil do cambio moderno do 6cc 4 marchas ré para frente?
Parece que ela é de latão por fora e por dentro é de bronze.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/809/5cy8.jpg/
Alguem sabe onde encontro para comprar esta bucha da ponta do cardan que vai no funil do cambio moderno do 6cc 4 marchas ré para frente?
Parece que ela é de latão por fora e por dentro é de bronze.
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/809/5cy8.jpg/
Vagnernobile- Opaleiro
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Localização : Araraquara
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala de Luxo
Data de inscrição : 15/08/2012
Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Tem algumas empresas nos Campos Elíseos onde pode tentar:
Vilson Cambios, R. Bolívia, 1099 -Ribeirão Preto, (16) 3236-6818
Piriauto: R. Pompeu de Camargo, 297, (16) 3635-6447
Brasil Cambios: Av. Brasil, 366, (16) 3626-1480 ou 3878-1300
Se achar por favor não deixe de postar pra gente saber onde achou e o preço.
Abraço e boa sorte!
Vilson Cambios, R. Bolívia, 1099 -Ribeirão Preto, (16) 3236-6818
Piriauto: R. Pompeu de Camargo, 297, (16) 3635-6447
Brasil Cambios: Av. Brasil, 366, (16) 3626-1480 ou 3878-1300
Se achar por favor não deixe de postar pra gente saber onde achou e o preço.
Abraço e boa sorte!
Rogerio- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1510
Idade : 45
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : .
Data de inscrição : 12/05/2009
Re: CAMBIO DO OPALA GAMA
Rogério, valeu pela dica e acho que o que vou relatar abaixo irá ajudar muita gente que já desistiu de tirar os benditos vazamentos do cambio do Opala. É o seguinte, eu liguei em todos que voce me passou e os que encontrei, vendem o funil com a bucha original, que pode também estar gasta e o vazamento continuar, mas acabei descobrindo que no Dorival Auto Peças 16 3630-4414 na Avenida D. Pedro ai em Ribeirão tem esta bucha custa R$ 35,00.Rogerio escreveu:Tem algumas empresas nos Campos Elíseos onde pode tentar:
Vilson Cambios, R. Bolívia, 1099 -Ribeirão Preto, (16) 3236-6818
Piriauto: R. Pompeu de Camargo, 297, (16) 3635-6447
Brasil Cambios: Av. Brasil, 366, (16) 3626-1480 ou 3878-1300
Se achar por favor não deixe de postar pra gente saber onde achou e o preço.
Abraço e boa sorte!
Pesquisando nos sites de Opalas, descobri que estão utilizando a bucha da F1000/C10 então fui até uma loja aqui de Araraquara na Amalfi e Mori que vende peças para camionetes e acabei comprando esta bucha. Ela é um pouco mais larga do que a original e praticamente um pelézimo de mm (rsrsrs) menor internamente, mas como a ponta do meu cardan estava toda riscada por causa da bucha ruim e eu iria ter que trocá-la, o mecanico mandou para o torneiro e ele irá cortar a bucha no tamanho original e dar um passe no cardan de modo que a bucha entre perfeitamente.
Agora acredito que vai ficar show de bola e não ter mais aquele vazamento em que muitos já disseram que desistiram de tira.
Muito obrigado pela ajuda.
Abraço.
Vagnernobile- Opaleiro
- Número de Mensagens : 20
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Localização : Araraquara
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala de Luxo
Data de inscrição : 15/08/2012
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