Ribeirão Opala Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Quem está conectado?
4 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 4 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 338 em Ter Jan 18, 2011 12:56 am
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário


Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

+6
Rictartaro
Walter
Fabio Azevedo
Detroit
João Dinardi
Rodrigo Ken
10 participantes

Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Rodrigo Ken Ter Abr 20, 2010 2:23 pm

Por Michel Lopes/Tadeu Fabiano - Comunidade OPALA

Num momento de pouco capital, precisava trocar a borracha do parabrisas do meu "76". Portanto, resolvi meter a mão na massa, com a ajuda de um amigão (sem a ajuda de alguém a tarefa parece impossível) e muita paciência, conseguimos com sucesso e resolvemos passar a experiência à diante. Quem sabe um dia ajude algum amigo opaleiro. Lembrando que esse tutorial se aplica a frisos de alumínio somente .Então, vamos lá!

Você precisará de:
* 1 ajudante
* 2 facas cegas ou cabo de talheres como garfos/colheres
* Graxa (indispensável)
* 5 ou 6 metros de um cordão de nylon ou algo resistente e maleável
* Esponja de aço/lixa fina

1º passo - Retirada do parabrisas

Lambuse a ponta da faca com graxa, e no interior do veículo, levante a aba da borracha, enfie a ponta da faca na fenda que se abre e vá lubrificando toda a borda em volta do vidro por inteiro. Comece a dobrar a borracha e fazer leves pressões com as mãos expulsando o vidro uniformemente. Não force apenas um local, isso porderá quebrar o vidro. Tenha muito cuidado nessa parte, pois a borracha velha e ressecada causa muito atrito. Priorize a parte superior do vidro. Expulsando essa, o restante sái apenas com seu ajudante puxando o vidro devagar pelo lado de fora.
Com o vidro retirado, apoie ele sobre um pneu ou algo que o deixe elevado pra que possa trabalhar tranquilamente.

Remova a borracha velha tendo cuidado pra não amassar os frisos. Eles se dividem em duas partes. Com a borracha removida, abra sua fenda e vá puxando com muito cuidado pra não quebrar nenhuma garra. Como mostra a imagem abaixo:
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10533
Friso retirado da borracha:
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10534
Remova todos os resíduos de borracha e sujeira das bordas do vidro e aproveite pra dar uma polida nos frisos com a esponja de aço e água ou querosene.
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10532
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10541
2º passo - Colocar a nova borracha/frisos no vidro

Há quem prefira colocar os frisos na borracha depoisdepois de a borracha estar no vidro. Mas preferimos instalar os frisos antes porque depois de colocada, a borracha teria pouca maleabilidade, o que poderia causar danos nas garras do friso. Pra isso basta seguir o inverso da retirada. Comece pelas curvas da borracha, as partes retas são mais fáceis:
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10544
Paramos pra rolar um som. Um Pearl Jam pra trabalharmos mais relaxados... Hehehe...
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10539
Agora essa parte é a mais difícil. Encaixar a borracha, já com frisos no vidro. Comece por uma parte reta do vidro, abrindo a fenda com o cabo de um garfo e seu ajudante pressionando a borracha pra que "abrace" o vidro.
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10545
Em alguns pontos, será necessário fazer o mesmo por baixo do vidro: Abrir a fenda, malear a borracha pra cima e pra baixo até que ela se encaixe.
Imagem vista por baixo: (contrária ao friso)
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10537
Sem dúvida é o processo mais demorado onde terá cuidado em não fazer muita força na borracha e amassar o formato dos frisos. Algumas vezes a borracha poderá se soltar em alguns pontos. Tenha paciência e volte encaixando da mesma forma.

Borracha já colocada:
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10540
3º passo - Colocação do parabrisas no carro

Limpe e lixe o local de encaixe do vidro no carro, eliminando resíduos e aplique uma fina camada de graxa no local pra facilitar o apego da borracha até que se encaixe.
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10542
Passe o cordão de nylon por dentro da borracha, entre a aba que abraça a coluna e parte do painel do carro desta forma e se possível dê duas voltas com o cordão, pra que depois reforce com mais uma "puxada":
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10546
Coloque o vidro no local e vá ajeitanto as bordas da borracha sobre a lataria corretamente, e dê porradinhas de leve nas bordas pra que o vidro assente no local. Certifique-se de que não há "vãos" e que o vidro está encaixado perfeitamente.
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10524
Agora seu ajudante vai ficar do lado de fora, exercendo força e batendo com as mãos exatamente onde o cordão será puxado. Ele deverá acompanhar a saída do cordão sempre forçando o vidro pra dentro no local, se o fizer corretamente, a vedação vai ser perfeita. Se você deu duas voltas no cordão, ao chegar no final da primeira, comece a segunda no sentido contrário com seu ajudante batendo nas bordas do lado. de fora pra que o vidro entre totalmente.

Se tudo correu bem, a vedação fica perfeita.
Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) SDC10484

Créditos: Michel Lopes/Tadeu Fabiano
Rodrigo Ken
Rodrigo Ken
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1191
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS 1978
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.opala.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=16797&st

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por João Dinardi Ter Abr 20, 2010 4:20 pm

Fala Ken, blz, ótima contribuição, bem explicada e detalhada, ficou perfeito, as vezes parece um trampo fácil, só parece, rsrsrsrs, mas tem é que ter muito cuidado, valeu...!

AbSS.
João Dinardi
João Dinardi
Admin
Admin

Número de Mensagens : 1439
Idade : 56
Localização : Ribeirão Preto/SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Côupe SS 6cil. 1975 - Amarelo Trigo

Data de inscrição : 11/11/2009

http://www.ribeiraoopalaecia.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Detroit Qua Abr 21, 2010 11:16 am

muito bom mais um detalhe esse vidro é temperado um degrade laminado nao pode ser tirado assim pois ele racha todo intao cuidado, este trampo so em vidro temperado o degrade tem que cortar a borracha blz.
Detroit
Detroit
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 902
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : DIPLOMATA

Data de inscrição : 11/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Convidad Qua Fev 16, 2011 11:27 am


Muito bom , eu prefiro usar vaselina

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Fabio Azevedo Qui Fev 17, 2011 10:45 am

estou esperando uns dias de folga pra trocar os meus...bom que pelo tutorial já dá pra ter uma base do trabalho...(que não vai ser pouco...kkk)
Fabio Azevedo
Fabio Azevedo
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1136
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : COMODORO COUPE 77
"PUNISHER"
Data de inscrição : 22/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Walter Qui Set 01, 2011 9:29 pm

O principal acho que é PACIÊNCIA....
É o principal ingrediente em todos os "Faça você mesmo".....

Caso não tenha paciência....sugiro o:
"Pague você mesmo!"

Excelente tópico.
Walter
Walter
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Walter Sex Out 12, 2012 9:28 pm

Walter escreveu:O principal acho que é PACIÊNCIA....
É o principal ingrediente em todos os "Faça você mesmo".....

Excelente tópico.
Não passei da segunda etapa! Colocar os frisos na borracha nova é um exercício de paciência extraordinário......e por fim não dei conta....amanhã tento novamente....
Walter
Walter
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Rictartaro Dom Out 14, 2012 8:40 pm

Walter escreveu:
Walter escreveu:O principal acho que é PACIÊNCIA....
É o principal ingrediente em todos os "Faça você mesmo".....

Excelente tópico.
Não passei da segunda etapa! Colocar os frisos na borracha nova é um exercício de paciência extraordinário......e por fim não dei conta....amanhã tento novamente....

Que isso warter, é só passar o podruto que entra facin...
Rictartaro
Rictartaro
Admin
Admin

Número de Mensagens : 837
Idade : 52
Localização : Ribeirão Preto - SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Diplomata SE 1992 4.1/S Automatic
Data de inscrição : 22/09/2008

http://www.ribeiraoopalaclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Tmmassaro Dom Out 14, 2012 9:20 pm

Graxa pode atacar a borracha. Vaselina é melhor.
Tmmassaro
Tmmassaro
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Walter Qui Out 18, 2012 4:50 pm

Eu usei 05 ajudantes, graxa, WD, garfo, faca, pincel, utensílios domésticos diversos, mesa, pizza, refrigerante, borracha nova, veja, agua, pasta para limpeza, friso velho, corda, fita clever, 10 mãos simultâneas, repelente para mosquitos, lanterna, cadeiras e aproximadamente 5 horas ininterruptas de trabalho........e não conseguimos colocar o CENSURADO do vidro dianteiro! Tentamos de tudo..
.friso primeiro na borracha, depois a borracha no vidro : TAAAANNN
.borracha no vidro, depois o friso na borracha: TAAAANNN
.etc, etc,etc,etc : TAAAaNNnNnN

Resultado: parece que tomei uma surra...dor nos braços, nos dedos e nada do CENSURADO ficar pronto!

Por fim, desistimos!
Idéias malucas diferentes de tudo o que está escrito neste tópico são bem vindas.

De bom mesmo foram os grandes amigos que sofreram junto comigo e tomaram um TAAAAAnnnnnnnn conjunto! Valeu amigos! O vidro traseiro foi moleza! Valeu GM....gracinha!
Walter
Walter
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Rictartaro Qui Out 18, 2012 5:15 pm

Walter escreveu:Eu usei 05 ajudantes, graxa, WD, garfo, faca, pincel, utensílios domésticos diversos, mesa, pizza, refrigerante, borracha nova, veja, agua, pasta para limpeza, friso velho, corda, fita clever, 10 mãos simultâneas, repelente para mosquitos, lanterna, cadeiras e aproximadamente 5 horas ininterruptas de trabalho........e não conseguimos colocar o CENSURADO do vidro dianteiro! Tentamos de tudo..
.friso primeiro na borracha, depois a borracha no vidro : TAAAANNN
.borracha no vidro, depois o friso na borracha: TAAAANNN
.etc, etc,etc,etc : TAAAaNNnNnN

Resultado: parece que tomei uma surra...dor nos braços, nos dedos e nada do CENSURADO ficar pronto!

Por fim, desistimos!
Idéias malucas diferentes de tudo o que está escrito neste tópico são bem vindas.

De bom mesmo foram os grandes amigos que sofreram junto comigo e tomaram um TAAAAAnnnnnnnn conjunto! Valeu amigos! O vidro traseiro foi moleza! Valeu GM....gracinha!

Eu já contactei meu advogado...quero indenização por danos morais, corporais, psicologicos, emotivos e tudo mais...
Rictartaro
Rictartaro
Admin
Admin

Número de Mensagens : 837
Idade : 52
Localização : Ribeirão Preto - SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala Diplomata SE 1992 4.1/S Automatic
Data de inscrição : 22/09/2008

http://www.ribeiraoopalaclube.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Rodrigo Cota Sex Out 19, 2012 8:21 am

(Q*RQ)*)(@#R*@(%*@(&@)*%@)#@(#&%)@*#%)@*#%)@(*#)%*@)#%*

Rodrigo Cota
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Tmmassaro Sex Out 19, 2012 8:25 am

Quer eu te mando o Tiozinho aí .... sério, o funileiro que fez meu SS deve dar conta do recado, afinal, se ele conseguiu montar vidros numa Simca Jangada onde os quadros foram refeitos e parecer original ....

Agora, monentos assim realmente não tem preço.
Tmmassaro
Tmmassaro
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Walter Sex Out 19, 2012 7:49 pm

Alexandre escreveu:Talvez não deu certo porque me esqueceram de me chamar como um dos ajudantes...

Isso porque fui o único a ir prestigiar o carro enquanto ele esteve na funilaria...
scratch tá certo!
Walter
Walter
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Rodolfo Rudão Sex Out 19, 2012 8:25 pm

Mano sei q foi CENSURADO e vcs si lascaram mtu!... mais eu ri pá karai do q seis contaram aki hahahahhahahhahaahahahah!!!!!!!!!
Ó alexandre tu ñ fostes o unico á ver o titanic na "cirurgia" ñ... tbm dei 1 pilo lá antes dele voltar pra casa!
Rodolfo Rudão
Rodolfo Rudão
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 380
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto - SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 76, 6cc finalmente!!!
Data de inscrição : 17/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Alexandre Sex Out 19, 2012 8:43 pm

De coração, uma das poucas alegrias e distrações que tenho (e dizer a única não seria exagero) é curtir as amizades que fiz nos últimos tempos por causa desse carro chamado Opala. Cada situação vivida por alguém que conheço é marcante para mim.

Mas não é porque as coisas tem 30 ou 40 anos, com tecnologia inferior do que temos hoje, que são fáceis de arrumar ou resolver. Tudo é simples no Opala, mas para não sofrer e passar nervoso é melhor arrumar alguém que já tenha feito ou é profissional do ramo, afinal infelizmente dependemos de profissionais para fazer certos serviços.


Alexandre
Alexandre
Opaleiro
Opaleiro

Número de Mensagens : 306
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : SS, Comodoro e Diplomata
Data de inscrição : 06/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio) Empty Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos