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Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
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Rictartaro
Walter
Fabio Azevedo
Detroit
João Dinardi
Rodrigo Ken
10 participantes
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Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Por Michel Lopes/Tadeu Fabiano - Comunidade OPALA
Num momento de pouco capital, precisava trocar a borracha do parabrisas do meu "76". Portanto, resolvi meter a mão na massa, com a ajuda de um amigão (sem a ajuda de alguém a tarefa parece impossível) e muita paciência, conseguimos com sucesso e resolvemos passar a experiência à diante. Quem sabe um dia ajude algum amigo opaleiro. Lembrando que esse tutorial se aplica a frisos de alumínio somente .Então, vamos lá!
Você precisará de:
* 1 ajudante
* 2 facas cegas ou cabo de talheres como garfos/colheres
* Graxa (indispensável)
* 5 ou 6 metros de um cordão de nylon ou algo resistente e maleável
* Esponja de aço/lixa fina
1º passo - Retirada do parabrisas
Lambuse a ponta da faca com graxa, e no interior do veículo, levante a aba da borracha, enfie a ponta da faca na fenda que se abre e vá lubrificando toda a borda em volta do vidro por inteiro. Comece a dobrar a borracha e fazer leves pressões com as mãos expulsando o vidro uniformemente. Não force apenas um local, isso porderá quebrar o vidro. Tenha muito cuidado nessa parte, pois a borracha velha e ressecada causa muito atrito. Priorize a parte superior do vidro. Expulsando essa, o restante sái apenas com seu ajudante puxando o vidro devagar pelo lado de fora.
Com o vidro retirado, apoie ele sobre um pneu ou algo que o deixe elevado pra que possa trabalhar tranquilamente.
Remova a borracha velha tendo cuidado pra não amassar os frisos. Eles se dividem em duas partes. Com a borracha removida, abra sua fenda e vá puxando com muito cuidado pra não quebrar nenhuma garra. Como mostra a imagem abaixo:
Friso retirado da borracha:
Remova todos os resíduos de borracha e sujeira das bordas do vidro e aproveite pra dar uma polida nos frisos com a esponja de aço e água ou querosene.
2º passo - Colocar a nova borracha/frisos no vidro
Há quem prefira colocar os frisos na borracha depoisdepois de a borracha estar no vidro. Mas preferimos instalar os frisos antes porque depois de colocada, a borracha teria pouca maleabilidade, o que poderia causar danos nas garras do friso. Pra isso basta seguir o inverso da retirada. Comece pelas curvas da borracha, as partes retas são mais fáceis:
Paramos pra rolar um som. Um Pearl Jam pra trabalharmos mais relaxados... Hehehe...
Agora essa parte é a mais difícil. Encaixar a borracha, já com frisos no vidro. Comece por uma parte reta do vidro, abrindo a fenda com o cabo de um garfo e seu ajudante pressionando a borracha pra que "abrace" o vidro.
Em alguns pontos, será necessário fazer o mesmo por baixo do vidro: Abrir a fenda, malear a borracha pra cima e pra baixo até que ela se encaixe.
Imagem vista por baixo: (contrária ao friso)
Sem dúvida é o processo mais demorado onde terá cuidado em não fazer muita força na borracha e amassar o formato dos frisos. Algumas vezes a borracha poderá se soltar em alguns pontos. Tenha paciência e volte encaixando da mesma forma.
Borracha já colocada:
3º passo - Colocação do parabrisas no carro
Limpe e lixe o local de encaixe do vidro no carro, eliminando resíduos e aplique uma fina camada de graxa no local pra facilitar o apego da borracha até que se encaixe.
Passe o cordão de nylon por dentro da borracha, entre a aba que abraça a coluna e parte do painel do carro desta forma e se possível dê duas voltas com o cordão, pra que depois reforce com mais uma "puxada":
Coloque o vidro no local e vá ajeitanto as bordas da borracha sobre a lataria corretamente, e dê porradinhas de leve nas bordas pra que o vidro assente no local. Certifique-se de que não há "vãos" e que o vidro está encaixado perfeitamente.
Agora seu ajudante vai ficar do lado de fora, exercendo força e batendo com as mãos exatamente onde o cordão será puxado. Ele deverá acompanhar a saída do cordão sempre forçando o vidro pra dentro no local, se o fizer corretamente, a vedação vai ser perfeita. Se você deu duas voltas no cordão, ao chegar no final da primeira, comece a segunda no sentido contrário com seu ajudante batendo nas bordas do lado. de fora pra que o vidro entre totalmente.
Se tudo correu bem, a vedação fica perfeita.
Créditos: Michel Lopes/Tadeu Fabiano
Num momento de pouco capital, precisava trocar a borracha do parabrisas do meu "76". Portanto, resolvi meter a mão na massa, com a ajuda de um amigão (sem a ajuda de alguém a tarefa parece impossível) e muita paciência, conseguimos com sucesso e resolvemos passar a experiência à diante. Quem sabe um dia ajude algum amigo opaleiro. Lembrando que esse tutorial se aplica a frisos de alumínio somente .Então, vamos lá!
Você precisará de:
* 1 ajudante
* 2 facas cegas ou cabo de talheres como garfos/colheres
* Graxa (indispensável)
* 5 ou 6 metros de um cordão de nylon ou algo resistente e maleável
* Esponja de aço/lixa fina
1º passo - Retirada do parabrisas
Lambuse a ponta da faca com graxa, e no interior do veículo, levante a aba da borracha, enfie a ponta da faca na fenda que se abre e vá lubrificando toda a borda em volta do vidro por inteiro. Comece a dobrar a borracha e fazer leves pressões com as mãos expulsando o vidro uniformemente. Não force apenas um local, isso porderá quebrar o vidro. Tenha muito cuidado nessa parte, pois a borracha velha e ressecada causa muito atrito. Priorize a parte superior do vidro. Expulsando essa, o restante sái apenas com seu ajudante puxando o vidro devagar pelo lado de fora.
Com o vidro retirado, apoie ele sobre um pneu ou algo que o deixe elevado pra que possa trabalhar tranquilamente.
Remova a borracha velha tendo cuidado pra não amassar os frisos. Eles se dividem em duas partes. Com a borracha removida, abra sua fenda e vá puxando com muito cuidado pra não quebrar nenhuma garra. Como mostra a imagem abaixo:
Friso retirado da borracha:
Remova todos os resíduos de borracha e sujeira das bordas do vidro e aproveite pra dar uma polida nos frisos com a esponja de aço e água ou querosene.
2º passo - Colocar a nova borracha/frisos no vidro
Há quem prefira colocar os frisos na borracha depoisdepois de a borracha estar no vidro. Mas preferimos instalar os frisos antes porque depois de colocada, a borracha teria pouca maleabilidade, o que poderia causar danos nas garras do friso. Pra isso basta seguir o inverso da retirada. Comece pelas curvas da borracha, as partes retas são mais fáceis:
Paramos pra rolar um som. Um Pearl Jam pra trabalharmos mais relaxados... Hehehe...
Agora essa parte é a mais difícil. Encaixar a borracha, já com frisos no vidro. Comece por uma parte reta do vidro, abrindo a fenda com o cabo de um garfo e seu ajudante pressionando a borracha pra que "abrace" o vidro.
Em alguns pontos, será necessário fazer o mesmo por baixo do vidro: Abrir a fenda, malear a borracha pra cima e pra baixo até que ela se encaixe.
Imagem vista por baixo: (contrária ao friso)
Sem dúvida é o processo mais demorado onde terá cuidado em não fazer muita força na borracha e amassar o formato dos frisos. Algumas vezes a borracha poderá se soltar em alguns pontos. Tenha paciência e volte encaixando da mesma forma.
Borracha já colocada:
3º passo - Colocação do parabrisas no carro
Limpe e lixe o local de encaixe do vidro no carro, eliminando resíduos e aplique uma fina camada de graxa no local pra facilitar o apego da borracha até que se encaixe.
Passe o cordão de nylon por dentro da borracha, entre a aba que abraça a coluna e parte do painel do carro desta forma e se possível dê duas voltas com o cordão, pra que depois reforce com mais uma "puxada":
Coloque o vidro no local e vá ajeitanto as bordas da borracha sobre a lataria corretamente, e dê porradinhas de leve nas bordas pra que o vidro assente no local. Certifique-se de que não há "vãos" e que o vidro está encaixado perfeitamente.
Agora seu ajudante vai ficar do lado de fora, exercendo força e batendo com as mãos exatamente onde o cordão será puxado. Ele deverá acompanhar a saída do cordão sempre forçando o vidro pra dentro no local, se o fizer corretamente, a vedação vai ser perfeita. Se você deu duas voltas no cordão, ao chegar no final da primeira, comece a segunda no sentido contrário com seu ajudante batendo nas bordas do lado. de fora pra que o vidro entre totalmente.
Se tudo correu bem, a vedação fica perfeita.
Créditos: Michel Lopes/Tadeu Fabiano
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Fala Ken, blz, ótima contribuição, bem explicada e detalhada, ficou perfeito, as vezes parece um trampo fácil, só parece, rsrsrsrs, mas tem é que ter muito cuidado, valeu...!
AbSS.
AbSS.
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
muito bom mais um detalhe esse vidro é temperado um degrade laminado nao pode ser tirado assim pois ele racha todo intao cuidado, este trampo so em vidro temperado o degrade tem que cortar a borracha blz.
Detroit- Opaleiro
- Número de Mensagens : 902
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : DIPLOMATA
Data de inscrição : 11/11/2008
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Muito bom , eu prefiro usar vaselina
Convidad- Convidado
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
estou esperando uns dias de folga pra trocar os meus...bom que pelo tutorial já dá pra ter uma base do trabalho...(que não vai ser pouco...kkk)
Fabio Azevedo- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1136
Idade : 42
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : COMODORO COUPE 77
"PUNISHER"
Data de inscrição : 22/01/2010
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
O principal acho que é PACIÊNCIA....
É o principal ingrediente em todos os "Faça você mesmo".....
Caso não tenha paciência....sugiro o:
"Pague você mesmo!"
Excelente tópico.
É o principal ingrediente em todos os "Faça você mesmo".....
Caso não tenha paciência....sugiro o:
"Pague você mesmo!"
Excelente tópico.
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Não passei da segunda etapa! Colocar os frisos na borracha nova é um exercício de paciência extraordinário......e por fim não dei conta....amanhã tento novamente....Walter escreveu:O principal acho que é PACIÊNCIA....
É o principal ingrediente em todos os "Faça você mesmo".....
Excelente tópico.
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Walter escreveu:Não passei da segunda etapa! Colocar os frisos na borracha nova é um exercício de paciência extraordinário......e por fim não dei conta....amanhã tento novamente....Walter escreveu:O principal acho que é PACIÊNCIA....
É o principal ingrediente em todos os "Faça você mesmo".....
Excelente tópico.
Que isso warter, é só passar o podruto que entra facin...
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Graxa pode atacar a borracha. Vaselina é melhor.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Eu usei 05 ajudantes, graxa, WD, garfo, faca, pincel, utensílios domésticos diversos, mesa, pizza, refrigerante, borracha nova, veja, agua, pasta para limpeza, friso velho, corda, fita clever, 10 mãos simultâneas, repelente para mosquitos, lanterna, cadeiras e aproximadamente 5 horas ininterruptas de trabalho........e não conseguimos colocar o CENSURADO do vidro dianteiro! Tentamos de tudo..
.friso primeiro na borracha, depois a borracha no vidro : TAAAANNN
.borracha no vidro, depois o friso na borracha: TAAAANNN
.etc, etc,etc,etc : TAAAaNNnNnN
Resultado: parece que tomei uma surra...dor nos braços, nos dedos e nada do CENSURADO ficar pronto!
Por fim, desistimos!
Idéias malucas diferentes de tudo o que está escrito neste tópico são bem vindas.
De bom mesmo foram os grandes amigos que sofreram junto comigo e tomaram um TAAAAAnnnnnnnn conjunto! Valeu amigos! O vidro traseiro foi moleza! Valeu GM....gracinha!
.friso primeiro na borracha, depois a borracha no vidro : TAAAANNN
.borracha no vidro, depois o friso na borracha: TAAAANNN
.etc, etc,etc,etc : TAAAaNNnNnN
Resultado: parece que tomei uma surra...dor nos braços, nos dedos e nada do CENSURADO ficar pronto!
Por fim, desistimos!
Idéias malucas diferentes de tudo o que está escrito neste tópico são bem vindas.
De bom mesmo foram os grandes amigos que sofreram junto comigo e tomaram um TAAAAAnnnnnnnn conjunto! Valeu amigos! O vidro traseiro foi moleza! Valeu GM....gracinha!
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Walter escreveu:Eu usei 05 ajudantes, graxa, WD, garfo, faca, pincel, utensílios domésticos diversos, mesa, pizza, refrigerante, borracha nova, veja, agua, pasta para limpeza, friso velho, corda, fita clever, 10 mãos simultâneas, repelente para mosquitos, lanterna, cadeiras e aproximadamente 5 horas ininterruptas de trabalho........e não conseguimos colocar o CENSURADO do vidro dianteiro! Tentamos de tudo..
.friso primeiro na borracha, depois a borracha no vidro : TAAAANNN
.borracha no vidro, depois o friso na borracha: TAAAANNN
.etc, etc,etc,etc : TAAAaNNnNnN
Resultado: parece que tomei uma surra...dor nos braços, nos dedos e nada do CENSURADO ficar pronto!
Por fim, desistimos!
Idéias malucas diferentes de tudo o que está escrito neste tópico são bem vindas.
De bom mesmo foram os grandes amigos que sofreram junto comigo e tomaram um TAAAAAnnnnnnnn conjunto! Valeu amigos! O vidro traseiro foi moleza! Valeu GM....gracinha!
Eu já contactei meu advogado...quero indenização por danos morais, corporais, psicologicos, emotivos e tudo mais...
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
(Q*RQ)*)(@#R*@(%*@(&@)*%@)#@(#&%)@*#%)@*#%)@(*#)%*@)#%*
Rodrigo Cota- Opaleiro
- Número de Mensagens : 916
Idade : 50
Data de inscrição : 26/05/2009
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Quer eu te mando o Tiozinho aí .... sério, o funileiro que fez meu SS deve dar conta do recado, afinal, se ele conseguiu montar vidros numa Simca Jangada onde os quadros foram refeitos e parecer original ....
Agora, monentos assim realmente não tem preço.
Agora, monentos assim realmente não tem preço.
Tmmassaro- Opaleiro
- Número de Mensagens : 2488
Idade : 45
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Especial Cupê 2.5 - 72, SS4 - 76 e Diplomata 4.1/S - 87.
Data de inscrição : 05/01/2009
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
tá certo!Alexandre escreveu:Talvez não deu certo porque me esqueceram de me chamar como um dos ajudantes...
Isso porque fui o único a ir prestigiar o carro enquanto ele esteve na funilaria...
Walter- Opaleiro
- Número de Mensagens : 1692
Idade : 48
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
Mano sei q foi CENSURADO e vcs si lascaram mtu!... mais eu ri pá karai do q seis contaram aki hahahahhahahhahaahahahah!!!!!!!!!
Ó alexandre tu ñ fostes o unico á ver o titanic na "cirurgia" ñ... tbm dei 1 pilo lá antes dele voltar pra casa!
Ó alexandre tu ñ fostes o unico á ver o titanic na "cirurgia" ñ... tbm dei 1 pilo lá antes dele voltar pra casa!
Rodolfo Rudão- Opaleiro
- Número de Mensagens : 380
Idade : 40
Localização : Ribeirão Preto - SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala 76, 6cc finalmente!!!
Data de inscrição : 17/04/2010
Re: Trocando a borracha do parabrisa (friso alumínio)
De coração, uma das poucas alegrias e distrações que tenho (e dizer a única não seria exagero) é curtir as amizades que fiz nos últimos tempos por causa desse carro chamado Opala. Cada situação vivida por alguém que conheço é marcante para mim.
Mas não é porque as coisas tem 30 ou 40 anos, com tecnologia inferior do que temos hoje, que são fáceis de arrumar ou resolver. Tudo é simples no Opala, mas para não sofrer e passar nervoso é melhor arrumar alguém que já tenha feito ou é profissional do ramo, afinal infelizmente dependemos de profissionais para fazer certos serviços.
Mas não é porque as coisas tem 30 ou 40 anos, com tecnologia inferior do que temos hoje, que são fáceis de arrumar ou resolver. Tudo é simples no Opala, mas para não sofrer e passar nervoso é melhor arrumar alguém que já tenha feito ou é profissional do ramo, afinal infelizmente dependemos de profissionais para fazer certos serviços.
Alexandre- Opaleiro
- Número de Mensagens : 306
Localização : Ribeirão Preto
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : SS, Comodoro e Diplomata
Data de inscrição : 06/03/2010
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