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VALVULA CONTROLE DE TEMPERATURA

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Mensagem por Kabana Qua Out 20, 2010 1:31 pm



VÁLVULA DE CONTROLE DA TEMPERATURA

Esse simples dispositivo, que se encontra na parte central dos coletores de admissão e escapamento, controla o forno aquecedor, cuja ação, associada a do termostato do sistema de arrefecimento, contribui para reduzir o tempo do período de aquecimento, período crítico, que produz mais desgaste no motor do que algumas centenas de quilómetros rodados. A válvula realiza o pré-aquecimento da mistura, quando o motor está frio, tornando-a mais homogenia, ou seja, vaporizando melhor a gasolina no ar, fracionando suas partículas pelo calor, de modo que a combustão se realiza melhor. Se assim não o fosse e acontece em muitos motores cujos dispositivos mencionados não funcionam, a mistura mal homogeinizada não queima por completo, de modo que a gasolina não queimada escorre pelas paredes dos cilindros, destruindo a película de óleo, aumentando o desgaste e penetrando no carter, onde vai diluir o óleo, reduzindo suas propriedades. Evidentemente o rendimento fica também prejudicado. Daí se conclui da importância desse dispositivo tão simples. A válvula se constitui de uma chapa montada em um eixo que se apoia no coletor de descarga, em sua parte central. Na sua parte central, o coletor de adimissão é envolvido por forno aquecedor, que se comunica com o interior do coletor de escapamento por meio de válvula. O eixo se prolonga externamente e possui uma mola termostática em uma extremidade e um contrapeso na outra. FUNCIONAMENTO - Quando o motor frio é posto em funcionamento a mola termostática mantém a válvula aberta, de modo que os gases do escapamento aquecido, são obrigados a circular dentro do forno, aquecendo o coletor de admissão e a mistura que passa dentro dele. A proporção que o motor se aquece, a mola termostática também se aquece e vai fechando a válvula gradativamente, de modo que nessas posições intermediárias, parte dos gases circula pelo forno e parte segue seu trajeto normal. Por fim, quando o motor se encontra devidamente aquecido, a válvula se mantém fechada, seguindo os gases seu trajeto normal.
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