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Mensagem por Kabana Qui Dez 09, 2010 9:09 am

SANGRIA DO SISTEMA DE FREIOS

Antes de realizar o procedimento de sangria do sistema de freios de um veículo, deverá ser feita uma análise minuciosa em toda a linha a procura por vazamentos. Se caso seja feita a sangria e houver vazamentos no sistema, a sangria será prejudicada fazendo com que os freios não funcionem de forma eficiente.

Estando toda a linha de freio em perfeito estado sem vazamentos, os procedimentos e a ordem da sangria deverão ser feitos da seguinte forma:

- No veículo GM Opala a ordem de sangria se inicia sempre pela roda traseira esquerda, roda traseira direita, roda dianteira direita e finalizando na roda dianteira esquerda. Mas por quê essa ordem?

Essa ordem sempre se inicia pela roda mais distante do cilindro mestre até chegar à roda mais próxima do mesmo, cada veículo tem sua ordem de sangria, mas o procedimento de sangria que será explicado é do veículo GM Opala.

Procedimentos de sangria

Solte o parafuso sangrador que fica localizado atrás dos pratos dos freios traseiros e atrás das pinças dos discos de freios dianteiros, dependendo do instante em que estiver sendo realizada a sangria.
Com o parafuso sangrador desapertado conecte uma mangueira transparente e mergulhe sua extremidade num recipiente contendo no fundo uma pequena quantidade de fluído de freio. Com o auxílio de um ajudante, peça-o para pressionar o pedal do freio até o final e segurar, nesse ponto feche o sangrador e peça ao ajudante para aliviar o pedal lentamente. Repita esse procedimento até que não haja mais bolhas de ar e sujeira saindo pelo sangrador. Detalhe importante, observar sempre o nível de fluído de freio no reservatório não deixando faltar, caso esgote todo o fluído no reservatório, toda a linha de freio conterá bolhas de ar.

Relembrando, desaperta-se o parafuso de sangria, pressione o pedal até o fim e segure, feche o parafuso sangrador e alivie o pedal lentamente. Esse procedimento garante a eliminação total de possíveis bolhas de ar no sistema.

Limpeza e Inspeção do Sistema de Freios

Faça sempre uma inspeção e limpeza periódica no sistema de freios de seu carro, isso garante maior eficiência e segurança para o condutor e passageiros. FREIO É COISA SÉRIA, ao reparar o sistema de freio prefira componentes originais, são mais caros, (é um investimento baixo comparado com os gastos com abastecimentos), mas garantem a sua segurança. Substitua o fluído de freio a cada 2 anos (fluído DOT 3) e a cada 1 ano (fluído DOT 4 e DOT 5).

É importante a substituição do fluído de freio pelo fato do mesmo ser higroscópico, ou seja, possuir a característica de absorver a umidade existente no ar, ocasionando a diminuição do ponto de ebulição do fluído e, portanto, ficando ainda mais sujeito ao fenômeno como: Tamponamento (obstrução das linhas de freios, principalmente nas mangueiras flexíveis).

O fluído de freio é um produto perecível e a sua composição química é alterada com o passar do tempo devido ao excesso de calor e a mudança brusca de temperatura.

Ponto de ebulição dos fluídos de freios

Fluído DOT 3 – Acima de 205°C

Fluído DOT 4 – Acima de 230°C

Fluido DOT 5 – Acima de 260°C

IMPORTANTE!

Nunca substitua o fluído de freio DOT 4, por exemplo, pelo fluído DOT 3, isso ocasiona uma deficiência no sistema de freio, colocando em risco a vida do condutor e passageiros se for o caso.
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Mensagem por alexandre kajuru Qui Dez 09, 2010 11:02 am

boa kabana.........
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Mensagem por Geninho Qui Dez 09, 2010 12:00 pm

Sem palavras! Esse forum está cada vez mais especialista, meus parabéns Kabana!
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Mensagem por Kabana Qui Dez 09, 2010 12:08 pm

Geninho escreveu:Sem palavras! Esse forum está cada vez mais especialista, meus parabéns Kabana!

OBRIGADO MESMO EU PROCURO SEMPRE PODER AJUDAR UM COMPANHEIRO
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Mensagem por Walter Seg Mar 21, 2011 10:26 am

Obrigado Kabana...
Troquei to do o sistema de freio esta semana mas não ficou "forte"....preciso ficar bombando pra freiar.....vou levar pra ver se é ar....

Alías, estou procurando 2 parafusos de sangria para Varga do Opala 79...rodei a cidade interia e não encontrei...
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Mensagem por Rodrigo Ken Seg Mar 21, 2011 9:07 pm

Walter Filho escreveu:Obrigado Kabana...
Troquei to do o sistema de freio esta semana mas não ficou "forte"....preciso ficar bombando pra freiar.....vou levar pra ver se é ar....

Alías, estou procurando 2 parafusos de sangria para Varga do Opala 79...rodei a cidade interia e não encontrei...
Se encontrar compra 2 pra mim! rsrs

Isso aí é difícil de encontrar. Eu coloquei um parafuso allen sem cabeça com um corte longitudinal nele e uma bolinha de catraca lá dentro, assim qdo preciso sangrar dá certinho. Mais ou menos assim:
SANGRIA DE FREIO Fluido
Abs
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Mensagem por Kabana Ter Mar 22, 2011 11:45 am

Rodrigo Ken escreveu:
Walter Filho escreveu:Obrigado Kabana...
Troquei to do o sistema de freio esta semana mas não ficou "forte"....preciso ficar bombando pra freiar.....vou levar pra ver se é ar....

Alías, estou procurando 2 parafusos de sangria para Varga do Opala 79...rodei a cidade interia e não encontrei...
Se encontrar compra 2 pra mim! rsrs

Isso aí é difícil de encontrar. Eu coloquei um parafuso allen sem cabeça com um corte longitudinal nele e uma bolinha de catraca lá dentro, assim qdo preciso sangrar dá certinho. Mais ou menos assim:
SANGRIA DE FREIO Fluido
Abs

EITA KEN VC TAMBEM É MEIO MAGAIVER NÉ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK OPALEIRO TEM QUE SER ASSIM SE NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO .
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Mensagem por Rodrigo Ken Ter Mar 22, 2011 12:46 pm

Kabana escreveu:
EITA KEN VC TAMBEM É MEIO MAGAIVER NÉ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK OPALEIRO TEM QUE SER ASSIM SE NÃO TEM CÃO CAÇA COM GATO .

Ah car,a não achava a CENSURADO da pecinha e precisava dar um jeito. O torneiro então falou que fez isso num dodge dele... pra que, mandie fazer né!rsrs
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Mensagem por Walter Ter Mar 22, 2011 3:37 pm

Magaiver foi boa!!!!
Com um chiclete e 2 parafusos ele saia de qualquer armadilha!

Ken, vou achar este parafuso...como custa caro (R$ 2,50 rsrs), o
dia que encontrar vou comprar o estoque todo e distribuir pro pessoal.....

Abraço, Walter

Obs: Fui lá no Ari...Jesus Amado....tô contando as moedas dos porquinhos das crianças pra iniciar a funilaria e pintura....rsrsrsrs
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Mensagem por Rodrigo Ken Ter Mar 22, 2011 4:41 pm

Walter Filho escreveu:Magaiver foi boa!!!!
Com um chiclete e 2 parafusos ele saia de qualquer armadilha!

Ken, vou achar este parafuso...como custa caro (R$ 2,50 rsrs), o
dia que encontrar vou comprar o estoque todo e distribuir pro pessoal.....

Abraço, Walter

Obs: Fui lá no Ari...Jesus Amado....tô contando as moedas dos porquinhos das crianças pra iniciar a funilaria e pintura....rsrsrsrs
Chora no preço... procure outros profissionais... Tem o cara lá de Brodowski onde o Ricardo fez o SS dele. Ficou top...
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Mensagem por Bandit 100 Qui Ago 23, 2012 9:26 am

Boa tarde a todos...estava lendo o tópico e como tenho pouco mais de 20 anos de experiência em freios automotivos em montadoras, gostaria de fazer algumas ressalvas...

Quanto a sequência de sangria nas rodas, lembro que o cilindro mestre está instalado (no Brasil) do lado esquerdo do carro, consequentemente, a roda mais distante do cilindro mestre é a roda traseira direita, por onde deve se começar o processo.
SEQUÊNCIA: TD - TE - DD - DE

Quanto a misturar tipos de fluido (DOT 3, DOT 4, DOT 5.1) NUNCA...a regra técnica e substituí-lo totalmente...Quando a fluído novo começar a sair pela mangueira transparente conectada ao sangrador, deve-se deixar sair um pouco, pois pode estar trazendo ainda alguma impureza que ora encontrava-se no sistema.
Para evitarmos que ocorra entrada de ar no sistema, as "bombadas" no pedal devem ser feitas de forma (força) moderada e com o sangrador fechado, e após a terceira "bombada", mantém-se o pedal com pressão e abre-se o sangrador, deixando o fluído sair pela mangueira e ao mesmo tempo prestar atenção na coloração e ocorrência de bolhas de ar.
Quanto a máquina de sangria pressurizada, utilizada em postos especializados, ela não envia ar para a parte interna do sitema, pelo contrário, essas máquinas trabalham com o sitema de membranas internas, o que não deixa o fluído ter contato com o ar, e a função das mesmas é injetar fluído pressurizado no reservatório, e como estarão os sangradores abertos, o fluído começará a sair por eles, e devem ser fechados pouco depois que começar a sair fluido novo (atenção a coloração !!!)
Quando o pedal de freio estiver baixo e firme, não há ar no sitema, mas pode estar ocorrendo falha dos reguladores das rodas traseirs (lonas de freio / tambores),. Quando há ar no sitema o pedal é "borrachudo", e é exatamente por isso que é utilizado o fluído, por ter resistência a pressão e realizar a transferência de forças via fluído para as rodas (cilindros de rodas / pinças de freio).
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Mensagem por ZZ Top Qui Ago 23, 2012 6:52 pm

Ola Bandit,
Gostaria de fazer uma observação e me confirme ou me corrija ok.
Mas nos nossos queridos opalas temo que:
A ordem de sangria deve se começar pela roda traseira esquerda, pois apesar do cilindro estar instalado no lado esquerdo, o caminho que o "caninho"faz indo para as rodas traseiras é a partir da roda direita ou melhor do lado direito, ou seja, o caninho sai do cilindro, corre pela parede corta fogo para o lado direito e então vai para a roda traseira "direita" e depois vem para a roda traseira "esquerda" passando pelo diferencial. Então tecnicamente a roda mais distante do cilindro é a traseira direita levando em conta o caminho da linha de freio!
Então temos a ordem corrigida assim :
TE - TD - DD - DE
A um tempinho atrás participei de um conversa exatamente com esse tema, e no final essa foi a conclusão, foi usado até um grafico explicando. Segue a imagem que peguei do colega:
SANGRIA DE FREIO Imagemmhn
Por favor colegas e Bandit, peço que analisem e vejam se não é desse jeito, ou se estou errado me expliquem onde errei ok.
Att.

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Mensagem por alexandre kajuru Qui Ago 23, 2012 7:14 pm

boa noite meus amigos!! mais fala uma coisa pra mim, e c não fazer a sangria nessa SEQUÊNCIA oq acontece ?? de qualquer jeito tem q ser essa sequência??
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Mensagem por Bandit 100 Qui Ago 23, 2012 7:56 pm

Boa noite,

Tenho alguns esquemas de sistemas de freios de opalas (diversos anos), desde o sistema que utilizava apenas lonas...e nos esquemas pude analisar que a tubulação de freio que vai para as rodas traseiras, estaria do lado do motorista, no entanto em outro esquema a tubulação já corre pelo lado do passageiro.
Simplificando, a regra técnica para a sangria do sistema de freios é começar sempre pela roda que encontra-se mais distante do cilindro mestre para a mais próxima.

Lembro ainda que no caso da sangria ser feita via pedal (e não com o sangrador pressurizado) não devemos acionar o pedal até o final, lembrando que com o uso o cilindro mestre sofre desgaste e na área em que não ocorre atuação constante do pedal (em uso) ocorre rugosidades e até mesmo oxidações, e as mesmas podem rasgar ou até torcer as gaxetas do pistão do cilindro.

ZZTOP - - Muito boa sua intervenção...
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Mensagem por ZZ Top Qui Ago 23, 2012 8:36 pm

Legal Bandit, acho que com as suas e as minhas observações ficou bem claro pro pessoal saber como deve ser feita a sangria dos freios, além das informações que passou sobre os fluidos dot 4, 5 etc, que não devemos misturar, uma informação importante.
E Alexandre Kajuru,
Sobre sua dúvida, penso que se fizer na ordem errada, ao sangrar uma roda que fica na frente da outra , quando sangrar a que ficou atrás, as bolhas vão percorrer o caminho daquela que já foi sangrada, ou pelo menos passar perto do caminho da que foi sangrada, então essa ordem seria mais para evitar que fiquem bolhas pelo caminho das rodas que já foram sangradas ok. E é interessante também sangrar, pois além de tirar as bolhas de ar, o fluido dentro das pinças e cilindros são renovados, o que é necessário de tempo em tempo.
Sds.

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Mensagem por Bandit 100 Qui Ago 23, 2012 11:55 pm

Acrescentado...

No momento da troca de fluido de freio, os carros que vieram originalmente com DOT 3 podem receber o DOT 4 (não misturar.....fazer troca TOTAL !!!), os que vieram com DOT 4 devem permanecer com o DOT 4....em suma, lembrando que o DOT 4 é melhor e com mais resistência a temperatura pode substituir o DOT 3...mas o DOT 3 NÃO PODE SUBSTITUIR O DOT 4 !!!

A alguns anos atrás, na empresa em que atuava, fizemos um teste prático:

Ao receber um novo carro na frota (zero km) fizemos a troca do fluido como indicado pelo fabricante, ou seja, uma vez por ano ou a cada 10.000 km....(o que ocorrer primeiro) e esse carro foi vendido com pouco mais de 200.000 kms...e agora o mais importante: foi vendido com os cilindros de roda originais !!!!...ou seja, o fluido de freio tem a propriedade higroscópica (absorve umidade), os cilindros (de roda e mestre) são fabricados de ferro fundido, dessa forma, fazendo a manutenção (troca) do fluido de freio dentro do recomendado, é pouco provável que a água absorvida pelo fluido possa atacar a parte interna dos cilindros, fazendo com que tenham uma vida útil muito maior...
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Mensagem por Bandit 100 Sex Ago 24, 2012 12:00 am

Pergunta:
Pensei em postar uma imagem aqui no forum, mas mesmo depois de colocar a imagem no site IMAGESHACK não consegui postá-la via link direto.

Poderiam informar como faço para colocar imagens junto com a postagem ?

Desde já obrigado.
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Mensagem por ZZ Top Sex Ago 31, 2012 8:12 pm

Escreve desse jeito abaixo :
[yimg]xxxxxxx[/img]
Onde tá xxxxxxx vc apaga e cola o link direto da imagem, e onde tem um "y" no começo apenas apaga ele, é o mesmo que usar o botão pra colocar imagem quando está escrevendo.
Tenta que deve funfar...

Editei porque não apreceu !


Última edição por ZZ Top em Sáb Set 01, 2012 2:28 am, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Rogerio Sáb Set 01, 2012 1:03 am

Bandit e ZZTop, eu tenho usado o Tinypic: http://tinypic.com/
É bem mais fácil que o Imageshack.
Qualquer coisa me avisa.
Abrçs


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