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Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Empty Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por marksanca Seg Jun 07, 2010 2:56 am

ae galera olha o bichão funcionando!!! belo motorzão abraços

https://www.youtube.com/watch?v=a7w6HaUfmLA
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Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Empty DÚVIDAS QUANTO AS PEÇAS DO MOTOR EM TELA??

Mensagem por Convidad Seg Jun 07, 2010 8:46 am

Bom dia rapazeada, estou chegando meio atrazado, vejo que muitas dúvidas já foram sanadas e estive lendo atentamente todos os comentários sobre o motorzão canavieiro 292, possuo um zero comprado recetemente, que estou instalando, diferente dos amigos, em uma Camuioneta C 20 que possuo, quero melhorar torque de retomada e um pouco da velicidade final. Estava lendo algumas matérias sobre este motor e resolvi, embora possua um comando 250s zero, manter o original dele, pois o sujeito que esta montando o meu motor, onde já fiz um antigo 302 V8 todo importado, me informou que o comando 250s se comparado no relógio comparador com o original dava uma diferença muito grande no lift deles, os lob center são muito diferentes o do original é muito mais acentuado. Diante do exposto me informou que o do 250s não seria suficiente para abrir as válvulas o necessário, dai prejudicaria o desempenho, torque inclusive. Sabem dizer algo? Bom, fiz o seguinte o meu motor é alcool original coloquei para rodar a gasolina na taxa do alcool, fiz fluxo do cabeçote e poli os dutos, uso bomba de óleo de alta vazão, carburação será a motrcraft dos mavericks original nova, polia original do motor, exigirá mudança nas correias e posição das mesmas pois na camioneta são iguais as do opala, dai a primeira grande dificuldade, não encontro a bomba de agua original do motor que possue um pescoço mais cumprido, para dar alinhamento como restante em razão da polia ser a original. saberiam informar onde acho esta bomba d'agua?? Será qeu o motor ficará torcudo para camioneta e com a velocidade final pelo menos compatível com o anterior 4100 de 120 cv que saiu? Era muito morto. Desde já agradeço atenção dos amigos e aguardo contatos que possam esclarecer. Grato MARCELO DE PAIVA / RJ

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Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Empty Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Rogerio Seg Jun 07, 2010 9:39 pm

Opa Marcelo, seja bem vindo ao Ribeirão Opala e Cia!
Fique a vontade e por favor assim que puder poste umas fotos do 292 OKm pra gente ver tb!!!

Com relação ao comando do 250-S o Wagner aqui de Ribeirão que anda com um 292 turbo tb me disse que não fica bom. Parece que ele tb testou 525B da Isky e tb não gostou do resultado.
Conheço pouco sobre os comandos mas partindo para o lado prático da coisa o 292 não é girador para a proposta que temos. Em arrancadas os caras fazem miséria mas não é o nosso caso.
Original no Alcool com 10,8:1 de taxa ele gera 138cv@3800rpm e 34,7Kg de Torque a 2000rpm.
Não tenho os dados do gasolina mas sei que a taxa é de 7,5:1
Então um comando que dê enfase no torque a baixos giros acho que vai bem. Eu penso algo como comandos pra turbinados como o 525A da Iski ou alguma outra configuração como da Silverado 4.1. Isso vou testar mais a frente quando o motor estiver rodando e já amaciado! Se tiver algum resultado ai por favor compartilha com a gente!

No A/C 60 este motor vem estrangulado pois usa o carburador H40.
No teu caso vc já vai dar bastante fluxo pro motor com o trabalho do cabeçote e o Bijet.
Com este trabalho no cabeçote vc tem ideia de com qual a taxa de compressão vai ficar?
Usou valvulas de ADM/Escape maiores?
Coletor de escapamento vai ser um 6x1?
Se vc mexeu na entrada do fluxo vai ter que mexer na saida. Veja um coletor de boa qualidade e se puder dimensione um para este motor pq tem muita ciencia nele. Dá uma conferida na Opala e Cia # 18 em que uma materia sobre isso que vale a pena!

No meu caso vou usar um 446 retrabalhado e tô pensando em usar um 6x2 do Omega/Silverado no início pra dar uma up. E depois vamos ver o que pode ser melhorado.
Este trabalho vai fazer o motor subir de giro mais rápido e chegar mais rápido a faixa de giro máximo.

Referente a bomba d´agua eu nunca vi a original dele!
No caso do Opala vc tem o recurso de deslocar a flage em que é fixada a polia usando a prensa. isso vai aumentar a distancia e pode resolver o teu problema.
Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Img420b
Vc também pode tentar usar uma polia dupla para os modelos com Ar ou ainda usar um espaçador de alumínio que é bastante comum.
Dá uma olhada: http://www.rogercarv8.com.br/product_info.php?products_id=665&osCsid=2b9e6ed272e3137734474f9a7f8829d6
É fácil de um torneiro mecanico fazer um na medida pra vc!

Referente ao desempenho acho que vai ser melhor por conta do torque disponovel a baixos giros.
Vai ter que ver como fica a performance com a tua relação de diferencial e se tiver um cambio 5marchas aproveita bem a final tb!
Boa sorte na batalha!

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Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Empty Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad Ter Jun 08, 2010 1:44 pm

Carissimo Rogerio, Consegui hoje uma bomba d'agua zero original GM em uma loja perdida aqui no RJ na, serra, cidade chamada Teresópolis, já fui logo cedo e peguei, a minha bomba esta chiando devido ao fato de ter sido mal acondicionada, mas facil de resolver, conversei com o dono da Real Bombas em SP e ele falou que faz e garante o serviço troca selo e rolamento, ficarei com ela na reserva se um dia der pane na original tenho outra para substituir e não ficar na estrada. O meu preparador preferiu usar todo o sistema do caminhão no que tange as correias ali na frente pois ele afirma que a polia do caminhão vem balanceada de fábrica para o eixo e com o volante de motor que vieram montados no motor, dai não quis mecher na polia colocando a do opala pois teria que balancear o conjunto com eixo e inclusive volante de motor, o meu motor é a alcool original, mas como só uso em tres oportunidades no ano em viajens com a família, preferi utilizá-lo na gasolina, mais facil de manter o acerto, contudo usarei a taxa do alcool, e depois informo como ficou e como esta redendo. carburador possuo um 3e zero alcool outro igual zero gasolina uma 446 zero alcool e outra igual zero a gasolina, mas o mecanico preferiu, sentido melhor consumo e igual desempenho com a DFV, usar o Motrocraft bijet não quiz nem as quadrijets pois os reparos são caros e o acerto e mais complicado muito embora um desempenho melhor, mas não é o que busco neste auto meu. Quanto a descarga vou depois dela pronta fazer um dimencionado sob medida saindo 6x1 original dela que já é de 2/5 polegadas até o final e usarei os abafadores da óleo, pois são só abafadores, ficará mais solta respirando melhor e com o cabeçote com total acerto, não mechi em tamanho de valvulas só as esmerilhei e eram novas, aliais como todo motor, que só foi mal guardado, e eu desmontei e remontei fazendo os acertos que gostaria sem que deixa-se nada para traz que possa vir a dar problema. Quando roncar dou o retorno e digo onde ficou e se ficou deficitário em algum momento de desempnho ou retomada. Abração irmão e obrigado pelas boas vindas. MARCELO DE PAIVA

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Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Empty Re: Motor GM 4800cc / 292"

Mensagem por Convidad Ter Jun 08, 2010 1:49 pm

HÁ ia me esquecendo a relação eta muito longa para utilizar o 4100, pois alem de ser 5 marchas o diferencial é o 2.90, perfeito e sem roncar nada, a caixa igual perfeita e uso pneus maxis na medida 265/70/16 traseira e 235/70/16 dianteira , com rodas scorro desenho parecido com as da silverado. E a relação originail é 255/70/15 nos quatro, viche ficou longa que o bom e perfeito 4100 não empurrava em quinta e era morto em quarta. Agora acho que vai ficar uma maravilha!! espero. AINDA EM TEMPO, OBRIGADO PELAS DICAS E REALMENTE O FLANGE OU ADAPTADOR DE ALUMINIO SERIA UMA ÓTIMA SAIDA PARA USAR AS BOMBAS DO OPALINHA, MAS COMPARANDO UMA COM A OUTRA PERCEBI QUE AS ALETS DA BOMBA DO ACMINHÃO, DIGO AS PÁZ SAÕ MUITO MAIS PARRUDAS, DEVEM REFRIFGERAR MELHOR.

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Mensagem por Rogerio Qua Jun 09, 2010 12:01 am

É Marcelo, com esta relação 2.90 + os pneus de gigantes deve ter ficado longo pra caramba. Com o novo motor deve melhorar por conta do torque.
Se bem que eu tava vendo o 4.0 diesel das ultimas D20 tinham 150 cv a 2800 rpm e torque de 46,5 kgfm a 1400 rpm.
Com as alterações que fez acho que consegue uma potencia semelhante mas o torque não. Vamos aguardar o teste dela rodando ai!
Boa sorte e não deixe de postar!
Abrçs

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Mensagem por Rogerio Qua Jun 09, 2010 12:07 am

marksanca escreveu:ae galera olha o bichão funcionando!!! belo motorzão abraços

https://www.youtube.com/watch?v=a7w6HaUfmLA

Fala ae MarkSanca!
Este video é do Cocones que tb tecla com a gente aqui.
Tripla é bem loka...quem sabe um dia....

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Mensagem por Rogerio Qua Jun 09, 2010 12:11 am

Tmmassaro escreveu:Rogério,

ia te falar isso: na foto que postou os coxins do motor são diferentes, parecem feitos de PU ou algo assim, uma vez que são brancos e mais baixos. Mas aí te digo, não muda o coxim, muda o suporte do motor. Mudar o coxim vai gerer uma vibração imensa e começa a trincar tudo! Mexa no suporte do motor, que é fácil e se der merda é só voltar para o original. Coxim de motor é um negócio complicado, não é só borracha e metal, tem ciência!

AbraçoSS

Tadeu.

Tadeu, pó deixar que vou usar o coxin original mesmo sem grandes invenções.

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Mensagem por Rogerio Qua Jun 30, 2010 10:09 pm

Fase de montagem geral:

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Tá uma sujeira que dá dó. Quem sabe uma hora já pode dar a primeira partida!

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Mensagem por Rogerio Qui Jul 01, 2010 10:53 pm

Do jeito que vai acaba ficando pronto!
Nem acredito!

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Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Img01866

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Mensagem por Rodrigo Ken Sex Jul 02, 2010 10:21 am

Rogerio escreveu:Do jeito que vai acaba ficando pronto!
Nem acredito!

Ah, uma hora tem que ficar né!!! rsrs
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Mensagem por Tmmassaro Sex Jul 02, 2010 12:03 pm

Owww coisa linda!

Imagina isso ligado?

Affff . . . .

Mete bronca Rogério!

AbraçoSS

Tadeu
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Mensagem por alexandre kajuru Sex Jul 02, 2010 9:30 pm

ow trem que pula , é verdade imagina isso ligado!
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Mensagem por Afonso Fenili Sáb Jul 03, 2010 1:42 pm

Coisa linda!!!!
agora vai hein
Que que ta faltando pro pequeno falar ?

Abraços
AfonSS6

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Mensagem por Rogerio Seg Jul 05, 2010 10:42 pm

Falta pouco!
Agora cada ajuste é um vitória!

Fechar o capô por exemplo!!!
Quem diria que alguem possa dar pulos de alegria pq consegue fechar um capô sem cortar nada!!!! Uahahhahaha
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Mensagem por JULIO Ter Jul 06, 2010 7:56 am

Fechou igual a um porta-jóias!
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Mensagem por Rodrigo Cota Ter Jul 06, 2010 12:56 pm

Bunitu dimaisssss!!!!!!!!

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Mensagem por Fabio Azevedo Ter Jul 06, 2010 2:14 pm

Awe Rogerião, agora sai da garagem e compra um lote de diferenciais de reserva!rsss

Já dá pra rodar com a criança?


Abraço!
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Mensagem por Rogerio Ter Jul 06, 2010 10:07 pm

Então, não ligamos o motor ainda.
Vou acertar a fixação do radiador e da Damper.
Tem um trabalho pra fazer ainda na fechadura do capô ainda.
Para o 446 não ficar muito perto do capô estou estudando um trabalho na base do coletor para diminuir a altura e assim tentar usar um filtro. Agora que já fechou o capô mesmo vamos tentar.
Dos diferenciais eu vou aguardar o do Ken ficar pronto pra ver se guenta o tranco mesmo! Very Happy

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Mensagem por João Dinardi Qua Jul 07, 2010 8:32 am

Rogério, blz, que bom que deu certo fechar o capô, uma dor de cabeça a menos, o que vcs fizeram para dar certo...?

AbSS.
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Mensagem por Rogerio Qua Jul 07, 2010 9:19 am

João o espaço era suficiente. Só que não tinhamos testado com o capo no lugar.
Tem dois pontos criticos. A tampa de valvulas na frente do carro, essa passou com folga.
E o 446 que ficou colado no feltro do capô. Este vou ver se consigo fazer um trabalho na base do coletos pra ganhar uns 2 centimetros de folga.
Vamos em frente!
Abrçs

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Mensagem por Convidad Seg Jul 12, 2010 10:57 am

Olha só, tive um pouco ausente e ate me assustei com o andamento do projeto.
Tá ficando muito bom.
So tenho uma duvida, não é querendo desanimar... mais ele fechou o capô com ou sem a tampa da termostatica? Pq akela danada fica alta.
Abraço.

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Mensagem por Rogerio Seg Jul 12, 2010 3:20 pm

renato732 escreveu:Olha só, tive um pouco ausente e ate me assustei com o andamento do projeto.
Tá ficando muito bom.
So tenho uma duvida, não é querendo desanimar... mais ele fechou o capô com ou sem a tampa da termostatica? Pq akela danada fica alta.
Abraço.

Fala Renato!
Fechou com a tampa da termostática sim. Ali ainda ficou com uns bons 2cm de folga para o capô.
O 446 que ficou rente ao feltro. coisa de meio centimetro.
Estou vendo para fazer um trabalho na base do coletor de admissão para ganhar um espaço ali e talvez tire a forração do capô para poder fechar com algum tipo de filtro de ar mais fino.
O calço do motor eu ainda vou experimentar para ver se aguenta.
E o fechadura do capô estou vendo se tem como dobrar a fixação do cabo em 90graus pois tem espaço entre ela e a parede de fogo.
Atualizo assim que tiver novidades!
Abraço e valew pela força!

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Mensagem por mi do bar Seg Jul 12, 2010 3:49 pm

É isso aí Rogério ! tá quase lá hein ! parabéns pelo seviço! muito caprichado, boa sorte aí , até maiSS!
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Mensagem por Rogerio Seg Jul 12, 2010 11:15 pm

Ai Mi, pro meu ficar caprichado ainda vai chão.
Confesso que no encontro de Monte Alto eu andei vendo o cofre do teu motor pra tirar uma base pra fazer um bom trabalho! Wink

Segue as fotos da fechadura do capô:

Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Img0217in
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Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Img0219er
Motor GM 4800cc / 292" - Página 5 Img0220ye
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Até pensei em usar um solenoíde mas optei por este trabalho que foi basicamente o de dobrar a haste de acionamento e reposicionar a fixação da capa do cabo para ficar compativel com a nova posição da haste.
Como isso diminui o efeito 'alavanca' da haste a mola ficou com uma pressão muito grande. Vai precisar ser retrabalhada para ficar com uma carga menor e não arrentar o cabo de acionamento a cada abertura.

Com este trabalho ganhei o espaço que precisava pra conseguir montar a tampa de valvulas sem precisar reposicionar o mecanisco da fechadura.
Sobrou cerca de 1 centimetro de folga para entre a base do mecanismo e a tampa de valvulas.
Mais a frente, se tudo funcionar corretamente, ela ganha um banho de zinco ou cromeação.
A próxima vítima é o coletor de admissão!

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Mensagem por Rodrigo Ken Qui Jul 15, 2010 10:48 pm

Colorgin preto-fosco e pronto! Engana até fiscal da receita! rsrs
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Mensagem por Convidad Sex Jul 16, 2010 2:41 am

Sem maldade....Depende como seu pé vai pisar.....se der uma judiadinha o diferencial não aguenta....rsrs

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Mensagem por Rogerio Sex Jul 16, 2010 6:12 pm

Rodrigo Ken escreveu:Colorgin preto-fosco e pronto! Engana até fiscal da receita! rsrs

Já foi! Atendendo a pedidos!

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Mensagem por Rogerio Sex Jul 16, 2010 6:15 pm

Daniel escreveu:Sem maldade....Depende como seu pé vai pisar.....se der uma judiadinha o diferencial não aguenta....rsrs

Pode crer Daniel! Se pisar fundo tenho certeza que vai estourar tudo!
Vou com cuidado pra não detonar. Se bem que eu já sei que vou ter que melhorar esta parte logo mais!
Valew

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Mensagem por Rogerio Seg Ago 02, 2010 9:41 pm

Hoje ficou pronto a fixação e pintura dos suportes de radiador!
Com o radiador no lugar quem disse que teve espaço!
Se coloca na posição original a damper pega no suporte da ventuinha. Se desloca o radiador pra frente a briga é com a polia da bomba dágua!
Acabei deixando com a hélice de 7 pás por enquanto.
A ordem agora é botar pra rodar!!!
A meta é conseguir isto antes do carro do Ken e do Ricardo!!!!! Uhahauhhahahah

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