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SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

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Mensagem por Kabana Qua Out 20, 2010 1:30 pm



SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO

Lubrificação é a operação que consiste na intercalação de uma substância oleosa entre duas superfícies que se deslocam uma sobre a outra, a fim de reduzir o atrito e consequente desgaste dessas superfícies. Para se ter uma idéia da importância da lubrificação basta que se diga que sem esse recurso, não poderiam existir máquinas nem motores do tipo que conhecemos. Nos motores de combustão interna que se constituem de muitas peças em movimento constante e a altas temperaturas, a lubrificação é fator primordial; sem lubrificante, um motor ficaria inutilizado em alguns minutos de funcionamento. No entanto, uma tênue película de óleo intercalada entre suas peças móveis proporciona um funcionamento eficiente durante anos e anos. Nos motores a gasolina a lubrificação é realizada por uma mesma quantidade de óleo depositada na parte inferior do motor (carter), a qual se faz circular pelos mancais da árvore de manivelas...das bielas...da árvore de comando de válvulas...engrenagem da distribuição... tuchos...cilindros...etc. Nos motores do CHEVROLET OPALA emprega-se o sistema de circulação forçada, o óleo, depositado no carter é sugado por uma bomba e enviado sob pressão, aos diversos pontos de lubrificação através de canalizações e perfurações cavadas na própria árvore de manivelas. Os cilindros são lubrificados por salpicos de óleo dos mancais. As varetas dos tuchos são ocas e por seu interior é enviado a parte superior do cabeçote. BOMBA DE ÓLEO - A bomba é do tipo de engrenagens, constituída por uma engrenagem de comando, acionada pela árvore do distribuidor e uma engrenagem livre, encerradas em uma carcaça. O tubo de aspiração é provido de um filtro flutuante. Uma válvula de alívio, constituída por um êmbolo e uma mola calibrada, desvia o óleo quando a pressão atinge um limite determinado. FILTRO EXTERNO DE ÓLEO - Antes de ser enviado aos diversos pontos de lubrificação, o óleo é forçado a atravessar um filtro de óleo, cujo elemento filtrante retém as impurezas sólidas decorrentes do funcionamento. LUZ DE AVISO - Uma luz de aviso, situada no painel de instrumentos e comandada por uminterruptor de pressão fixo ao motor, se acende quando o motor é posto em funcionamento e deve apagar após alguns segundos de funcionamento. Se a luz se acender com o motor em funcionamento, verifique e complete se preciso, o nível de óleo. Se o nível estiver normal, deve haver defeito no sistema. O MOTOR NÃO DEVE FUNCIONAR NESSAS CIRCUNSTÂNCIAS
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