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SISTEMA DE ARREFECIMENTO

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Mensagem por Kabana Qua Out 20, 2010 1:33 pm



SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Da energia potencial da gasolina liberada na combustão, apenas 30% são aproveitados pelo motor em condições ideais. Cerca de 45% são expelidos sob forma de calor pelos gases da combustão e por irradiações das partes aquecidas do motor, 5% em perdas por atrito e 20% do calor são dessipados pelo sistema de arrefecimento, cuja função é manter o motor dentro dos limites ideias de funcionamento. O motor do CHEVROLET OPALA emprega o sistema convencional de refrigeração a água, constituído dos seguintes elementos: RADIADOR....BOMBA D'AGUA...TERMOSTATO...VENTILADOR....CAMISAS D'AGUA E MANGUEIRAS. A bomba d'agua, do tipo centrífugo, montada na mesma árvore de acionamento do ventilador, faz circular a água, sob ligeira pressão (13 lb por pol.2) entre o radiador e as camisas d'agua que são espaços ocos em torno dos cilindros e das câmaras de combustão. Nessas regiões super-aquecidas a água absorve certa quantidade de calor que vai ser dissipada nos tubos de irradiação do radiador. O ventilador ajuda a circulação do ar entre os espaços vazios do radiador e no cofre do motor. TERMOSTATO - O termostato, situado no cabeçote, no flange da mangueira superior, contribui para abreviar o período de aquecimento do motor, durante o qual o índice de desgaste é mais acentuado, devido a deficiência de lubrificação e porque também as folgas ideais de trabalho não foram ainda atingidas. Durante o período de aquecimento, não interessa que o calor absorvida pela água no bloco e no cabeçote seja dissipado pelo radiador, de modo que a ação do termostato é justamente restrigir e controlar a circulação da água no sistema. Basicamente, existem dois tipos de termostato: o denominado "de fecho", que restringe a passagem da água para o radiador durante o período de aquecimento e o de "derivação", largamente empregado, inclusive no motor do Opala, em que a água circula apenas no bloco, durante o período de aquecimento. O termostato é constituído essencialmente de uma válvula controlada por uma unidade sinsível ao calor. Normalmente o termostato não causa problemas, mas se defeituoso, ou seja, se permanecer aberto em tempo frio, produz excesso de resfriamento e prolonga o período de aquecimento e se permanecer fchado em tempo de calor, resulta em super- aquecimento do motor. O termostato não deve ser retirado no verão, como preconizam profissionais menos avisados, porquanto o sistema de arrefecimento é projetado para funcionar bem em todas as temperaturas. A retirada do termostato prolonga o período de aquecimento e suas danosas consequencias.
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