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SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO

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Mensagem por Kabana Qua Out 20, 2010 1:32 pm



SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO

finalidade do sistema de alimentação é fornecer aos cilindros a mistura ar-gasolina e se constitui dos seguintes elemetos: TANQUE DE GASOLINA.........BOMBA DE GASOLINA...CARBURADOR... FILTRO DE AR E CANALIZAÇÕES. TANQUE DE GASOLINA - Nos modelos até 1970, inclusive, empregava-se um sistema com retorno de gasolina, constituído de um tubo, ligado em uma extremidade, a uma conexão existente na saída da bomba de gasolina e a outra ao tanque. Em 1971 o sistema de retorno foi eliminado. FILTRO DE AR- Durante o funcionamento, o motor aspira uma grande quantidade de ar, no qual existe em suspensão, uma certa variedade de partículas, cuja quantidade e tipo variam de acordo com o meio ambiente. Essas partículas, de um modo geral, são abrasivas e se penetrarem dentro do motor aumentarão sobremodo o desgaste das superficies das peças em atrito (cilindros...anéis...êmbolos... mancais....engrenagens...etc). Por isso o ar é submetido a filtragem no carburador, pelo FILTRO DE AR, que deve realizar sua tarefa de modo efetivo, sem prejudicar a respiração do motor, embora esse inconveniente não possa ser totalmente eliminado. O OPALA emprega o filtro de ar com elemento de papel umedecido, tipo mais moderno e eficiente desenvolvido pela indústria automobilística. O elemento de papel, ao ser atravessado pelo ar, retém a quase totalidade das partículas abrasivas. No entanto, em regiões de muita poeira, a fábrica fornece um elemento auxiliar, feito de poliuretano (peça nº 7326052), conhecido como "pré-filtro", que envolve o filtro principal e aumenta o poder de filtragem da unidade. MANUTENÇÃO - Para condições normais de funcionamento, a fábrica recomenda a troca do elemento de papel a cada 20.000 km. Mas se o veículo trabalha constantemente em estradas empoeiradas, a troca deve ser mais frequente e o espaço entre as trocas proporcionais a intensidade da contaminação do ar. A intervalos de 5.000km o filtro deve ser desmontado para inspeção. Se o elemeto se mostrar em boas condições, realiza-se uma limpeza da seguinte maneira: Desmote o filtro retirando a porca borboleta e a tampa e a seguir o elemento de papel. Com o cabo de uma chave de fenda, de algumas pancadas no filtro, a fim de soltar as encrustações de poeira existentes nas dobras do papel. Aplique um jato de ar comprimido de baixa pressão (0,700 kg/cm2 -- 10 lb/pol.2), a uma distância de 20 cm de dentro para fora, evitando a concentração do jato em um só ponto. Assim se deslocam as encrustações mais entranhadas. Depois de limpo, examine cuidadosamente o elemento. Se for constatada a existência de furos ou rasgos, mesmo pequenos, o filtro deverá ser substituído. Por outro lado, jamais empregar gasolina...água ou qualquer outro líquido para limpeza do filtro. Realiza-se a limpeza da parte interna da carcaça e instala-se o elemento de papel a tampa e a porca borboleta, apertada a uma torção de 1,3 a 1,6 libras pé. ELEMENTO AUXILIAR - Fabricado em poliuretano, resistente a gasolina...óleo...detergentes...água... e os solventes clorados, o pré-filtro pode ser limpo de preferência com gasolina e depois embebido em óleo SAE 20. Antes de ser instalado no filtro principal (poe encaixe) espreme-se o óleo em excesso. BOMBA DE GASOLINA - A bomba de gasolina do CHEVROLET OPALA é do tipo convencional de diafragma, de acionamento mecânico, por meio de um came na árvore de comando de válvulas, pelo que se situa do lado direito do motor, em sua parte inferior, abaixo do distribuidor. O CHEVROLET OPALA emprega duas marcas de bombas de gasolina: Brosol e GM-DFV. A bomba se constitui das seguintes peças: tampa...corpo superior...corpo inferior...diafragma...mola do diafragma...válvula de admissão (entrada), válvula de descarga (saída), juntas e parafusos. O funcionamento da bomba é muito simples: o braço de comando repousa sobre um excêntrico da árvore de comando de válvulas, forçado por uma mola. Ao girar o excêntrico, o braço de comando adquire um movimento de gangorra em torno de seu eixo e como o diafragma está preso na sua extremidade livre, passa a movimentar-se para sima e para baixo. Ao descer o diafragma, cria-se uma depressão na câmara da bomba, acima dele, depressão essa que provoca a entrada da gasolina, trazida do tanque pelo tubo de aspiração, através da válvula de admissão, que só se abre de fora para dentro. Quando passa o ressalto do excêntrico, o diafragma fica livre da ação do braço de comando, mas fica sujeito a ação da mola abaixo dele, que ficou comprimida no movimento anterior. Impulsionado pela mola, o diafragma sobe; o aumento de pressão criada na câmara fecha a válvula de admissão, mas abre a de descarga, por onde a gasolina é enviada ao carburador através do tubo de pressão. Com o motor funcionando, o movimento do diafragma é quase imperceptível, uma espécie de pulsação. TESTE DA BOMBA - Desligue o tubo de presão na ligação com o carburador e aproveitando a gasolina existente na cuba do carburador, faça o motor funcionar a 1000 RPM, tendo a extremidade do tubo mergulhada em uma vasilha. Em 50 segundos a bomba deve debitar cerca de meio litro. Quantidade inferior denuncia entupimento no tubo de pressão, o que é pouco provável, ou defeito na bomba. Se se dispõe de um manômetro, mesmo sendo satisfatório o débito, pode-se fazer um teste de pressão. É preciso encher a cuba do carburador para fazer o motor funcionar entre 450 a 1000 RPM, tendo o manômetro ligado na extremidade do tubo, este deverá registrar de 0,250 a 0,380 kg/cm2 (3,5 a 5,5 lb/pol2), mantendo-se uniforme no limite de rotação.
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