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Mensagem por Tmmassaro Sáb Out 23, 2010 7:08 pm

Então amigos,

tenho algumas dúvidas, são elas:

- Motor: 4.1 ou 250-S? Não há emblema na tampa, motor é o cinza e a alcool original de fábrica. Nele aquele selinho do 4.1A, porém 250" = 4.1L, certo? Como eu faço para descobrir se o danado é 4.1 ou 250-S? Nesse ano eram muito diferentes em termo de potencia os 02 motores?

- Diplomata ou Diplomata SE: De um lado caiu o diplomata da lateral, do outro tá fraco demais. Como descubro se é SE ou não e qual a vantagem (se há) de ser SE?

- Potência do motor: nos documentos está com 110cv, seria por causa de IPVA ou alguma outra coisa? Eu não acredito que seja só isso.

AbraçoSS e me ajudem!

Tadeu.
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Mensagem por Kabana Sáb Out 23, 2010 7:22 pm

olha amigo pelo que sei o motor amarelo saiu nos diplomatas, comodoros e opalas até 87 apos este ano ele é cinza, o 250-S ele possui tuchos mecanicos e um comando de vauvulas mais forte, e na faixa lateral os dizeres até o 87 é somente DIPLOMATA e nos de 88 emdiante é DIPLOMATA SE. JÁ NOS DOKUMENTOS SE NÃO ME ENGANO É 110 CV O 4100 ( 4.1/S) E 128 cv é o 250-S.
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Mensagem por Tmmassaro Sáb Out 23, 2010 7:34 pm

Kabana, enciclopala!!!!

Seria amarelo ou cinza?

Alguns tem o emblema 4.1 e outros o 250-s, mas há sem nada? Tipo o carro é 4.1, mas não tem emblema e nem sinal que havia.

Mas seria mesmo só 110cv para o 4.1? É que o torque é alto, mas medido deve ser mais, não?

AbraçoSS

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Mensagem por JULIO Sáb Out 23, 2010 8:40 pm

de 85 a 87 saiu os 250s amarelo , mas com tucho hidraulico, comando mais baixo, porem a numeração do comando indica q é um 250s,carburador h34,só q o motor é bem taxado por ser a alccol. O motor é bem forte 128 cv, Os 250s que sairam com tuchos mecanicos , comando mais bravo, dfv 446, tinham 171 cv, que são alguns de 1984 pra baixo


Última edição por julio em Sáb Out 23, 2010 9:37 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por MARKO Sáb Out 23, 2010 8:59 pm

BOA, JULIO

TAVA EM DUVIDA NO MEU TAMBEM, POIS O MOTOR É AMARELO A ALCOOL, MAS OS TUCHOS SÃO HIDRAULICOS, FIQUEI CONFUSO, O MEU MECANICO GARANTIU QUE É 250S, MAS SEMPRE VIA QUE TERIA QUE TER TUCHOS MECANICOS, AGORA FICOU TUDO ESCLARECIDO.

APROVEITEI SUA EXPLICAÇÃO PRO TADEU,
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Mensagem por Gomes DS Dom Out 24, 2010 12:39 am

Pessoal, o meu é 86..alcool original, motor amarelo, tucho mecanico, carbura 446 e dei uma olhada nos documentos consta com 135CV !!!
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Mensagem por Convidad Dom Out 24, 2010 10:17 am

Eu tenho um diplomata 89/90 e no documento está com 99 cv está certo?

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Mensagem por Rodrigo Cota Ter Out 26, 2010 8:20 am

Nossa, que salada!!!! Tadeu meu amigo, o meu 6c também é amarelo, àlcool original, e na vanzinha tem na tampa traseira o emblema 250-s, mas no motor não marca nada, não tem adesivos. Sei que esses motores tem a taxa mais alta de compressão, se não me engano 10:1, mas o comando é um pouco mais manso que o "S", porém a diferença do amarelo para os outros motores está mesmo na taxa de compressão e nos pistões, que o pessoal chama de "cabeçudo" rsrs. Mas uma coisa posso lhe garantir, o motor amarelo é muito mais "nervoso" que os motores 4.1 cinza. Já tive os dois e a diferença você sente no pé. hehe.

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Mensagem por Tmmassaro Ter Out 26, 2010 6:40 pm

A sabora da GM foi grande.

Meu motor é cinza e tem o selinho 4.1A coladinho nele, a pintura tá saindo e não foi pintado .... é cinza mesmo e a alcool de fábrica. E olha, esteve por 16 anos com a mesma dona/dono e quando fui passar os docs o cadastro do Detran (feito pela GM) mostrou o mesmo número do bloco. Assim é isso mesmo!

Agora que ele é mais manso eu acredito, mas pode ficar nervoso, não?

AbraçoSS

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Mensagem por Rodrigo Cota Ter Out 26, 2010 8:25 pm

Nada que um 446 e uma aranha não resolvam. hehehe. Quando comprei a van, fui tranferir e o renavan do recibo não batia com o do detran, os docs eram de 1990, antes de trocarem as placas e ronovar o cadastro no detran. Até a cor era diferente, no recibo era chumbo, no detran era cinza. Mas depois que transferi, saiu tudo certinho, cor, renavan e motor.

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Mensagem por Tmmassaro Dom Out 31, 2010 7:24 am

Rodrigo Cota escreveu:Nada que um 446 e uma aranha não resolvam. hehehe. Quando comprei a van, fui tranferir e o renavan do recibo não batia com o do detran, os docs eram de 1990, antes de trocarem as placas e ronovar o cadastro no detran. Até a cor era diferente, no recibo era chumbo, no detran era cinza. Mas depois que transferi, saiu tudo certinho, cor, renavan e motor.

Rodrigão,

dúvida esclarecida de vez, veja: https://ribeiraoopalaecia.forumeiros.com/galeria-de-fotos-f5/opala-diplomata-87-t1667.htm#14456

O DANADO tem 135CV @ 4.000rpm e "só" 30,0 kgf.m de torque .... era o motor mais forte do ano, conforme mostra o próprio catálogo da GM.

Você num imagina o tamanho do meu sorriso agora .....

É num é que a Muié ainda vai ter um carro mais forte que o meu?!

Agora é ir dando o trato nele para ver acelerar bonito ....

Perguntinha: Se colocar os tuchos mecânicos e taxar, será que chega nos 171CV dos 250-S de 76?

AbraçoSS

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Mensagem por mi do bar Dom Out 31, 2010 8:06 am

É Tadeu se vai comer pueira da patroa hein rsrsrsrsrssss......!!!!!
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Mensagem por Tmmassaro Dom Out 31, 2010 11:04 am

mi do bar escreveu:É Tadeu se vai comer pueira da patroa hein rsrsrsrsrssss......!!!!!

Fala Mi!

Tô correndo esse risco mesmo!

Ainda mais pela relação peso/potencia, o Kadett pesa 1,5ton com 121 CV e o Diplomata 1,193 ton com 135CV!

AbraçoSS

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Mensagem por JULIO Dom Out 31, 2010 3:40 pm

Tmmassaro escreveu:
Rodrigo Cota escreveu:Nada que um 446 e uma aranha não resolvam. hehehe. Quando comprei a van, fui tranferir e o renavan do recibo não batia com o do detran, os docs eram de 1990, antes de trocarem as placas e ronovar o cadastro no detran. Até a cor era diferente, no recibo era chumbo, no detran era cinza. Mas depois que transferi, saiu tudo certinho, cor, renavan e motor.

Rodrigão,

dúvida esclarecida de vez, veja: http://www.ribeiraoopalaecia.com/galeria-de-fotos-f5/opala-diplomata-87-t1667.htm#14456

O DANADO tem 135CV @ 4.000rpm e "só" 30,0 kgf.m de torque .... era o motor mais forte do ano, conforme mostra o próprio catálogo da GM.

Você num imagina o tamanho do meu sorriso agora .....

É num é que a Muié ainda vai ter um carro mais forte que o meu?!

Agora é ir dando o trato nele para ver acelerar bonito ....

Perguntinha: Se colocar os tuchos mecânicos e taxar, será que chega nos 171CV dos 250-S de 76?

AbraçoSS

Tadeu.
Alem dos tuchos ,o mais importante pra elevar a cavalaria seria o comando semelhante ao 250s de 76, o comando q vem nos motores amarelos tem o mesmo numero de serie porem é mais manso!
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Mensagem por Convidad Ter Nov 02, 2010 7:16 pm

aae Galera, os motores com tucho mecânico "250s" faz um pequeno barulho de valvulas é normal eles fazer esse barulho pq é tucho mecanico, por isso que acabaram com esses motores 250s faziam muito barulho,........ optaram fazer motores com os tuchos hidraulicos mais silenciosos que são motores cinzas.......foi um mecânico experiente e apaixonado pelo opala que falou pra mim.......então se ficar um leve barulhinho tic tic tic tic tic, pode ter certeza que são os 250s tucho mecanico.........tenta escutar nos modelos 89 a 92 esse barulho num escuta nada, só se estiver batendo valvulas......kkkkkk eu falo do 89 em diante pq eu não sei qndo começaram a fazer esse motores de tucho hidraulico.....duvida é só consultar SEUS mecanicos de COMFIANÇA......espero ter ajudado nessa duvida

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Mensagem por Convidad Qui Jan 13, 2011 8:12 pm

Amigos, conforme informações da GM, os motores 250s verdadeiros só sairam até 1984 e à gasolina na cor vermelha, já os amarelos são à alcool com outro comando, porém numa jogada de marketing da GM os opala com motores amarelos também vinham com o emblema 250s na tampa traseira. Agora para piorar tudo: os motores amarelos sairam até o mês de março de 1987, a partir daí já são cinza tantos os a alcool como os a gasolina. Eu tenho um Diplomata de maio de 1987 que é motor cinza e consta o número de série do motor no manual do proprietario e na nota fiscal.

Abraço a todos
Flávio

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Mensagem por kimhot Qui Ago 04, 2011 2:58 pm

bom a minha caravan é uma diplomata 6cc, motor amarelo, ano 87, porém pelo chassi fabricada em final de 86. Era originalmente a alcool, mas o antigo dono converteu para gasolina, documentos constam 135Cv, como citado por uma amigo, está com um 446 e eu coloquei 6x2 e travei os tuchos. Quando eu a comprei em 1996 estava com o emblema 4.1/s na traseira e um Mesbla veiculos bem perto acredito ser o original com furação na tampa e tudo e conta-giros 6000 rpm. Um dia o mecanico foi trocar um retentor que fica na frente do comando , pois estava vazando óleo, tiramos o comando e veio o 7321849 com engrenagem de aluminio, dizem ser o 250-s a alcool e coloquei um 9302882 , digo até o barulho do carro mudou , o giro sobe mais rápido. Outro detalhe os 250-s o velocimetro vai até 200 e conta-giros 7000 rpm. Segue uma lista de nºs de comando que peguei na net:

9302882 Opala 6cil Gasolina - Todos
7321849 Opala 6cil Alcool - Todos07322168 - Opala 6 cilindros (250) 1969 a 1992 (gasolina)
07322168 - Opala 6 cilindros (250) 1985 a 1992 (álcool)
09306614 - Opala 6 cilindros (250S) 1976 a 1990 (gasolina)
07322168 - A20/C20 6 cilindros (250) 1985 a 1989 (gasolina e álcool)
94622059 - A40/C40 6 cilindros (250) 1985 a 1995 (gasolina e álcool)
93246805 - C20 6 cilindros (250 MPFI) 1996 (gasolina)
93232467 - Silverado 6 cilindros (250 MPFI) 1998 a 2001 (gasolina)
93205833 - Omega 6 cilindros (250 MPFI) 1995 a 1998 (gasolina
Ai fica a dúvida o meu é 250-s ou 4.1/s?

abraço Kimhot
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Mensagem por mainardinoite2 Qui Ago 04, 2011 8:55 pm

Tadeu, o meu é 85, diplo 4.1/S, emblema no porta mala, motor acho que foi pintado de vermelho, tampa de valvula é cinza, docs marcam 122cv, seria ele 250-S, fiquei em duvida agora? abraço!!
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Mensagem por ch Sex Ago 05, 2011 8:01 pm

para virar um autentico 250s. mesmo sendo o motor original a alcool sendo cinza ou amarelo. basta colocar o eixo 9321882 instalar tuchos mecanicos, volante do motor do 4 cil. e uma 446 no caso do motor a alcool , alcool mesmo com coletor aquecido. se os pistoes tiverem dome , ele vai para 200cvs, se for colocado uma aranha.
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Mensagem por Tmmassaro Sáb Ago 06, 2011 3:58 pm

mainardinoite2 escreveu:Tadeu, o meu é 85, diplo 4.1/S, emblema no porta mala, motor acho que foi pintado de vermelho, tampa de valvula é cinza, docs marcam 122cv, seria ele 250-S, fiquei em duvida agora? abraço!!

Tem que ver, bate o número do motor com o ano de fabricação dele? Se sim o motor é do carro mesmo. Se a tampa é cinza, pode ter sido trocada, a pintura do bloco é vermelha, ou era cinza e agora está com vermelho? Pode ser um 250-S sim, mas tem que ver estes detalhes.
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Mensagem por mainardinoite2 Sáb Ago 06, 2011 7:11 pm

Xiii Tadeu, então miou, numeração do motor diferente, sei que foi trocado por que o antigo dono explodiu ele em Sertãozinho, por vez um amigo dele tem uma lancha 6cc, comprou um V8 e trocou, vendeu pra ele este aqui, ,ele tem numeração de bloco, e numeração de licença maritima, traduzindo estou andando de barca mesmo!!!KKKKKKK
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Mensagem por ZZ Top Dom Ago 07, 2011 11:31 pm

Eu tbm tenho o conhecimento que os motores 250s originais sairam somente até 85 e eram vermelhos e somente á gasolina !!
Motores a alcool não são 250s mas sairam opalas/caravan a alcool que vinham como 250 sem o "s" até 85, depois disso vinham como 4.1/s.
No caso do 87 é 4.1/s sendo alcool ou gasolina.
Obs. Essa lista de comandos pelo que vi tem informações erradas.

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Mensagem por Tmmassaro Sáb Set 03, 2011 6:48 pm

Alguém sabe me dizer sobre o 6cil AZUL? Vi um hoje ....
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Mensagem por Walter Sáb Set 03, 2011 8:45 pm

Eu vejo todo dia...mas com motor vermelho!!!!! Rsrsrsrsr
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Mensagem por Tmmassaro Dom Set 04, 2011 7:13 am

KKKKK, boa Walter!!!!

Me refiro mesmo a cor do motor, é uma Caravan 83 ou 84, 6Cil de fábrica, mas o motor é AZUL! e Não foi repintado, é possível ver que é original mesmo.
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Mensagem por Alexandre Dom Set 04, 2011 11:56 am

Tadeu, os 4cil a gasolina eram azuis ou verdes certo (vamos esquecer as diferenças de anos). Assim penso eu que os 6cil a gasolina (exceto os 250-S) podem ser azuis também. Mas veja o início da numeração do motor, da pra se ter algumas pistas.

Isso é mais chute do que conhecimento, e baseando que você disse que aparentemente a pintura é original.
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Mensagem por ZZ Top Dom Set 04, 2011 12:33 pm

Gente, eu não lembro de ver opala/caravan com motor 6cc azul, mas lembro vagamente que sairam motor 6cc com outras cores em alguns carros mais antigos, como camionetes ou os chevrolet's 69 etc que norma;mente eram verdes mas tinha outras cores, então poder ser que o motor tenha vindo de algum carro ou camionete mais antigo. Ou o cara pintou de azul e parece original ! Mas é uma dúvida curiosa!

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Mensagem por Tmmassaro Dom Set 04, 2011 9:37 pm

Se me recordo do numero que vi começa com J ...

O mais estranho é que parece original mesmo, é daqueles com hélice de ferro e protetor das pás para o radiador. Suportes do radiador originais ... cambio 4M moderno ... sei lá, me pareceu original.
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Mensagem por Fabio Azevedo Seg Set 05, 2011 2:02 pm

Eu também já vi um 6cano azul e parecia original...devia ser o standart.... confused
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