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Motor GM 4800cc / 292"
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Re: Motor GM 4800cc / 292"
rogerio vc ja arranjou o comando, se nào converse com o sr. jorge da sobe , ele te explica qual o melhor para o seu motor. estou pensando em ir la , pois tenho 2 comandos para ele mudar a graduaçào, tem tambem o comando do rodrigo, podiamos marcar e irmos la. ele e um sr. muito talentoso na arte de fazer comandos parece que tem mais de trianta anos de experiencia. vi uns eixos brutos sem acabamento mas ja cementado e com tratamento termico, saem barato , talvez seja o ideal para trabalhar um comando em particular por ser material virgem ainda.
ch- Opaleiro
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Re: Motor GM 4800cc / 292"
Fala CH, achou umas pecinhas boas hein! Dá até coceira!
O comando tô usando original do caminhão mesmo. Tem torque a vontade! Tava mais para algum Isky mas vou querer mexer em todo trem de válvulas e ai complica.
Vou segurar a vontade por enquanto!
Abração!
O comando tô usando original do caminhão mesmo. Tem torque a vontade! Tava mais para algum Isky mas vou querer mexer em todo trem de válvulas e ai complica.
Vou segurar a vontade por enquanto!
Abração!
Rogerio- Opaleiro
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Re: Motor GM 4800cc / 292"
por que não experimenta fazer neste comando do caminhão , la tem um se não me engano o came da bomba de combustivel e no meio. tem um la muito bom , o sr. jorge faz em cima dele qualquer graduação.
ch- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : caravan 86
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Re: Motor GM 4800cc / 292"
CH, a tentação é grande mas vou pensar nisso após terminar uns ajustes no sistema de direção e freio.
Valeu pelas informações!
Abrçs
Valeu pelas informações!
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Rogerio- Opaleiro
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Preparo do 4800 (292) canavieiro
Oi Rogerio. estive lendo sobre seu projeto do motor 4800. pois eu tambem tenho um e já passaei pelas mesmas dificuldades sua em encontrar bronzinas de manchal e de bielas. o maior problema está no pistão pois além do pino de pistão ser bem distante da cabeça ele é muito pesadodo pistão è fundido junto com ferro, e os aneis são grossos demais. Pois esse motor foi desenvolvido para torque baixo giro. no meu projeto eu consegui umas bielas maiores com medidas de 7.250" enquanto as originais são 6.750" essa maneira da pra usar os pistões do 4100 moderno
Convidad- Convidado
Re: Motor GM 4800cc / 292"
WJ, na época em que corri atras das peças até pensei nesta possibilidade de bielas maiores mas acabei desistindo por conta do custo quanto procurei em fornecedores no Brasil.
Com estas bielas maiores a coisa fica bem interessante por conta do R\L melhor e pelo fato de poder usar pistões e anéis do 250" que tem custo bem melhor e menor peso também.
Que marca são estas bielas que arrumou?
Abrçs e valeu por compartilhar esta experiência.
Com estas bielas maiores a coisa fica bem interessante por conta do R\L melhor e pelo fato de poder usar pistões e anéis do 250" que tem custo bem melhor e menor peso também.
Que marca são estas bielas que arrumou?
Abrçs e valeu por compartilhar esta experiência.
Rogerio- Opaleiro
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Re: Motor GM 4800cc / 292"
As Bielas são Crower feito sobe encomenda pelo Cylde da P.E.S Precision Engine Service. os pistões são Keith Black de 4". será necessario rebaixar o bloco em 3mm pra chegar nivel zero ou menos se for turbinar. Mas meu projeto é com 3 weber 44. O Cabeçote já está pronto com valvulas Manley 1.9 entrada e 1.6 escap. o Clyde tambem tambem me forneceu os LUMPS que hoje já é conhecido por todos os lados mas foi o pai de que desenvolveu isso nos anos 70. se tiver enterese posso te passar o E-mail dele. as minhas peças ele mandou pelo correio e chegou sem problemas
valeu abrçs Wellington.
valeu abrçs Wellington.
Convidad- Convidado
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Belo projeto Wellington!!!
No meu caso montei com umas coisas a mais pra deixar bem durável e poder subir um pouco de giro sem muitos problemas. Ficou simples, forte, e já me atende bem!
Mais a frente se for montar um motor novo eu te procuro para ver estas bielas!
Posta umas fotos depois pra gente acompanhar aqui também!
Abrçs
No meu caso montei com umas coisas a mais pra deixar bem durável e poder subir um pouco de giro sem muitos problemas. Ficou simples, forte, e já me atende bem!
Mais a frente se for montar um motor novo eu te procuro para ver estas bielas!
Posta umas fotos depois pra gente acompanhar aqui também!
Abrçs
Rogerio- Opaleiro
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Re: Motor GM 4800cc / 292"
Rogerio Amigo.....já faz tempo que o Bala de Prata não ganha um HP sequer....parou no 300 e ficou.........coitado.....conta as novidades....e o comando......conta aí antes que a gente descubra.....Abraço, Walter dos Navios.
Walter- Opaleiro
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Re: Motor GM 4800cc / 292"
Estamos parados! 300cv?! Nem o China com 3 carburas consegui isso! Quem diria o meu!
Tem projeto mais pra frente, mas este ano quero rodar mais e ficar menos tempo em cima de cavaletes! Vou curtir mais e esquentar menos a cabeça.
Abrçs
Tem projeto mais pra frente, mas este ano quero rodar mais e ficar menos tempo em cima de cavaletes! Vou curtir mais e esquentar menos a cabeça.
Abrçs
Rogerio- Opaleiro
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Re: Motor GM 4800cc / 292"
É isso aí Rogério, o negócio é curtir mesmo, senão a gente fica louco, o carro não sai do cavalete, eu tbém este ano quero aproveitar bastante, mexer só se for necessário, do mais amigo, é pé na estrada, boa sorte...!
AbSS.
AbSS.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Olá pessoal, sou novo no forum, entrei aqui basicamente pq gostei muito deste post, tmb estou montando um canavieiro, estou com o motor uns 80% montado, quero ligar ele no cavalete pra depois atirar ele pra dentro do carro e andar. Este tópico esclareceu várias dúvidas minhas. Acho que todo mundo que tá montando um canavieiro se juntou aqui. Quando eu descobrir como se posta fotos estarei colocando. Abrçs.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Opaladão....realmente este tópico, especialmente nosso amigo Rogério entende como poucos desta formula e com certeza te ajudara
Walter- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Fala Opaladao!
Que bom que o tópico ajudou!
Muitos amigos colaboraram com informações valiosas, dicas de montagem e impressões ao dirigir.
Montar um 292" hoje em dia exige paciência para encontrar as peças certas com um preço justo e principalmente CRITÉRIO para que a montagem seja feita pensando bem no resultado pretendido ao escolher usar este motor.
Se precisar de algo pode contar comigo!
Ao amigo Comandante Walter fica um forte abraço!
Que bom que o tópico ajudou!
Muitos amigos colaboraram com informações valiosas, dicas de montagem e impressões ao dirigir.
Montar um 292" hoje em dia exige paciência para encontrar as peças certas com um preço justo e principalmente CRITÉRIO para que a montagem seja feita pensando bem no resultado pretendido ao escolher usar este motor.
Se precisar de algo pode contar comigo!
Ao amigo Comandante Walter fica um forte abraço!
Rogerio- Opaleiro
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Data de inscrição : 12/05/2009
Re: Motor GM 4800cc / 292"
E ae Rogério, eu comprei o 292 e fui logo abrindo ele, levei numa retífica pra ver como que estava. não prescisou de retífica, o cara me falou que esse motor jah tinha sido feito e que desse jeito ele dura mais 100 mil km +- claro usando conciente. ele tinha folgas nas hastes das vávulas somente. aí refiz deixei lá jah para ser feito. depois disso comecei a montagem. vou postar fotos.
Se não for encomodo eu gostaria de fotos da adaptação do coxim do motor do lado da que é invertido. Vlww e abraço.
Se não for encomodo eu gostaria de fotos da adaptação do coxim do motor do lado da que é invertido. Vlww e abraço.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
O próximo passo foi dar um banho de lava a jato.
Na verdade o trabalho começou antes do motor chegar, como vcs podem ver eu fiz o suporte para poder trabalhar melhor no bicho.
Na verdade o trabalho começou antes do motor chegar, como vcs podem ver eu fiz o suporte para poder trabalhar melhor no bicho.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Continuando.. a seguinte etapa foi desmonta-lo. foi nesta etapa que levei ele pra retifica para verificarem, se havia necessidade de retífica. Como não houve, tive muito menos encomodos, e gastos claro. pretendo faze-lo um dia e turbina-lo gostei muito que alguem falou aqui que usando umas bielas maiores eu poderia usar pistões do 250. ë isto que vou fazer no futuro.
Aqui eu, um churrasquinho e o bloco do 292.
Afinal sou gaúcho né!
Aqui eu, um churrasquinho e o bloco do 292.
Afinal sou gaúcho né!
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Aí eu começei a limpar todas as pçs começando pelo bloco.
Até ficar pronto para a pintura.
E assim foi indo. as peças pequenas que podiam ser jateadas, eu mandei jatear e depois as pintei.
E aqui o bloco pintado.
Escolhi a cor a dedo, é o vermelho fórmula dos opalas 1974.
Até ficar pronto para a pintura.
E assim foi indo. as peças pequenas que podiam ser jateadas, eu mandei jatear e depois as pintei.
E aqui o bloco pintado.
Escolhi a cor a dedo, é o vermelho fórmula dos opalas 1974.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Depois disso começou a montagem das peças que eu tinha.
Como vçs podem ver ainda não tinha lido este tópico e estava feliz da vida pensando que o motor ia ficar bem calçado nos suportes originais que são muito mais reforçados do que o do 4100.
Como vçs podem ver ainda não tinha lido este tópico e estava feliz da vida pensando que o motor ia ficar bem calçado nos suportes originais que são muito mais reforçados do que o do 4100.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
cara, meus parabéns pelo trampo.... deve ficar muito bom de andar
Magrelo- Opaleiro
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Data de inscrição : 23/09/2008
Re: Motor GM 4800cc / 292"
O cabeçote. desmontei tudo, ficou apenas os prisioneiros e os selos que percebi que eram novos. Limpei a pç inteira, depois fui verificar os assentamentos de válvulas. não estavam ruim mas mesmo assim assentei eles novamente. verifiquei se nenhuma válvula estava algo torta ou empenada.
Depois disso vamos trabalhar o cabeçote.
Aqui é o cabeçote original.
Queria fazer um trabalho para dar mais fluxo nele. então começei pelo molde.
Como fiz: Peguei e começei arromba-lo. quando um duto estava pronto fiz o molde.
Aí está ele:
Reparem que ele não entra no duto original.
Deste jeito fica facil, fazer todos do mesmo tamanho e forma.
Mas para garantir a prescisão uso um paquímetro digital para aferir uma a uma e comparar as medidas.
Aqui a medida original da janela de admissão.
E aqui elas arrombadas.
Pronta, faltando apenas o polimento.
Depois parti para as de escape.
Além de tirar material onde está o paquimetro aliza-se todo o interior. Não aconselho tirar material nas partes internas se não tiverem uma bancada de fluxo.
Não há como controlar medidas nas parte internas.
Nas hastes dos parafusos tmb dá para tirar um pouco. não se pode tirar muito pois quando vc apertar o cabeçote pode quebrá-lo.
E aqui é com o cabeçote jah montado em cima do carro pronto para uso.
Depois disso vamos trabalhar o cabeçote.
Aqui é o cabeçote original.
Queria fazer um trabalho para dar mais fluxo nele. então começei pelo molde.
Como fiz: Peguei e começei arromba-lo. quando um duto estava pronto fiz o molde.
Aí está ele:
Reparem que ele não entra no duto original.
Deste jeito fica facil, fazer todos do mesmo tamanho e forma.
Mas para garantir a prescisão uso um paquímetro digital para aferir uma a uma e comparar as medidas.
Aqui a medida original da janela de admissão.
E aqui elas arrombadas.
Pronta, faltando apenas o polimento.
Depois parti para as de escape.
Além de tirar material onde está o paquimetro aliza-se todo o interior. Não aconselho tirar material nas partes internas se não tiverem uma bancada de fluxo.
Não há como controlar medidas nas parte internas.
Nas hastes dos parafusos tmb dá para tirar um pouco. não se pode tirar muito pois quando vc apertar o cabeçote pode quebrá-lo.
E aqui é com o cabeçote jah montado em cima do carro pronto para uso.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Adão,excelente trabalho! Vai ficar show de bola!
Só um detalhe: por mais certeza que vc tenha de que os selos sejam novos....troque-os.
Custam nada e olhando por fora parecem estar perfeitos, mas nunca se sabe por dentro.
Depois de pronto vc coloca no carro, monta tudo e quando o bichão começa a esquentar.....pronto...selo furado ou vazando!
Vai lá e gasta R$ 2,00 cada e troca....dica simples, barata e que economiza um tempo e alguns Dorflex a menos....hehehehe
Só um detalhe: por mais certeza que vc tenha de que os selos sejam novos....troque-os.
Custam nada e olhando por fora parecem estar perfeitos, mas nunca se sabe por dentro.
Depois de pronto vc coloca no carro, monta tudo e quando o bichão começa a esquentar.....pronto...selo furado ou vazando!
Vai lá e gasta R$ 2,00 cada e troca....dica simples, barata e que economiza um tempo e alguns Dorflex a menos....hehehehe
Walter- Opaleiro
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Qual seu modelo de Opala/Caravan? : Opala SS6 75 Azul
Data de inscrição : 26/02/2011
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Pois é agora eu jah montei admissão escape teria que desmontar tudo denovo.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Sobre as varetas de válvulas, procurei por tudo q é lado e não consegui achar. Até que em algum forum não lembro onde falaram vagamente que algum motor diesel tinha as mesmas varetas. Sabendo disto peguei uma vareta velha, e foi em uma loja de motores diesel. Chegando lá o vendedor foi a cata e achou!!. Varetas do MWM 226.
Estão aí.
As montei com tuchos mecânicos regulei as folgas de válvulas e ja era. Uma coisa a menos a se preocupar.
E o resto da montagem...
Atualmente está assim. Aos poucos vou montado o que falta. A tampas de válvulas e de tuchos estão só encostadas ali pra ver o como fica. Ansiedade ta grande. As tampas dos tuchos vou fazer a junta em cortiça como o rogério falou, pra evitar que vaze.
Estão aí.
As montei com tuchos mecânicos regulei as folgas de válvulas e ja era. Uma coisa a menos a se preocupar.
E o resto da montagem...
Atualmente está assim. Aos poucos vou montado o que falta. A tampas de válvulas e de tuchos estão só encostadas ali pra ver o como fica. Ansiedade ta grande. As tampas dos tuchos vou fazer a junta em cortiça como o rogério falou, pra evitar que vaze.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Diego, vou tirar uma foto mais próximo do calço e posto aqui!
Pra você que tem como fazer a usinagem vai ser muito acertar. Dá pra usar o calço do motor original ou o do Opala 6 cilindros.
A dica das Varetas do MWM 226 foi uma ótima colaboração! Valeu!
Quanto as tampas laterais nem com reza elas vedam. Estou partindo para uma tampa de alumínio. Assim que der certo posto as fotos.
Abraço e boa sorte na montagem!
Pra você que tem como fazer a usinagem vai ser muito acertar. Dá pra usar o calço do motor original ou o do Opala 6 cilindros.
A dica das Varetas do MWM 226 foi uma ótima colaboração! Valeu!
Quanto as tampas laterais nem com reza elas vedam. Estou partindo para uma tampa de alumínio. Assim que der certo posto as fotos.
Abraço e boa sorte na montagem!
Rogerio- Opaleiro
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Data de inscrição : 12/05/2009
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Ae galera, acabei o trampo semana passada.
Aí o vídeo do maquinário, na primeira partida.
https://www.youtube.com/watch?v=r5RyNoz6aVg
Agora vou limpar o cofre, repintá-lo para depois abrigar o 292.
Aí o vídeo do maquinário, na primeira partida.
https://www.youtube.com/watch?v=r5RyNoz6aVg
Agora vou limpar o cofre, repintá-lo para depois abrigar o 292.
Re: Motor GM 4800cc / 292"
Opaladão...ficou chique hein......que comando vc usou ? Vai colocar no comodoro ? e cambio e diferencial ? Sucesso no implante de coração !!!!
Gomes DS- Opaleiro
- Número de Mensagens : 255
Idade : 52
Localização : Sertãozinho - SP
Qual seu modelo de Opala/Caravan? : OPALA DIPLOMATA 2P 6CC 250S 1986
Data de inscrição : 28/12/2009
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