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Temperatura alta demais, ÁGUA DECENDO!!!!

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Temperatura alta demais, ÁGUA DECENDO!!!! Empty Temperatura alta demais, ÁGUA DECENDO!!!!

Mensagem por Rodolfo Rudão Seg Out 25, 2010 9:41 pm

Ó gente, pelo amor de deus alguem REALMENTE ajude me!!!!... esse sabado passado logo de manha, peguei e decidi colocar a valvula termostatica no meu opala, pois agora meu painel está funcionando perfeitamente e mostrandu temperatura, e como eu vi que sem a valvula ele estava funcionandu mtu mau, decidi coloca-lá e todos já sabem que agora é 6cc a alcool; Enfim... coloquei a devida peça, e nem funcionei ele mtu... dexei para usa-ló para ir no encontro mais tarde,,, indu até o encontro a joça da temperatura chegou bem perto do vermelho... parei la no clube e ainda dxei funciona um poco e realmente constatei q ele ñ deceria a temperatura nem com reza braba....tdos que viram la no dia acharam q está certo....mais hj confirmei q realmente tem alguma coisa de errado, pois dexei ele funcionar por um bom tempo parado e ele chegou a cuspir agua pelo ladrão q vai ali perto da tampa do radiador e no painel o ponteiro ficou bem na linha branca q separa a cor verde da vermelha, então decidi tbm até trocar a joça da tampa do radiador...comprei uma da marca click... foi a unica que conseguiu segurar 1'bar.. e por mtu poko tempo... mais o jeito foi ser ela mesmu, pois a minha ñ segurava mais nada, bom então depois de colocar valvula termostatica, tampa do radiador novas e pra todos tbm saberem já dei um trato no radiador...ta limpinho, eu hj atarde depois de trocar essas peças até dexei ele novamente funcionandu e dessa veis ele manteve um temperatura razoavel.... aiiiiiiii, qdu fui mais tarde usar ele pra ir a academia o fdp me ressolve ficar quente novamente, ñ chegou a ficar do lado do vermelho, mais novamente ficou bem perto, coisa que ñ deve ficar, pois está em alta rotação com a ventuinha direta funcionando bem rapido pelo giro do motor e com o vento esfriando tbm... LOGO Ñ SEI MAIS O Q FAZER... alguem por favor me mande ideias!!!!!!!
Unica boa ideia que tive hj e ainda ñ constatei foi de tirar a bomba d'agua e ver si as pás que fazem a agua circular no sistema de arrefecimento podem estar bem gastas e por isso estar jogandu mtu devagar a agua e fazendu assim com que fique quente, mais ñ acho q seja isso, pois esse meu motor ñ é um motor que rodou mtu, logo acho q deve estar boa a bomba d'agua.... POR FAVOR ME AJUDEM.... fiquei uma cara para conseguir ter o meu motor 6cc para agora acabar fervendu ele e tendo q ficar com ele parado pois ñ terei verba para fazer retifica de cabeçote... (Á por sinal me falaram até para ver si realmente a junta de cabeçote do meu carro ñ estava queimada... ai mandaram eu dxar ele esfriar e funcionar ele com a tampa do radiador aberta e ver si ele ñ cuspia agua... JÁ FIZ O TESTE... ñ cuspiu então a junta está em perfeito estado) si alguem tiver mais ideias mande POR FAVOR vlw a todos quem leram meu topico pois sei que está grande... OBRIGADO!!!!!!


Última edição por Rodolfo Rudão em Sex Nov 26, 2010 4:37 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Adailton (Dada) Ter Out 26, 2010 7:44 am

Colega, existem varios itens a serem checados:
1-pode sim estar com a junta queimada.
2-Voce deve checar a valvula termostatica se e original, ou seja ele tem a marcaçao de temperatura, pode ser que esteja errada e ai ela abre somente na temperatura indicada (alta no seu caso), e mesmo valvula nova pode dar problemas.
3-pode ocorrer de algum duto estar entupido, o ideal seria uma limpeza severa antes de tirar o cabeçote.
4-checar se nao ha vazamentos colocando pressao e verificando se esta tudo ok.
Qualquer duvida, pode ficar a vontade para perguntar.

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Mensagem por Rodrigo Cota Ter Out 26, 2010 8:12 am

Você já instalou o reservatório de água do radiador??

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Mensagem por Fabio Azevedo Ter Out 26, 2010 8:46 am

Rodrigo Cota escreveu:Você já instalou o reservatório de água do radiador??


Rodrigo, falei isso pro Jovem no sábado, mas ele é teimoso! Evil or Very Mad ...Acho que se ele colocar, como já vinha mesmo nesse motor dele, acho que vai dar certo...Até parece que não sabe que o Opalão é sentimental... Rolling Eyes
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Mensagem por Rogerio Ter Out 26, 2010 11:56 am

O Jovem, o sensor de temperatura que vai no cabeçote está ok?
Eu procurei mas não achei se tem diferença entre o sensor para gasolina e alcool.

Checa também a fiação que liga ele até o conector que fica proximo a parede corta fogo.
No meu eu tive este problema, havia um mau contato no conector alem do cabo que era do 4cil ser curto e passei pelo lado dos coletores ao invés do lado das velas. Isso fez com que o cabo ficasse perto do coletor de escape.
Boa sorte.

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Mensagem por Adailton (Dada) Ter Out 26, 2010 12:25 pm

Amigos....motores a alcool e gasolina tem diferenças...nao coloque peças por colocar....eu ja disse e volto a dizer...verifique a valvula termostatica...se seu carro e alcool use a valvula para alcool que tem diferença sim...
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Mensagem por Rodolfo Rudão Ter Out 26, 2010 12:38 pm

já testei 2 valvulas de marcas diferentes, no caso elas são de 90°, e as 2 estão funcionando iguais.... e pelo que fui atrás á valvula para 6cc alccol é essa medida mesmo.... eu estava achando que podia ser a bomba d'agua q está com as pás ruins e ñ fazem a circulação da agua direito, mais acabei de falar com um velho amigo mecanico e ele me disse que a bomba d'agua do modelo do meu motor é MTUUUU raro dar pau, logo....ferro, amanha é bem possivel que irei encostar ele em um mecanico que me recomendaram que é mtu bom com motores como o 6cc, vamus ver o q vira... fazer o q?! ñ tenho mais á o que recorrer!!!!
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Mensagem por Rodolfo Rudão Ter Out 26, 2010 3:26 pm

Ai gente, descobri que meu radiador ainda ñ era varetado... será que isso vai ajudar a diminuir a temperatura????????? já mandei varetar rsrs
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Mensagem por Rodolfo Rudão Ter Out 26, 2010 5:53 pm

O GENTE, ALGUEM FALA AI SI ACHA Q VAI DAR CERTO VARETAR O RADIADOR.... derrepente alguem ai sabe, ou ja feis, por favor me fala ai..to curioso!!!!!
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Mensagem por Tmmassaro Ter Out 26, 2010 6:33 pm

Eu acho que pode ser a bomba d'água.
Meu SS indo para RP me deu este susto, a bomba d'água deixava de rodar, pois o rolamento foi para as cucuias e simplesmente parava. Na estrada ora a temperatura subia ora descia, até que foi-se alguma coisa na bomba que falha e começou a vazar água.
Outra: o reservatório de expansão que o Fábio comenta. No Diplomata eu troquei a água e enchi o coitado de água. Ele jogou quase tudo fora e manteve somente o necessário, ou seja, no meinho das marcas MAX e MIN. No caso desse carro ele é a alcool de fábrica, trabalha com ventuinha elétrica e a mesma liga no meio da escala e desliga a 1/4 do frio.
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Mensagem por Rodrigo Ken Ter Out 26, 2010 7:10 pm

O que diabos é um radiador varetado?
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Mensagem por A d i e L Ter Out 26, 2010 7:58 pm

Até onde eu sei varetar o radiador é limpar a comeia dele por dentro. Pelo q eu saiba a idéia é essa mesmo, passar uma "vareta' por dentro da comeia pra ir desobristruindo e limpando td.


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Mensagem por Rodolfo Rudão Ter Out 26, 2010 8:57 pm

GENTE, varetar é colocar uns "espaguetes" (ñ sei o nome da joça exata) dentro dos dutos que passa a agua, assim fazendo com que a agua passe mais devagar e resfriando bem mais a agua.... me disseram que no minimo uns 5 graus vai diminuir a temperatura de funcionamento do meu sistema de arrefecimento... bom ele ta trabalhando em torno dos 100/105... si for pra 95/100 ta LINDO!!!! ja vai ser bem valido.... mais mesmo já achando que ñ é bomba d'agua irei retira-lá e verificar si ñ tem nada de errado com ela!!!!
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Mensagem por mi do bar Qua Out 27, 2010 3:37 pm

Rodolfo ví agora esse seu tópico e olha só que coincidência , a semana passada levei meu opala na oficina pra montar o coletor que eu tinha tirado pra cromar e já aproveitei e já dei um trato no carburador também e já mandei o mecânico ver se ele estava com a valvula termostática , ele abriu e estava sem a tal valvula , então foi colocado a valvula original tudo certinho , depois ao andar com o carro percebi que a temperatura estava marcando bem mais alta do que antes , no domingão dei uma boa volta com ele na cidade e com aquele calor bem forte que estava o ponteiro foi lá em cima bem perto do vermelho , percebi que a ventuinha nem desligava parecia que ela não estava dando conta de esfriar o motor , bom ... na segunda feira levei ele no mecânico novamente então ele pegou com um termometro digital e com o carro bem quente ele colocou o termometro no radiador para medir ,de um lado do radiador a temperatura estava alta + ou - uns 90 graus e do outro lado estava bem baixa cerca de 50 graus daí ele falou que podia ser o radiador que estaria com problemas , ,, hoje ele tirou o radiador e levou pra um cara aqui que mexe com isso , o cara abriu o radiador e realmente estava bem sujo parece que tinha restos de cola seca sei lá entupindo as passagens de agua , agora vai limpar e envaretar ele , e também já aproveitei e mandei rancar a bomba d'agua pra verificar e percebemos que estava com um pequeno barulho e estava com o eixo meio torto também , bom... já mandei colocar uma nova também 140,00 nova acho que é da marca urba, agora vamos esperar montar e ver como vai ficar , tomara que dê certo pra nós ... até mais.
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Mensagem por Rodolfo Rudão Dom Nov 21, 2010 11:36 am

É gente, já puis o MALDITO reservatorio e NADA... viu jovem "fabio -.-" falei q ñ tinha nada haver, ñ manjo tanto de mecanica + sei q akele reservatorio só serve para puxar agua qdu falta, e mesmu assim as vezes ñ funciona, no caso do meu carro pro problema q está ocorrendo com ele, ñ tem serventia alguma, ja mandei varetar o radiador, e me PERDÕEM, falei merd.... aki, varetar o radiador do opala 6cc é simplesmente passar um arame entre as comeias para tirar as possiveis sujeiras, pois os dutos de agua do radiador do 6cc ñ são redondo como de custume da maioria dos radiadores... eles são achatados, logo colocar os tais "macarrazinhus" é impossivel, BOM sei q mandei invaretar para tirar completamente qualquer sujeita q possa haver, e ñ adiantou em porcaria nenhuma, meu carro continua a ferver, e já olhei a joça da bomba d'agua TAMBÉM... está novinha, meu cabeçote pelo que fui atras tbm ñ tem nada de errado, LOGO.... estou no inferno, pois ñ fço a minima ideia do q fazer agora, unica solução para ñ mandar meu motor por inferno é andar sem termostatica com o carro falhandu de tão frio, é isso ai gente vlw!!!!
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Mensagem por Tmmassaro Dom Nov 21, 2010 12:26 pm

Não seria a sua válvula termostática inapropriada? Pelo que saiba existem algumas diferenças entre a alcool e a gasolina, uma abre antes que a outra. E mais, o cebolão tá acionando a ventoinha?
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Mensagem por Rodolfo Rudão Dom Nov 21, 2010 12:36 pm

massaro! minha mecanica é de 83.... é ventoinha direto com motor... e sim, já trokei a valvula e colokei a exata para alcool q é á de 90°....
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Mensagem por Tmmassaro Dom Nov 21, 2010 2:26 pm

Bom, então é melhor vc mandar limpar todo o sistema e arrefecimento, inclusive as galerias do bloco ... já não sobrou muito para a gente pensar.
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Mensagem por Rodolfo Rudão Seg Nov 22, 2010 9:18 am

Vou é acabar trocando a termostatica de alcool e por a de gasolina q já vai abaixar um pouco á temperatura, e tbm irei troca a elice q é de plastico de 5 pás por uma de aço de 6 pás...pois vi q em alta rotação a elice de plaastico intorta d+++, no caso acaba q ñ refrigera tão bem o motor, REZO mtu para q ajude pois como vc disse massaro ñ sobrou mta coisa em q si pensar! Crying or Very sad
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Mensagem por Rodolfo Rudão Seg Nov 22, 2010 11:10 am

Q INFERNO... ta osso d+ resolver essa temperatura do meu carro...resolvi colocar termostatica da gasolina, pelos vistos agora trabalha gelado d++++ q saco ta começandu a inritar mesmo!!!!!!
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Mensagem por Rodolfo Rudão Seg Nov 22, 2010 5:20 pm

AAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!
ASSIM NÃO DÁ!!!!!!! PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!
COLOKEI A MALDITA TERMOSTATICA DE GASOLINA E FUI ANDA COM O PALÃO... DEPOIS DE MTU ANDAR, CHEGUEI NA GARAGEM DE CASA LARGUEI ELE FUNCIONANDU PARADO UNS 5 PRÁ 10 MINUTUS.... ADVINHEM SÓ?!?!?!
TEMPERATURA FOI LA NO VERMELHO IGUALZINHO COMO COM A TERMOSTATICA DO ALCOOL........... Q JOÇA!!!!! SI É PRA FERVER PARADO ENTÃO VOU LARGAR A TERMOSTATICA DO ALCOOL Q PELO MENUS COM ELE ANDANDO ELE VAI RENDER MELHOR, PORQUE COM A TERMOSTATICA DA GASOLINA ELE FUNCIONA FRIO D+!!!
GENTE VO POR FOGO NO MEU 6CC AFFF!!!!!
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Mensagem por A d i e L Seg Nov 22, 2010 6:26 pm

irmão.. c ja deu uma olhada na bomba d'agua ??? experimenta trocar ela.. meu carro tava fervendo e era a bomba.

Abraço

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Mensagem por Rodolfo Rudão Seg Nov 22, 2010 6:52 pm

ja verifiquei ela adiel...como eu disse já foi olhado TUDO!!!!!
termostatica (á gasolina e á alcool), tampa (selada e ñ selada), coloquei o reservatorio, mandei limpar o radiador 2 VEZES (da 1* so deu um tapa, na 2* já mandei varetar para tirar toda sujeira possivel e impossivel) levei em 3 mecanicos amigos meus, mexi na altura do radiador para ver si era tbm, e já olhei a bomba d'agua e ta novinha... ACHO q é só, ñ sei si vi mais alguma coisa, nem lembro pq ja cansei de tanto fuça nessa joça e NADAAAAAAA!!!!!!!
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Mensagem por Gomes DS Seg Nov 22, 2010 7:11 pm

Rodolfo.....vc percebeu que seu carro esta "quente" somente pela marcação do relógio no painel ? Ele chegou a ferver depois de ter varetado o radiador ou somente esta "marcando" quente no painel ? Caso ele não tenha fervido - jorrado agua mesmo - seria o caso de checar toda a parte eletrica -do sensor no motor, toda a fiação até o relógio do painel ok ? Caso ja tenha feito isso, procure fazer um teste com outra bomba de água pois pode acontecer de sua bomba apresentar defeito qdo quente . Rapaz, estamos na torcida para conseguir resolver o problema !!! Força e paciencia irmão !!!! Lembre que tudo isso se tornará em boa historia e risadas no futuro !!! Valeu !!!
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Mensagem por Rodolfo Rudão Seg Nov 22, 2010 10:04 pm

Vlw mesmo gomes, obrigado pelo insentivo, o negocio está de sentar no chão e xora que nem criança cara, amanha cedo irei levar para o sr. q mexeu com o meu radiador, para ele poder dar uma investigada melhor, ai si nada for encontrado....LASCOUSI TDU pq, o grande problema está sendo com o carro parado... ele realmente chega a cuspir agua... Crying or Very sad ... mais mtu obrigado mesmo pelo insentivo, só deus sabe como eu corri e me lasquei para conseguir esse motor 6cc, torço pro bixo ñ acabar me dando um susto dakeles de 1.000 r$ para resolver o problema hahahhhahhah
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Mensagem por Rogerio Seg Nov 22, 2010 11:25 pm

Rodolfo, sem ver funcionando é duro né. Vão alguns ´parpites´ então...
Mas se na parte de radiador e demais relacionados ao circuito de água está tudo ok você pode dar uma olhada:

Antes de sofrer muito mais: A pressão da tampa do radiador do 6 cilindros é de 15libras. A do 4cil é de 13libras. Vc deixou ligado 10 minutos e a pressão do sistema sobe mesmo.
Será?

1 - Junta do cabeçote como o Adailton citou acima
Pq? Ela pode estar com alguma parte queimada e assim dando "comunicação" entre a câmara de combustão, provavelmente de escape, com o sistema de água. Isto vai esquentar.
Como checar? Sintoma seria baixar agua? Abrindo a tampa do radiador e vendo se aparecem bolhas de ar ou no reservatório. Já vi carros com sistema selado em que isso ocorreu.
Cabeçote com trinca? Também pode ocasionar o mesmo.
Cabeçote com aperto fora da sequência pode ter como efeito a queima da junta.
Peça para a pessoa que revisou seu radiador colocar pressão no sistema de água para ver se aparece algum sintoma.
As vezes pode só apresentar problema quente por conta da dilatação dos materiais.

2 - Se ai estiver tudo ok você pode também ver a bomba de óleo e pescador.
Pode ter entupido, podia estar com borra por causa do pouco uso, pouco cuidado na manutenção e troca de óleo fora do tempo/Km pelo antigo dono.
Muito excesso de gasolina e das ruins ainda.
Pescador pode estar entupido.
O duro que tirar o carter só subindo o motor ou baixando a travessa.
Você pode ter uma ideia de como está por dentro do motor retirando a tampa de válvulas e as tampas dos tuchos. Teve um 4cil que eu peguei que estava uma pasta só nos lugares que citei. A bomba não tava entupida mas estava com muita folga e não mandava mais óleo na pressão e volume corretos.
Talvez seja um caminho.
Abrçs

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Mensagem por edvaldo Ter Nov 23, 2010 1:19 am

BOA MADRUGADA A TODOS,
A Helice DO Radiador NÃO ESTA RODANDO P/ FRENTE?
QUANDO COMPREI A CARAVELA... ELA ESTAVA AQUECENDO MUITO, UMA PESSOA DE QUATRO ANOS DESCOBRIU O TREM,
MINHA FILHA PASSOU NA FRENTE DO CARAVÃO E GRITOU... AI PAI TA QUENTE, (O AR QUENTE DO RADIADOR SOPRANDO P/ FORA) LEVEI NO ELETRECISTA E ELE INVERTEU OS FIOS... ACABOU O ZIRIGUIDUM
ELE FALOU QUE É UM EM MIL... MAS... QUEM SABE!
FUUUUUUUUUUUUUI
TO % drunken
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Mensagem por Rodolfo Rudão Ter Nov 23, 2010 10:47 am

vlw ai edvaldo, mais a minha ventuinha é direta com a rotação do motor, ñ tem como gira ao contrario...infelizmente... antes fosse alguma coisa simples assim!!!
+ vlw á dica!
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Mensagem por Rodolfo Rudão Ter Nov 23, 2010 1:04 pm

Acabei de voltar do cara q mexeu com o radiador do meu carro e passei pra ele a lista do q ja foi feito no carro e do q já foi verificado, e ele me fala q é alguma coisa "mecanica" no caso meu carro está funcionando a platinado ainda, e está sem a valvula de avanço q vai no distribuidor, ele "ACHA" q é possivel q seja por isso o carro está fervendo parado.... q droga, é obvio q ñ é isso e esse "otimo profissional" ñ quer nem meter mais a mão no meu carro, pra melhorar só mais um pouco minha situação!
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Mensagem por Magrelo Ter Nov 23, 2010 1:13 pm

cara deixa eu entender, seu carro não tem ventuinha???
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